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Foto

Estúdio caseiro


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35 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 Picacuca

Picacuca

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Publicado 05 Julho 2010 - 00:43

Isto é o que qualquer um pode fazer em casa, com umas placas de capaline, um pouco de fita-cola e projectores das obras comprados nos chineses.

Por acaso, um dos projectores que uso, é um muito velhinho (e já restaurado por mim), projector de vídeo (ou, no caso, de super 8, tal é a antiguidade), mas se fosse com dois projectores das obras, na mesma potência, também dava.

Potência da luz traseira: 2x1000w Luz dianteira: 500w 


Imagem Colocada

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Imagem Colocada

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A distribuição das luzes não necessita de ser mesmo esta, sendo que esta opção, até nem é a mais usual. (Foi uma liberdade poética :D). Mas com um x-acto, podem-se abrir buracos na capaline onde se quiser. Para objectos metálicos muito polidos, convém usar igualmente uma tampa em capaline, apenas com um furo para a objectiva. (Mas nesse caso, a luz já não pode ser colocada naquela posição).


As imagens finais (depois de muito photoshopadas, como se poderá perceber). Penso que não envergonham ninguém: http://abllau.blogsp...to-inoutil.html

Ah, e para os mais puristas da fotografia de estúdio: as fotos foram feitas com uma Leica D-Lux 4 (http://en.leica-came...ameras/d-lux_4/) portanto, se notarem muitos defeitos, já sabem que não estão a olhar para imagens provenientes de uma Mark II nem nada parecido. É Leica, mas a Leica dos pobres e vaidosos. :lol:
Outros defeitos que por acaso se notem, esses já são mesmo do fotógrafo. 8)


Divirtam-se! :D


Picacuca
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Partilhar Post #2 Bruno Candeias

Bruno Candeias

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Publicado 05 Julho 2010 - 08:08

Também vou fazer um parecido com esse para mim :D

Achas que devo usar esses projectores de 1000W  :shock: ou umas lâmpadas fluorescentes?


IT Partilhar Post #3 Picacuca

Picacuca

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Publicado 05 Julho 2010 - 13:37

Também vou fazer um parecido com esse para mim :D

Achas que devo usar esses projectores de 1000W  :shock: ou umas lâmpadas fluorescentes?


Com projectores tens mais luz, o que te permite fechares mais os diafragmas e usares ISO mais baixo. Isso é uma vantagem, mas podes sempre fechar na mesma os diafragmas e recorrer a tempos de obturação maiores... Se conseguires trabalhar dentro dos limites da câmara, tanto faz...
Por outro lado, com a luz fluorescente, contas com uma luz mais difusa... O mesmo podes conseguir com esses projectores que eu usei, mas, no caso dos projectores, para difundires bem a luz precisas de usar folhas de papel vegetal de arquitecto (é um papel mais grosso e sem rugosidades). Portanto, nesse aspecto, os projectores são mais versáteis porque podes controlar melhor o nível de difusão que pretendes.

Mas tudo depende do que precisas...

De qualquer forma, com umas ou outras luzes, tem cuidado com o WB, não confies nem no auto, nem nos icons. É sempre melhor a calibração manual (que varia de câmara para câmara, mas vem explicada no manual de instruções).

Outros conselhos: faz braketing sempre para cima. Com esse branco todo, não vale a pena fazer para baixo, a não ser que tenhas um objecto preto a ocupar uma área muito grande da imagem.

Outra coisa que podes usar para controlar a luz, são pedaços de cartolina preta colados na parte interior da caixa, em posições estratégicas. Nesse caso não usei, mas às vezes dão muito jeito.


Boas fotos.


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Partilhar Post #4 Bruno Candeias

Bruno Candeias

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Publicado 05 Julho 2010 - 20:28

Vou então ver se arranjo os projectores de obra  :D quanto e que custam?

Se não, uso as lâmpadas fluorescentes...

Obrigado pelas dicas  :happy: eu já me informei bastante neste assunto, já sei a "teoria" toda  ::), mas ainda tenho dúvidas em relação à iluminação... o mais importante é ir fazendo experiências!




IT Partilhar Post #5 Picacuca

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Publicado 05 Julho 2010 - 20:59

Vou então ver se arranjo os projectores de obra  :D quanto e que custam?

Se não, uso as lâmpadas fluorescentes...

Obrigado pelas dicas  :happy: eu já me informei bastante neste assunto, já sei a "teoria" toda  ::), mas ainda tenho dúvidas em relação à iluminação... o mais importante é ir fazendo experiências!


