Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Uso da Reflex Digital nos dias que correm

• Por favor inicie sessão para responder
246 respostas a este tópico

Partilhar Post #41 gehn

gehn

• Membro
  • Registo: 29/10/2008

Publicado 18 Junho 2010 - 20:18

gosto próprio, sensibilidade própria, conceitos próprios, cultura própria ??????

Há quem não tem nenhuma das acima referidas, próprias ou alheias, não se impedindo, porque não se pode, seja de fazer o que for, mas reconhecendo-o como um facto.

Anúncios

Partilhar Post #42 lowfi

lowfi

• Membro
  • Registo: 26/03/2009

Publicado 18 Junho 2010 - 20:24

O resto é o meu amigo que imagina. Se é burguês, se não é burguês, se o António sabia escrever literatura melhor qu eo Zé, se o Zé tinha cheques do tamanho dos do António, é um assunto que deixo para o meu amigo.

E não é porque não tenha opinião sobre o assunto, é apenas porque só a discuto com quem e quando quero.

não meu caro, não sou eu que imagino.. basta ter olhos na cara.. e querer ver..

e agora vou ali discutir isto com quem pense como eu  :th_up:

Partilhar Post #43 JCS2106

JCS2106

• Membro
  • Registo: 22/11/2009
    • Local: LISBOA / SESIMBRA

Publicado 18 Junho 2010 - 20:25

Há quem não tem nenhuma das acima referidas, próprias ou alheias, não se impedindo, porque não se pode, seja de fazer o que for, mas reconhecendo-o como um facto.

Sim, sem dúvida... as pedras.... Não os seres humanos.

Ou entendi mal, ou esta afirmação é um paradigma do mais profundo, inclassificável e desprezível elitismo.

Partilhar Post #44 Gohab

Gohab

• Membro
  • Registo: 09/04/2010

Publicado 18 Junho 2010 - 20:37

dmk1 qual é a diferença entre uma 1000d e uma pen?  São máquinas que oferecem boa qualidade com controlos muito limitados. 

Para quem usa as máquinas maioritariamente em automático, esses controlos são desnecessários. Os resultados eram os mesmos e eliminavas era o factor "eu tenho uma máquina profissional". Quem faz boas fotos com uma 1000d, também faria com uma pen. Quem realmente precisa de uma slr, uma 1000d não satisfaz.

Boas deim, sabes... sempre gostei de fotografia e sempre quis ter uma reflex! Só há dois meses comprei uma... imagina qual!? 1000D  :lol:
Será que devo vende-la já em vez de experimentar controlar uma 1000D e depois sentir a necessidade de ter melhor e partir para aí? :humm:

Devo desistir de tentar aprender fotografia com tanta informação disponível em todo lado (revistas, livros, net...) :humm:

hummm... não me parece!!  :sim:

Existem muito bons fotógrafos que já começaram bastante tarde, com profissões não relacionadas com o tema e são bastante talentosos! Coisa que não tenho aspirações de chegar... apenas conseguir um nível que me satisfaça como hobbie!!

Tenho aprendido bastante neste e noutros fóruns; Será boa ideia restringir o forúm apenas a uma certa "elite" da fotografia??!! :shock:

P.S. Já vi fotos fantásticas (na minha humilde opinião) conseguidas com uma 1000D ;)

Partilhar Post #45 Gohab

Gohab

• Membro

Publicado 18 Junho 2010 - 20:40

Sim, sem dúvida... as pedras.... Não os seres humanos.

Ou entendi mal, ou esta afirmação é um paradigma do mais profundo, inclassificável e desprezível elitismo.

Parece-me que sim!!!

Partilhar Post #46 AlexandreW

AlexandreW

• Membro
  • Registo: 29/01/2008
    • Local: L.A.

Publicado 18 Junho 2010 - 20:43

3 páginas numa tarde e já ta arrumado? ainda venho a tempo de ser do contra?

Eu concordo que as slr de entrada de gama deviam ser mais caras. O que devia ser feito era máquinas tipo as pen.

isto é um argumento difícil de explicar porque não é directo....
Pessoas sem conhecimentos estéticos compram slr... como acham que a máquina faz as fotos, acreditam que realmente sabem tirar fotos... depois cria-se o olhares... No meio de tanta gente que não consegue distinguir uma boa foto de uma má foto, aparece um nevoeiro em que qualquer lixo é arte...
No meio do lixo aparecem uns gajos a fazer publicidade a eles próprios. Como as pessoas não sabem o que são boas fotos, seguem em manada.. Se os outros dizem que são bons, eles seguem.

