Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Uso da Reflex Digital nos dias que correm

• Por favor inicie sessão para responder
246 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 Bruno Candeias

Bruno Candeias

• Membro
  • Registo: 17/05/2010
    • Local: Lisboa

Publicado 18 Junho 2010 - 14:03

Fui passear ao Castel de S. Jorge e observei que, pessoa sim, pessoa não, tinha uma reflex ao pescoço

sinceramente, não percebo porque é que agora toda a gente usa máquinas reflex. quer dizer, compram uma reflex porque estava ao mesmo preço que uma compacta na Worten, Vobis, etc.. depois metem-na em modo automático, apontam para um sítio qualquer, e os resultados são iguais ou piores que os de uma compacta ranhosa!
Acho que as máquinas tipo Canon 1000d ou Nikon 3000 contribuiram para este problema... a reflex devia ser um bocado mais "inacessível", ou então as pessoas deviam ter um mínimo de bom-senso na compra que fazem.

Tenho ou não razão?  :sim:

Anúncios

Partilhar Post #2 joelsantos

joelsantos

• Membro
  • Registo: 29/01/2008
    • Local: Aveiro

Publicado 18 Junho 2010 - 14:09

Responde-me a uma coisa... Tens carro? Que carro tens?

IT Partilhar Post #3 Bruno Candeias

Bruno Candeias

• Membro

Publicado 18 Junho 2010 - 14:12

Responde-me a uma coisa... Tens carro? Que carro tens?

tenho 16 anos  ::) tenho uma bicicleta...

Partilhar Post #4 mpexus

mpexus

• Membro
  • Registo: 08/05/2008

Publicado 18 Junho 2010 - 14:14

A meu ver não tens razão :)

Lembra-te que cada um é livre de comprar o que quiser e depois usar como lhe apetecer.

As pessoas compram DSLR porque têm noção que a qualidade de imagem obtida mesmo com um kit inicial é superior ao que obtem com a Compacta mais cara do mercado, e toda a gente quer a melhor qualidade nas suas fotos de férias.

Pq dizes que as pessoas não têm Bom Senso? Porque metem no Automático e é so fazer a Composição e disparar? Repara tú bem que há até quem ganhe Concursos por cá a fazer exactamente o mesmo, com a diferença que as fotos se calhar dos Turistas do Castelo têm mais interesse e melhor Composição do o que por cá ganha concursos :) (my opinion)

IT Partilhar Post #5 Bruno Candeias

Bruno Candeias

• Membro

Publicado 18 Junho 2010 - 14:17

A meu ver não tens razão :)

Lembra-te que cada um é livre de comprar o que quiser e depois usar como lhe apetecer.

As pessoas compram DSLR porque têm noção que a qualidade de imagem obtida mesmo com um kit inicial é superior ao que obtem com a Compacta mais cara do mercado, e toda a gente quer a melhor qualidade nas suas fotos de férias.

Pq dizes que as pessoas não têm Bom Senso? Porque metem no Automático e é so fazer a Composição e disparar? Repara tú bem que há até quem ganhe Concursos por cá a fazer exactamente o mesmo, com a diferença que as fotos se calhar dos Turistas do Castelo têm mais interesse e melhor Composição do o que por cá ganha concursos :) (my opinion)

o que me irrita um bocado é o facto das pessoas "pensarem" que as fotos saem melhor só por terem uma reflex. o que não é verdade!

Partilhar Post #6 mpexus

mpexus

• Membro

Publicado 18 Junho 2010 - 14:20

o que me irrita um bocado é o facto das pessoas "pensarem" que as fotos saem melhor só por terem uma reflex. o que não é verdade!

A nivel de IQ e só IQ não há duvidas que as DSRL têm muito melhor IQ que qq Compacta... agora se o que fotografam e a maneira como compõem sai melhor por si só... não claro não.

Partilhar Post #7 joelsantos

joelsantos

• Membro
    • Local: Aveiro

Publicado 18 Junho 2010 - 14:22

tenho 16 anos  ::) tenho uma bicicleta...

:lol:  :lol:

IT Partilhar Post #8 Bruno Candeias

Bruno Candeias

• Membro

Publicado 18 Junho 2010 - 14:25

eu acho que as pessoas deviam começar com máquinas mais simples, mas que implicassem perceber um bocado do funcionamento delas, e só depois passavam para uma reflex...

agora, um gajo comprar uma reflex e nem saber porque é que se chama reflex ou porque é que faz barulho quando dispara... acho que não faz muito sentido

Partilhar Post #9 AlexandreW

AlexandreW

• Membro
    • Local: L.A.

