Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Testes de velocidades de cartões

• Por favor inicie sessão para responder
36 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #21 Rockas

Rockas

• Membro
  • Registo: 28/09/2009
    • Local: Paços de Ferreira

Publicado 04 Junho 2010 - 16:34

A conclusão a que eu cheguei é que não estamos a tentar a leitura/escrita dos cartões, mas sim do controlador USB e do leitor... posto isto eu já não perdi mais tempo com isto.

A única solução seria comprar um leitor FW, mas como as vantagens são poucas face aos leitor de 50 centimos já com portes que eu uso, fico pelas especificações do fabricante.

Sim... mas partindo do principio que a grande maioria dos utilizadores usam leitores com interface USB2.0 (sejam externos sejam internos mas ligados por USB2.0) penso que é sempre útil termos estes valores.
Pelo que pude aferir (ainda tenho mais 2 cartões para testar mas tenho estado realmente ocupado nos últimos dias) estes resultados coadunam-se com a performance dos cartões inseridos nas máquinas.
Pelo menos os dois que já testei são como da água para o vinho na minha máquina  :th_up:

Anúncios

Partilhar Post #22 Luis Leonardo

Luis Leonardo

• Membro
  • Registo: 13/05/2008
    • Local: Lisboa

Publicado 04 Junho 2010 - 16:50

A grande questão é que o protocolo de USB é uma porcaria.

Por exemplo os meus cartões classe 6 deviam de rondar os 48 Mbit/s ou seja menos que a velocidade máxima do USB, que são os 60 Mbit/s.

O problema é que nem com um HDD externo eu chego perto dessa velocidade... estou sempre no máximo perto dos 20.
Isto em várias máquinas, vários suportes e vários sistemas operativos.

Acho que a única solução viável é mesmo um leitor Firewire, que esse sim é mais estável e preciso.

Ainda assim no meu caso e penso que na maior parte, isto é completamente irrelevante, pois do que até agora consegui encontrar na Internet, regra geral a velocidade de escrita das máquina anda na casa dos 6 a 8 Mbits/s... sendo que assim a única grande vantagem reside na transferência rápida para o PC, isto claro para quem consegue boas velocidades ;)

IT Partilhar Post #23 Rockas

Rockas

• Membro

Publicado 04 Junho 2010 - 16:53

A grande questão é que o protocolo de USB é uma porcaria.

Por exemplo os meus cartões classe 6 deviam de rondar os 48 Mbit/s ou seja menos que a velocidade máxima do USB, que são os 60 Mbit/s.

O problema é que nem com um HDD externo eu chego perto dessa velocidade... estou sempre no máximo perto dos 20.
Isto em várias máquinas, vários suportes e vários sistemas operativos.

Acho que a única solução viável é mesmo um leitor Firewire, que esse sim é mais estável e preciso.

Ainda assim no meu caso e penso que na maior parte, isto é completamente irrelevante, pois do que até agora consegui encontrar na Internet, regra geral a velocidade de escrita das máquina anda na casa dos 6 a 8 Mbits/s... sendo que assim a única grande vantagem reside na transferência rápida para o PC, isto claro para quem consegue boas velocidades ;)

:humm: tenho dúvidas em relação a esses valores de escrita por parte das máquinas.
Olha que a minha demora bem mais do que 10 segundos a gravar um RAW no tal cartão que testei e que é mais lento, enquanto que com o outro, demora "p'raí" 2 segundos.

Partilhar Post #24 Luis Leonardo

Luis Leonardo

• Membro
  • Registo: 13/05/2008

Publicado 04 Junho 2010 - 16:57

A questão é que os testes que se fazem não são científicos, é impossível através do método de disparar e cronometrar, obteres dados precisos.

Tenho lido valores na casa dos 16Mbits/s no caso dos Extreme III, mas mais uma vez são dados pouco relevantes face à forma da sua recolha.

IT Partilhar Post #25 Rockas

Rockas

• Membro

Publicado 04 Junho 2010 - 17:05

A questão é que os testes que se fazem não são científicos, é impossível através do método de disparar e cronometrar, obteres dados precisos.

Pois... é lógico que é muito complicado fazer algo como isso.
De qqr forma, utilizado o velho "método" da observação (:D) atrevo-me a dizer que na minha máquina as velocidades de leitura e escrita serão aproximadas a um interface USB2.0 nos meus PCs
Como observo isto... bom... sem qqr tipo de precisão, claro, mas calculando "mais ou menos" o tempo que me demora a copiar um RAW do PC (utilizando o leitor) para o cartão e o tempo que demora a apagar a luz vermelha (que acende na máquina) de acesso ao cartão após o disparo.

Tenho lido valores na casa dos 16Mbits/s no caso dos Extreme III, mas mais uma vez são dados pouco relevantes face à forma da sua recolha.

Bom... eu posso sempre acrescentar à tabela o interface de teste (se bem que, convinha que o pessoal não andasse a testar cartões num 486  :D) será que a informação é mais útil assim?

Partilhar Post #26 fepa ubi

fepa ubi

• Membro
  • Registo: 17/02/2008
    • Local: Região Centro

Publicado 30 Janeiro 2011 - 12:04

Boas pessoal,

vi o tópico e achei interessante, pois concordo com muito do que foi dito.
Realmente não se está a testar a 100% o cartão pois está dependente da porta, leitor, pc... Mas na prática penso que os resultados são úteis para se ter uma ideia das velocidades que temos quando passamos as fotos para o computador, pois nem todos fotografamos a 1ºliga...
:humm:

Antes dos resultados e independentemente da variação poder ser ou não pouca acho que para este teste ser "mais valido" divia-se acordar fazer o teste do cartão com ele sem dados para ser uma constante em todos os cartões, mas é só uma ideia.

