Ir para conteúdo

  • Facebook

  • Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Compra de equipamento (800€?)


  • Por favor inicie sessão para responder
150 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 pesaporiti

pesaporiti

  • Membro
  • Registo: 19/08/2015
  • Posts: 97
    • Local: Lisboa

Publicado 24 setembro 2015 - 17:17

Boa tarde,

Tenciono comprar, no final do mês de Dezembro, uma DSLR. Actualmente não possuo nenhuma câmara (a não ser analógicas) e gostaria de investir num equipamento moderno e robusto. Sei que o valor não é muito grande (800 euros) mas creio que para começar seja suficiente para um corpo + lente razoável.

Em relação à utilização: fotografia de rua, fotografia em viagem, retratos, foto documentário, etc. Daí referir que (pelo menos inicialmente) preciso de uma lente capaz mas versátil inicialmente.

Tenciono comprar apenas material novo. Posso optar por comprar no estrangeiro em lojas de confiança se assim compensar. Marcas, acho que considero apenas Canon e Nikon porque estou mais à vontade e já mexi em ambas.

Posto isto, o que me aconselham?

PS - posso subir um pouco o orçamento se houver motivo para tal. Mas preferia não ultrapassar os 800€


Anúncios

Partilhar Post #2 Oliveiravlg

Oliveiravlg

  • Membro
  • Registo: 29/12/2014
  • Posts: 3039
  • Idade: 57
    • Local: Valongo

Publicado 24 setembro 2015 - 22:47

Se subires mais um pouco ao orçamento tens aqui uma boa camera.

http://www.kuantokus...CFSsEwwodbpoALw

 

Mas há outras opções mais em conta com o teu orçamento. (é uma questão de pesquisar)




Partilhar Post #3 Emanuel M

Emanuel M

  • Membro
  • Registo: 10/11/2014
  • Posts: 4391
  • Idade: 37
    • Local: Suíça

Publicado 25 setembro 2015 - 10:29

As Nikon são melhores nas gamas mais baixas...
Com menos de 1000€ arranja-se uma D7100 com a 18-105mm VR.
Com menos de 600€ arranja-se uma D5300 com a 18-55mm VR II.
São máquinas equivalentes à 70D - melhores até em qualidade de imagem (piores em vídeo, mas o user parece querer mais a vertente fotográfica)...

Eu iria para um corpo mais barato (D5300, D5200) e para uma lente melhor.
Eu troquei a 18-55 de kit pela Sigma 17-50 f/2.8 e estou bem contente.
É uma lente que não chega aos 400€ e é bastante competente...

Cumps


IT Partilhar Post #4 pesaporiti

pesaporiti

  • Membro
  • Registo: 19/08/2015
  • Posts: 97
    • Local: Lisboa

Publicado 25 setembro 2015 - 11:23

Olá! Antes de mais obrigado aos dois pelas respostas.

Indo por partes, a Canon que foi mencionada não dá porque já ultrapassa muito o orçamento. Aceito passar os 800€ se valer a pena mas só em 50/100€... e preferia não o fazer!

Em relação a vídeo, realmente não é uma prioridade! Logo podemos ir por aí.

Quantos às Nikon, vou investigar. No entanto a nível de lentes estou meio à toa. Na Canon sei que por exemplo a 50mm que custa uns 100€ é muito boa. Na Nikon pouco conheço. A comprar uma das que foram mencionadas em cima, qual seria a lente indicada para a minha utilização? Acham que deva optar por uma lente mais versátil ou algo mais especifico?

Agradeço imenso a ajuda mais uma vez!


Partilhar Post #5 deim

deim

  • Membro
  • Registo: 19/02/2008
  • Posts: 8310
  • Idade: 39
    • Local: Londres
    • Não é o equipamento...

Publicado 25 setembro 2015 - 11:35

O que tu queres é uma máquina com qualidade mas que seja leve e compacta. Que te permita viajar sem ter uma mala só para o material fotográfico e que seja discreta quando fazes fotografia de rua. 

