Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Portfolio Pessoal

• Por favor inicie sessão para responder
41 respostas a este tópico

Partilhar Post #21 nvilhena

nvilhena

• Membro
  • Registo: 12/07/2009

Publicado 06 Julho 2010 - 02:59

Bem, eu estou "nisto da fotografia" há cerca de ano e meio, o que em fotografia, considero o primeiro dia de aulas (e não é o primeiro dia de aulas da universidade!).
Acho que com o que apresentas (fotos e portfolio), a forma como apresentas (design, estruturação e o português) e os objectivos pessoais que apresentas (recrutrar modelos, falando em contractos, para dps publicares em portfolio e demais sites), estás a dar um mau exemplo.

E atênção, não digo isto para te desprezar o criticar negativamente. Digo para teres um pouco de noção. Podes dizer desde já que não é nada disso, mas o facto de cobrares meia dúzia de euros, em primeiro mostra que queres ganhar uns trocos para comprar gelados, segundo, estraga o mercado (porque o valor que fazes pelas sessões, por muito simples q sejam, não estás a ter noção dos custos que envolve).

Falas também na fotografia de moda e afins, que tu consideras que tu é que sabes se é de moda ou não. Mentira. Antes de falares de fotografia de moda, tens que perceber o conceito, tens que perceber como se aplica, o que pretende transmitir, etc etc.
Tu podes tirar uma foto corpo inteiro a um modelo na rua, e a mesma foto pode ser MODA ou RETRATO (ou nu, caso o seja). Depende do que pretendes transmitir, depende acima de tudo, do que a foto transmite, porque nem sempre o que tu queres transmitir é o que a foto transmite.
Ha fotografia é uma arte. Mas como tudo, tem regras!

Não me quero alongar muito mais, acho q ja foi dito muita coisa, agora o que acho é que não te deves expôr dessa forma, se realmente queres fazer algo dentro do ramo.

Eu não tirei curso nenhum, fui apenas a um workshop, mas antes de ter a minha sonyzita a200, li muita revista, vi muitas fotos, tentei perceber a história das fotos, etc. Acima de tudo, e ainda hoje, mais do que querer ver a foto final, adoro ver os making off's. Porque é ai que aprendes.

No dia em que apenas a ver um making off tiveres a noção praticamente exacta de como vai sair a foto, é sinal que percebes como as coisas funcionam. A partir dai, é so praticar.

Deixo o meu recentissimo portfolio, pequenissimo (apesar de estar desactualizado). Não está bonito, nem muito funcional, mas precisei de fazer algo rapido por causa de potenciais clientes.
Tens lá fotos no meu estúdio, mas não penses que tirei curso para aprender a trabalhar com o material. muitos videos a explicar as coisas, muitas revistas, muitas perguntas a amigos. etc.

http://www.wix.com/nvilhena/nvilhena

Anúncios

IT Partilhar Post #22 joaofrancaphoto

joaofrancaphoto

• Membro
  • Registo: 15/06/2010

Publicado 06 Julho 2010 - 11:55

Qualquer pessoa que entre na área da fotografia se apercebe de uma coisa: A compra de qualquer material, envolve muito dinheiro.
Ora eu sou estudante, o facto de pedir valores simbolicos, serve apenas para puder adquirir mais material fotografico e assim puder melhorar e apostar na qualidade das fotografias.

Quanto ao meu site, muitos parametros mencionados neste tópico, ja foram alterados por concordar com eles. Actualmente não peço dinheiro pelas sessões mas como tudo na vida e, para efeitos legais, as pessoas terão de assinar uma declaração em como autorizam a publicação das fotografias sob autorização dos encarregados de educação em caso de menor de idade. Não posso deixar que um pai, por exemplo, apresente uma queixa contra a minha pessoa por publicar na internet uma fotografia da sua filha numa pose em que este não goste muito.

Sim, vejo muitos videos por exemplo no youtube e compro alguns livros de fotografia para que possa aprender sempre mais e mais.

Partilhar Post #23 Ivo Lázaro

Ivo Lázaro

• Membro
  • Registo: 02/02/2008

Publicado 07 Julho 2010 - 01:51

João vais ter de me desculpar mas és mais um que sofre do síndrome de "sou o melhor fotógrafo da minha rua e todos os outros fazem trabalhos piores que eu". Não leves a mal a frase anterior pois é uma fase pela qual quase todos passamos (eu próprio já passei por ela pelos meus 18 anos e hoje olho para trás e só me apetece rir).

