Ir para conteúdo

  • Facebook

  • Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Dicas para desfile de moda - URGENTE


  • Por favor inicie sessão para responder
21 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 jpunzer

jpunzer

  • Novo Membro
  • Registo: 18/01/2009
  • Posts: 1

Publicado 18 janeiro 2009 - 14:03

Olá amigos, venho com um problema que tenho que talvez muitos me chamarão de louco.

Moro em Londres, e consegui que uma revista me pague para fotografar o London Fashion Week. Só tem um detalhe, EU NAO SOU FOTOGRAFO. Trabalho com direção de arte há anos, gosto muito de fotografia, mas serei obrigado a fazer um intensivão até o mês que vem.

Minha pergunta é. Pesquisei bastante, nao tenho muito dinheiro, e vou comprar uma Nikon D80. Vocês aconselham esta máquina para moda?

Outra pergunta: um outro fotógrafo, que a revista está pagando também, disse que no dia, o segredo é deixar o F4.5

ACEITO QUALQUER DICA!!!
Até mesmo falando que eu estou encrencado!  :humm: 

Muito obrigado!


Anúncios

Partilhar Post #2 lvasco

lvasco

  • Membro
  • Registo: 28/01/2008
  • Posts: 918

Publicado 18 janeiro 2009 - 14:30

[...] consegui que uma revista me pague para fotografar o London Fashion Week. Só tem um detalhe, EU NAO SOU FOTOGRAFO [...]


Enfim... Eu bem gostava que me pagassem para pilotar aviões, mas como não sou piloto... Só se... é isso! Vou pedir ao SP01L3R umas dicas, talvez chegue!


Partilhar Post #3 Rafael Vinhas

Rafael Vinhas

  • Membro
  • Registo: 07/06/2008
  • Posts: 2656

Publicado 18 janeiro 2009 - 14:34

Olá ....
Parece que tem um grade trabalho pela frente ...  :)

A maquina poderá ser essa, mas o que dá qualidade ás fotos não são as maquinas, mas sim as objectivas/lentes. Aí existem uma grade diversidade de muito boas lentes.

Outra pergunta: um outro fotógrafo, que a revista está pagando também, disse que no dia, o segredo é deixar o F4.5
[b]


Depende, existem objectivas em que a maior qualidade de imagem é nos f4, também depende do ambiente, se o ambiente é um recinto fechado, que necessitará de um f2.8...
Convinha que nos falasses mais desse desfile .  ;) :th_up:





Partilhar Post #4 Akh608

Akh608

  • Membro
  • Registo: 27/01/2008
  • Posts: 3499
  • Idade: 42

Publicado 18 janeiro 2009 - 14:36

Até mesmo falando que eu estou encrencado!  :humm: 

Muito obrigado!

Por acaso, até acho que estás... mas adiante, lol.

O Deim colocou aí os resultados de uma tentativa que fez há pouco tempo tb com um desfile. Acho que é a melhor ajuda que te posso dar: http://www.forumfoto...70557#msg170557


Partilhar Post #5 Akh608

Akh608

  • Membro
  • Registo: 27/01/2008
  • Posts: 3499
  • Idade: 42

Publicado 18 janeiro 2009 - 14:41

Enfim... Eu bem gostava que me pagassem para pilotar aviões, mas como não sou piloto... Só se... é isso! Vou pedir ao SP01L3R umas dicas, talvez chegue!

Não posso deixar de concordar, mas espero que tudo corra bem. Afinal de contas, às vezes é em oportunidades assim que, com trabalho, conseguimos "desenrascar" alguma coisa e mais tarde evoluir para algo significativo. Mas é importante ter em mente que:
- porque isso aconteceu uma ou duas vezes, não quer dizer que todos os que se aventuram se dêem bem. Podes até afundar o teu nome e de quem lançou o contrato...
- a correr bem, vai ter que ter muito trabalho e investimento q.b. por trás... não é só com uma máquina e lente de origem (como podes ver pelo post do deim) que te safas facilmente.


Partilhar Post #6 almeidafe

almeidafe

  • Membro
  • Registo: 27/01/2008
  • Posts: 704
  • Idade: 52
    • Local: Lisboa

Publicado 18 janeiro 2009 - 15:20

Algumas regras básicas para fotografas desfiles.

– Chegua ao local antes de o desfile começar se não queres ter dezenas de cabeças à vossa frente. Quanto mais cedo chegares mais cedo entras e escolhes o lugar.