Que câmeras analógicas tens? Pode ser um factor se tiveres lentes que possas usar. 

Se não tiveres lentes, olha para as sony Nex e as Fuji. Dentro do teu orçamento e para as tuas necessidades tens conjuntos muito apetecíveis. Têm a mesma qualidade que uma SLR mas com menos tamanho.

Quanto a lentes, depende do que queres mesmo fazer. Eu aconselho a começar com uma lente básica de boa qualidade. Depois dependendo do que fotografas mais, ai podes escolher de forma mais certa o que se ajusta a ti. 




Partilhar Post #6 Iloper

Iloper

  • Membro
  • Registo: 09/09/2008
  • Posts: 4033

Publicado 25 setembro 2015 - 12:26

A6000, Em-10 II, Fuji XT10 são aquilo que procuras ou a D7100... Mas isso é semi-pro


Partilhar Post #7 Emanuel M

Emanuel M

  • Membro
  • Registo: 10/11/2014
  • Posts: 4391
  • Idade: 37
    • Local: Suíça

Publicado 25 setembro 2015 - 12:30

O titulo diz especificamente "compra DSLR", por isso disse o que disse.
Eu ainda só tive duas Nikon. Uma D3000 e agora a D5300.
A grande melhoria que sinto com a D5300 prende-se com o facto de poder esticar o ISO a valores muito mais elevados, o que poderá ser importante para a fotografia de rua.
Quanto a lentes, isso é algo que vais ter que ir comprando, por isso é que acho que devias investir num corpo jeitosinho mas não muito caro, e depois ias investindo aos poucos em lentes.
A primeira lente que comprei foi a nikon 35mm f/1.8 (que se arranja pelos 180€ mais ou menos). É muito boa mesmo, mas é uma prime e por isso sujeitas-te ao zoom fixo.
A 50mm f/1.8 anda por esses valores (existe uma sem motor de AF que é bem mais barata, mas só compensa comprar essas se tiveres uma lente com motor integrado - a partir das D7xxx).
Preferi comprar a Sigma 17-50mm f/2.8 para substituir a lente de kit e acho-a uma lente muito versátil mesmo.
Tanto dá para paisagem com os 17mm, como dá para retratos com os 50mm.
A abertura constante a 2.8 é uma mais valia também.
É uma lente muito rápida, com estabilizador óptico e uma qualidade de imagem muito aceitável.

Para inicio era isso que eu recomendava - um corpo tipo a D5200, 5300, e uma 17-50 f/2.8
Depois, com tempo e dinheiro poderias acrescentar mais lentes.
Uma mais wide (a partir dos 10mm talvez) se precisares, ou então uma mais longa.
Uma 55-200 VR, uma 70-300 VR ou, se o orçamento o permitir, uma 70-200 f/2.8

Cumps


IT Partilhar Post #8 pesaporiti

pesaporiti

  • Membro
  • Registo: 19/08/2015
  • Posts: 97
    • Local: Lisboa

Publicado 25 setembro 2015 - 22:58

Olá! Antes de mais obrigado a todos pelas respostas. Vou por partes:

O Deim referiu e com razão as lentes que já tenho. Neste caso não se aplica porque a nível analógico apenas tenho câmaras compactas e rangefinders... So no lens there!

Depois em relação às mirrorless, já lá chego :-)

Lloper, infelizmente a D7100 também já vai cair fora do orçamento inicial. O resto são mirrorless e mais uma vez, já lá chego.

EmanualM, obrigado também pela tua resposta. Posso-te dizer que já usei a 50mm da Canon e também gosto muito. Sinceramente não me vejo a comprar lentes de grande alcance (aka 200mm p.e.)porque por norma não entra muito no meu jogo fotográfico. Inclusivamente gosto de me mexer, ou seja não sou o maior fã de zooms enormes.

E finalmente, relativamente às mirrorless. Para eu considerar estas câmaras eu preciso de saber qual o compromisso actualmente. É que por exemplo a XT10 deve ser das câmaras mais bonitas (olhando apenas para o que está no meu orçamento) que eu vi nos últimos tempos. O que perco se optar antes por uma mirrorless em detrimento de por exemplo uma Nikon 5300?

