Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Anúncios (remover)

Foto

Filmar com Canon 550 D - Dúvidas

• Por favor inicie sessão para responder
20 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 QUATRO ESTAÇÕES

QUATRO ESTAÇÕES

• Novo Membro
  • Registo: 21/04/2011
    • Local: Lisboa

Publicado 11 Maio 2011 - 22:52

Preciso de ajuda dos mais experientes a filmar com a Canon 550D.
Como formatar nas situações de filmagens com e sem tripé (tenho um para vídeo pro) mas, tenho muitas situações de reportagem de viagens ou de passeios em grupo em que não se proporciona o uso do tripé.
Assim,tudo o que puderem informar para as duas situações,(foco,abertura, velocidade,etc.)antecipadamente agradeço.
PS -Tenho experiência da SonY 1000 Dx.

Anúncios

Partilhar Post #2 Miguel Sevivas

Miguel Sevivas

• Membro
  • Registo: 04/11/2010

Publicado 12 Maio 2011 - 18:44

Boas amigo,

Acho que te consigo ajudar, não sou profissional, mas não deixei de verificar que as tuas duvidas são básicas em relação à 550D  :th_up:

Para começar deves ter em conta os seguintes formatos de gravação:
- 1920x1080 em 24fps se quiseres um estilo cinematográfico ou em 25fps se quiseres um estilo de reportagem;
- A Abertura sempre em 1/50, que é o que se identifica mais com a realidade;
- As cores em neutro, pois deste modo consegues a melhor qualidade de imagem possível nesta máquina e em todas as DSLR;
- Tens que ter também um bom cartão de memória SD neste caso de classe 10 e que tenha no mínimo 30mbps. ( eu uso um sandisk de 8gb classe 10 de 30mbps e chega-me perfeitamente)

Em relação a suportes:
- Podes comprar pela net com o anel de focagem que é óptimo para filmar com as DSLR, até por foram criados para filmar com estas máquinas;
- Podes também optar por um tripé profissional de video;
- Podes usar um slider;
- E podes usar um steadycam.

Em relação ao som que é o segundo elemento constituinte de um video e se quiseres um som de grande qualidade podes comprar uma zoom H4n, digo desde já que tenho um e que simplesmente espectacular, foram 300€ bem gastos!  :th_up:

Por fim e em relação a objectivas, tenta compra sempre as de melhor qualidade e as que se adequam melhor às tuas necessidades.

Espero ter ajudado e deixo aqui umas aulas com o Philip Bloom:    http://www.vimeo.com/17862673
Tem vários videos  :th_up:

Cumprimentos.

IT Partilhar Post #3 QUATRO ESTAÇÕES

QUATRO ESTAÇÕES

• Novo Membro

Publicado 13 Maio 2011 - 10:54

Bom dia, amigo,

Fiquei contente ao ver a tua disponabilidade em querer ajudar quem se inicia nestas áreas.
As tuas informações foram muitos úteis e, só fiquei com "dúvidas" no que refere à aquisição do anel de focagem. Tenho na Canon 550D o Kit da 18-55 e a 50-250 mm e, por agora, vou começar a "aprender" a trabalhar com estas 2 objectivas.Entretanto, já vi os vídeos da vimeo (são úteis e interessantes). Assim,irei utilizar, sempre que possível,o Solingor Video Tripod 2001 mas, o que eu gostaria de saber para as situações em que terei de fazer filmagens em tripé era as definições dos settings que devia usar para ter imagens razoáveis.

Recapitulando, para o meu caso:
- 1920X1080 ; 25 fps; abertura 1/50 , ISO 100 ; SandisK Extreme 8Gb-30 mbs.Pro DV Stereo Micro; LCD Screen protector,Para-sol. Faltará algum detalhe?

Um abraço e, fico contando com as tuas ajudas.

IT Partilhar Post #4 QUATRO ESTAÇÕES

QUATRO ESTAÇÕES

• Novo Membro

Publicado 13 Maio 2011 - 11:34

Rectificando:

Dúvidas nos settings mas, em Filmagens SEM Tripé.
Será que fico tudo tremido e desfocado?