– Escolhe o lugar em frente ao topo da passerelle porque é nesse local que os modelos param momentaneamente antes de darem a volta. Nesse momento, até podes usar velocidades de 1/60 ou 1/30, o que é bom para aproveitar a luz existente. Não abuses do 1/30 se não tiveres estabilizador e mãozinha firme.

– Sem flash é preciso ter objectivas luminosas. Pode ser que tenhas a sorte de a luz lá ser suficiente, mesmo para objectivas f/5.6. Talvez os 100 ISO não cheguem mas também não convém passar dos 200 ISO nas máquinas mais baratas. Nas melhores, nem nos 400 ISO se nota o ruído.

- É aqui que se percebe porquê as objectivas 2.8 custam tão caro. Elas fazem a diferença entre se poder ou não poder fazer o trabalho com qualidade profissional. Elas permitem trabalhar a 100 ISO em situações em que uma 5.6 obriga a trabalhar a 400 ISO.

- Não te percas com retratos a não ser que a roupa seja tão má que mais valha mostrar o modelo do que a roupa mas, em princípio, é para mostrar a roupa.

– A objectiva a utilizar dependerá da distância a que ficares do modelo.

– Nunca apanhes modelos de costas a não ser que as costas sejam importantes para mostrar a peça de roupa. Podes apanhar modelos de costas quando forem figuras secundárias e se perceba que o pólo de atração da imagem não é aquele. Trabalhando com diafragmas muito abertos, em pricípio, as figuras secundárias ficam desfocadas.

Quanto ao equipamento, e como é dito nestas 'regras' é muito simpático conseguir subir os ISOs para ter velocidades de obturação que permitam congelar o movimento. Aí dava-te muito jeito uma D700 ou D3.

Boa sorte (vais precisar) :)
Fernando




Partilhar Post #7 HibridO

HibridO

  • Membro
  • Registo: 24/06/2007
  • Posts: 71
  • Idade: 38
    • Local: Lisboa

Publicado 18 janeiro 2009 - 15:37

Não posso deixar de concordar, mas espero que tudo corra bem. Afinal de contas, às vezes é em oportunidades assim que, com trabalho, conseguimos "desenrascar" alguma coisa e mais tarde evoluir para algo significativo. Mas é importante ter em mente que:
- porque isso aconteceu uma ou duas vezes, não quer dizer que todos os que se aventuram se dêem bem. Podes até afundar o teu nome e de quem lançou o contrato...
- a correr bem, vai ter que ter muito trabalho e investimento q.b. por trás... não é só com uma máquina e lente de origem (como podes ver pelo post do deim) que te safas facilmente.


x2

A nível de equipamento, aconselho uma lente luminosa, por exemplo uma 70-200 2.8 e uma máquina com bom controlo de ruído alto como por exemplo uma d300.

Caso a iluminação disponível não seja muito boa o investimento poderá passar por 1 ou 2 flash.

Assim por alto é um investimento de 2 a 3 mil libras.

Espero que o teu trabalho corra bem... Caso contrário é investimento mandado ao ar.

Abraço


Partilhar Post #8 Nickilford

Nickilford

  • Membro
  • Registo: 16/09/2008
  • Posts: 653
  • Idade: 47
    • Local: Lisboa

Publicado 18 janeiro 2009 - 17:10

Fazer investimento em lentes profissionais para um evento que dura uma semana, havendo a possibilidade de nunca mais acontecer é no minimo imprudente. Conhecimento fotografico à parte, e falando agora so do equipamento, eu se fosse a ti alugava o equipamento, ou melhor, pedia que a revista que te pediu para fotografar suportasse os custos de aluguer. Depois, do Fashion Week, se tudo correr bem e vês que te começam a pedir mais trabalhos então aí sim, começas a pensar em comprar material proprio.


Partilhar Post #9 CarlosRodrigues1368133373

CarlosRodrigues1368133373

  • Membro
  • Registo: 28/01/2007
  • Posts: 1881
  • Idade: 43
    • Local: Portela da Azóia

Publicado 19 janeiro 2009 - 10:40

Bom da minha esperiencia na ModaLisboa so te posso dizer:

Vai cedo para conseguires um bom lugar, mas cedo mesmo, e se chegares primeiro o lugar é teu dê por onde dê, não te deixes intimidar pelos tubarão, se na acreditação deles não dizer produção ou organização eles mandam tanto como tu.

