Ir para conteúdo

  • Facebook

  • Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Uma maneira diferente de ver a fotografia... (by Ken Rockwell)


  • Por favor inicie sessão para responder
10 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 Gwydion

Gwydion

  • Membro
  • Registo: 20/08/2008
  • Posts: 225
    • Local: Queijas - Oeiras

Publicado 01 junho 2011 - 13:12

Eu achei muito interessante este site de Ken Rockwell...
A mim ajudou a interpretar de uma maneira mais aberta a fotografia e tentar não dar tanta importância ao equipamento.

" Regardless of how many cameras you buy, or how many Photoshop and printer profiling classes you endure, the only way to learn is to pay attention to taking pictures, and not to your equipment "

How to Take Better Pictures
http://www.kenrockwell.com/tech.htm









Anúncios

Partilhar Post #2 al-Farrob

al-Farrob

  • Membro
  • Registo: 11/04/2008
  • Posts: 7457
  • Idade: 69

Publicado 01 junho 2011 - 13:18

(...)
A mim ajudou a interpretar de uma maneira mais aberta a fotografia e tentar não dar tanta importância ao equipamento.

(...)


Profundamente errado. Toda a gente sabe que a importância de um quadro se avalia pela marca dos pinceis usados. Quer dizer... quase toda a gente :)


PS: Ah, já me esquecia, também é decisivo se foram usados manualmente ou não.



Partilhar Post #3 j.cravo

j.cravo

  • Membro
  • Registo: 28/04/2010
  • Posts: 1852
  • Idade: 47
    • Local: Figueira da foz

Publicado 01 junho 2011 - 14:03

Profundamente errado. Toda a gente sabe que a importância de um quadro se avalia pela marca dos pinceis usados. Quer dizer... quase toda a gente :)


PS: Ah, já me esquecia, também é decisivo se foram usados manualmente ou não.


[move] :canon: :nikon: :sony: :pentax: [/move]
Se nao tiveres uma marca destas e um mac seguramente nunca seras um grande fotografo, a não ser que tenhas 2 metros!!

Em certas e muitas situaçôes o material ajuda se o souberes aproveitar, de resto o olho e o momento sao uns dos principais elementos a boa fotografia.


Partilhar Post #4 al-Farrob

al-Farrob

  • Membro
  • Registo: 11/04/2008
  • Posts: 7457
  • Idade: 69

Publicado 01 junho 2011 - 14:11

[move] :canon: :nikon: :sony: :pentax: [/move]
Se nao tiveres uma marca destas e um mac seguramente nunca seras um grande fotografo, a não ser que tenhas 2 metros!!

Em certas e muitas situaçôes o material ajuda se o souberes aproveitar, de resto o olho e o momento sao uns dos principais elementos a boa fotografia.


O estranho é que ninguém acha que se tivesse um carro de fórmula um isso dava-lhe automaticamente a possibilidade de ser o Schumacher. Ou será que há quem ache?

Claro que com um John-Deere nem o Schumacher seria capaz de ganhar. Mas o estranho é que isto nem sequer é polémico.

O estranho é sê-lo com a fotografia  :humm:


Partilhar Post #5 mochopachorrento

mochopachorrento

  • Membro
  • Registo: 29/01/2008
  • Posts: 2407
  • Idade: 43
    • Local: Lisboa

Publicado 05 junho 2011 - 00:20

" Regardless of how many cameras you buy, or how many Photoshop and printer profiling classes you endure, the only way to learn is to pay attention to taking pictures, and not to your equipment "

Para quem afirma que tem a Leica (?) com os menus em Alemão porque assim a máquian tira melhores fotos, não é para ser levado muito a sério.
Tens melhores "professores" na net e com trabalhos bem melhores. Uns portugueses, outros estrangeiros. Agora, se partes do princípio que não precisas de melhor equipamento para fazeres melhores trabalhos, acho que te vais dar mal. O que tens de aprender, e isto ele não diz nem ensina, é como tirar o melhor do equipamento que tens, seja ele bom ou não.
E acredita, mais cedo ou mais tarde terás de comprar algo melhor...


Partilhar Post #6 BARRETA

BARRETA

  • Membro
  • Registo: 12/09/2010
  • Posts: 110
  • Idade: 55

Publicado 05 junho 2011 - 18:59

Profundamente errado. Toda a gente sabe que a importância de um quadro se avalia pela marca dos pinceis usados. Quer dizer... quase toda a gente :)


PS: Ah, já me esquecia, também é decisivo se foram usados manualmente ou não.


:clap: :clap:
alfarrob no seu melhor sul-humor
mas a sério que quem não usar canon ou nikon e procura projecção
através da fotografia está lixado  (lixado com F) :lol:
eu só procuro divertimento por isso PENTAX :sim:


Partilhar Post #7 hbertini

hbertini

  • Membro
  • Registo: 10/12/2010
  • Posts: 928
  • Idade: 49
    • Local: Carcavelos
    • Avaliações nos Classificados: clicar no link em Interesses.