Epá, já não me lembro bem, mas penso que não passam muito dos 12€. E ainda um conselho importante, já que optas por essa opção: abre a caixa e confere muito bem tudo à frente do logista. A mim, aconteceu-ma ter de devolver o primeiro por causa da lâmpada estar fundida e vir um pouco partido, e ao escolher outro, tive de abrir três caixas e aproveitar peças de cada um dos três  projectores, para ter um inteiro. O que vale, é que o logista era honesto e compreensivo, não se chateou com a situação. Sabia bem o que estava a vender... :D

Quanto à luz: nada como experimentares várias posições, distâncias e difusões, e logo vês qual a que fica melhor. Com o digital é fácil, não se gasta dinheiro por fazer cliks de teste... :D


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Partilhar Post #6 Bruno E. Santos

Bruno E. Santos

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Publicado 06 Julho 2010 - 22:06

Eu já fiz umas experiências amadoras caseiras, foi com cartolinas de 0,25€; dobradas e dispostas em forma de 1/4 de círculo, num local exterior bem iluminado por luz natural!

Mas já mudei de ideias e vou tentar arranjar algum material plástico similar! Isto porque no caso dos modelos vivos, estes por vezes vingam-se do fotógrafo e defecam na cartolina, inutilizando-a! O plástico sempre permite limpar! :D  :D  :D

Exemplo: http://ipt.olhares.c...380/3806112.jpg



IT Partilhar Post #7 Picacuca

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Publicado 06 Julho 2010 - 22:45

(...) Isto porque no caso dos modelos vivos, estes por vezes vingam-se do fotógrafo e defecam na cartolina, inutilizando-a! O plástico sempre permite limpar! :D  :D  :D

Exemplo: http://ipt.olhares.c...380/3806112.jpg


Pois, fiquei curioso em saber que modelos vivos seriam esses... :D Mas depois de ver o exemplo, fiquei esclarecido.  :happy:



Boa sorte então para as limpezas do estúdio. :lol:



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Partilhar Post #8 In Perpetuum

In Perpetuum

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Publicado 12 Julho 2010 - 23:16

Com esses projectores não fica demasiado calor?

Cumps.


IT Partilhar Post #9 Picacuca

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Publicado 15 Julho 2010 - 00:33

Com esses projectores não fica demasiado calor?

Cumps.


Sim, aquecem um bocadinho (muito)... :D Principalmente o projector duplo, que tem 2 lâmpadas de 1000w... Mas é tudo por amor à fotografia. 8) E a vantagem, é que controla-se melhor a luz que com flashes portáteis, que não têm luz-piloto.



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Partilhar Post #10 Bruno Candeias

Bruno Candeias

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Publicado 21 Julho 2010 - 08:58

Já acabei a minha lightbox!

Fiz em K-line de 5mm, um cubo de 50x40x35cm, e comprei dois projectores de obra de 100W. Acho é que vou ter de rescortar as laterais e por papel vegetal, porque os projectores de frente fazem muita sobra no fundo...

Depois ponho fotos aqui  :lol:


IT Partilhar Post #11 Picacuca

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Publicado 21 Julho 2010 - 11:40

Já acabei a minha lightbox!

Fiz em K-line de 5mm, um cubo de 50x40x35cm, e comprei dois projectores de obra de 100W. Acho é que vou ter de rescortar as laterais e por papel vegetal, porque os projectores de frente fazem muita sobra no fundo...

Depois ponho fotos aqui  :lol:


Ok, quero ver isso! :th_up:

Mas, enganaste-te ou queres mesmo dizer projectores de 100W? Não será de 1000W? :humm:

Se não tens muita experiência com este tipo de fotografia, aconselho-te a experimentares várias posições de luz fora da caixa, para te decidires melhor sobre o sítio onde os vais colocar, antes de fazeres os cortes no capaline.



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Partilhar Post #12 Bruno Candeias

Bruno Candeias

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Publicado 21 Julho 2010 - 15:46



Mas, enganaste-te ou queres mesmo dizer projectores de 100W? Não será de 1000W? :humm:

Se não tens muita experiência com este tipo de fotografia, aconselho-te a experimentares várias posições de luz fora da caixa, para te decidires melhor sobre o sítio onde os vais colocar, antes de fazeres os cortes no capaline.


