Ir para conteúdo

  • Facebook

  • Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Quimica C-41


  • Por favor inicie sessão para responder
13 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 ozzbaldo

ozzbaldo

  • Novo Membro
  • Registo: 15/05/2012
  • Posts: 3

Publicado 15 maio 2012 - 09:36

Bom dia,

Podem me indicar lojas em Lisboa que vendam quimica c-41 (os 3 banhos)? Pretendo começar a revelar cores, mas os preços que encontro para os liquidos não são muito convidativos, mesmo a comprar na net e a mandar vir para casa.

Alguem faz grupos de compras e divide os portes?

Atentamente,


Anúncios

Partilhar Post #2 caasols

caasols

  • Membro
  • Registo: 25/06/2010
  • Posts: 756

Publicado 15 maio 2012 - 14:10

Eu faço com o projecto we love film, (geralmente) uma vez por mês. Este mês já realizamos, talvez a meio ou no fim de Junho organize-se outra.

Os preços normais para 5L de química C41 ou E6, da marca Tetenal, anda nos 55\60€ - fora portes. Havia umas soluções em pó, as Unicolor, que eram um pouco mais baratas, mas nunca as vi à venda na Europa.

Para experimentar, já consideraste as soluções da Rollei? Existem em 3 tamanhos diferentes, e o kit de 1L dá sensivelmente para 20 rolos. Como a Rollei tem representação pela J. Valles, ás tantas o Sr. João consegue arranjar-te isso.

Não te esqueças também que para revelar C41, convém teres algo para estabilizar a temperatura.

:)


IT Partilhar Post #3 ozzbaldo

ozzbaldo

  • Novo Membro
  • Registo: 15/05/2012
  • Posts: 3

Publicado 15 maio 2012 - 16:45

Pois, eu tentei fazer com o We Love Film mas tinham fechado um ou dois dias antes. Eu já tenho o material todo necessário, excepto o mais importante, os quimicos. Sim, eu tava a pensar arranjar um dos kits mais pequenos para experimentar primeiro, até já expus uns filmes à toa so para ter com que experimentar. Teve a ver no site dessa loja e eles so tem P&B, vou telefonar ou passar lá a ver se arranjam. Obrigado!


Partilhar Post #4 Rhodes

Rhodes

  • Membro
  • Registo: 17/02/2010
  • Posts: 85

Publicado 15 maio 2012 - 21:50

Eu uso os kits da rollei digibase para revelar a cores, C-41 e encomendei da R3, não achando muito caro. São versateis devido aos vários tamanhos (quantidade de liquidos concentrados) e têm uma boa longevidade.


Partilhar Post #5 caasols

caasols

  • Membro
  • Registo: 25/06/2010
  • Posts: 756

Publicado 15 maio 2012 - 21:55

Eu uso os kits da rollei digibase para revelar a cores, C-41 e encomendei da R3, não achando muito caro. São versateis devido aos vários tamanhos (quantidade de liquidos concentrados) e têm uma boa longevidade.


Os Mini e Med kit na Foto-R3 estão mais  caros que o normal. O preço do mini é geralmente 16\17€ e o do med 26\27€. :\


Partilhar Post #6 Rhodes

Rhodes

  • Membro
  • Registo: 17/02/2010
  • Posts: 85

Publicado 16 maio 2012 - 22:44

Só se já subiram, já não compro lá à uns tempos. A http://www.ars-imago...php?language=en tinha preços mais baratos mas os portes era mais e assim ficava mais caro em relação à R3.


Partilhar Post #7 Crazy_Guitar

Crazy_Guitar

  • Membro
  • Registo: 06/09/2010
  • Posts: 360
  • Idade: 43
    • Local: Braga, PT

Publicado 23 maio 2012 - 16:37

Essa solução dá para quantos rolos?

Com as revelações C-41 na FNAC a €2,50, nem sei se compensa fazer em casa... à mão... sujeito a erros...


Partilhar Post #8 Rhodes

Rhodes

  • Membro
  • Registo: 17/02/2010
  • Posts: 85

Publicado 25 maio 2012 - 20:31

Essa solução dá para quantos rolos?

Com as revelações C-41 na FNAC a €2,50, nem sei se compensa fazer em casa... à mão... sujeito a erros...


Varia com o kits. O de 500ml dá para 10-12 rolos, o de 1L para 20-24, o de 2.5L para 50-60 e o de 5L dá para 100 a 110 rolos.
Houve ou ainda há, mas já não o vejo em algumas lojas on-line o mini-kit ou starter kit que é de 250ml de solução que dá 6 a 8 rolos.
Irá sempre depender se uma pessoa usa muito rolo a cores, se quer ou não revelar, etc.
Tirando a questão da temperatura do revelador a cores, não acho que a revelação c-41 em casa seja sujeita a mais erros que a de preto-e-branco!


