Pode uma má fotografia ser uma boa fotografia, e premiada?
IT Partilhar Post #1
Publicado 05 julho 2011 - 19:27
http://www.dn.pt/ini...55&seccao=Media
assaltam-me as dúvidas sobre os critérios de avaliação do trabalho fotográfico.
Para mim, aquela vela em primeiro plano arruina a fotografia. A expressão apanhada de Pilar a olhar para Saramago é um momento muito bem captado, mas...
Se o fotógrafo estivesse mais para a direita (dele), provavelmente sim, seria uma fotografia excecional. Assim... Não sei, não me convence.
Opiniões?
Anúncios
Partilhar Post #2
Publicado 05 julho 2011 - 19:36
Acho que temos que nos habituar a estes pseudo-juizes... Ou serão cunhas?
IT Partilhar Post #3
Publicado 05 julho 2011 - 19:38
Na maior parte dos casos, acho que é mesmo por ignorância e incompetência...
Partilhar Post #4
Publicado 05 julho 2011 - 19:43
incompetência...
Disse tudo...
IT Partilhar Post #5
Publicado 05 julho 2011 - 19:47
Partilhar Post #6
Publicado 05 julho 2011 - 19:55
Acho que temos que nos habituar a estes pseudo-juizes... Ou serão cunhas?
Não seremos nós os pseudo-juízes...ou os treinadores de bancada...?
Eu também posso dizer que jogava mais ao ataque se fosse treinador do Real Madrid, mas o Mourinho é que é, e por acaso até é só o melhor treinador do mundo...
As cunhas são um excelente bode-expiatário, e falo no geral, para justificar tanta coisa, até incapacidades próprias, mas é como tudo, que as há, há...
IT Partilhar Post #7
Publicado 05 julho 2011 - 20:00
IT Partilhar Post #8
Publicado 05 julho 2011 - 20:01
Partilhar Post #9
Publicado 05 julho 2011 - 20:05
Para mim, aquela vela em primeiro plano arruina a fotografia.
Na minha opinião a vela até ajuda ao enquadramento...
Se todos gostassem do azul... Que seria do grande Sporting?
Parabéns ao Rodrigo Cabrita!
IT Partilhar Post #10
Publicado 05 julho 2011 - 20:07
Partilhar Post #11
Publicado 05 julho 2011 - 20:31
Verdade... Mas em relação a esta em concreto, Diogon, a tua opinião?
Sendo coerente com o que disse acima a minha opinião é pessoal, meramente de treinador de bancada...
PS - É que fiquei mesmo na dúvida. Não lancei isto para pôr em causa os juizes, mas como uma verdadeira «dúvida existencial», ainda que não demasiado angustiante...
Partilhar Post #12
Publicado 05 julho 2011 - 21:26
Será que na opinião de juízes e críticos não existirão muitos maus fotografos que se julgam os melhores do mundo?...
Provavelmente existem ,e dai que os prémios ,quando julgados por amadores não habilitados para júri ,são mal entregues...
Provavelmente o problema é apenas esse..como diria o ditado popular "cada macaco no seu galho"
Partilhar Post #13
Publicado 05 julho 2011 - 22:35
Compreendo perfeitamente o teu ponto de vista, mas não consigo meter na cabeça o que é que uma montra com presuntos tem a ver com "Santos". Pode ser de mim, mas pronto... lol
Já agora, estou a falar da maratona de Coimbra.
Partilhar Post #14
Publicado 05 julho 2011 - 22:50
Partilhar Post #15
Publicado 05 julho 2011 - 22:55
Partilhar Post #16
Publicado 06 julho 2011 - 12:44
Se podia ter ficado melhor? Não sei, depende das condicionantes do momento.
Se merecia o prémio e se o júri foi justo? Para isso teria que ter outra ou outras melhores (que achasse melhores) para dizer que não tinha sido justo.
Partilhar Post #17
Publicado 06 julho 2011 - 13:12
Partilhar Post #18
Publicado 06 julho 2011 - 14:05
Partilhar Post #19
Publicado 06 julho 2011 - 14:35
A pergunta do autor do tópico, apesar de ser assunto já por aqui antes discutido, mesmo que indirectamente, parece-me ter toda a pertinência e, não obstante, as respostas são extremamente simples:
1. - Em termos da ciência cartesiana, uma má fotografia nunca poderá ser uma boa fotografia.
