Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Uso da Reflex Digital nos dias que correm

• Por favor inicie sessão para responder
246 respostas a este tópico

Partilhar Post #21 joelsantos

joelsantos

• Membro
  • Registo: 29/01/2008
    • Local: Aveiro

Publicado 18 Junho 2010 - 15:02

Por acaso não tenho, mas se tivesse 10.000€ para derreter, comprava um maquinão e uma objectivazona e ia meter nojo para um estádio... punha-me ao lado dos prós... mas em automático...

O que o nosso colega deve querer dizer é:

"Deus dá nozes a quem não tem dentes"  :lol:

Abraço.

Anúncios

Partilhar Post #22 joelsantos

joelsantos

• Membro

Publicado 18 Junho 2010 - 15:09

Eu se tivesse 50.000€ para derreter, comprava uma hasselblad H4D mais uns bons vidros só porque sim. E só não usava em automático porque aquilo nem deve ter automático. Mas se tivesse 1.000.000€ mandava a Hasselblad fazer uma H4D especial com modo automático. E depois? Depois usava em modo manual!

Vão mas é fotografar, pá.

:lol:  :lol:  :lol:  :lol:  :lol:  :lol:  :lol:  :lol:  :mestre:  :mestre:  :mestre:  :mestre:  :mestre:

Partilhar Post #23 joelmf

joelmf

• Membro
  • Registo: 16/12/2009
    • Local: Lisboa

Publicado 18 Junho 2010 - 15:12

Responde-me a uma coisa... Tens carro? Que carro tens?

tenho 16 anos  ::) tenho uma bicicleta...

O que eu me ri... o perparar do argumento e depois a resposta tão singela  :D :D
joelsantos podes expandir o raciocionio na mesma, lá porque ele têm uma bicicleta não quer dizer que o argumento esteja errado...

Ainda acho que o tópico fazia sentido se fosse na onda do as pessoas compram coisas que não precisam e não sabem usar e isso é mau para elas, era repetitivo mas tinha sentido. Agora assim... Deixa lá cada um queimar os € como quiser a não ser que alguem da tua familia esteja a gastar € em SLR's em vez de to dar a ti, se for esse o caso fazes bem em estar chateado.  :D

Partilhar Post #24 As de Copas

As de Copas

• Membro
  • Registo: 20/06/2009
    • Local: Coimbra

Publicado 18 Junho 2010 - 15:14

O que eu me ri... o perparar do argumento e depois a resposta tão singela  :D :D
joelsantos podes expandir o raciocionio na mesma, lá porque ele têm uma bicicleta não quer dizer que o argumento esteja errado...

:D

Até porque há bicicletas que custam bem mais que alguns carros novos que por ai se vendem...

Partilhar Post #25 joelsantos

joelsantos

• Membro

Publicado 18 Junho 2010 - 15:14

Pessoal... já repararam que vamos levar na cabeça dos moderadores?

Afinal estamos aqui:

Fórum Fotografia@net » A Fotografia » Debates [só debates sérios relacionadas com fotografia]

Não me parece que este assunto seja "sério", hein???  :sim:

IT Partilhar Post #26 Bruno Candeias

Bruno Candeias

• Membro
  • Registo: 17/05/2010

Publicado 18 Junho 2010 - 15:16

Ainda acho que o tópico fazia sentido se fosse na onda do as pessoas compram coisas que não precisam e não sabem usar e isso é mau para elas, era repetitivo mas tinha sentido. Agora assim... Deixa lá cada um queimar os € como quiser a não ser que alguem da tua familia esteja a gastar € em SLR's em vez de to dar a ti, se for esse o caso fazes bem em estar chateado.  :D

Já me convenceram  :D agora parem de me dar porrada, já me estou a sentir tonto  :wacko:

Partilhar Post #27 joelsantos

joelsantos

• Membro

Publicado 18 Junho 2010 - 15:21

Até porque há bicicletas que custam bem mais que alguns carros novos que por ai se vendem...

Não vale a pena bater mais no "ceguinho"  :humm:

Partilhar Post #28 raulcosta

raulcosta

• Membro
  • Registo: 22/04/2008

Publicado 18 Junho 2010 - 15:27

Mas tenho de agradecer ao autor do post e a todos os que responderam pois já aligeiraram esta tarde de sexta-feira que nunca mais chega ao fim.

A todos o meu obrigado.  8)

IT Partilhar Post #29 Bruno Candeias

Bruno Candeias

• Membro
  • Registo: 17/05/2010

Publicado 18 Junho 2010 - 15:33

Mas tenho de agradecer ao autor do post e a todos os que responderam pois já aligeiraram esta tarde de sexta-feira que nunca mais chega ao fim.

