Ir para conteúdo

  • Facebook

  • Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Foto da minha Autoria Publicada sem a minha autorização...


  • Por favor inicie sessão para responder
42 respostas a este tópico

Partilhar Post #21 PMGND

PMGND

  • Membro
  • Registo: 14/06/2011
  • Posts: 88

Publicado 23 abril 2012 - 10:08

Não querendo insinuar que é o caso em questão, mas pergunto:

De todos os amadores e profissionais que se sentem "roubados", quantos é que têm uma licença válida (ou seja...paga!) de Photoshop, Lightroom, etc?

Não andará muita gente que se queixa de ser roubada que, por seu turno, também não fará o mesmo?

(mais uma vez não estou a insinuar que seja o caso do paulojrosa)

É que, antes de fazer acusações, às vezes convém ter a casa "limpa"...


Anúncios

Partilhar Post #22 joaopsr

joaopsr

  • Membro
  • Registo: 09/03/2009
  • Posts: 5848
  • Idade: 43
    • Local: Coimbra/Penacova

Publicado 23 abril 2012 - 10:13

De todos os amadores e profissionais que se sentem "roubados", quantos é que têm uma licença válida (ou seja...paga!) de Photoshop, Lightroom, etc?

desde quando é que é preciso qualquer desses programas para fotografar? :humm:


Partilhar Post #23 PMGND

PMGND

  • Membro
  • Registo: 14/06/2011
  • Posts: 88

Publicado 23 abril 2012 - 10:26

Desde nunca.

E então? Ficavas mais confortável se abrisse um tópico com aquilo que escrevi?


Partilhar Post #24 joaopsr

joaopsr

  • Membro
  • Registo: 09/03/2009
  • Posts: 5848
  • Idade: 43
    • Local: Coimbra/Penacova

Publicado 23 abril 2012 - 10:29

Ficavas mais confortável se abrisse um tópico com aquilo que escrevi?

Ficava, digamos, indiferente :D



Partilhar Post #25 seugnimod

seugnimod

  • Membro
  • Registo: 26/07/2009
  • Posts: 1848
    • Local: Centro

Publicado 23 abril 2012 - 11:05

Ainda é meio dia, mas vou buscar as pipocas  :D


Partilhar Post #26 joaopsr

joaopsr

  • Membro
  • Registo: 09/03/2009
  • Posts: 5848
  • Idade: 43
    • Local: Coimbra/Penacova

Publicado 23 abril 2012 - 11:16

Ainda é meio dia, mas vou buscar as pipocas  :D

LOL
don't bother ;)


Partilhar Post #27 seugnimod

seugnimod

  • Membro
  • Registo: 26/07/2009
  • Posts: 1848
    • Local: Centro

Publicado 23 abril 2012 - 11:18

LOL
don't bother ;)

É que eu já sei onde é que estas discussões costumam acabar todas  :P


Partilhar Post #28 Bruno E. Santos

Bruno E. Santos

  • Membro
  • Registo: 07/12/2009
  • Posts: 294

Publicado 23 abril 2012 - 13:39


De todos os amadores e profissionais que se sentem "roubados", quantos é que têm uma licença válida (ou seja...paga!) de Photoshop, Lightroom, etc?


No meu caso pessoal, de amador ocasional, só costumo usar Photoscape, Paint.Net e Gimp 2 com plugin GMIC (tudo freewares)! E recentemente "descobri" umas particularidades interessantes no "Digital Photo Professional" da Canon, obviamente pago juntamente com a máquina adquirida! :D




Partilhar Post #29 NscDiablo

NscDiablo

  • Membro
  • Registo: 12/12/2011
  • Posts: 192
  • Idade: 45
    • Local: Guimarães

Publicado 23 abril 2012 - 19:28



De todos os amadores e profissionais que se sentem "roubados", quantos é que têm uma licença válida (ou seja...paga!) de Photoshop, Lightroom, etc?


É que, antes de fazer acusações, às vezes convém ter a casa "limpa"...



Sinceramente, não entendo esta tua afirmação/pergunta. Desde quando é que obrigatoriamente tem de se editar uma foto? E se necessário, existem vários programas gratuitos para tal.


Partilhar Post #30 PMGND

PMGND

  • Membro
  • Registo: 14/06/2011
  • Posts: 88

Publicado 23 abril 2012 - 19:37


Sinceramente, não entendo esta tua afirmação/pergunta. Desde quando é que obrigatoriamente tem de se editar uma foto? E se necessário, existem vários programas gratuitos para tal.


Onde é que leste que "obrigatoriamente tem que se editar uma foto"?

Se for o caso, peço já desculpa por insultar os 99% dos membros deste forum que nunca editaram uma foto e, se o fazem, é em software freeware ou devidamente licenciado.

Por outro lado, também podia ser anjinho...


Partilhar Post #31 NscDiablo

NscDiablo

  • Membro
  • Registo: 12/12/2011
  • Posts: 192
  • Idade: 45
    • Local: Guimarães

Publicado 23 abril 2012 - 19:54

Na tua afirmação foste claramente especifico em relação a alguns programas (Photoshop, Lightroom etc...). Presumo eu, que seja para editar uma foto e não apenas para visualizar.
Com isto, não quero dizer que tenhas ou não razão.....provavelmente a possas ter...ou não.
Não quero fomentar um debate e desviar o tópico.
Por isso, fui... :th_up:



Partilhar Post #32 menmau

menmau

  • Novo Membro
  • Registo: 01/07/2010
  • Posts: 4

Publicado 26 abril 2012 - 13:31

Onde é que leste que "obrigatoriamente tem que se editar uma foto"?