O material que falas é apenas uma ferramenta e eu fotografei muito tempo com o que podia ter na altura. Hoje tenho melhor e a diferença que noto é na possibilidade de criar situações diferentes que na altura não o podia fazer, não pelo facto de não ter o equipamento que hoje tenho mas porque mesmo que o tivesse não sabia como o utilizar da melhor forma.

Estamos em constante evolução (ou pelo menos devíamos estar) e o mais importante é evoluir nas questões conceptuais e culturais (principalmente a nível visual).
Fotografar não é só pegar na camera, apontar a disparar. É saber ficar em casa a ver um livro de boa fotografia, é analisar vídeos e perceber o porque de se fazer assim e não fazer assado, é compreender questões estéticas que afectarão a nossa forma de enquadrar e adoptar a melhor composição. É tudo isto e muito mais. A forma como respondeste mostra alguma arrogância e pouco encaixe nas críticas. Quando aqui cheguei fui bombardeado com críticas e algumas não cairam muito bem, mas pelo que me lembro nunca respondi dessa forma e a prova disso é que passaram dois anos (ou um pouco mais) e ainda continuo por aqui. Hoje olho para as imagens que fazia na altura e só não as apago porque nos dias maus olho para elas para me rir um bocado.

O que espero é que daqui a outros dois anos aconteça o mesmo com as fotografias que faço hoje...
O que é certo é que continuo sem site, continuo sem publicitar serviços e evito fazer "books" da treta com pseudo modelos que aparecem pelos facebook e outros lados.
Procuro aumentar o meu portfólio em quantidade e qualidade até me sentir confortável com o meu trabalho e ganhar confiança para o poder mostrar às pessoas da área de forma a conseguir os meus primeiros trabalhos "a sério".

Reparei também que estudas numa outra área...Pergunto-me: A fotografia para ti pretende ser um hobby ou será aquilo que te imaginas fazer o resto da vida? É que se for um hobby decerto que te vais divertir muito mais e o que te vai pagar as contas será o teu outro trabalho para o qual estudaste.
No meu caso eu estudei (e paguei bem o curso) fotografia e não me imagino fazer mais nada sem ser fotografar e não é por isso que disponibilizo os meus serviços por dois tostões para ganhar algum. Prefiro fazer uma sessão com uma modelo "a sério", não receber nada, não pagar nada e conseguir boas imagens para portfólio, pois um dia serão mais importantes que 100 ou 200€ que ganhei por fotografar uma rapariga qualquer que de modelo não tem nada.

Olha bem para o teu trabalho, repensa bem as tuas respostas e tem um pouco mais de respeito pela arte que é a fotografia. Estuda o que é a moda e a fotografia de moda, conhece os seus "mestres", estilistas, produtores, tendências, modelos, etc...
Tudo isto faz parte da história, eriquece-nos, motiva-nos e inspira-nos a fazer mais e melhor.

Agora não interpretes mal as minhas palavras porque não te vim atacar. Só quero que tenhas ideia de que fotografia é muito mais do que aquilo que apresentas no teu site e há que conhecer e respeitar. As regras existem. Se podem ser quebradas? Podem...Se as podes fazer? Força... Mas eu vou achar sempre que são erros técnicos enquanto não provares que as sabes aplicar. Se isso te interessa para alguma coisa? Provavelmente não...Mas se interessar pode ser que evoluas mais rápido do que o que imaginas.

Partilhar Post #24 pedrobsmarques

pedrobsmarques

• Membro
  • Registo: 05/02/2008
    • Local: Almada - Seixal - Póvoa de Varzim

Publicado 07 Julho 2010 - 08:05

clap clap clap.

Partilhar Post #25 Semente

Semente

• Membro
  • Registo: 01/10/2008

Publicado 08 Julho 2010 - 09:41

Subscrevo quase na totalidade o Horus.

Acrescento que por momentos, pensei que o Socrates tinha feito um Workshop para Padre...aquela bata branca fica a matar :)

IT Partilhar Post #26 joaofrancaphoto

joaofrancaphoto

• Membro

Publicado 08 Julho 2010 - 15:05

Mas acho que as do sócrates até ficaram engraçadas e boas.