Publicado 18 Junho 2010 - 14:27

Fui passear ao Castel de S. Jorge e observei que, pessoa sim, pessoa não, tinha uma reflex ao pescoço

sinceramente, não percebo porque é que agora toda a gente usa máquinas reflex. quer dizer, compram uma reflex porque estava ao mesmo preço que uma compacta na Worten, Vobis, etc.. depois metem-na em modo automático, apontam para um sítio qualquer, e os resultados são iguais ou piores que os de uma compacta ranhosa!
Acho que as máquinas tipo Canon 1000d ou Nikon 3000 contribuiram para este problema... a reflex devia ser um bocado mais "inacessível", ou então as pessoas deviam ter um mínimo de bom-senso na compra que fazem.

Tenho ou não razão?  :sim:

so podes ter feito este post sem pensar muito no assunto...

tens de explicar qual é o problema da fotografia estar mais acessivel a todos que eu ainda não consegui perceber...

ou será que o facto de uma pessoa que nada perceba de fotografia ostente uma camera melhor que a tua te causa complexos de inferioridade ou mesmo inveja?

IT Partilhar Post #10 Bruno Candeias

Bruno Candeias

• Membro

Publicado 18 Junho 2010 - 14:30

ou será que o facto de uma pessoa que nada perceba de fotografia ostente uma camera melhor que a tua te causa complexos de inferioridade ou mesmo inveja?

Nada disso!!! eu acho que estou muito bem servido... mas faz-me alguma confusão altas máquinas em mãos de gajos que não as sabem usar...

ë como ter um Ferrari e nunca o levar a uma pista, nem saber meter mudanças... não faz sentido

Partilhar Post #11 Blackened Justice

Blackened Justice

• Novo Membro
  • Registo: 09/06/2010

Publicado 18 Junho 2010 - 14:33

eu acho que as pessoas deviam começar com máquinas mais simples, mas que implicassem perceber um bocado do funcionamento delas, e só depois passavam para uma reflex...

agora, um gajo comprar uma reflex e nem saber porque é que se chama reflex ou porque é que faz barulho quando dispara... acho que não faz muito sentido

Acho que a melhor forma de aprender é ir para a Internet, ou livros de fotografia, e ler um bocado sobre as coisas. E depois verificar como é que essas coisas se comportam na prática. Para isso dá jeito uma máquina em que não se tenha de mergulhar em menus e submenus para mudar uma abertura, mas sim uma máquina mais desenvolvida do ponto de vista do interface, como o são até as SLRs de mais baixa gama.

Agora, se as pessoas não têm qualquer tipo de intenção de aprofundar os seus conhecimentos sobre fotografia, e apenas querem fotografar o que quer que seja em modo automático, aí a única justificação que tenho para o uso de SLRs é a superior qualidade de imagem, e o facto de que as SLRs de mais baixa gama não diferem assim tanto em termos de preço em relação às compactas.

Partilhar Post #12 mpexus

mpexus

• Membro

Publicado 18 Junho 2010 - 14:34

Está a ser radical sem dares conta disso...

Eu também poderia dizer que "putos" com 16 anos deviam era ter uma compacta de 4-6 megapixels ou só a cam do telele e aprender com isso, depois quando fossem adultos então que investissem numa máquina melhor. Mas tal como tu estaria ser radical e injusto no pensamento.

Inicialmente eu em 2008 andava a ver Compactas mais para tirar fotos de referência do que propriamente para me meter na Fotografia mais sério, depois de umas semanas a ver e rever samples de várias e de ter visto as de uma DSLR nem pensei mais nas compactas... 2 anos e tal depois já gastei mais dinheiro/tempo nisto  do que a miúda gostaria e tornou-se uma paixão, um hobbie caro mas que me dá muito gozo.

Partilhar Post #13 AlexandreW

AlexandreW

• Membro

Publicado 18 Junho 2010 - 14:35

Nada disso!!! eu acho que estou muito bem servido... mas faz-me alguma confusão altas máquinas em mãos de gajos que não as sabem usar...

ë como ter um Ferrari e nunca o levar a uma pista, nem saber meter mudanças... não faz sentido

penso que voltaste a fazer um post sem pensar muito no que escreveste...

mas tu queres que as pessoas nao comprem maquinões, mas dps queres aumentar o preço das gamas baixas...

confessa lá, tu queres sentir-te especial ao pertencer a uma elite que usa SLR's, certo?

