Todas as distâncias focais são correctas para fotografia de rua. Todas. Existem umas mais usadas que outras, mas não porque uma é mais correcta que outra.
Cada distância focal tem as sua propriedades. Uma delas, importante é a compressão de planos. Quanto maior for a distância focal mais próximo os objectos parecem estar um dos outros. Por exemplo com uma 150mm um objecto a 5 metros do outro parece na figura estar ao lado. Quanto menor for a distancia focal mais distante parecem estar um dos outros. As distâncias focais que parecem ser mais realistas são as 50mm e as 35mm. Mais ou menos que isso começa a haver demasiada distorção face ao que vez.
Mas essas distorção não é má por si só. O fundamental é a composição, ou seja a forma como a usas para fazer imagens,
Dito isto a fotografia de rua não é para mim fotografar na rua. Para mim define um estilo de imagens que normalmente têm uma carga energética peculiar face aos outros estilos. Ou seja, podes encontrar isso tanto na rua como na rua casa com a tua família. Como num casamento, como ....
Exemplo com 150mm
Saul Leiter
Por exemplo, nesta imagem parece que o senhor no primeiro plano está quase encostado ao vidro quando na realidade está a uns metros à frente, se calhar a começar a atravessar a estrada. Apesar disto a imagem tem uma energia característica das fotografias de rua.
Tens aqui outra imagem do Justin Talbot tirada com um telemóvel equipado com uma lente com distância focal de 3.7mm
Se estás a começar normalmente sugere-se uma 50mm ou 35mm. Isto porque são duas lentes que servem para a maior parte das situações. No meu caso, optei por uma 35mm porque reparei que com distâncias focais maiores tinha a tendência de estar demasiado em cima (estava mais á frente do que devia estar). Por outro lado, muitas das ruas de Lisboa não são largas o suficiente para eu com uma 50mm conseguir captar as coisas da forma como gosto. Ou seja, tens também que distância focais muito longas ou muito curtas mais limitado estás em pontos de vista face ao espaço fisico disponível.
Por exemplo, face ao espaço disponível esta foto minha seria impossível tanto com uma 50mm como com uma 150mm, e com 3.7 apanharia demasiadas coisas. É o suficiente.
Cascais 2013.
Mas também não tem que necessariamente envolver pessoas. Tens aqui uma do Alex Webb com uma 35mm (digital)
Convém manteres durante algum tempo com a mesma distancia focal por forma a ires percebendo as suas propriedades. Nem que seja também porque te simplifica além de te forçar a focar nos aspectos mais importantes da imagem.
35mm, David Alan Harvey em Lisboa (2002)
Henry Cartier Bresson, 50mm, Lisboa (1955)
No fim do dia a tua imaginação é que interessa. Sim, imaginação é fundamental. De mais do mesmo está o mundo cheio.
Espero que te sirva para alguma coisa.
Editado por nbplopes, 18 setembro 2014 - 13:17 .