Uma 70-200mm 2.8 com Estabilizador se possivel e não tenhas medo de usar um monopé
Uma maquina que aguente bem o ruido em ISO 400
Aberturas entre os 3.5 - 5.6
Velocidades nunca abaixo dos 1/125
Calibração de Brancos para luz tungstenio ou valores a volta dos 3200º de temperatura de cor

Por norma nesses desfiles das grandes semanas de moda é aconselhavel o não uso de flash há mesmo quem embirre com quem o usa.

Boa sorte e pode ser que nos vejamos por lá.

O Setup do Dein aconteceu muito possivelmente por estar ligado a organização, se bem me lembro não é pratica comum, pelo menos nos grandes eventos.







Partilhar Post #10 NSF

NSF

  • Membro
  • Registo: 17/02/2006
  • Posts: 516
  • Idade: 46
    • Local: S. Maria da Feira/Arouca

Publicado 19 janeiro 2009 - 12:12

Bom da minha esperiencia na ModaLisboa so te posso dizer:

Vai cedo para conseguires um bom lugar, mas cedo mesmo, e se chegares primeiro o lugar é teu dê por onde dê, não te deixes intimidar pelos tubarão, se na acreditação deles não dizer produção ou organização eles mandam tanto como tu.

Uma 70-200mm 2.8 com Estabilizador se possivel e não tenhas medo de usar um monopé
Uma maquina que aguente bem o ruido em ISO 400
Aberturas entre os 3.5 - 5.6
Velocidades nunca abaixo dos 1/125
Calibração de Brancos para luz tungstenio ou valores a volta dos 3200º de temperatura de cor

Por norma nesses desfiles das grandes semanas de moda é aconselhavel o não uso de flash há mesmo quem embirre com quem o usa.

Boa sorte e pode ser que nos vejamos por lá.

O Setup do Dein aconteceu muito possivelmente por estar ligado a organização, se bem me lembro não é pratica comum, pelo menos nos grandes eventos.


Também pela minha experiência na Moda Lisboa e Portugal Fashion, concordo na totalidade com este post. Flash acho que deve evitar. A velocidade, penso que até 1/100 é aceitável, menos já pode prejudicar as imagens. Os brancos pode usar a a predefinição de tungsténio, como referiu o Carlos, ou então calibrar antes do desfile começar para as luzes que estão a ser utilizadas, se bem que isso durante o desfile pode mudar.


Partilhar Post #11 mot4rd

mot4rd

  • Membro
  • Registo: 18/05/2008
  • Posts: 72
  • Idade: 37
    • Local: Lisboa/Portela LRS

Publicado 19 janeiro 2009 - 17:10

boas fotografei na exponoivos pela 1ª vez e o que aprendi foi!

whitebalance nos 3200k

70-200 2.8 de preferencia ou com estabilizador

com essa maquina iso o mais baixo possivel.

as fotos maioritariamente nao se apanham na pose final pk ai a luz nao e muito boa e faz muitas sombras nos olhos, mas tambem se tiram atencao, normalmente meio corpo.

ocupa logo o teu lugar isso e muito importante.

velocidades de preferencia a 125-500 mas vai ser dificil com o teu material e n poderes aumentar o iso, mas menos e ja tas tramado.

aproveita diverte-te e aprende, pede dicas la a fotografos.




Partilhar Post #12 cer3al

cer3al

  • Membro
  • Registo: 17/02/2008
  • Posts: 270
  • Idade: 41
    • Local: Almada

Publicado 12 fevereiro 2009 - 16:27

Bem, tb vou fazer a LFW... quem for daqui a gente ve-se por lá... é fácil identificar, é só tomar atenção quem tá a mandar bitaites em português :P

Quanto a técnicas... já foi tudo dito acima... agora é trabalho teu, apanhares aquelo momento ou aquele olhar que enquadre bem a fotografia e a faça diferente dos outros 200 fotógrafos à tua volta.

Bons trabalhos


Partilhar Post #13 shtspk

shtspk

  • Membro
  • Registo: 27/10/2008
  • Posts: 159
    • Local: Viseu!