Claro que, filosoficamente será uma outra questão e, por exemplo, poderíamos especular com a teoria dos contrários no contexto do materialismo dialético ou, mesmo cientificamente, irmos para a física quântica e o seu exemplo do gato que pode estar simultaneamente vivo e morto. Mas, como nos devemos ater às realidades do dia a dia, a impossibilidade parece ser a atitude mais avisada.
2. - Se pode ser premiada? Claro que pode pois, nisto de prémios e concursos até se costuma indicar que "das decisões do júri não há recurso".
:sim: :sim: :sim:
Mas,esta aparente facilidade acaba por esbarrar com uma ligeira complicação: o que é uma boa fotografia e, por conseguinte, uma má fotografia?
Falou-se por aqui do enquadramento, da proeminência da vela e outros aspectos que levantam uma outra questão, na medida em que isto é um prémio de fotojornalismo: como se valoriza uma imagem dentro desta categoria, para ser considerada boa ou má?
E, sabendo-se que a imagem foi captada num funeral, onde o fotógrafo não tem o direito de se movimentar de modo a ferir as susceptibilidades criadas pela natureza do acontecimento, pode-se exigir o aprumo formar que se poderia obter numa sessão de estúdio e com um modelo a ser dirigido em função dos resultados pretendidos?
Por outro lado, tendo em conta a situação, deveria o fotógrafo mandar "congelar" as expressões para procurar a melhor composição, o que era manifestamente impossível, ou deixar escapar o "momento" porque o candelabro não estava na posição certa?
Na minha modesta opinião, esta imagem tocou-me da primeira vez que a vi e quando ainda não imaginava que viesse a ser distinguida e, por isso, acho que, salvo se outras candidatas lhe fossem claramente superiores, o prémio é justo e bem atribuído.
O fotógrafo conseguiu captar um momento de expressão de sentimentos com uma força extraordinária e, mesmo em termos do enquadramento, o candelabro (ou vela, que para o caso pouco importa) é um símbolo forte deste tipo de acontecimentos e, apesar de sobressair na imagem, não consegue "concorrer" com o que é, claramente, o motivo - a expressão de Pilar a observar a figura de Saramago (só parcialmente visível e desfocada, a sugerir a sua já não pertença a este mundo). Além disso, o candelabro delimita claramente dois campos: um o de Pilar e José e ou outro o das outras duas senhoras, com expressão de dor mas sem olhar para o defunto, como que confirmando que aquele olhar é apenas entre os dois e um epílogo do seu mundo. Resta ainda um pequeno detalhe, mas com algum significado, que o fotógrafo apanhou apenas porque lá estava: aquele cravo vermelho solitário do lado de fora, segundo a delimitação da vela).
Conseguir captar um momento destes e com esta força, se bem que não seguindo as regras da composição artística formal, nunca poderá resultar numa imagem classificável como uma má fotografia, para mais no contexto de um trabalho jornalístico e com uma boa qualidade nos outros aspectos técnicos: luz, definição e cor.
Mas, claro, isto é apenas uma opinião de um observador de imagens, e a quem os ocasionais disparos de uma máquina fotográfica não habilitam para reclamar ser considerado como fotógrafo.
Boas :photo: :photo:
P.S. - tenho de ficar por aqui por manifesta falta de tempo, o que não me permite ler o que ficou para trás, pelo espero me desculpem por alguma eventual gralha.
IT Partilhar Post #20
Publicado 06 julho 2011 - 15:27
Se a fotografia aparecesse aqui colocada por uma membro do fórum, provavelmente muitos teriam desde logo apontado o defeito da vela a roubar protagonismo visual.
Para mim, e já o disse por aqui algures em comentários, nem sempre a obediência às regras ou padrões de composição da imagem é o mais importante. O conteúdo, e sobretudo o momento, é para mim fundamental na fotografia, e onde isso é mais evidente é precisamente no fotojornalismo. Obviamente, ninguém vai censurar a um repórter de guerra que a fotografia esteja torta, se foi tirada debaixo de fogo...
A minha interrogação era, pois, mais um desafio à reflexão -- incluindo a minha -- sobre isto.
Tendo em conta os argumentos que já expostos pelos caríssimos confrades, tendo a pensar que sim, que o prémio até é merecido, pelo momento captado.