Partilhar Post #27 Blueberry

Blueberry

• Membro
  • Registo: 10/05/2010
    • Local: Porto

Publicado 08 Agosto 2010 - 07:51

o site onde ele publicou as fotos é gratuito ..
eu tenho um e não pago nadinha por ele ^^
mas se pretendes mostrar as fotos mesmo para alguma empresa, agência etc ..
acho pouco profissional lhes passares o site ou do olhares ou o wix :&
mas isso é uma opinião minha  :blush:

acho também que te devias preocupar antes em fotografar mais ..
tens fotos que parecem mal ou exageradamente tratadas
fotos com cores demasiado saturadas
fotos com um enquadramento não favorável (cortares a cabeça)

e no meio daquilo tudo tens uma imagem que considero interessante.. não sei se foi uma imagem natural ou de pose forçada .. mas se realmente relatar algo que tenha significado para ti , ou uma história que conheces parece-me muito bem (como "fotojornalismo"). refiro-me à imagem do homem junto a uma porta branca (com a MÃO cortada mais uma vez).
o olhar dele a mim não me deixou indiferente à foto.

ah .. e mais uma coisa ^^
se tiveres oportunidade acho positivo dares "legenda" às imagens ..
nem qe seja data, ou assim .. mas é um pormenor que pode até ser irrelevante :)

continua :)

IT Partilhar Post #28 joaofrancaphoto

joaofrancaphoto

• Membro

Publicado 24 Agosto 2010 - 13:27

Obrigado pela tua opinião. vou ter em atenção as tuas cosniderações. o meu obrigado. cumprimentos

Partilhar Post #29 hrp

hrp

• Novo Membro
  • Registo: 29/09/2009
    • Local: Sintra

Publicado 27 Agosto 2010 - 13:41

João,

Não gosto de andar praqui a postar, normalmente não tenho tempo para isso, no entanto, e mais uma vez como pedias sinceridade......
As indicações que te vou dar são apenas técnicas quanto ao resto acho que te foram ditas coisas importantes neste post portanto não vou estar praqui a chover no molhado.

1º Quando fotografas pessoas nunca as deves colocar no centro do enquadramento.
Do que vi fazes isso em 90% das fotos onde tens pessoas. Então a moça sentada na escada entra pelos olhos a dentro o mau enquadramento escolhido.

2º O ponto de foco quando fotografas pessoas deve ser sempre nos olhos. Tirando situações de pose para books, moda ou situações muito pontuais de fotojornalismo (e mesmo ai é extraordináriamente importante teres cuidado com os olhos) os olhos sao quase sempre o ponto mais importante de uma foto com pessoas. Tens montes de fotos onde os olhos não são rigorosamente nada expressivos, um exemplo a foto da moça na porta e a foto do Socrates de olhos fechados em que se percebe em dois segundos que aquilo foi resultado de uma flashada (pela sombra projectada na parede quase que aposto que utilizaste o flash built-in da máquina e fotografas-te com a máquina ao alto (portait)). Se queres mostrar que fotografaste o Socrates usa apenas a foto da bata e não a outra, pessoalmente nunca na vida mostrava uma foto de olhos fechados, fosse de quem fosse. Mais uma vez e porque se trata de arte fotográfica uns olhos fechados podem ser extraordináriamente expressivos desde que saibas quando o utilizar.
Exemplo, nas fotos recentes da comunicação social tens pessoas a chorar porque perderam as casas, os bens e os animais nos incêndios, uma foto dessas com uma pessoa de olhos fechados não choca ninguem porque a mensagem subjacente é a tristeza pela perca de algo, ai até pode estar a chorar (até ajuda) porque vinca mais os sentimentos que a foto exprime, mas como vês é em situações que tu dominas e que sabes quando utilizar o quê.

3º Ainda relativamente à moça na porta vermelha, o que está lá a fazer um caixote logo no primeiro plano que não serve para nada? Não se percebe se é uma gaveta, se é uma caixa, um caixote o que quer que seja. Das duas uma ou o colocas todo para se perceber o que é e o efeito desejado ou então pura e simplesmente sacas aquilo dali (nesta foto com Photoshop nas próximas varres o viewfinder de uma ponta à outra com o olho antes de carregares no botão. Ainda na mesma foto cortas os pés à miuda de uma forma que não se percebe se o fazes com intenção ou por distracção. Na minha opinião  nunca se deve cortar os pés a uma senhora (se bem que actualmente andam por ai agora umas novas tendências de cortar abaixo do joelho, algo que pessoalmente discordo completamente mas que volta e meia aparece e está a virar tendência).