IT Partilhar Post #14 Bruno Candeias

Bruno Candeias

• Membro

Publicado 18 Junho 2010 - 14:39

confessa lá, tu queres sentir-te especial ao pertencer a uma elite que usa SLR's, certo?

Não vou comentar. Essa é uma pergunta um bocado rasca, e foges ao tema. Quer dizer, se não tens nada a contribuir para a discussão, não escrevas nada.

Partilhar Post #15 dmk1

dmk1

• Membro
  • Registo: 15/10/2007

Publicado 18 Junho 2010 - 14:44

Imagem Colocada Pessoas compram objectos que não sabem nem querem saber usar, de forma a aumentar o seu status social Imagem Colocada

Mais informações no jornal das 20.

Partilhar Post #16 AlexandreW

AlexandreW

• Membro

Publicado 18 Junho 2010 - 14:45

Não vou comentar. Essa é uma pergunta um bocado rasca, e foges ao tema. Quer dizer, se não tens nada a contribuir para a discussão, não escrevas nada.

tens razão, foi um bocado rasca, mas a conversa morreu no momento que alguém disse que os preços das DSLR's de gama de entrada deveriam ser mais elevados para não poderem estar ao alcance de qq um... mas secalhar o mal é meu, nunca fui muito de elitismos...

podem continuar a conversa à vontade que eu não vos atrapalho mais :th_up:

Partilhar Post #17 raulcosta

raulcosta

• Membro
  • Registo: 22/04/2008

Publicado 18 Junho 2010 - 14:48

penso que voltaste a fazer um post sem pensar muito no que escreveste...

mas tu queres que as pessoas nao comprem maquinões, mas dps queres aumentar o preço das gamas baixas...

LOL

E eu sou da "elite" super-hyper-especial que tem 3 reflexs de 3 marcas diferentes com ainda algumas lentes para cada e que no fundo não necessito mais do que a minha S5 IS.
No entanto sinto-me bem por poder escolher.
Acho que o problema é mesmo esse. Ser radical e dizer que as pessoas que não percebem de fotografia não podem/não devem ter boas máquina e usar para o que bem lhes apetecer.

Deviamos fazer o seguinte:
Ir atrás dessas pessoas, agarrar nas máquinas delas e fazer isto ...
http://paradoxoff.co...on-cameras.html

Assim as máquinas sempre aumentavam de preço.

Partilhar Post #18 dragom

dragom

• Membro
  • Registo: 28/12/2007
    • Local: Porto

Publicado 18 Junho 2010 - 14:48

Acho que a melhor forma de aprender é ir para a Internet, ou livros de fotografia, e ler um bocado sobre as coisas. E depois verificar como é que essas coisas se comportam na prática.

A melhor forma de aprender é fotografar, muito, rever as fotos que se fizeram, verificar erros a corrigir, fotografar outra vez.

Podes ler o que quiseres na Internet, senão andares com a máquina na mão a fotografar não te vale de nada.

IT Partilhar Post #19 Bruno Candeias

Bruno Candeias

• Membro

Publicado 18 Junho 2010 - 14:50

tens razão, foi um bocado rasca, mas a conversa morreu no momento que alguém disse que os preços das DSLR's de gama de entrada deveriam ser mais elevados para não poderem estar ao alcance de qq um... mas secalhar o mal é meu, nunca fui muito de elitismos...

Ah! Já percebi! Estão todos contra isso que eu disse. mas olha, isso que eu disse do aumento dos preços não tem nada a ver com o status social, isso é a maior estupidez que já ouvi!

Por 300 euros compras um televisor. Bolas, o status social aumentou bué.

Partilhar Post #20 mochopachorrento

mochopachorrento

• Membro

Publicado 18 Junho 2010 - 15:01

Ah! Já percebi! Estão todos contra isso que eu disse. mas olha, isso que eu disse do aumento dos preços não tem nada a ver com o status social, isso é a maior estupidez que já ouvi!

Nem por isso. Só que se procurares bem, surge pelo menos um tópico ou referênca a este assunto pelo menos de 2 em 2 ou 3 em 3 meses.
E não dizes nada de novo. É uma moda. Podias ter apenas maquinaria do segmento semi-pro, que sendo moda, toda a gente comprava, custasse o que custasse.
Quem está muito chateado com isso é o pessoal do analógico, a comprar material ao preço da uva mijona e a ter melhores resultados do que a "tropa" com o digital, a gastar pipas de massa.