Aqui ficam os meus resultados:

-SanDisk Extreme Ducati Edition 8GB

Com dados
Imagem Colocada

Sem dados
Imagem Colocada

-SanDisk Ultra II 4GB 15mb/s

Com dados
Imagem Colocada

Sem dados
Imagem Colocada

O leitor usado foi um SanDisk ImageMate® All-in-One USB 2.0 Reader
( http://www.sandisk.c...e-usb-20-reader )

Se acharem conveniente posso incluir os dados do pc que foi usado.

Deixo ainda um site com a velocidade dos cartões e por maquina se quiserem ver e não conhecerem.
http://www.robgalbra...ge.asp?cid=6007

Partilhar Post #27 vlbphoto

vlbphoto

• Membro
  • Registo: 30/01/2008
    • http://www.vlbphoto.com/

Publicado 27 Março 2012 - 14:15

Caro Rokas!

Para que este teste seja útil, convinha que apenas um computador e um único leitor de cartões fosse utilizado! Se não A baralhação é tanta que ficamos sem perceber nada!
E mesmo assim desligando tudo o que corre em fundo na maquina para não alterar a velocidade do processador.

No máximo, servirá para caçar os verdadeiramente lentos! E isto Com sorte!

Abraço fotográfico! 

Partilhar Post #28 efortuna

efortuna

• Novo Membro
  • Registo: 20/08/2015
    • Local: Abt

Publicado 12 Setembro 2015 - 17:53

Ola

ajudam um novato a perceber estes valores??

o cartao e um Kingston SDC4/8GB

Sao valores normais?

obrigado

Kingston_sdc4_8gb.jpg

Partilhar Post #29 Fatalit1-4

Fatalit1-4

• Membro
  • Registo: 14/04/2008
    • Local: Porto

Publicado 12 Setembro 2015 - 22:56

São valores muito fraquinhos!!

Partilhar Post #30 efortuna

efortuna

• Novo Membro

Publicado 13 Setembro 2015 - 12:01

São valores muito fraquinhos!!

Ola

obrigado pela rápida resposta, mas para quem percebe pouco do assunto.. fica na mesma...;)

consegue explicar melhor quais os significados destes valores?

obrigado

um abraço

Edgar Fortuna 

Partilhar Post #31 Oliveiravlg

Oliveiravlg

• Membro
  • Registo: 29/12/2014
    • Local: Valongo

Publicado 13 Setembro 2015 - 21:36

O que o Fatalit1-4 quis dizer foi que esses cartões são muito lentos.

A malta normalmente usa cartões mais rápidos, ou seja, com esses valores muito mais altos.

Espero ter ajudado.

Partilhar Post #32 Fatalit1-4

Fatalit1-4

• Membro
  • Registo: 14/04/2008
    • Local: Porto

Publicado 13 Setembro 2015 - 22:27

Exactamente. Um cartão que "escreve" a 4 MB por segundo é muito lento!

Partilhar Post #33 efortuna

efortuna

• Novo Membro

Publicado 14 Setembro 2015 - 06:34

Ola

obrigado aos dois pelas explicações..

na primeira opção do programa, onde se pode seleccionar o numero desde 1 ate 9, qual o numero que devo seleccionar ou uso o 5 por defeito?

aproveitei e fiz o teste a outro cartão que aqui tenho, embora usa-se para outros fins... este é um toshiba de 16GB classe 10 e que anunciam 30mb/s... :(

o facto de usar o leitor do portátil, pode ter interferência nos valores lidos?

obrigado

um abraço

Sem_T_tulo.jpg

Partilhar Post #34 Paulo M. F. Pires

Paulo M. F. Pires

• Moderador
  • Registo: 13/03/2010
    • Local: Pombal
    • Hmmm...

Publicado 14 Setembro 2015 - 09:55

Sim, pode. 

Mas se este chega aos 10 mb/s de escrita ( vamos supor que é o limite do leitor usb ) o outro não dá mais por limitação do cartão.

Partilhar Post #35 efortuna

efortuna

• Novo Membro

Publicado 14 Setembro 2015 - 18:45

Ola

obrigado pela explicação.. quais são os valores ditos normais, ou aceitáveis para velocidade de um cartão?

Partilhar Post #36 efortuna

efortuna

• Novo Membro

Publicado 18 Setembro 2015 - 10:13

aproveito para colocar mais uma duvida..

posso usar um micro sd com adaptador, ou aconselham a usar apenas sd?

obrigado

Partilhar Post #37 pldias

pldias

• Membro
  • Registo: 12/02/2011

Publicado 28 Setembro 2015 - 04:40

No primeiro cartão experimenta com os mesmos settings do segundo, estar a escrever ficheiros de 500mb e comparar com um resultado feito com ficheiros de 50mb é normal que ficheiros mais pequenos escrevam mais depressa.

Em principio estás limitado pelo leitor do portatil, o ideal era arranjares um leitor de cartões da Lexar (são os melhores que se compram neste momento), ou outro que sejam pelo menos usb 3.0.