Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Anúncios (remover)

Foto

DIY 2em1 Beauty Dish + Difusor

• Por favor inicie sessão para responder
13 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 AH.photo

AH.photo

• Membro
  • Registo: 05/02/2008
    • Local: Porto

Publicado 21 Junho 2010 - 01:30

Já há uns meses tinha feito um beauty dish para o meu flash, na altura um SB800, usando um dos tutoriais que abundam pela internet.
Imagem ColocadaImagem Colocada

Entretanto actualizei para um SB900 e o tamanho da cabeça era bastante maior que o do anterior, o que me obrigou a refazer a secção de encaixe.
Aproveitei estar "com a mão na massa" para tornar o beauty dish mais versátil e colocar um suporte para difusor na frente:
Imagem Colocada

Para esse efeito acrescentei uma estrutura em perfis de alumínio, aparafusada na secção de trás e com molas nas pontas para prender o difusor, criei três braços com ângulo e distância que me permitisse prender um difusor de 80cm. Recorri a porcas de orelhas, para ser rápido poder desmontar as hastes, caso o queira transportar.
Note-se que tenho também encaixado um receptor wireless na unidade de flash. Normalmente uso o sistema wireless da Nikon, mas quando preciso de ligar mais flashes, passo para o sistema "wireless do chinês".

Quando quero usar o difusor retiro a parte da frente do beauty dish
Imagem Colocada

e prendo o reflector
Imagem Colocada

Assim ganhei 2 modificadores de luz no espaço de um

Anúncios

Partilhar Post #2 |ferrari|

|ferrari|

• Membro
  • Registo: 03/03/2008

Publicado 21 Junho 2010 - 12:32

Solução muito apelativa.
Gosto sempre de ver criatividade a funcionar, particularmente nos DIY de modeladores de luz.
Seria interessante colocares uns resultados, com difusão e sem difusão.
Bom trabalho!

IT Partilhar Post #3 AH.photo

AH.photo

• Membro

Publicado 21 Junho 2010 - 13:03

Tenho de arranjar alguém que queira aparecer, eu sou muito feio :)

Partilhar Post #4 exitman

exitman

• Membro
  • Registo: 06/01/2009
    • Local: Povoa de Varzim

Publicado 23 Junho 2010 - 14:37

muito porreiro, também tenho material para fazer uma coisa parecida mas ainda não meti mãos a obra, gostei do pormenor para o difusor, e em especial a decoração do beauty dish com camarões e peixinhos  :clap: :clap: :clap: :clap:

IT Partilhar Post #5 AH.photo

AH.photo

• Membro

Publicado 23 Junho 2010 - 14:42

os peixinhos dão pontos de estilo extra 8)

Falta-me adicionar uma protecção no interior das molas para não me estragar o tecido do difusor.

Partilhar Post #6 plasma

plasma

• Novo Membro
  • Registo: 29/03/2008

Publicado 22 Dezembro 2010 - 12:05

AH.photo estava interessado em fazer também um beauty dish homemade. Calculo que tenhas seguido este tutorial: http://davidtejada.b...for-sb-800.html

Gostava era de saber onde compraste os materiais, se possível. obrigado.

IT Partilhar Post #7 AH.photo

AH.photo

• Membro

Publicado 22 Dezembro 2010 - 15:03

Inicialmente parti do do David Tejada, o ideal mesmo seria que a taça fosse de metal para ser totalmente opaca e não perder luz.
Aconselho também a dar uma vista de olhos a este, com um ar profissionalíssimo:
http://ishootshows.c...iy-beauty-dish/

e este onde se discute a distância ideal do cd para obter uma luz mais difusa:
http://lightandpixel...he-beauty-dish/

Quanto a materiais, encontras facilmente tudo:
-Para a taça comprei uma bacia algures, não sei se num hipermercado ou numa loja de utilidades para a casa, mas como referi, encontrando de metal, tanto melhor.
-Para o bocal que encaixa à volta da cabeça do flash usei uma chapa de alumínio fininha que tinha aqui por casa, um acrílico fino por ex também serve e é fácil de cortar e dobrar com calor.
-Parafusos, porcas de orelhas e perfis de alumínio foram comprados no AKI.
-Tinta de spray branca para o interior e preta para o exterior. Como o recipiente era de plástico procurei uma que fosse um pouco elástica para qualquer compressão não a fizesse descascar.
-Lixa fina para que a tinta pegue melhor.

Depois basta arranjar umas horas livres e deitar mãos à obra.

Partilhar Post #8 plasma

plasma

• Novo Membro
  • Registo: 29/03/2008

Publicado 22 Dezembro 2010 - 18:36

Muito obrigado ;)
Amanha vou já às compras ao AKI e aproveitar as férias de natal para pôr mãos à obra.

