Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Anúncios (remover)

Foto

Joel Santos

• Por favor inicie sessão para responder
37 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 Mario Silveira

Mario Silveira

• Membro
  • Registo: 26/01/2008
    • Local: Quinta do Conde - Setubal - Pt

Publicado 10 Julho 2010 - 23:18

O ex editor chefe da revista "O Mundo da Fotografia Digital":

http://www.joelsanto...raphy/Home.html

Anúncios

Partilhar Post #2 vertigoPT

vertigoPT

• Membro
  • Registo: 22/12/2009
    • Local: Lisboa

Publicado 10 Julho 2010 - 23:38

É um óptimo fotografo e bom comunicador. Fui ver a apresentação dele à FNAC e gostei muito.

Partilhar Post #3 ruffus

ruffus

• Membro
  • Registo: 03/06/2010
    • Local: Viseu

Publicado 20 Fevereiro 2011 - 19:32

Excelente fotografo!
Gosto bastante do livro dele, e no seu facebook mantém uma relação de proximidade com os seus seguidores.

Partilhar Post #4 Carmona

Carmona

• Novo Membro
  • Registo: 22/02/2011
    • Local: Pinhal Novo, Palmela, Setúbal

Publicado 23 Fevereiro 2011 - 10:37

Conheci o Joel num workshop que fiz, assim como num curso básico de fotografia, e para além de um excelente fotografo, com trabalho reconhecido, vejo acima de tudo elogia-lo como pessoa, e como formador e comunicador... tem metodologia e paciência para explicar mesmo a quem tem um nível básico.
O seu conhecimento está bem traduzido no livro que publicou.

Partilhar Post #5 Ze_Dika

Ze_Dika

• Novo Membro
  • Registo: 27/01/2008
    • Local: Barreiro

Publicado 23 Fevereiro 2011 - 18:45

Excelente trabalho.

Partilhar Post #6 ldias

ldias

• Membro
  • Registo: 31/08/2010

Publicado 25 Julho 2011 - 17:31

Acabei de comprar o livro do fotografo que foi referido neste tópico. E acho maravilhoso, ainda agora começei a lê-lo.

http://imageshack.us...joelsantos.jpg/

Partilhar Post #7 Fildia

Fildia

• Novo Membro
  • Registo: 24/08/2011
    • Local: Nazaré

Publicado 14 Setembro 2011 - 11:29

Comprei o livro á dias e é muito entusiasmante, estou a adorar. Tem grandes fotos tambem haha  :clap:

Partilhar Post #8 Nikofreitas

Nikofreitas

• Novo Membro
  • Registo: 04/07/2011

Publicado 20 Janeiro 2012 - 11:35

Li a entrevista dele agora na ClickMagazine que veio na edição de Janeiro da "Mundo da fotografia Digital" e o resultado é ir agora à hora de almoço à Fnac ver se ainda o consigo arranjar...

Partilhar Post #9 Htbfv

Htbfv

• Membro
  • Registo: 04/05/2012

Publicado 04 Maio 2012 - 23:28

Boas,

È sem dúvida muito simpático e empático, mas como fotógrafo não o colocava num pedestal assim tão alto.
Os trabalhos dele, sobretudo na Índia têm pouco de interessante, são retratos de 70-200 num registo quase turístico, que, de forma alguma deixam essência e vivência da verdadeira Índia transparecer.

O que quero dizer com isto, e não querendo de forma alguma ofender os seus admiradores, é que a forma como o Joel Santos vê a Índia é vulgar, exactamente como um turista, que apenas vê rostos e cores a que não está habituado a ver no seu próprio País...

Partilhar Post #10 lemor

lemor

• Membro
  • Registo: 10/01/2012

Publicado 05 Maio 2012 - 09:03

É um ponto de vista interessante...

Partilhar Post #11 Filipe MF

Filipe MF

• Membro
  • Registo: 02/09/2008
    • Local: Braga
    • Avaliação das minhas vendas/compras: http://www.forumfotografia.net/topic/334-fmfvv/

Publicado 06 Maio 2012 - 09:56

Boas,

È sem dúvida muito simpático e empático, mas como fotógrafo não o colocava num pedestal assim tão alto.
Os trabalhos dele, sobretudo na Índia têm pouco de interessante, são retratos de 70-200 num registo quase turístico, que, de forma alguma deixam essência e vivência da verdadeira Índia transparecer.

O que quero dizer com isto, e não querendo de forma alguma ofender os seus admiradores, é que a forma como o Joel Santos vê a Índia é vulgar, exactamente como um turista, que apenas vê rostos e cores a que não está habituado a ver no seu próprio País...