Posso dizer já que das que foram mencionadas aqui no tópico excluo logo a A6000 porque já cai no terreno dos corpos tão compactos que se tornam pouco ergonómicos na minha mão.

Relativamente à XT10 (sem dúvida a que me chama mais à atenção das mencionadas) é uma boa compra com a lente de kit?


E depois a longo prazo, compensa uma câmara deste tipo no que diz respeito ao preço das lentes Fuji X? Esta máquina tem uma boa compatibilidade com lentes digamos que velhas e baratas? Tudo isso são factores importantes que eu não tenho ainda esclarecidos.


Partilhar Post #9 Camara Lenta

Camara Lenta

  • Membro
  • Registo: 28/09/2014
  • Posts: 4234

Publicado 25 setembro 2015 - 23:53




Partilhar Post #10 Oliveiravlg

Oliveiravlg

  • Membro
  • Registo: 29/12/2014
  • Posts: 3039
  • Idade: 57
    • Local: Valongo

Publicado 25 setembro 2015 - 23:55

:lol: :lol: :lol:




Partilhar Post #11 Camara Lenta

Camara Lenta

  • Membro
  • Registo: 28/09/2014
  • Posts: 4234

Publicado 25 setembro 2015 - 23:56

Nunca ninguem esta a espera dos jeovas do mirrorless


IT Partilhar Post #12 pesaporiti

pesaporiti

  • Membro
  • Registo: 19/08/2015
  • Posts: 97
    • Local: Lisboa

Publicado 26 setembro 2015 - 00:33

Ehehe, vamos levar a coisa a sério amigos sff :D




Partilhar Post #13 deim

deim

  • Membro
  • Registo: 19/02/2008
  • Posts: 8310
  • Idade: 39
    • Local: Londres
    • Não é o equipamento...

Publicado 26 setembro 2015 - 01:35

Olá! Antes de mais obrigado a todos pelas respostas. Vou por partes:

O Deim referiu e com razão as lentes que já tenho. Neste caso não se aplica porque a nível analógico apenas tenho câmaras compactas e rangefinders... So no lens there!

Depois em relação às mirrorless, já lá chego :-)

Lloper, infelizmente a D7100 também já vai cair fora do orçamento inicial. O resto são mirrorless e mais uma vez, já lá chego.

EmanualM, obrigado também pela tua resposta. Posso-te dizer que já usei a 50mm da Canon e também gosto muito. Sinceramente não me vejo a comprar lentes de grande alcance (aka 200mm p.e.)porque por norma não entra muito no meu jogo fotográfico. Inclusivamente gosto de me mexer, ou seja não sou o maior fã de zooms enormes.

E finalmente, relativamente às mirrorless. Para eu considerar estas câmaras eu preciso de saber qual o compromisso actualmente. É que por exemplo a XT10 deve ser das câmaras mais bonitas (olhando apenas para o que está no meu orçamento) que eu vi nos últimos tempos. O que perco se optar antes por uma mirrorless em detrimento de por exemplo uma Nikon 5300?

Posso dizer já que das que foram mencionadas aqui no tópico excluo logo a A6000 porque já cai no terreno dos corpos tão compactos que se tornam pouco ergonómicos na minha mão.

Relativamente à XT10 (sem dúvida a que me chama mais à atenção das mencionadas) é uma boa compra com a lente de kit?


E depois a longo prazo, compensa uma câmara deste tipo no que diz respeito ao preço das lentes Fuji X? Esta máquina tem uma boa compatibilidade com lentes digamos que velhas e baratas? Tudo isso são factores importantes que eu não tenho ainda esclarecidos.

Eu acho que agora depende de ti... 
Acho que não custa assim tanto fazeres uma pesquisa e ver o que ganhas com uma máquina e outra.. E que lentes existem, etc etc..