Não, são mesmo dois de 100W, parecem-me suficientes, para usar em conjunto com o flash (430 EX II)  :D


Hoje já vou fazer essas experiências... eu queri ter um fundo branco sem sobras, os projectores de lado e o flash para cima parecem-me a melhor solução... será?




Partilhar Post #13 louro

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Publicado 21 Julho 2010 - 15:54

100 w em conjunto com o 430 Ex II boa sorte.  :)
100w é uma luz fraquissima pra iluminar seja o que for, juntar o cobra de certeza que vai dar bronca.  :) Mesmo no minino o 430 ex ii dará um estoiro superior, a não ser que use a maquina no tripé a baixa velocidade, pra luz dos projectores conseguir ver-se. O flash dispara e a maquina fica em pose a registar a luz ambiente( terá que apagar tudo o resto tb).O que só dará pra objectos estaticos.  :)
Finalmente pra acertar a exposição precisará de um fotometro,pra medir a potencia do flash e em seguida medir a luz ambiente ( pros projectores).Senão ficará o dia todo a fazer experiencias. Mas se é o que tem força siga.... Luz deste tipo ou continua no minimo 1000w e mesmo assim... pra colocar acessórios fica complicado, por causa do calor e do risco de incendio.  :cheers:
A luz continua profissional é diferente dos projectores das obras, já admite alguns acessórios e tem sistemas de refrigeração das luzes.  8)


Partilhar Post #14 Bruno Candeias

Bruno Candeias

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Publicado 21 Julho 2010 - 16:06

100 w em conjunto com o 430 Ex II boa sorte.  :)
100w é uma luz fraquissima pra iluminar seja o que for, juntar o cobra de certeza que vai dar bronca.  :) Mesmo no minino o 430 ex ii dará um estoiro superior, a não ser que use a maquina no tripé a baixa velocidade, pra luz dos projectores conseguir ver-se. O flash dispara e a maquina fica em pose a registar a luz ambiente( terá que apagar tudo o resto tb).O que só dará pra objectos estaticos.  :)
Finalmente pra acertar a exposição precisará de um fotometro,pra medir a potencia do flash e em seguida medir a luz ambiente ( pros projectores).Senão ficará o dia todo a fazer experiencias. Mas se é o que tem força siga.... Luz deste tipo ou continua no minimo 1000w e mesmo assim... pra colocar acessórios fica complicado, por causa do calor e do risco de incendio.  :cheers:


Sim, eu só a vou usar para objectos estáticos... até dos 100W tenho medo do calor, quanto mais 1000W!!  :D

É só para fazer umas brincadeiras, 2x100W deve chegar  ::)


IT Partilhar Post #15 Picacuca

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Publicado 21 Julho 2010 - 18:50

100 w em conjunto com o 430 Ex II boa sorte.  :)
100w é uma luz fraquissima pra iluminar seja o que for, juntar o cobra de certeza que vai dar bronca.  :) Mesmo no minino o 430 ex ii dará um estoiro superior, a não ser que use a maquina no tripé a baixa velocidade, pra luz dos projectores conseguir ver-se. O flash dispara e a maquina fica em pose a registar a luz ambiente( terá que apagar tudo o resto tb).O que só dará pra objectos estaticos.  :)
Finalmente pra acertar a exposição precisará de um fotometro,pra medir a potencia do flash e em seguida medir a luz ambiente ( pros projectores).Senão ficará o dia todo a fazer experiencias. Mas se é o que tem força siga.... Luz deste tipo ou continua no minimo 1000w e mesmo assim... pra colocar acessórios fica complicado, por causa do calor e do risco de incendio.  :cheers:
A luz continua profissional é diferente dos projectores das obras, já admite alguns acessórios e tem sistemas de refrigeração das luzes.  8)



E além disto tudo, ainda há a questão da diferença de temperatura de cor entre os projectores e o flash...

Sem estarmos aqui a falar em números, as lâmpadas de tungsténio têm uma temperatura de cor bastante mais baixa que a do flash, que se aproxima da temperatura de cor da luz do dia. Isso resulta numa luz bastante mais amarela, se comparada com a outra. Ora, se regulas o WB para os projectores, vais ter a luz do flash azul. Se regulas para o flash, vais ter a luz dos projectores amarela... Isto partindo do princípio, que vais conseguir equilibrar as duas luzes, o que, tal como o louro já demonstrou, não será fácil... Mas lá está, nada como experimentar e repetir até sair bem. Assim é que se aprende. :sim:



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Publicado 21 Julho 2010 - 19:18


E além disto tudo, ainda há a questão da diferença de temperatura de cor entre os projectores e o flash...