A facilidade de comprar uma máquina devia ter feito surgir mais fotógrafos com qualidade. Isso sem dúvida aconteceu. Mas agora ficam submersos no meio de tanto lixo. As plataformas de partilha ficam entupidas com snapshots tirados com dslr.

Por exemplo aqui no fórum quem coloca fotos tiradas com compactas, mesmo sendo boas fotos, quase pede desculpa. Quem tira com slr, mete lixo mas diz que foi tirada com a máquina xpto.

A mim não me incomoda que toda a gente tenha uma slr se isso não causar aquele factor psicologico do "a minha é maior que a tua, logo eu sou melhor que tu"

eu continuo a não perceber o argumento, como é que limitar as ferramentas de trabalho vão resolver alguma coisa ou de que a massificação arruinou maltratou a fotografia?

uma coisa é certa, da quantidade sai a qualidade, e a qualidade subiu significativamente com a era digital e massificação das DSLR's e muitas pessoas tem dificuldade em ajustar-se à nova realidade, mas o que é realmente interessante é que há spr alguém a destacar-se dos outros, pq será?

agora ter problemas com essa do "a minha é maior que a tua, logo eu sou melhor que tu"... isso são problemas do ego, não da fotografia

já agr, achas que a tua 350D devia ter sido mais cara na altura? teria ajudado o teu percurso fotográfico?

Partilhar Post #47 JCS2106

JCS2106

• Membro
  • Registo: 22/11/2009
    • Local: LISBOA / SESIMBRA

Publicado 18 Junho 2010 - 20:44

Parece-me que sim!!!

Se me quiseres explicar estou disponível.....

Partilhar Post #48 aflc

aflc

• Membro
  • Registo: 05/02/2008
    • Local: Porto

Publicado 18 Junho 2010 - 20:53

Fui passear ao Castel de S. Jorge e observei que, pessoa sim, pessoa não, tinha uma reflex ao pescoço

sinceramente, não percebo porque é que agora toda a gente usa máquinas reflex. quer dizer, compram uma reflex porque estava ao mesmo preço que uma compacta na Worten, Vobis, etc.. depois metem-na em modo automático, apontam para um sítio qualquer, e os resultados são iguais ou piores que os de uma compacta ranhosa!
Acho que as máquinas tipo Canon 1000d ou Nikon 3000 contribuiram para este problema... a reflex devia ser um bocado mais "inacessível", ou então as pessoas deviam ter um mínimo de bom-senso na compra que fazem.

Tenho ou não razão?  :sim:

Toda a gente tem acesso a canetas e papel e não precisam mais do que isso para escreverem uma obra prima da literatura. Quantas o vão fazer?

É óbvio que há muita gente com uma máquina que não sabe usar ao pescoço. Isso não deve afectar minimamente quem leva a fotografia a sério.
Se alguma dessas pessoas me pedir uma opinião eu poderei ser tentado a fazer um reparo. Caso contrário sejam felizes com as sua máquinas de entrada + lente de kit.
As marcas estão apenas a dar às pessoas aquilo que elas querem. O que elas precisam é algo bastante mais complexo e exige uma reflexão para além da que vive na cabeça do consumidor médio.

Abraço,
Alexandre

Partilhar Post #49 deim

deim

• Membro
  • Registo: 19/02/2008
    • Local: Londres
    • Não é o equipamento...

Publicado 18 Junho 2010 - 20:58

JCS2106 toda a gente pode comprar boas máquinas. A mim não me incomoda que alguém tenha uma MF digital e que não saiba fotografar. Incomoda-me é que essa pessoa ache que sabe porque comprou aquela máquina. Está um tópico aqui no fórum igual... "nunca fotografei, comprei a máquina xpto, tirei estas fotos... o que acham?"
Se em vez de comprar aquela máquina, tivesse comprado uma compacta, duvido que fizesse o mesmo e as fotos seriam exactamente iguais. Há aquele acreditar que por ter uma máquina já sabe tirar fotos. Quando há uma quantidade de pessoas assim, tipo olhares.pt, começa-se a desprezar todas as opiniões contrárias. Nesse momento acabam por desprezar também coisas como conhecimento fotográfico, sensibilidade, cultura visual, etc... acham que isso são tretas porque eles, sem terem nada disso, são os reis la do bairro.

dmk1 não estou a falar de eliminar nada nem de aumentar o preço a nada. Estou a falar de coisas que na tal slr de 400euros já não há. um modo de medição spot, facilidade de accesso a funções básicas, uma focagem rápida e precisa. A primeira slr a sério que encontras já anda nos 600euros com uma lentezita. A serie anterior, a dos 300euros, é uma slr quase de brincar. Há bridge com mais funções.
Quanto à qualidade de imagem, estamos a falar de 1/10 no dxo :P não é assim tão grande.

