Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Anúncios (remover)

Foto

Joel Santos

• Por favor inicie sessão para responder
37 respostas a este tópico

Partilhar Post #21 Adrianavaz

Adrianavaz

• Novo Membro
  • Registo: 21/09/2012

Publicado 21 Setembro 2012 - 23:06

Estou a ler o livro dele e adoro!

Anúncios

Partilhar Post #22 hdborges

hdborges

• Membro
  • Registo: 29/08/2010

Publicado 21 Setembro 2012 - 23:56

Eu por vezes quando me deparo com determinados discursos... sinceramente não sei se hei-de chorar de tanto pretensiosismo ou rir dos disparates que leio, mas enfim... quando alguém justifica erros crassos como "construções criativas" vem defender o trabalho de outros sem compreender o seu... o que podemos esperar!!!

Partilhar Post #23 galinha84

galinha84

• Membro
  • Registo: 25/08/2009

Publicado 22 Setembro 2012 - 00:53

Eu acho o trabalho dele fantástico. Acho eu, milhares de gente que compram os livros dele, e é dos poucos portugueses premiados lá fora. Mas o nosso país é assim. Para dizer mal, estamos cá todos. Quando alguém dos nossos é realmente bom, surge a chamada dor de cotovelo, disfarçada por um pseudo intelectualismo.
Enfim... São todos muito bons, mas quem publica é ele. E se tem livros é porque muita gente entendida na matéria lhe deu oportunidade para isso.
Deixem-se de tretas com esses discursos moralistas.

Sent from my Optimus_Madrid using Tapatalk 2

Partilhar Post #24 Mestre

Mestre

• Membro
  • Registo: 07/05/2010

Publicado 22 Setembro 2012 - 08:22

O Joel é um excelente comunicador e utiliza muito bem as novas tecnologias na divulgação do seu trabalho. A publicação de vários livros mostra bem que não basta ter uma boa ideia ou boas fotografias, há uma componente comercial que é cada vez mais importante e que ele domina bem. Basta ver o trabalho "Rural Moments", do Rui Pires, que tem tido grande destaque internacional na imprensa e sites especializados de fotografia, e que teima em sair em "livro" por questões de custo e de abordagem comercial.

A realidade é que já vi muitas fotos em  diversos portfolios ao nível do que o Joel tem no livro "Fotografia", o que demonstra que na fotografia de paisagem é difícil fazer diferente e o patamar esta muito elevado.

Em relação à Índia, recentemente vi uma exposição na J. Valles de 2 fotógrafos amadores que foram à Birmânia e que trouxeram fotografias de grande qualidade, que não ficam atras do que o Joel faz. O cenário exótico e diferente é uma parte importante do resultado final, e  realidade é que o lado comercial fala mais alto.

Pessoalmente, e até comprei um livro do Joel, dificilmente repetirei a experiencia. Mais facilmente investi no
livro "Street Photography", de Rui Palha, onde a originalidade do trabalho tem muito mais a ver com o momento do que com o cenário. Eu sei que são estilos diferentes, mas a realidade é que há registos intemporais e pessoalmente não coloco o Joel nesse patamar, apesar de lhe reconhecer imensas qualidades.

Partilhar Post #25 luisrjorge

luisrjorge

• Membro
  • Registo: 24/11/2009

Publicado 23 Setembro 2012 - 15:15

O Joel é um excelente comunicador e utiliza muito bem as novas tecnologias na divulgação do seu trabalho. A publicação de vários livros mostra bem que não basta ter uma boa ideia ou boas fotografias, há uma componente comercial que é cada vez mais importante e que ele domina bem. Basta ver o trabalho "Rural Moments", do Rui Pires, que tem tido grande destaque internacional na imprensa e sites especializados de fotografia, e que teima em sair em "livro" por questões de custo e de abordagem comercial.

A realidade é que já vi muitas fotos em  diversos portfolios ao nível do que o Joel tem no livro "Fotografia", o que demonstra que na fotografia de paisagem é difícil fazer diferente e o patamar esta muito elevado.

Em relação à Índia, recentemente vi uma exposição na J. Valles de 2 fotógrafos amadores que foram à Birmânia e que trouxeram fotografias de grande qualidade, que não ficam atras do que o Joel faz. O cenário exótico e diferente é uma parte importante do resultado final, e  realidade é que o lado comercial fala mais alto.