Já agora deixo a questão, qual a diferença entre um beauty dish branco e prateado? Tenho acompanhado o trabalho do Joey L, e ele usa muito mais o prateado

IT Partilhar Post #9 AH.photo

AH.photo

• Membro

Publicado 22 Dezembro 2010 - 18:50

Embora nunca tenha experimentado com um prateado, imagino que o resultado seja o equivalente à diferença entre um reflector branco e um prateado: luz mais dura (maior contraste) e fria.

Partilhar Post #10 proprio

proprio

• Membro
  • Registo: 02/02/2009
    • Local: Tomar

Publicado 24 Dezembro 2010 - 21:28

:D Adoro o departamento dos engenhocas ahahahah

Tou para me lançar a fazer uma coisa destas.

O unico problema que penso ter é mesmo a que distancia dever ficar o returner do fundo do disco?

Vi pelo design do Tejada que ele usou uma caixa de cd's. contudo de que quantidade terá ele usado?

Cumprimentos

IT Partilhar Post #11 AH.photo

AH.photo

• Membro

Publicado 24 Dezembro 2010 - 21:51

:D Adoro o departamento dos engenhocas ahahahah

Tou para me lançar a fazer uma coisa destas.

O unico problema que penso ter é mesmo a que distancia dever ficar o returner do fundo do disco?

Vi pelo design do Tejada que ele usou uma caixa de cd's. contudo de que quantidade terá ele usado?

Cumprimentos

Eu usei duas, uma de 50 e uma de 25.
Aqui fala-se dessa questão:
http://lightandpixel...he-beauty-dish/

Partilhar Post #12 proprio

proprio

• Membro

Publicado 27 Dezembro 2010 - 02:07

Bem fala-se ali na questão e a melhor resposta que vi foi mesmo que devia ficar a aprox. 3,2 cm, isso depois é uma questão de testes também, creio eu.

Alem disso encontrei isto.

http://www.ryarts.co...diffusion-disk/

O que ele explica ai é como é que ele no beauty disk dele tirou aquele centro como tens no teu e se vê na foto 2.

O que eu te queria perguntar era, usaste só o cd no centro foi?

Eu estou para comprar um espelho convexo pelo ebay, porque cá que eu tenha visto só existem convexos muito pequenos, tipo espelho para senhora, ou para ângulo morto do carro.

Já agora qual seria a diferença com um espelo côncavo?
Desses sim, vi um bem bom à venda.

Cumprimentos

P.S. Já agora levarias a mal se o pessoal começasse a deixar imagens das suas experiências aqui no teu tópico?

Resultados, diferenças, testes, teorias etc?

IT Partilhar Post #13 AH.photo

AH.photo

• Membro

Publicado 27 Dezembro 2010 - 10:33

Pois, mas penso que a distância ideal será sempre relativa ao factor altura e largura da taça, pelo que me parece mais apropriado até um sistema que permita aproximar ou afastar o disco conforme for necessário.

Quanto ao disco difusor no centro, ao invés dum reflector, penso que irá alterar elementos como o efeito final da luz próprio dum beauty dish para algo mais aproximado duma softbox, mas pposso estar enganado. Acho que o melhor exemplo para ilustrar os resultados seria mesmo usando em retrato, para ver o que acontece.

No meu só usei um cd, sim.
Andei imenso tempo à procura dum espelho convexo e só encontrei um que estava no centro dum espelho. Como o espelho saía mais caro que tudo o resto, fiquei-me pelo cd. Provavelmente num côncavo vais perder aguma luz num ângulo morto, mas também nunca fiz testes, talvez até fosse algo de mínimo, mas pelo que tenho testado o próprio CD reflecte muita luz, normalmente em retrato em ambiente controlado posso usar o SB900 em manual 1/4 e tenho a luz que necessito.
Por isso se calhar aconselhava-te a experimentar primeiro essa solução, que arranjas facilmente por casa.

E usem e abusem do tópico para deixar as vossas experiências, opiniões e resultados.
Eu sei que o meu está longe do ideal, por isso ir vendo outras ideias e resultados pode ajudar todos a conseguir fazer melhor pelo a baixo custo. É isso o espírito DIY.

Partilhar Post #14 proprio

proprio

• Membro

Publicado 27 Dezembro 2010 - 10:48

Ora muito obrigado pela resposta.

Eu gosto bastante em teu. Muito sinceramente.
Estas de parabéns.

Contudo gostava de ver o efeito contra uma parede.
Tens algum ponto de luz morta?
Ou a luz espalha-se bem e faz um círculo perfeito, sem ser com efeito donut?

Bem me parecia que era apenas cd, mas usas-te um cd prateado ou um dos normais de gravação?

Desculpa as dúvidas, mas neste sentido acho que são informações muito úteis.

Cumprimentos