Partilhar Post #50 Gohab

Gohab

• Membro

Publicado 18 Junho 2010 - 21:05

Se me quiseres explicar estou disponível.....

Com certeza :)

Pelo que li neste tópico, existe muito boa gente a entender a fotografia como algo inatingível para a maioria das pessoas! E mais incrível, querem tornar "limitar" a aquisição de uma DSRL aos que eles devem pensar "iluminados"!!!!

Isto não é de todo a melhor "representação de um comportamento padrão a ser seguido" (entenda-se paradigma)!

Daí concordar com a sua afirmação final "entendi mal, ou esta afirmação é um paradigma do mais profundo, inclassificável e desprezível elitismo."

Ficando ao dispor :th_up:

Partilhar Post #51 mochopachorrento

mochopachorrento

• Membro
    • Local: Lisboa

Publicado 18 Junho 2010 - 21:36

dmk1 qual é a diferença entre uma 1000d e uma pen?  São máquinas que oferecem boa qualidade com controlos muito limitados. 

Para quem usa as máquinas maioritariamente em automático, esses controlos são desnecessários. Os resultados eram os mesmos e eliminavas era o factor "eu tenho uma máquina profissional". Quem faz boas fotos com uma 1000d, também faria com uma pen. Quem realmente precisa de uma slr, uma 1000d não satisfaz.

Mas olha que para quem se inicia neste mundo é possivelmente a melhor dslr que pode comprar.
A melhor? Sim!. Tenho uma.
Oferecida há cerca de ano e meio com cerca de 3000 fotos tiradas de algumas cerimónias particulares e que até agora me permitiram ver o que falhei e como falhei, e também o que me falta, o que neste momento é uma lente mais luminosa (possivelmente uma 50 1.8) e uma com mais "alcance"(estou a pensar numa 55-250). E por enquanto vou espremendo o possível dela, até precisar de algo mais avançado. E ainda vai demorar.
O que me faz realmente confusão (e já nem vou entrar na questão monetária, pois cada um sabe de si) é porque raio alguém quer comprar uma d90 ou uma 7D se nem sequer sabe mexer numa compacta que tiraria melhores fotos do que com uma dslr.

Partilhar Post #52 Paulo M. F. Pires

Paulo M. F. Pires

• Moderador
  • Registo: 13/03/2010
    • Local: Pombal
    • Hmmm...

Publicado 18 Junho 2010 - 21:50

Santa Maria :D

Meia dúzia de posts e passamos do "Aumentem os preços das Reflex's para que só fotografos reformados as adquiram!" para "A 1000D é do melhor que há!!"

Whats Next? Canon vs Nikon? 5000 vs 550D?

Vou buscar as pipocas... ::)

Partilhar Post #53 Filipe MF

Filipe MF

• Membro
  • Registo: 02/09/2008
    • Local: Braga
    • Avaliação das minhas vendas/compras: http://www.forumfotografia.net/topic/334-fmfvv/

Publicado 18 Junho 2010 - 21:51

Bem, infelizmente, continuamos rodeados de ideias/opiniões preconceituosas e de falsa modéstia. O que me faz gostar tanto de fotografia e claro, do equipamento, é precisamente o prazer que sinto em tentar captar o que desperta em mim sentimentos, com tudo o que isso envolve. O uso de um determinado equipamento, para além de me permitir uma certa qualidade, dá-me também algum "conforto". Em suma, o mais importante parece-me ser o prazer que se tira do que se vai fazendo, sempre com simplicidade, humildade e respeito. O "Uso da Reflex Digital nos dias que correm" parece-me um tópico que foi aqui tratado de uma forma um pouco "mesquinha" por alguns membros do fórum.
Tirem fotos e não se sintam assim tão incomodados com  o que os outros trazem ao ombro ou ao pescoço. :photo:

Partilhar Post #54 al-Farrob

al-Farrob

• Membro
  • Registo: 11/04/2008

Publicado 18 Junho 2010 - 21:52

...
Vou buscar as pipocas... ::)

Realmente é só fitas  :D

Partilhar Post #55 Paulo M. F. Pires

Paulo M. F. Pires

• Moderador
    • Hmmm...

Publicado 18 Junho 2010 - 22:10

Tirem fotos e não se sintam assim tão incomodados com  o que os outros trazem ao ombro ou ao pescoço. :photo:

Bem "dizido"!