Partilhar Post #5 nam

nam

• Membro
  • Registo: 25/09/2010
    • Local: Cascais

Publicado 13 Maio 2011 - 11:48

Boas,

Recapitulando, para o meu caso:
- 1920X1080 ; 25 fps; abertura 1/50 , ISO 100 ; SandisK Extreme 8Gb-30 mbs.Pro DV Stereo Micro; LCD Screen protector,Para-sol. Faltará algum detalhe?

Eu não tenho grande experiência a filmar, para mim o vídeo da 550D é um excelente bónus. No entanto venho alertar-te para o facto de ser preciso mudar os setings conforme as condições de luz, tal como na fotografia ...Como o Miguel disse e bem deves manter o obturador a 1/50 para teres um aspecto o mais natural possível (Isto aplica-se em conjunto com os frames por segundo) se tiveres a filmar com 50fps então deverás utilizar 1/100, é o dobro...  mas em HD como deves saber só tens 24 ou 25fps no sistema PAL, depois só podes jogar com ISO e o diafragma para definir a luz certa.

Abraço :th_up:

Partilhar Post #6 Miguel Sevivas

Miguel Sevivas

• Membro

Publicado 13 Maio 2011 - 20:40

Rectificando:

Dúvidas nos settings mas, em Filmagens SEM Tripé.
Será que fico tudo tremido e desfocado?

É exactamente como o Nam disse, os settings da máquina ficam iguais!
Agora o que te facilita muito o trabalho é isto:

http://cheesycam.com...r-support-rigs/

Como podes ver é muita tralha para colocar no ombro e maior parte dela e mesmo para as empresas que têm um nível de trabalho e qualidade muito elevados.
Deste modo os únicos acessórios que necessitas é o suporte de ombro com o anel de focagem e talvez e se quiseres um LCD para controlares melhor a focagem e a imagem em si  :th_up: 

Partilhar Post #7 Hugo Palmeira

Hugo Palmeira

• Membro
  • Registo: 28/08/2008
    • Local: Algures no norte - Mondim de Basto

Publicado 13 Maio 2011 - 23:52

Miguel o suporte de ombro com o anel de focagem é coisa para custar quanto sabes me dizer?

Partilhar Post #8 salprata

salprata

• Membro
  • Registo: 18/07/2010

Publicado 14 Maio 2011 - 00:10

suporte para o ombro 500€ a 1000€

filmar sem tripé ligas o estabilizador DA OBJECTIVA E ficas muito quietinho

aqui foi sempre sem tripé

a tentar fazer um

http://www.cinema5d....ile.php?id=5473

Partilhar Post #9 Hugo Palmeira

Hugo Palmeira

• Membro

Publicado 14 Maio 2011 - 00:20

não parece difícil fazer um suporte para o ombro  :humm:
mas o que me dava mais jeito era mesmo o anel de focagem!

Partilhar Post #10 Miguel Sevivas

Miguel Sevivas

• Membro

Publicado 14 Maio 2011 - 11:13

Boas,

Eu também não tenho suporte de ombro e o que faço é fechar o tripé e coloca-lo ao ombro, e até dá bom resultado, mesmo com as objectivas que não têm estabilizador, no entanto existem suportes porreiros sem serem tão dispendiosos! como por exemplo este:

http://niobo.pt/shop...roducts_id=1633

Assim não é tão necessário usares o anel de focagem, ainda assim, já se sabe que com o anel de focagem é possível controlar melhor a focagem! Mas podes comprar o anel de focagem em separado e adaptares com um suporte.  :th_up:

Partilhar Post #11 Hugo Palmeira

Hugo Palmeira

• Membro

Publicado 14 Maio 2011 - 15:27

já tinha visto esse suporte na niobo, acho que vou optar por esse, estive tambem a ver os preços só do anel de focagem e também não são assim tão baratos...