4º A foto em que está o Socrates de bata tens o reflexo de um flash na parede e pior ainda nos oculos do bacano por trás dele (2º plano) mais uma vez photoshop para tirares de lá o gajo ou então carregas no blur com força até o cromo ficar completamente desfigurado (mais uma vez estas são as minhas opções não quer dizer q as sigas......)

5º A foto em que tens um miudo de pernas cruzadas em cima de uma caixa de cimento (seja o que for) tens um halo de luz à volta que mostra uma coisa, que fizeste uma péssima selecção com as ferramentas de selecção do photoshop ou então fizeste propositadamente. Em qualquer um dos casos funciona mal. PS: Isso utilizava-se bastante quando tentavas fazer selecções e máscaras mas no negativo no tempo do filme (em que as máscaras eram feitas com a mão ou com um clip ou um palito ou outro qq objecto que desse jeito utilizar), o photoshop permite-te fazer muito mais e muito melhores selecções. Repetes o erro na foto do avião.

Por ultimo aplica-se a todas as fotos tiradas durante o dia, por norma quando fazes books ou algo do género para modelos ou para pessoas que queiram ser fotografadas, tens total controlo da situação (a menos que a pessoa seja famosa e ai normalmente tens que ser tu a ajustares-te à peça). Ora se controlas a situação deves-te preocupar em teres boa luz. A luz com que fotografas a miuda na maior parte das vezes parece que foi feita ao meio dia pois está carregada de sombras extremamente duras. Se queres fotografar uma pessoa no exterior e como não deves ter condições para comprar luz portátil para exterior uma vez que és estudante, o ideal é saltares cedo da cama (ou não te deitares tendo em conta a tua idade) e fotografas as pessoas antes de o sol nascer ou depois de se por em que não tens as tais sombras. Outra solução é fotografares num dia nublado mas ai tens que ter cuidado com outra coisa, que é o white balance (controlo de brancos). Quando fotografas em sombra ou em dias de chuva (mesmo que não esteja a chover) existe uma predominância enorme de raios ultravioleta o que faz com que as pessoas fiquem com um tom azulado. (Caso tenhas duvidas fotografa uma pessoa num dia de chuva e depois no photoshop passa a pipeta por cima da foto e olha para o info panel, vais ver que toda a foto têm uma enorme predominância de azul, se não quiseres ter tanto trabalho olha para o histograma da tua máquina quando fazes a foto e repara no canal Blue do RGB). Se estás a tirar fotos a amigos podes sempre fazer as fotos numa altura do dia em que não estejam sombras duras. Se fores fazer as fotos em dias de chuva ou em dias enublados têm um reflector bestial que são as nuvens, depois só tens que te preocupar em acertar as tonalidades. Para isso podes usar a opção de levels do photoshop.

Como podes ver tens aqui apenas apontamentos técnicos dos erros que têns estado a cometer nas tuas fotos mas isso faz parte do processo de aprendizagem todos os que te criticaram passaram quase de certeza pelo mesmo.

No entanto concordo com as pessoas que criticam a tua postura, provávelmete achaste que iam dizer bem à brava das tuas fotos porque todas as pessoas a quem mostraste o site, por falta de conhecimentos fotográficos, acharam as fotos muito boas, no entanto aqui tens malta que percebe do assunto e se queres elevar a tua qualidade para outro patamar tens que aprender com o que te dizem e não dar uma de galináceo ou virgem ofendida que só te fica mal.

Na minha opiniao, para começar devias começar por arranjar um bom livro generalista de fotografia tipo Michael Freemen ou coisa do género. Segundo deves continuar a practicar.

Bom trabalho.

Partilhar Post #30 Santa Cruz

Santa Cruz

• Membro
  • Registo: 16/06/2007
    • Local: Linda A Velha

Publicado 27 Agosto 2010 - 14:38

Considera seriamente todas as opiniões aqui descritas pois será uma séria mais valia para o teu crescimento cultural.

Excepto a foto do sr. ao lado de um radiador, nenhuma delas é merecedora de carreira como fotografo.

Tem tb muita atenção à edição das tuas fotos, carecem de bastantes melhoramentos a vários niveis, equaciona tirar um curso de photoshop pois uma boa foto é 50% do trabalho, os restantes 50% é edição e cunho pessoal. 