Sem estarmos aqui a falar em números, as lâmpadas de tungsténio têm uma temperatura de cor bastante mais baixa que a do flash, que se aproxima da temperatura de cor da luz do dia. Isso resulta numa luz bastante mais amarela, se comparada com a outra. Ora, se regulas o WB para os projectores, vais ter a luz do flash azul. Se regulas para o flash, vais ter a luz dos projectores amarela... Isto partindo do princípio, que vais conseguir equilibrar as duas luzes, o que, tal como o louro já demonstrou, não será fácil... Mas lá está, nada como experimentar e repetir até sair bem. Assim é que se aprende. :sim:



Exacto  :sim:

Eu não tinha um orçamento muito grande... vamos ver como corre  :photo:


Partilhar Post #17 Bruno Candeias

Bruno Candeias

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Publicado 22 Julho 2010 - 08:52

Ora, aqui está ela!  :lol:

Imagem Colocada

Pus as duas luzes uma de cada lado, abri buracos e pus papel vegetal. A luz é mais que suficiente para as minhas necessidades  :P

Um resultado rápido:

Imagem Colocada

Estou a fazer alguma coisa mal? Ajudem-me  :P


IT Partilhar Post #18 Picacuca

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Publicado 22 Julho 2010 - 12:55

Assim de repente, além do pouco contraste (que talvez se possa resolver no photoshop) e a pouca definição (que pode ser da lente ou do redimensionamento da imagem para o fórum) só vejo o manípulo superior demasiado sobrexposto. Se essa imagem é pretensamente de carácter publicitário, convinha que se vissem os comandos da máquina...

Quanto à iluminação geral, há um ou outro brilho mal colocado, mas não é grave, dá para retocar. Hoje em dia, até os grandes profissionais da "escola antiga", já se vão rendendo ao retoque de pequenos erros de iluminação. As "facilidades" do digital são muito tentadoras... :D

E além disso, não esquecer que estamos a falar de um estúdio caseiro... Mas um pormenor nessa tua imagem está a intrigar-me: usaste exactamente o esquema de iluminação que mostras no teu exemplo? Ou puseste flash por cima?
É que não me parece que essa imagem resulte de apenas duas luzes, uma de cada lado. E com flash por cima, como tinhas falado, terias luz azul, em cima, caso regulasses o WB para os projectores, e luz amarela aos lados, caso regulasses o WB para o flash... E mesmo fazendo o WB para a mistura, terias diferenças de cor, consoante a luz do flash ou projectores incidisse mais... Pelo menos, esta é a forma como as coisas funcionam na minha casa! :D No entanto, não me interpretes mal, não estou a duvidar da tua palavra, apenas estou curioso para saber como conseguiste esse resultado.


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Partilhar Post #19 Bruno Candeias

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Publicado 22 Julho 2010 - 16:36

Obrigado pelo comentário  8)

De facto, esqueci-me completamente de dizer, nesta foto usei o meu candeeiro de secretária a mandar uma luz pelo buraco de cima  :D

Usei um polarizador para corrigir os reflexos, mas a roda de cima, não consegui resolver... talvez afastando mais os projectores um do outro...

Como disse, isto foi só uma experiência rápida ontem á noite... com mais tempo espero fazer coisas melhores e mais interessantes  ;)


IT Partilhar Post #20 Picacuca

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Publicado 22 Julho 2010 - 20:27

De facto, esqueci-me completamente de dizer, nesta foto usei o meu candeeiro de secretária a mandar uma luz pelo buraco de cima  :D


Bem me queria parecer... O candeeiro tem 3200k de temperatura de cor, o mesmo que os projectores... O algodão não engana! :lol:


Usei um polarizador para corrigir os reflexos, mas a roda de cima, não consegui resolver... talvez afastando mais os projectores um do outro...


O polarizador dá sempre jeito em casos desses. E noutros também. :sim:

Como disse, isto foi só uma experiência rápida ontem á noite... com mais tempo espero fazer coisas melhores e mais interessantes  ;)


Sim sim, para começar não está mau. Tira é da ideia a mistura de luzes com temperaturas de cor diferentes, é preferível o candeeiro. E para excessos de luz localizados, sempre podes tapar a luz nessa zona com uma cartolina preta. No caso, talvez desse jeito uma rodela de cartolina no vegetal que colocaste na abertura de cima, de modo a cortar a luz só para aquela zona.


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