Não querendo desvirtuar o seu trabalho, é, de facto, um produto comercial que vende muito bem na canF.

Partilhar Post #12 al-Farrob

al-Farrob

• Membro
  • Registo: 11/04/2008

Publicado 06 Maio 2012 - 10:35

Boas,

Não conheço pessoalmente o Joel Santos, nem sequer o resto da sua obra. Só posso me pronunciar sobre o livro "Fotografia", que comprei.

Desiludiu-me. Mas desiludiu-me porquê? Porque a expectativa era alta.

Aconselharia o livro a outras pessoas? Sim! Um excelente livro para iniciantes, bem estruturado, numa linguagem acessível e clara. Capaz de dar a alguém interessado a estrutura de conhecimento inicial necessária para se lançar na fotografia.

A quem vai à procura de mais que isso não aconselho.

Partilhar Post #13 Htbfv

Htbfv

• Membro

Publicado 06 Maio 2012 - 15:35

Não querendo desvirtuar os seu trabalho, é, de facto, um produto comercial que vende muito bem na canF.

Pois, aí é que está o problema, muita gente entra na fotografia a absorver tudo o que lhes é dito no " Mundo da Fotografia Digital " e a achar que fotógrafos como este são o epíteto da fotografia! Não quero mesmo estar aqui a dizer mal de ninguém, mas acho que vale a pena apontar um bocado da falta de cultura fotográfica que temos em Portugal... 

Partilhar Post #14 Jose Ramos

Jose Ramos

• Membro
  • Registo: 14/02/2006

Publicado 05 Junho 2012 - 17:57

Pois, aí é que está o problema, muita gente entra na fotografia a absorver tudo o que lhes é dito no " Mundo da Fotografia Digital " e a achar que fotógrafos como este são o epíteto da fotografia! Não quero mesmo estar aqui a dizer mal de ninguém, mas acho que vale a pena apontar um bocado da falta de cultura fotográfica que temos em Portugal...   

Nem de propósito que este estava mesmo abaixo do tópico do "top 5"...

A cultura é muito bonita, de facto, desde que pelo meio ninguém se esqueça de fazer boas fotos... Vir falar de "cultura" num tópico de um autor respeitável, que conseguiu fazer um livro de aprendizagem fotográfica ao nível de livros equivalentes internacionais, recheado de fotos de paisagem de nível mundial, é no mínimo... chato.

Pensando bem, talvez fosse melhor aprender os rudimentos da fotografia com o "A Propos de Paris" do Henri Cartier Bresson...

Partilhar Post #15 Gex

Gex

• Membro
  • Registo: 29/01/2008

Publicado 06 Junho 2012 - 10:31

Já conheço o trabalho do Joel Santos há vários anos, desde que mandava fotos para serem publicadas na já "falecida" FotoDigital e outras revistas. Depois tornou-se o director da "Mundo..." e agora é mesmo fotógrafo profissional com livros editados.
Gosto bastante de alguns trabalhos de paisagem dele, mas começam a ser o tipo de fotografias que muita gente faz de forma exímia (eu não, pois quase não consigo fazer uma longa exposição sem que a imagem fique cheia de flares e halos).
Quanto às fotos da Índia, devo concordar com alguns comentários anteriores, são imagens já muito vistas, repetitivas e muito coladas a outros fotógrafos aparentemente obcecados pela Índia como objecto de fotografia, como Steve McCurry. Sou "amigo" (ou gosto, já não sei...) do FB dele e acho que se repete muito e insiste muito com fotos da Índia. País esse que parece ser a meca dos fotógrafos, já que toda a gente lá, aparentemente, gosta muito de ser fotografada.
Por outro lado tem algumas fotografias espectaculares da China, mas lá está, muitas também ao estilo de postal.

Acho-o um excelente fotógrafo, mas não me consegue surpreender.

Partilhar Post #16 Htbfv

Htbfv

• Membro

Publicado 11 Junho 2012 - 14:53

Nem de propósito que este estava mesmo abaixo do tópico do "top 5"...

A cultura é muito bonita, de facto, desde que pelo meio ninguém se esqueça de fazer boas fotos... Vir falar de "cultura" num tópico de um autor respeitável, que conseguiu fazer um livro de aprendizagem fotográfica ao nível de livros equivalentes internacionais, recheado de fotos de paisagem de nível mundial, é no mínimo... chato.

Pensando bem, talvez fosse melhor aprender os rudimentos da fotografia com o "A Propos de Paris" do Henri Cartier Bresson...