Pessoalmente, e até comprei um livro do Joel, dificilmente repetirei a experiencia. Mais facilmente investi no
livro "Street Photography", de Rui Palha, onde a originalidade do trabalho tem muito mais a ver com o momento do que com o cenário. Eu sei que são estilos diferentes, mas a realidade é que há registos intemporais e pessoalmente não coloco o Joel nesse patamar, apesar de lhe reconhecer imensas qualidades.

Onde adquiriste esse livro? Já o procurei e nunca o encontrei

Partilhar Post #26 skiD

skiD

• Membro
  • Registo: 05/12/2010

Publicado 03 Dezembro 2012 - 17:32

Que eu saiba, neste momento o único sitio em que poderás comprar o livro do Rui Palha é online no site dele: http://www.ruipalha.com/#!__book

Partilhar Post #27 Pedro Malheiros

Pedro Malheiros

• Membro
  • Registo: 15/12/2012
    • Local: Angola

Publicado 01 Junho 2013 - 20:26

Sem dúvida alguma um dos melhores fotógrafos nacionais , já conhecia o seu trabalho , mas fui novamente ao seu site vêr os retratos da India , adorei . Excelente tópico :th_up:

Partilhar Post #28 rafa_gms

rafa_gms

• Membro
  • Registo: 19/11/2012

Publicado 07 Junho 2013 - 08:50

como foi dito anteriormente, o Joel santos já me surpreendeu mais do que agora.

Ele foi dos primeiros fotografos com que tive contacto(analisar o trabalho dele e aprender com as suas imagens), tem fotos boas e outras muito boas? sim tem, mas agora já não digo tanto woooow ás fotos dele quanto antes. Mas continuo a considera-lo um grande fotografo, ainda mais já tendo tido variadíssimas disntinçoes lá fora e cá em Portugal também.

Editado por rafa_gms, 07 Junho 2013 - 08:50 .

Partilhar Post #29 mygrandmawasaturtle

mygrandmawasaturtle

• Membro
  • Registo: 09/05/2013

Publicado 07 Junho 2013 - 13:03

O Joel Santos é um dos muitos casos curiosos na fotografia.

Na realidade é um fotografo absolutamente banal que nunca teve espaço no mercado editorial. Acabo por associar mais as suas imagens a pós-produção do que a outro qualquer aspecto de fotografia.

Ainda assim recolhe um enorme conjunto de seguidores / admiradores no mundo amador que o vem / reconhecem como sendo uma referencia. Existem vários casos como ele no mundo inteiro. Um desses exemplos, o Zack Arias (que ainda assim tem um trabalho substancialmente mais interessante), disse recentemente que um video dele a abrir uma caixa de uma máquina tinha mais visualizações no youtube que um video do Helmut Newton ou do Richard Avedon (não me recordo exactamente do fotografo que ele referiu). 

De uma forma mais concreta, pensemos na fotografia de viagem do Joel, as paisagens estão carregadas de pós produção e os retratos são, de uma forma um pouco dura, absolutamente chatos! Não existe narrativa nem coerência nas mesmas, apenas um tratamento de cor extremamente apelativo aos olhos. De resto não há nada, zero!

Numa altura em que não temos que estar limitados aos livros que as nossas livrarias tem para venda é perigoso limitarmos a nossa cultura visual a exemplos como o Joel ou outros fenómenos de internet. Mas, claro está, isto depende daquilo que se gosta ou daquilo se quer da fotografia.

Se o que gostas de ver no cinema é o Fast and Furious ninguém te obriga a ir ver outra coisa. Se o que gostas de ouvir no iPod é Rihanna ninguém te obriga a ouvir outra género.
Não há gostos errados, e que se vá fo$%& quem disser o contrário.
Mas se ambicionas ir para outro patamar, se o que queres é publicar as tuas fotos, sejam elas de viagem, de moda, de retrato, de reportagem, então, o Joel é o pior exemplo a seguir.

Abraço

Partilhar Post #30 joserocha

joserocha

• Membro
  • Registo: 11/05/2012
    • Local: Vila Nova de Gaia

Publicado 07 Junho 2013 - 15:25

É o meu fotógrafo português favorito, talvez porque faz o género de foto que mais aprecio. Gosto muito dos trabalhos dele de paisagem e reportagem de viagens. Certamente que há fotógrafos excepcionais noutras áreas, mas dentro do género do que ele faz ainda não vi melhor.