Publicado 25 fevereiro 2009 - 11:39

Depois mostras algumas fotografias para vermos o resultado  :lol:  :th_up:


Partilhar Post #14 dulac

dulac

  • Novo Membro
  • Registo: 27/01/2008
  • Posts: 0
    • Local: Porto do Dragão

Publicado 25 fevereiro 2009 - 12:28

Flash no LFW.. nem pensar!
Em Londres tens uma outra opção, o aluguer. Se fores para Nikon escolhe uma D700 e uma 70-200/2.8VR para fotografares na passerelle.
O aluguer é caro mas fotografas com material à altura das necessidades. Se souberes fotografar em RAW e tiveres tempo para processar as imagens não hesites e assim nao tens que te preocupar com a temperatura de cor. Leva dois cartoes de 4Gb.

Depois mune-te de algumas protecções para skate board pois prepara-te vais levar muito empurrão! (Esta é na tanga)




Partilhar Post #15 cer3al

cer3al

  • Membro
  • Registo: 17/02/2008
  • Posts: 270
  • Idade: 41
    • Local: Almada

Publicado 26 fevereiro 2009 - 01:32

Bem já foi. Quando tiver tempo ponho algumas fotos... ahh e o mais importante nem era a maquina nem a lente... era a altura do escadote que se tinha LOL

(e flashes era qo que nao faltava)

Agora vou dormir que não durmo quase nada à 6 dias... inté


Partilhar Post #16 deim

deim

  • Membro
  • Registo: 19/02/2008
  • Posts: 8310
  • Idade: 39
    • Local: Londres
    • Não é o equipamento...

Publicado 26 fevereiro 2009 - 10:46

bem, talvez fora de tempo mas aqui fica para quem vier depois (para a paris fashion week tlx...)

http://fashionphotog...-fashion-shows/


Partilhar Post #17 galifao

galifao

  • Membro
  • Registo: 03/03/2009
  • Posts: 190
    • Local: Almeirim

Publicado 03 março 2009 - 19:29

És mesmo louco sim!!
Bom mas vamos la desenrascar-te!
Eu uso uma nikon D-200, a D-80 tem o mesmo sensor ccd, usa-a no maximo a 640 asa,o ideal é a 400 asa, mesmo k haja bastante luz(e vai haver!)velocidades base 1/500 (estas a ler bem!)aberturas na ordem de f:4 a f:5.6 ( mesmo que tenhas uma f:2.8)para garantires um minimo de profundidade de campo e minimizares o risco de desfocagem.
Se tiveres flash deixa no saco!Não servem para nada so pra estragar a iluminaçao ambiente!E garanto k nao vais conseguir nunca uma cor certa, a luz da passerelle anda nos 3200 graus kelvin, o flash nos 5600/6000, no fim de misturados é o inferno!
A lente ideal é a 70-200 f:2.8 afs vr, uma 80-200 f:2.8 af normal tb serve, é + lenta a focar,mas se deixares a cameras em autofocus single, e carregares o disparador a fundo a camera so dispara no momento em que encontra nitidez.
Como é uma nikon que vais comprar, vais ter uma grande vantagem em relaçao a quem usa canon,
a fotometria pontual descentrada,coloca a camera em mediçao pontual e seleciona uma das 11 zonas de mediçao selectiva,como vais fotografar com a camera na vertical(quase sempre)seleciona a zona + acima,essa zona vai ser usada pra fazeres o autofocus na cara do modelo, e tb fazeres a medida da luz na cara,assim evitas os erros de exposiçao de um vestido muito claro ou muito escuro, ou de um fundo.
Fotografa em NEF(raw nikon)pra trabalhares em 12 bits, vais ter uma imagem muito superior, e uma latitude aos erros k o jpeg nao pode dar. Podes fotografar tb em jpeg+raw, assim podes usar os jpeg ( se estiverem no ponto)e os raw em caso de terem de ser feitas correçoes
(sobrexposiçao, temperatura de cor)pra selecionares as imagens(entre muitas centenas a milhares!)os jpeg abrem muito + rapido! mesmo k so uses os raw, vao ser bem uteis.
Pra editares os raw-nef o melhor programa é o capture nikon, mas o photoshop tb serve, mesmo o amador photoshop elements.
Se nao compraste ainda a D-80, nao compres! Compra a D-90, o sensor cmos dela é igual ao da D-300 reconhecido como o sensor topo do mercado. Podes usar 1600 asa com uma boa qualidade.
Se nao tiveres dinheiro pra uma 70-200 f:2.8 afs vr( excelente, mas mt cara)uma boa opçao pode ser a 18-200 f:3.5/5.6 afs vr, tem um autofocus muito rapido e ficaras com uma lente polivalente todo o terreno. Usa-a entre 5.6 e 8, ou mesmo a f:8,com 1000 asa, facilmente estaras com velocidades na ordem de1/500 e acima. nao uses velocidades + baixas,o estabilizador nao estabiliza o andamento dos modelos, depois as fotos vao parecer desfocadas.Podes fotografar com velocidades + baixas nos locais onde os modelos param, mas certefica-te que a iluminaçao esta boa, por vezes nos topos a iluminaçao ta muito alta e provoca sombras profundas nos olhos.
Leva no minimo 30 gigas de cartoes, nao poupes nos disparos, vais estragar muitas(todos estragamos).Antes de ires ao desfile, pratica com a camera, e uma pessoa na rua a andar em tua direçao, assim ja vais ter uma ideia das correçoes a fazeres.
Por ultimo tenho fotos na olhares, com o equipamento que falei, se gostares segue os meus conselhos, se nao gostares esquece, k eu sou um aldrabão!! (www.olhares.com/galifao)
Boa sorte! e  treina antes como te disse.