Voltando aos "reflexistas"... Quando estou no meio de muitos, prefiro olhar pelo meu viewfinder, do que para as maquinas/lentes dos outros. Acreditem, que o foco e enquadramento saem muito melhor :D

Sobre a foto perfeita: Para mim é toda aquela que eu tiro, me dá trabalho e gosto!

Partilhar Post #56 mochopachorrento

mochopachorrento

• Membro

Publicado 18 Junho 2010 - 22:14

Santa Maria :D

Meia dúzia de posts e passamos do "Aumentem os preços das Reflex's para que só fotografos reformados as adquiram!" para "A 1000D é do melhor que há!!"

Se a referênca da história da 1000d era para mim, estás à vontade em criticar. Mas vê em que contexto foi escrita, sim?
Já agora pipocas, doces para mim, sim!

Partilhar Post #57 Paulo M. F. Pires

Paulo M. F. Pires

• Moderador
    • Hmmm...

Publicado 18 Junho 2010 - 22:32

Se a referênca da história da 1000d era para mim, estás à vontade em criticar. Mas vê em que contexto foi escrita, sim?
Já agora pipocas, doces para mim, sim!

Por acaso não era dirigido a ninguém.. estava apenas a globalizar a referencia a tal equipamento :D

Para interesse cientifico, eu sempre achava que a 1000D era na realidade a "casca" de uma 450D com uma fujifilm descartavel lá dentro :D

Mas depois vi excelentes registos com a mesma... claro com "vidros modestos" à frente.

Aí a minha opinião mudou... passou ser uma "casca de uma 450D" com uma powershot lá dentro :D

Partilhar Post #58 mochopachorrento

mochopachorrento

• Membro

Publicado 18 Junho 2010 - 22:40

Por acaso não era dirigido a ninguém.. estava apenas a globalizar a referencia a tal equipamento :D

Para interesse cientifico, eu sempre achava que a 1000D era na realidade a "casca" de uma 450D com uma fujifilm descartavel lá dentro :D

Mas depois vi excelentes registos com a mesma... claro com "vidros modestos" à frente.

Aí a minha opinião mudou... passou ser uma "casca de uma 450D" com uma powershot lá dentro :D

:lol:
Ok, ok. O problema das referências às máquinas como a 1000d ou a outras do mesmo segmento é mesmo esse, há sempre alguém que "ouvi dizer que...". Com lente de kit quem a tiver só se podrá queixar de falta de definição, que para tal terá de comprar vidro em condições ou mexer nos settings da máquina.
Um dia destes, com paciência tenho de fazer um review disso, com calma.

Partilhar Post #59 Paulo M. F. Pires

Paulo M. F. Pires

• Moderador
    • Hmmm...

Publicado 18 Junho 2010 - 22:59

:lol:
Ok, ok. O problema das referências às máquinas como a 1000d ou a outras do mesmo segmento é mesmo esse, há sempre alguém que "ouvi dizer que...". Com lente de kit quem a tiver só se podrá queixar de falta de definição, que para tal terá de comprar vidro em condições ou mexer nos settings da máquina.
Um dia destes, com paciência tenho de fazer um review disso, com calma.

Até a 18-55IS, entre f5.6~8 , não precisa de grandes "settings" para tirar fotos com definição ( dentro dos limites de velocidade da maquina ).

Mas já vi fotos, por exemplo cim uma 70-200 f4 L + 1000D e não vejo diferença apara um xxD ou até mesmo xD

Cumps

Partilhar Post #60 deim

deim

• Membro
  • Registo: 19/02/2008
    • Local: Londres
    • Não é o equipamento...

Publicado 18 Junho 2010 - 23:03

O meu problema não é com as máquinas em sí, é com o pensamento de quem as usa. Acho que uma pen tem a mesma capacidade que uma 1000d. Agora como não tem o "status" de slr, as pessoas já não lhe dão aquele rótulo de "máquina dos profissionais".
Não tem a ver com tirar capacidades ou características. Para alem disso, uma pen com uma lente pequena é bem mais portátil que a maioria das slr.

mochopachorrento achas que as fotos que tiraste não poderiam ser tiradas com uma pen? a grande diferença da pen é não ter o visor. Tem iso desde 100 até 6400,  12mp, raw, extras como estabilização de imagem no corpo, temperatura de cor em kelvin, medição de luz pontual, shutter até 60seg sem ir para bulb, 3fps, video hd 720, pesa 350g em vez das 500 da canon e é mais compacta.

Mesmo no dxo, comparada com a slr de entrada da olympus, o sensor é igual. É mesmo só uma questão de escolher a carapaça.