Não estou a tentar dizer mal dos feitos de Joel Santos, acho muito bom que alguém consiga fazer o que ele fez, apenas estou a referir que apesar de tudo isso a fotografia é um pouco mais do que fazer uma imagem que segue todas as regras, as quais instituídas como linhas de guia. Acho muito bem existirem livros de aprendizagem como este, para aprender convém aprender as regras e não começar ao desbarato, agora um bom enquadramento,e saber enquadrar, não se limita a aplicar as regras, mas sim a tê-las em conhecimento e saber quebrá-las de modo a que seja o que for que se fotografe, faça sentido e esteja esteticamente correcto.

Mas no fundo, nem é por isso que falo em cultura fotográfica, e não digo isto sendo eu detentor da verdade absoluta ou a armar-me em pseudo-intelectual, mas quantas vezes já vimos o tipo de imagens do Joel Santos por milhentos diferentes fotógrafos em todo o mundo.
Por este motivo sim, falo em cultura fotográfica pois parece um pouco parvo que tanta gente fique absolutamente fascinado por uma coisa assim assim. Não digo que o trabalho dele esteja mal feito porque não está de certeza, mas não passa muito disso. Não está mal mas também não tem muito que se lhe diga.

Não percebi a relação entre o hcb e o Joel Santos...

Esse sarcasmo final foi um bocadinho idiota... Não estava ofender ninguém.

Partilhar Post #17 Jose Ramos

Jose Ramos

• Membro

Publicado 11 Junho 2012 - 18:40

Não estou a tentar dizer mal dos feitos de Joel Santos, acho muito bom que alguém consiga fazer o que ele fez, apenas estou a referir que apesar de tudo isso a fotografia é um pouco mais do que fazer uma imagem que segue todas as regras, as quais instituídas como linhas de guia. Acho muito bem existirem livros de aprendizagem como este, para aprender convém aprender as regras e não começar ao desbarato, agora um bom enquadramento,e saber enquadrar, não se limita a aplicar as regras, mas sim a tê-las em conhecimento e saber quebrá-las de modo a que seja o que for que se fotografe, faça sentido e esteja esteticamente correcto.

Mas no fundo, nem é por isso que falo em cultura fotográfica, e não digo isto sendo eu detentor da verdade absoluta ou a armar-me em pseudo-intelectual, mas quantas vezes já vimos o tipo de imagens do Joel Santos por milhentos diferentes fotógrafos em todo o mundo.
Por este motivo sim, falo em cultura fotográfica pois parece um pouco parvo que tanta gente fique absolutamente fascinado por uma coisa assim assim. Não digo que o trabalho dele esteja mal feito porque não está de certeza, mas não passa muito disso. Não está mal mas também não tem muito que se lhe diga.

Não percebi a relação entre o hcb e o Joel Santos...

Esse sarcasmo final foi um bocadinho idiota... Não estava ofender ninguém.

É curioso quando, numa tentativa de afastamento da intenção de ofensa, se acaba por utilizá-la de forma concreta. Apesar de aceitar o termo "sarcasmo", tive a esperança de me salvar do cunho da idiotice ao utilizar o nome de uma figura notável da fotografia.

Se de facto tenciona alertar o planeta para o facto de que existem pessoas que quebram as regras estéticas e transcendem os cânones fotográficos, talvez seja melhor utilizar uma postura pedagógica e concisa, de preferência expressa em espaço próprio, em detrimento do acto de atirar para o ar um chavão como "cultura fotográfica". É a famosa diferença entre o "conteúdo" e a "forma".

Se pegar no manual de fotografia do autor visado neste tópico, que está recheado de fotografias criadas pelo mesmo, é mais que óbvio que estamos perante uma das melhores colecções de fotografia de paisagem do nosso país que já se fizeram. A meu ver, só a próprio qualidade "per se" já é um factor de diferenciação, que merece destaque, independentemente de não estar a criar nada de verdadeiramente novo. A contemplação da natureza é para muitas pessoas algo de perfeitamente suficiente, pela sua magnitude e diversidade, dispensando inovações estéticas que por vezes a distorcem. Retratar de forma impactante e memorável uma cena natural é algo que exige técnica, sacrifício e capacidade. Conheço muita gente que conhece de cor todas as regras que refere mas que, não obstante, não consegue impressionar com uma única imagem.