Partilhar Post #18 Borges19

Borges19

  • Novo Membro
  • Registo: 20/04/2011
  • Posts: 6

Publicado 28 junho 2011 - 13:53

Para não estar a abrir outro tópico aqui vai:

Foi convidado para fotografar um desfile de moda que se vai realizar aqui na aldeia onde moro.
É uma coisa muito simples e como é o 1º ano é só para ver no que dá.
Vai haver 3 vestidos: um de gala, um desportivo e um reciclado.
O desfile vai ser a descer umas escadas que vão estar decoradas e as modelos dão aquela volta no fundo das escadas.
Tenho uma Sony a230 e duas lentes: 18-55 e outra 55-200 ambas vieram no kit da máquina.
O desfile vai ser à noite a céu aberto e quanto à iluminação vamos ter 2 holofotes.
Em principio também vou fazer uma sessão fotográfica com as modelos durante a tarde.
Agora gostaria que me dessem opiniões sobre o sitio para fazer a sessão, a lente que devo usar bem como as definições da máquina, e algumas dicas de como tirar boas fotos neste tipo de eventos com este material.

Ps: as modelos têm entre 3 e os 35 anos

Obrigado a todos :)


Partilhar Post #19 Borges19

Borges19

  • Novo Membro
  • Registo: 20/04/2011
  • Posts: 6

Publicado 29 junho 2011 - 23:04

Ajudem sff :s


Partilhar Post #20 hbertini

hbertini

  • Membro
  • Registo: 10/12/2010
  • Posts: 928
  • Idade: 49
    • Local: Carcavelos
    • Avaliações nos Classificados: clicar no link em Interesses.

Publicado 29 junho 2011 - 23:27

Para não estar a abrir outro tópico aqui vai:

Foi convidado para fotografar um desfile de moda que se vai realizar aqui na aldeia onde moro.
É uma coisa muito simples e como é o 1º ano é só para ver no que dá.
Vai haver 3 vestidos: um de gala, um desportivo e um reciclado.
O desfile vai ser a descer umas escadas que vão estar decoradas e as modelos dão aquela volta no fundo das escadas.
Tenho uma Sony a230 e duas lentes: 18-55 e outra 55-200 ambas vieram no kit da máquina.
O desfile vai ser à noite a céu aberto e quanto à iluminação vamos ter 2 holofotes.
Em principio também vou fazer uma sessão fotográfica com as modelos durante a tarde.
Agora gostaria que me dessem opiniões sobre o sitio para fazer a sessão, a lente que devo usar bem como as definições da máquina, e algumas dicas de como tirar boas fotos neste tipo de eventos com este material.

Ps: as modelos têm entre 3 e os 35 anos

Obrigado a todos :)


à noite a céu aberto - usa a objectiva mais rápida que puderes
as distâncias focais - já foi dito acima
2 holofotes - isto é muito vago - interessa a potência, a localização deles em relação ao desfile, conhecer a área de boa luz que vão proporcionar e os locais onde te poderás colocar.

se possível treina algumas noites antes do evento com essas condições de luz e modelos "de teste". Pode ser que venha a ser necessária mais alguma coisa.

procura ter um flash adequado às distâncias em relação ao desfile e o mais compatível com a máquina que vais usar.

se possível leva equipamento de backup.

depois partilha os resultados connosco!  8)