Se for o caso, peço já desculpa por insultar os 99% dos membros deste forum que nunca editaram uma foto e, se o fazem, é em software freeware ou devidamente licenciado.

Por outro lado, também podia ser anjinho...


No meu caso, nunca mexi com edição, a não ser uns pixels de umas fotos que editei com o Microsoft paint há mais de dez anos  :D
Tiro foto, fica boa, next, fica má, lixo...  /OFF

É incrivel uma pessoa que se dá ao trabalho de fazer um panfleto ou jornal com imagens alheias.


Partilhar Post #33 pHoToGrAfAtOrX

pHoToGrAfAtOrX

  • Novo Membro
  • Registo: 22/09/2011
  • Posts: 12

Publicado 26 maio 2012 - 12:38

o problema nisso tudo é como fazer o meio de prova de que a autoria da foto é de quem a reclama. por exemplo se eu tirar uma foto ao cristo rei e um jornal publicar essa foto como é que eu vou provar que fui mesmo eu que tirei a foto?
por isso antes de se aventurarem pela via judicial consultem mas é um advogado em vez de estarem a lerem posts num fórum da internet de quem não tem formação jurídica.


Partilhar Post #34 paulolavra

paulolavra

  • Membro
  • Registo: 20/05/2012
  • Posts: 42
    • Local: Matosinhos

Publicado 26 maio 2012 - 16:00

Eu compreendo perfeitamente toda a situação e estou plenamente de acordo que é roubo utilizar fotos de outros em cartazes e panfletos... Mas acredito que 50% das pessoas que fazem panfletos (amadores claro, como colheitas para a paroquia, ou anúncios da venda de produtos regionais da instituição recreativa da paroquia) nem percebam o que estão a fazer... Para eles é perfeitamente normal pesquisar no Google uma foto e utiliza-lá... Segundo ales acredito que pensem que as fotos da net são para utilizar a vontade... O problema é que as vezes os fotógrafos é que nao estão para se chatear e não processam ninguém e depois estas coisas continuam... Penso que no caso de instituições amadores e regionais a questão já muito complicada... Claro que uma grande empresa já terá todos os cuidados com as imagens que utiliza, mas apenas porque está informado da lei e teme pelo que lehe possa acontecer...

Quem não sabe não teme...  ;)


Partilhar Post #35 j.cravo

j.cravo

  • Membro
  • Registo: 28/04/2010
  • Posts: 1852
  • Idade: 47
    • Local: Figueira da foz

Publicado 16 junho 2012 - 02:15

Nem quero imaginar as publicações que são feitas com "fotos de arquivo" falo assim porque tive a sorte de ver as minhas fotos publicadas num jornal com esse nome. Tb já tive um pedido para utilizarem umas fotos da minha conta do flickr para promoções, ele perguntou-me se podia utilizar a foto para panfleto, respondi que sim e perguntei como a queria que a envia-se, na qual ele me respondeu que não era preciso enviar porque a qualidade que estava na net chegava para impressão.
Agora imaginem aqueles que não perguntam, os milhares de jornais e grafistas que existem em todo o mundo ;) 


Partilhar Post #36 ipressjournal

ipressjournal

  • Novo Membro
  • Registo: 15/06/2012
  • Posts: 10
    • Local: Lisboa

Publicado 16 junho 2012 - 12:13

Deve contactar a ERC e expor o seu assunto relativo a sua publicação da sua foto, afim de contraordenaco.
Espero ter
ajudado.


Partilhar Post #37 Bruno E. Santos

Bruno E. Santos

  • Membro
  • Registo: 07/12/2009
  • Posts: 294

Publicado 12 agosto 2014 - 19:17

Desenterro o tópico para mais uma história engraçada, das muitas deste género que por aqui circulam!

 

Descobri hoje que uma foto minha, de algo tradicional e cultural num local, foi usada como fundo num cartaz de um evento a realizar numa localidade.

 

Só que a foto foi tirada noutra localidade, a mais de 12 km de distância. E o cartaz é de uma organização de habitantes locais, ou seja, algum habitante parece não conhecer muito bem o local onde mora! :lol:


Editado por Bruno E. Santos, 12 agosto 2014 - 19:20 .



Partilhar Post #38 luísmiguel

luísmiguel

  • Membro
  • Registo: 27/01/2008
  • Posts: 2368
  • Idade: 41
    • Local: Viseu
    • “The only photographer you should compare yourself to is the one you used to be.”

Publicado 14 agosto 2014 - 13:23

Vais lá á associação passar um atestado de estupidez á pessoa que te roubou a foto e fazer valer os teus direitos.
Eu exigia saber a quantidade de cartazes impressos e "cobrava" á unidade.


Partilhar Post #39 LuismaSantos

LuismaSantos

  • Membro
  • Registo: 09/09/2009
  • Posts: 173

Publicado 14 agosto 2014 - 14:57

Boas ,não há maneira de bloquear(proteger contra cópia) as imagens postas num site de alojamento de fotos ,de modo a não serem utilizadas por terceiros ?

j




Partilhar Post #40 Sayanda

Sayanda

  • Membro
  • Registo: 30/07/2011
  • Posts: 195

Publicado 14 agosto 2014 - 15:11

100% eficaz... não