IT Partilhar Post #9 ozzbaldo

ozzbaldo

  • Novo Membro
  • Registo: 15/05/2012
  • Posts: 3

Publicado 28 maio 2012 - 11:01

Em princípio, devo começar com um kit de 1L, só mesmo para testar se tenho paciência/jeito para a coisa. Mas tenho bem a noção que de início vai ficar mais caro que ir a uma loja (não só pelo rácio preço/rolo do kit de 1L não ser grande coisa, mas também por ter a certeza que vou estragar rolos). Mas prefiro isto a pagar 3€ como os gajos da Instanta pedem (eu sei que existem mais baratos, mesmo a FNAC e assim). Como aqui em casa temos 3 maquinas sempre a rolar, por mês a conta consegue ser bastante grande.

Eu já aprendi uma lição com as digitalizações, andei a adiar a compra do scanner muito tempo, e quando resolvi comprar um e começar a digitalizar dei por mim a digitalizar todos os meus rolos antigos (as cores que conseguia tirar dos negativos era muito melhor do que me tinham apresentado antes, sem falar das frames cortadas...).

A questão principal aqui é mesmo ficar independente de terceiros no que a c-41 diz respeito.



Partilhar Post #10 caasols

caasols

  • Membro
  • Registo: 25/06/2010
  • Posts: 756

Publicado 28 maio 2012 - 12:11

Eu neste momento abandonei o C41... depois do meu laboratório de eleição ter lixado o terceiro rolo, basta...

Não arrisco a revelar C41 por fotografar menos, e também por não sentir confiança a revelar sem um processador ou unidade de aquecimento.


Partilhar Post #11 Crazy_Guitar

Crazy_Guitar

  • Membro
  • Registo: 06/09/2010
  • Posts: 360
  • Idade: 43
    • Local: Braga, PT

Publicado 28 maio 2012 - 14:19

Eu neste momento abandonei o C41... depois do meu laboratório de eleição ter lixado o terceiro rolo, basta...

Não arrisco a revelar C41 por fotografar menos, e também por não sentir confiança a revelar sem um processador ou unidade de aquecimento.

Como assim?


Partilhar Post #12 Rhodes

Rhodes

  • Membro
  • Registo: 17/02/2010
  • Posts: 85

Publicado 30 maio 2012 - 20:39

Acho que se refere a ter um processador da Jobo (cpa, cpe e por aí a adiante). No fundo são uma unidade de aquecimento com motor que permite fazer revelação por movimento contínuo. Junta-se o chamado "lift" e é alvo preferido de muitas pessoas para a revelação a cores (negativo e slides).
Por um lado, compreendo, pois revelo a cores porque adquiri um cpe-2, mas cá está, muito manual antigo de revelação a cores assim como algums videos no youtube, basta que haja maneira de manter os líquidos à temperatura indicada (os extritamente necessários) que se consegue revelevar perfeitamente.


Partilhar Post #13 nikonfan

nikonfan

  • Novo Membro
  • Registo: 27/08/2008
  • Posts: 24
    • Local: Portugal

Publicado 14 junho 2012 - 22:58

Ando também de olho num desses kits da Jobo, mas isso ainda custa uma pipa de massa.
A pergunta que faço é a seguinte: com essa maquina é deitar la para dentro os liquidos nas doses certas e deixar a maquina fazer o resto? Faz todo o processo sozinho, isto é, entra porco sai chouriço? :D :D

Já agora consegue-se por exemplo fazer cross processing também nessa maquina, claro?  8)


Partilhar Post #14 Rhodes

Rhodes

  • Membro
  • Registo: 17/02/2010
  • Posts: 85

Publicado 15 junho 2012 - 18:56

Sim, dado que a jobo (até à data ainda não reactivou a produção de processadores de filme, embora tenha havido há alguns meses atrás a notícia que iria sair um novo, o CPPA3, mas muito pessoal achou mentira do 1 de abril) já ter deixado de fabricá-los, tudo da marca parece ser d'ouro. Mas eu comprei o meu na ebay.de e não fui muito caro. Os CPE2 são os mais pequenos, "recentes" e tv mais acessíveis em termos de €.
Quase que entra porco e sai salsichas. Se comprar apenas o processador, sem o chamado lift, tem de retirar o tanque de revelação, por o liquído e volta-lo a por na máquina. O tanque é segurado por iman.
Com o lift, é apenas deitar o liquido (ex. revelador) e quando o determinado tempo passou, despejar de volta para o recipiente, sem precisar de retirar o tanque. A maiorias das pessoas prefere isto, pois o tanque não está tanto tempo fora do "banho maria" e as variações de temp são menores,além de ser melhor para colocar e retirar os líquidos do tanque.
Agora, as versões ATL, que são mesmo tipo um mini laboratório, acho que fazem mesmo tudo, desde puxarem os liquidos e recolocarem-nos nos recipientes, automáticamente.
Claro, o cross processing é apenas usar quimica c-41 para revelar um rolo de slides ou vice-versa.