Partilhar Post #14 iMarco

iMarco

  • Membro
  • Registo: 12/09/2014
  • Posts: 4298
  • Idade: 44
    • Local: Viseu

Publicado 26 setembro 2015 - 08:30

O que te posso aconselhar é ires a uma superfície e pegares nas máquinas. Importante também será olhares para o teu grupo de amigos e ver qual a marca dominante, até porque podes vir a ter acesso a lentes para uso esporádico sem necessidade de as teres de comprar...já algum amigo a comprou :lol:

Nas gamas que aqui se tem falado, elas andam "ela por ela"...é uma questão de gosto, e de feeling na mão.

Editado por iMarco, 26 setembro 2015 - 08:50 .



IT Partilhar Post #15 pesaporiti

pesaporiti

  • Membro
  • Registo: 19/08/2015
  • Posts: 97
    • Local: Lisboa

Publicado 26 setembro 2015 - 12:32

Olá,

Sim esse factor dos amigos é porreiro mas no meu caso não se aplica porque quase ninguém se interessa muito pela fotografia ao ponto de ter investido em material.

Neste momento estou inclinado para a compra de uma Fuji XT10 com a 16-50mm ou uma DSLR gama média tipo Nikon 5300 com uma 18-105mm por exemplo...


Partilhar Post #16 iMarco

iMarco

  • Membro
  • Registo: 12/09/2014
  • Posts: 4298
  • Idade: 44
    • Local: Viseu

Publicado 26 setembro 2015 - 12:38

Olá,
Sim esse factor dos amigos é porreiro mas no meu caso não se aplica porque quase ninguém se interessa muito pela fotografia ao ponto de ter investido em material.
Neste momento estou inclinado para a compra de uma Fuji XT10 com a 16-50mm ou uma DSLR gama média tipo Nikon 5300 com uma 18-105mm por exemplo...


Pega em ambas e vê qual te agrada mais na mão.


IT Partilhar Post #17 pesaporiti

pesaporiti

  • Membro
  • Registo: 19/08/2015
  • Posts: 97
    • Local: Lisboa

Publicado 26 setembro 2015 - 17:59

Boas,

Tal como foi recomendado hoje já estive a ver câmaras ao vivo. Começo por excluir evidentemente a A6000 porque não gostei mesmo do que vi.

A Olympus Om10 II é porreira, mas em termos de corpo e pega gostei muito muito da Fuji xt10...

Acho que estou quase convencido. O que me assusta é o preço das lentes. Se quiser mais tarde comprar uma prime tipo 35mm ou 50mm é tudo um balúrdio...


Partilhar Post #18 deim

deim

  • Membro
  • Registo: 19/02/2008
  • Posts: 8310
  • Idade: 39
    • Local: Londres
    • Não é o equipamento...

Publicado 26 setembro 2015 - 18:40

Cheira-me que em breve a sigma deve começar a fazer lentes para o sistema fuji. 




IT Partilhar Post #19 pesaporiti

pesaporiti

  • Membro
  • Registo: 19/08/2015
  • Posts: 97
    • Local: Lisboa

Publicado 26 setembro 2015 - 22:29

Era uma boa notícia, sem dúvida. No entanto imagino que investir em lentes para uma câmara destas seja bem diferente de investir no ramo Canon ou Nikon. Mas independentemente disso a câmara está mesmo muito interessante. Tenho lido imensos reviews, visto imensos videos... 




Partilhar Post #20 Emanuel M

Emanuel M

  • Membro
  • Registo: 10/11/2014
  • Posts: 4391
  • Idade: 37
    • Local: Suíça

Publicado 26 setembro 2015 - 22:31

Essa Fuji não foge muito ao orçamento?
Tinha ideia que era bastante cara (se não me engano vi-a em algum lado a cerca de 1000€ com uma lente - 16-50 ou 18-50, nem sei)...
E depois são poucas lentes que tens disponíveis para esse corpo e são absurdamente caras :P
Mas é gira a máquina.
Tem muito pouca autonomia também, por isso convém comprar uma bateria extra.

Cumps