Se calhar o fotógrafo visado no tópico até conhece e tem cultura fotográfica, e no final optou por descontruir isso mesmo e regressar às raízes representativas. Enquanto aquilo que ele fizer for dificilmente alcançável pela esmagadora maioria das pessoas, enquanto impressionar, enquanto inspirar, enquanto for um "artesão", então torna-se para mim um exemplo de cultura fotográfica, mesmo que não encaixe nas convenções do inconvencional.

Partilhar Post #18 joao pedro

joao pedro

• Membro
  • Registo: 31/01/2008
    • Local: VISEU

Publicado 11 Junho 2012 - 22:41

penso que o trabalho do Joel santos ao nível de fotografia de natureza é claramente superior ao trabalho que apresenta ao nível de fotografia de viagem...

Partilhar Post #19 Htbfv

Htbfv

• Membro

Publicado 12 Junho 2012 - 01:03

Eu não estava a falar da fotografia de paisagem do Joel Santos como podes ver no meu primeiro post, estava a criticar muito concretamente o trabalho de viagem dele, que não creio que seja digno de louvar.  Também não disse que se tinham de saber regras para fazer uma imagem apelativa, apenas me estava a encostar aquilo que tinhas dito acerca do livro de aprendizagem do dito.  
E apesar de neste momento estares a pensar que me acho um erudito da fotografia que vê coisas que mais ninguém vê e que por isso me vejo forçado a carregar o enorme fardo de educar o mundo com a minha divina sabedoria, poderias ter partido para a argumentação a tentar entender o meu ponto de vista e não numa de dilacerar.

Não creio que seja atirar para o ar um chavão quando falo em cultura fotográfica, pois não estou declarar que o Joel faz parte dela ou não, digo apenas que existe uma falta de cultura, ou seja cultivação, na população portuguesa. Com isto quero dizer que as pessoas talvez possam expandir um pouco os seus conhecimentos de modo a poderem avaliar se algo é de facto bom, mau ou assim assim.

Não querendo induzir ninguem em erro não me refiro de modo algum ao inconvencional, que na maioria dos casos é praticado por estudantes de arte a pavonearem-se na baixa.
A minha critica não se baseia em nada disso, apenas a uma aparente falta de emoção  e convicção a mover a fotografia, denoto isso nas imagens do Joel Santos que para mim são motivo para dizer que o Joel não é um grande fotografo como muitos dizem mas sim um fotografo na categoria do OK!

Não pondo em causa a cultura fotografica do Joel Santos, que nunca o fiz ( quando me referi a cultura fotografica e a falta dela estava a falar dos portugueses não ao Joel, ver acima), não consigo perceber porque dizes que ele desconstrói esses conceitos e "regressa as raízes interpretativas", quando tudo o que as imagens dele não têm é essa mesma interpretação.

Por esse motivo é que digo que ele não é digno de tanta louvação, pois fazer o que ele faz não é inacessível a "esmagadora maioria"  da população só mesmo aqueles que não têm mesmo nenhum sentido estectico/estetico (N.A.O) ou que ainda não dominaram a técnica necessária para o fazer é que não o fazem.

Agora falar do Henri Cartier-Bresson e da sua filosofia fotográfica e utiliza-la para explicar a teoria subjacente a fotografia do Joel Santos parece-me totalmente descontextualizada e possivelmente muito estranho. O espaço entre as duas abordagens fotográficas diria talvez maior que o oceano pacífico. Através deste atiranço de um chavão como é o nome do HCB, em vez de te salvares do "cunho" da idiotice parece me a mim que ficaste mais profundamente mergulhado nele que a própria fossa das marianas, já que estou a fazer analogias marítimas.

Espero que não fiques ofendido, o meu objectivo não te é ofender mas quando se comenta algo que não se leu bem, não se tenta compreender o que é dito e depois de faz um esforço extremo para escrever em belo português, que digo já foi de facto notável, apenas para melindrar o outro com uma certa ironia(ironia em vez de sarcasmo)é no minimo...chato, para utilizar a mesma terminologia!

Partilhar Post #20 Jose Ramos

Jose Ramos

• Membro

Publicado 12 Junho 2012 - 01:28

Espero que não fiques ofendido, o meu objectivo não te é ofender mas quando se comenta algo que não se leu bem, não se tenta compreender o que é dito e depois de faz um esforço extremo para escrever em belo português, que digo já foi de facto notável, apenas para melindrar o outro com uma certa ironia(ironia em vez de sarcasmo)é no minimo...chato, para utilizar a mesma terminologia!

Sem ressentimentos! Agora que já lhe consegui extrair uma completa explicação, que certamente enriqueceu este tópico, dou-me por satisfeito e prossigo a minha/nossa viagem!

;)