A todos o meu obrigado.  8)

:lol: detesto tardes de sexta feir, ainda por cima com exames á porta... e hoje estou maldisposto.

obrigado pessoal, foi bom ter esta discussão com vocês  :mestre: tenho a certeza que sabem mais disto tudo que eu, sou só um puto!

Partilhar Post #30 Paulo M. F. Pires

Paulo M. F. Pires

• Moderador
  • Registo: 13/03/2010
    • Local: Pombal
    • Hmmm...

Publicado 18 Junho 2010 - 16:03

A ideia do tópico até nem era totalmente "descartável".. mas penso que o autor não escolheu os melhores argumentos ( ou não os mediu bem antes de escrever ):

O número de "reflex's" em circulação tem aumentado.. é um facto mais que debatido. As razões de tal aumento também são "deveras" conhecidas e debatidas... As "escaramuças" que este tema gera, tmabém já começaram... Epah, afinal o tópico até é descartável :D

Essa de aumentar os preços.... LOL? O Socrates ainda vai criar um imposto sobre nº  de fotografias tirada e vai ser mais caro para as reflex!! :D

Para tornar minimamente sério o assunto, gostava de dizer que a única preocupação que tenho com esta tema, é quando estou nos rallys e passo metade do tempo a desviar-me das 10000 reflex's que estão à minha frente... :D

Partilhar Post #31 al-Farrob

al-Farrob

• Membro
  • Registo: 11/04/2008

Publicado 18 Junho 2010 - 16:03

:lol: detesto tardes de sexta feir, ainda por cima com exames á porta... e hoje estou maldisposto.

obrigado pessoal, foi bom ter esta discussão com vocês  :mestre: tenho a certeza que sabem mais disto tudo que eu, sou só um puto!

Já vi que tu és daqueles que até pensam, e não é apenas por este tópico, pelo menos lê o que se escreve e vai à certa. Continua assim.

Tenho é pena de ter chegado tarde e já estar tudo discutido :)

Senão ia dizer que não pelo facto de o Saramago, que morreu há bocado escrever com um lápis de merceeiro (não sei se escrevia mas faz de conta) que a sua escrita tem menos qualidade que a do Champalimaud que assinava os cheques com uma Montblanc (sei lá se assinava)  :D

Partilhar Post #32 lowfi

lowfi

• Membro
  • Registo: 26/03/2009

Publicado 18 Junho 2010 - 17:14

curioso é que o Zé, era tão ou mais burguês que o Champalimaud.. mas pronto, era PC.. se calhar por isso está 'perdoado'..

mas ok.. haja respeito.. nuestros hermanos estão de luto..

Partilhar Post #33 As de Copas

As de Copas

• Membro
  • Registo: 20/06/2009
    • Local: Coimbra

Publicado 18 Junho 2010 - 17:18

curioso é que o Zé, era tão ou mais burguês que o Champalimaud.. mas pronto, era PC.. se calhar por isso está 'perdoado'..

Hoje não é o dia... senão também pegava nesta deixa!  :th_up:

Partilhar Post #34 al-Farrob

al-Farrob

• Membro
  • Registo: 11/04/2008

Publicado 18 Junho 2010 - 18:51

Não consigo entender a profundidade. Só disse que se pode escrever literatura com um lápis de carvão, para dizer que não vale a pena ter medo de que toda a gente ande com slrs, porque não roubam os talentos :)

O resto é o meu amigo que imagina. Se é burguês, se não é burguês, se o António sabia escrever literatura melhor qu eo Zé, se o Zé tinha cheques do tamanho dos do António, é um assunto que deixo para o meu amigo.

E não é porque não tenha opinião sobre o assunto, é apenas porque só a discuto com quem e quando quero.

Partilhar Post #35 deim

deim

• Membro
  • Registo: 19/02/2008
    • Local: Londres
    • Não é o equipamento...

Publicado 18 Junho 2010 - 19:07

3 páginas numa tarde e já ta arrumado? ainda venho a tempo de ser do contra?

Eu concordo que as slr de entrada de gama deviam ser mais caras. O que devia ser feito era máquinas tipo as pen.

isto é um argumento difícil de explicar porque não é directo....
Pessoas sem conhecimentos estéticos compram slr... como acham que a máquina faz as fotos, acreditam que realmente sabem tirar fotos... depois cria-se o olhares... No meio de tanta gente que não consegue distinguir uma boa foto de uma má foto, aparece um nevoeiro em que qualquer lixo é arte...
No meio do lixo aparecem uns gajos a fazer publicidade a eles próprios. Como as pessoas não sabem o que são boas fotos, seguem em manada.. Se os outros dizem que são bons, eles seguem.

A facilidade de comprar uma máquina devia ter feito surgir mais fotógrafos com qualidade. Isso sem dúvida aconteceu. Mas agora ficam submersos no meio de tanto lixo. As plataformas de partilha ficam entupidas com snapshots tirados com dslr.