E olha que dos 50% da boa foto, 100% é de todo o teu conhecimento que tiveres sobre luz,técnica, enquadramento e estética  :D

Partilhar Post #31 jeff wall

jeff wall

• Membro
  • Registo: 24/08/2010

Publicado 27 Agosto 2010 - 18:55

pah, adorei uma foto que tens publicada no site. um velho voltado para a parede encostado a um radiador.
ainda me agarrou uns 3 minutinhos.

por acaso...gosto da foto.tenta fazer mais esse tipo de fotos...

cumps

Partilhar Post #32 Kardo

Kardo

• Membro
  • Registo: 24/08/2010

Publicado 15 Setembro 2010 - 16:14

Eu só vi este tópico agora, mas digo desde já que precisas de crescer, e ser um pouco mais humilde.
Porque em todas as criticas que te fazem, achas sempre que tu tens razão...
Assim não irás a lado nenhum.

IT Partilhar Post #33 joaofrancaphoto

joaofrancaphoto

• Membro

Publicado 15 Setembro 2010 - 17:57

Após ter visto as várias criticas que me foram feitas, eu tenho-as aceitado da melhor forma e acrescento também que tenho aprendido e tenho tentado fazer tudo para melhorar.

Tenho visto imensos tutorials, livros, ebooks, fotografo imenso....espero que um dia mais tarde esteja melhor :D

Partilhar Post #34 Blueberry

Blueberry

• Membro
  • Registo: 10/05/2010

Publicado 15 Setembro 2010 - 19:55

boas ..
tive a ver outra vez o teu antigo site..
e contrariamante ao qe dizes n vi nenhuma foto qe não tivesse visto antes..
tens em algum outro site postado a tua evolução? :)

IT Partilhar Post #35 joaofrancaphoto

joaofrancaphoto

• Membro

Publicado 15 Setembro 2010 - 20:44

O unico site que dispõe de trabalhos recentes é o olhares. em http://olhares.com/joaopedrofranca

O meu site, está actualmente a ser modificado.

Partilhar Post #36 kimsantos

kimsantos

• Membro
  • Registo: 18/03/2009

Publicado 23 Outubro 2010 - 14:44

João,

Tens aqui muitas críticas com qualidade, (neste aspecto és ums sortudo, nem todos se podem gabar dessa sorte) se separares o trigo do joio podes aproveitá-las e evoluires na fotografia. Também tens coisas muitos boas, demonstras ter garra e paixão, vais à luta e não esmoreces, são atributos importantes num jovem. Tens a vida inteira para te tornares num excelente fotógrafo. Por agora vai estudando e disparando, quando te sentires atraído por uma área especifica torna-te um "fundamentalista" e verás os resultados a aparecer.

Abraço

Partilhar Post #37 yokoono

yokoono

• Membro
  • Registo: 06/06/2010
    • Local: sintra

Publicado 09 Janeiro 2011 - 22:21

Antes de mais queres ser fotógrafo profissional? se sim, de quê em particular?

IT Partilhar Post #38 joaofrancaphoto

joaofrancaphoto

• Membro

Publicado 12 Janeiro 2011 - 19:52

Profissional? Talvez um dia quem sabe. Por agora não...

Partilhar Post #39 yokoono

yokoono

• Membro
  • Registo: 06/06/2010
    • Local: sintra

Publicado 17 Janeiro 2011 - 02:31

Profissional? Talvez um dia quem sabe. Por agora não...

Boa. a ideia da pergunta era saber se querias ser fotógrafo de alguma coisa em particular. Se não queres ser profissional então estás bem para amador, vai fotografando apenas porque sim. Se achas q no futuro queres ser fotógrafo e dependendo da área de interesse então deves tornar o ''acto de fotografar'' mais objectivo e direccionado quanto possível.

Partilhar Post #40 labfreak

labfreak

• Novo Membro
  • Registo: 27/01/2008
    • Local: Pombal

Publicado 15 Fevereiro 2011 - 19:57

pelo que vi, parece-me que ainda controlas algo mal a luz de estudio(?), quarto, nao sei... nao sei se usas so luz natural ou nao!

em exterior tens algumas fotografias mal medidas, praticamente todas aquelas onde aparece céu, que não e nada mais do que branco sem informação.

como amador estás lá...