Tenho estado a ler o livro Foto Edição dele e estou a gostar bastante, explica muito bem o workflow em LR4 e CS6.

Partilhar Post #31 mygrandmawasaturtle

mygrandmawasaturtle

• Membro

Publicado 07 Junho 2013 - 15:52

Manuel Gomes da Costa, Paulo Barata, Constantino Leite.

Não tive que pensar muito. Só tive que abrir umas revistas de viagens.

Partilhar Post #32 joserocha

joserocha

• Membro

Publicado 07 Junho 2013 - 17:48

E achas que esses fazes melhores fotos que o Joel Santos? Enfim, gostos não se discutem...

Partilhar Post #33 mygrandmawasaturtle

mygrandmawasaturtle

• Membro

Publicado 07 Junho 2013 - 17:56

Não é questão de gosto nem de achar.

Estamos a falar de profissionais, de alguém que um revista contrata para ir fazer um trabalho sobre um determinado local.

Jamais contrataria o Joel para ir fazer um trabalho de viagem para publicar. 

Partilhar Post #34 joserocha

joserocha

• Membro

Publicado 07 Junho 2013 - 18:02

Já eu preferia contratar o Joel Santos. Tal como referi, gostos não se discutem :)

Partilhar Post #35 mygrandmawasaturtle

mygrandmawasaturtle

• Membro

Publicado 07 Junho 2013 - 18:04

Seja!!!!
Desde que pagues os impostos a tempo ninguém se chateia!!!! ;)

Partilhar Post #36 Flipclick

Flipclick

• Membro
  • Registo: 19/07/2013
    • Local: Alhos Vedros

Publicado 06 Junho 2017 - 23:22

Boa noite,

A todos vós só tenho a dizer, quem quer fotos com mais conteúdo, mais essência, mais... qualquer coisa (cada cabeça é uma cabeça), procurem outro fotógrafo, quem quiser menos tudo isso, fácil... procurem outro fotógrafo.

Temos este excelente fotógrafo por cá e que tem excelentes fotografias na sua linha de trabalho. Devemos apreciá-lo ou pelo menos respeitar o que atingiu.

Eu explico porque digo isto. É que neste tópico e noutros deste fórum, há por vezes certos utilizadores que devem andar sempre a olhar pro céu. Ah e tal, o tipo é bom mas não me impressiona (ou seja, eu até quase que fazia igual). Igual ninguém faz... falta o quase e a humildade.

Tive o privilégio de conhecer o Joel e além de ser um excelente fotógrafo, é uma pessoa humilde, simpátiquíssima e cuja entrega a quem quer que seja é de louvar.

Assim termino com... Força Joel.

E força a todos nós que gostamos de fotografia e buscamos sempre "aquela" ainda mais espectacular.

Cumprimentos 

Partilhar Post #37 Fatalit1-4

Fatalit1-4

• Membro
  • Registo: 14/04/2008
    • Local: Porto

Publicado 06 Junho 2017 - 23:30

Desde que estou registado no fórum nunca fiz qualquer comentário ao trabalho do Joel.

Para mim é um fotógrafo competente. Que se mexeu bem nos meios que teve à disposição e conseguiu destacar o seu trabalho dos demais (em Portugal).

É difícil arranjar alguém aqui neste rectângulo que tenha tamanho portfólio. Agora, como o Joel no mundo há centenas deles! Há tanto fotógrafo melhor que o Joel...mesmo na linha do que ele faz!

Agora se nos restringirmos a Portugal, é facilmente o mais destacado! Mas é só passar a fronteira e temos muitos Joel Santos...e até melhores!

Partilhar Post #38 Sérgio Manuel Lopes

Sérgio Manuel Lopes

• Membro
  • Registo: 01/05/2007
    • Local: Lisboa

Publicado 30 Abril 2019 - 21:11

Gosto do trabalho do Joel Santos, é competente na divulgação e venda das suas fotografias, algo fundamental para quem quer viver da fotografia!

Editado por Sérgio Manuel Lopes, 30 Abril 2019 - 21:13 .