Publicado 06 junho 2011 - 00:37

costumo consultar o site e a opinião do Ken. Mas há que estar atento pois é uma opinião e ele é bastante subjectivo, explicitamente subjectivo.

quanto ao equipamento, tenho uma Nikon D70 e apesar de adorar esta máquina já muitas vezes desejei ter algo mais recente como uma D200, D300 ou então a D700!!
isto para não falar numa Nikkor 16-85 ou mesmo uma Nikkor 18-200...

se não ligarmos ao equipamento, fazemos quase qualquer foto de que sejamos capazes. se ligarmos ao equipamento faremos quase qualquer foto de que sejamos capazes e fa-lo-emos com maior qualidade! ;)




IT Partilhar Post #8 Gwydion

Gwydion

  • Membro
  • Registo: 20/08/2008
  • Posts: 225
    • Local: Queijas - Oeiras

Publicado 06 junho 2011 - 13:06

Só quis partilhar um site que achei interesante. Para mim e sendo um fotógrafo de ocasião, nem sequer posso dizer que seja amador. Estou na fotografia como na vida. Tentar aproveitar ao máximo para me divertir.
Na minha opinião é um misto das duas coisas. Obviamente o material ajuda. Mas também é certo que muitos fotógrafos com material "ultrapassado" tiram muito melhores fotos que outros com máquindas topo de gama.
Há também muitos por aí, e conheço alguns, que têm máquinas DSLR só porque tem estilo. Outros que as têm sempre no automático e nem procuram melhorar.
O material para mim também é importante.
Quando era puto tinha uma "tabelete de chocolate" com uns rolos que pareciam binóculos. Depois uma minolta 35mm (rolo), point-and-shoot. Depois uma Nikon F55 (SLR). Depois a Canon A710 (point-and-shoot). E agora uma Canon EOS500D.
A próxima compra será a lente Canon EF 50mm 1.8



Partilhar Post #9 al-Farrob

al-Farrob

  • Membro
  • Registo: 11/04/2008
  • Posts: 7457
  • Idade: 69

Publicado 06 junho 2011 - 13:19

Só quis partilhar um site que achei interesante. Para mim e sendo um fotógrafo de ocasião, nem sequer posso dizer que seja amador. Estou na fotografia como na vida. Tentar aproveitar ao máximo para me divertir.
Na minha opinião é um misto das duas coisas. Obviamente o material ajuda. Mas também é certo que muitos fotógrafos com material "ultrapassado" tiram muito melhores fotos que outros com máquindas topo de gama.
Há também muitos por aí, e conheço alguns, que têm máquinas DSLR só porque tem estilo. Outros que as têm sempre no automático e nem procuram melhorar.
O material para mim também é importante.
Quando era puto tinha uma "tabelete de chocolate" com uns rolos que pareciam binóculos. Depois uma minolta 35mm (rolo), point-and-shoot. Depois uma Nikon F55 (SLR). Depois a Canon A710 (point-and-shoot). E agora uma Canon EOS500D.
A próxima compra será a lente Canon EF 50mm 1.8


Em princípio seria uma discussão que nem faria sentido, de tão óbvia que é.
Mas às vezes faz.

Tem épocas em que faz sentido dizer: olha que o material também é importante, quando a corrente dominante tende a desprezar essa vertente.
Neste momento faz muito mais sentido o contrário, quando se assiste à corrida desenfreada à crista da onda da tecnologia, na esperança de que o ter o último grito nos dê automaticamente a melhor foto.

Não sei se é por isso. Se calhar nem é, se calhar é só para impressionar o vizinho. Mas acredito que seja mesmo a ilusão que o material faz o fotógrafo. Não deve ser por acaso que a crítica, se se pode chamar isso tende a valorizar a definição, as cores, o boqué, seja lá isso o que for, etc. em detrimento da composição, do impacto, do assunto, etc.

Faz todo o sentido trazer estes temas ao debate. Mas também há muito quem confunda o mensageiro com a mensagem. Enfim.


IT Partilhar Post #10 Gwydion

Gwydion

  • Membro
  • Registo: 20/08/2008
  • Posts: 225
    • Local: Queijas - Oeiras

Publicado 07 junho 2011 - 07:53

É tudo uma questão de opinião e de tendências.
Obviamente... Há interesse de muita gente em dizer que o material faz o fotógrafo.
Acredito que o material ajuda bastante o fotógrafo... Disso não há dúvida.
Mesmo um bom fotógrafo precisa de uma boa lente de 200mm para uma foto de uma animal selvagem. Não é com uma lente de 18mm que o apanhava no meio da savana. Sem dúvida há que ter o material certo para cada ocasião.

Mas está longe de ser apenas o material que faz um bom fotógrafo.



Partilhar Post #11 Bruno Candeias

Bruno Candeias

  • Membro
  • Registo: 17/05/2010
  • Posts: 2365
  • Idade: 30
    • Local: Lisboa

Publicado 07 junho 2011 - 08:09

O grande problema do Ken é o facto de ele se estar permanentemente a contradizer... quer dizer, diz que a máquina não importa, mas depois diz que a máquina x ou y é muito melhor que a outra que tinha e que agora as fotos ficam muito melhores!

:lol:

Mas eu até gosto de ler as coisas dele  ;)