Por exemplo aqui no fórum quem coloca fotos tiradas com compactas, mesmo sendo boas fotos, quase pede desculpa. Quem tira com slr, mete lixo mas diz que foi tirada com a máquina xpto.

A mim não me incomoda que toda a gente tenha uma slr se isso não causar aquele factor psicologico do "a minha é maior que a tua, logo eu sou melhor que tu"

Partilhar Post #36 dmk1

dmk1

• Membro
  • Registo: 15/10/2007

Publicado 18 Junho 2010 - 19:13

Há uma pilha de "maus" fotógrafos a fazer sombra aos "bons" fotógrafos, por isso as ferramentas que ambos usam (ou estamos a assumir que os "bons" usam máquinas topo de gama?) deveriam ser mais caras?

Estamos em plena Twilight Zone.

Partilhar Post #37 deim

deim

• Membro
  • Registo: 19/02/2008
    • Local: Londres
    • Não é o equipamento...

Publicado 18 Junho 2010 - 19:41

dmk1 qual é a diferença entre uma 1000d e uma pen?  São máquinas que oferecem boa qualidade com controlos muito limitados. 

Para quem usa as máquinas maioritariamente em automático, esses controlos são desnecessários. Os resultados eram os mesmos e eliminavas era o factor "eu tenho uma máquina profissional". Quem faz boas fotos com uma 1000d, também faria com uma pen. Quem realmente precisa de uma slr, uma 1000d não satisfaz.

Partilhar Post #38 gehn

gehn

• Membro
  • Registo: 29/10/2008

Publicado 18 Junho 2010 - 19:57

Uma vez, há pelo menos 15 anos, vi uma senhora idosa a arrancar com um Honda NSX. Deixou-o ir abaixo consecutivamente durante 5 minutos. Apareceu outra senhora a rir, e no meio da risada, perguntou-lhe: "Porque é que compraste isto?". Tomou o lugar do condutor, a proprietária passou para o lugar do falecido e arrancaram alegremente.

Ela pode gastar o dinheiro no que quiser? Pode. Não deixa é de ser um desperdício.

Partilhar Post #39 JCS2106

JCS2106

• Membro
  • Registo: 22/11/2009
    • Local: LISBOA / SESIMBRA

Publicado 18 Junho 2010 - 20:14

Como as pessoas não sabem o que são boas fotos....

Bem, não consigo evitar as perguntas: Afinal o que são boas fotos ? Qual o padrão oficial aprovado para definir uma boa foto ? Qual o número do decreto-lei que determina o que é uma boa foto ? Onde se obtém a licença de porte de máquina fotográfica ? Há vários tipos de licença, para P&S, para SLR, para TLR, para Rangefinder, para DSRL ? A de MF deve ser a mais cara e difícil de obter, não ?

Afinal parece que dentro de muita gente existe um "grande-líder" em potência... e, assim sendo, alguém me diz onde se entrega o requerimento para tentar obter eventual autorização para ter gosto próprio, sensibilidade própria, conceitos próprios, cultura própria ??????

Partilhar Post #40 dmk1

dmk1

• Membro
  • Registo: 15/10/2007

Publicado 18 Junho 2010 - 20:15

dmk1 qual é a diferença entre uma 1000d e uma pen?  São máquinas que oferecem boa qualidade com controlos muito limitados. 

Para quem usa as máquinas maioritariamente em automático, esses controlos são desnecessários. Os resultados eram os mesmos e eliminavas era o factor "eu tenho uma máquina profissional". Quem faz boas fotos com uma 1000d, também faria com uma pen. Quem realmente precisa de uma slr, uma 1000d não satisfaz.

Por acaso, segundo DxOMark a 1000D é superior (qualidade de imagem) a todas as PEN. Mas isso não interessa. Eu até percebo o que queres dizer (a net é um oceano de snapshots sem valor etc. etc.) mas aumentar o preço das ferramentas ou, talvez pior ainda, limitar as suas funcionalidades porque alguém pensa que são "desnecessárias" não faz sentido... essas funções são um potencial de aprendizagem para quem realmente gosta de fotografia. Os que querem status ou um brinquedo novo ou o quer que seja fazem o que bem entenderem com o seu dinheiro. Quanto mais gente comprar DSLR, mais as empresas que as produzem investem capital nessa área, mais a tecnologia avança, melhor servidos ficam os tais "bons" fotógrafos. Se os 'Zé das Couves' do mundo deixarem de comprar DSLR só porque lhes apetece, ficaremos todos a perder. As margens são maiores no material topo de gama, mas os €€€ a sério vêm do segmento entrada de gama.

Além disso, a não ser os profissionais ninguém "realmente precisa" de uma SLR. A fotografia tem uma vertente técnica e até de colecção, onde alguns gostam de objectivas manuais russas e outros gostam de ter uma DSLR topo de gama de que nunca irão tirar partido...