Partilhar Post #12 Miguel Sevivas

Miguel Sevivas

• Membro

Publicado 14 Maio 2011 - 15:54

já tinha visto esse suporte na niobo, acho que vou optar por esse, estive tambem a ver os preços só do anel de focagem e também não são assim tão baratos...

Pois também é verdade, eu se calhar também vou comprar esse suporte, mas não acho necessário comprar um anel de focagem, procura na B&H talvez sejam mais baratos, ou no ebay, amazon, por aí  :th_up:

Partilhar Post #13 salprata

salprata

• Membro

Publicado 14 Maio 2011 - 18:49

eu resolvi o foco rápido com umas pequenas marcas a lápis nas objectiva, as objectivas novas deixaram de ter o metros marcados  :s....

o suporte ao ombro não substitui o tripé, porque todo o conjunto está colado ao corpo, a própria respiração de pessoa  obriga a todo esse engenho a mexer  :(...

para gastar €s talvez um flycam pareça mais "engraçado"

Partilhar Post #14 Miguel Sevivas

Miguel Sevivas

• Membro

Publicado 17 Maio 2011 - 12:05

Sim, mas os steadycam usa-se para usufruir de um movimento fluído, e às vezes o que se quer é um movimento mais intenso  :th_up:

Partilhar Post #15 salprata

salprata

• Membro

Publicado 17 Maio 2011 - 12:14

se poderes explicar melhor o que é essa coisa de movimento intenso, algum exemplo  :blush:

uma boa cabeça de tripé, tb é fundamental, mais que o tripé

::)

Partilhar Post #16 Miguel Sevivas

Miguel Sevivas

• Membro

Publicado 18 Maio 2011 - 18:46

Um "movimento intenso" como por exemplo um filme de acção num dos seus momentos de explosões, é claro que hoje em dia não ias usar um steadycam para filmar isso, mas filmavas com a máquina ao ombro para ficar mais "agressivo"  :th_up:

Partilhar Post #17 luísmiguel

luísmiguel

• Membro
  • Registo: 27/01/2008
    • Local: Viseu
    • “The only photographer you should compare yourself to is the one you used to be.”

Publicado 19 Maio 2011 - 19:57

Um "movimento intenso" como por exemplo um filme de acção num dos seus momentos de explosões, é claro que hoje em dia não ias usar um steadycam para filmar isso, mas filmavas com a máquina ao ombro para ficar mais "agressivo"  :th_up:

E não só, normalmente em "cenas agressivas" não é utilizada a velocidade de obturação "standard" (chamemos-lhe assim), em vês de 1/50 utilizam-se velocidade superiores 1/250 por exemplo, dependendo do efeito final pretendido.

Quanto ao stedycam eu acho uma "peça" fundamental para se usar uma HDSLR, não quer dizer que tenha que ser um stedycam completo com colete e braço e + não sei quê, mas acho que pelo menos a parte frontal, aquela onde encaixa a cmara, eu chamo-lhe glidecam(sim eu sei que é uma marca mas é como me habituei a chamar ao aparelhometro :P) é algo que é muito, muito, muito util.
Isso e um suporte de ombro julgo que são fundamentais, mas claro tudo depende do que se quizer fazer! Haverá casos em que um simples tripé será suficiente.

Partilhar Post #18 Miguel Sevivas

Miguel Sevivas

• Membro

Publicado 21 Maio 2011 - 16:28

Boas,

No meio da discussão aproveito para deixar aqui uma pequena duvida, que é a seguinte:
- Eu comprei um zoom H4n e ainda não sei usa-lo muito bem, à pouco tempo liguei um microfone exterior com entrada xlr, mas reparei que liguei à entrada da esquerda e logo só dava som o auricular esquerdo, e liguei à entrada da direita logo só dava o auricular direito, alguém me sabe dizer se é possível ligar um micro com entrada xlr e captar os dois canais? Ou é necessário ligar dois microfones?

Obrigado.
Cumprimentos.  :th_up:

Partilhar Post #19 salprata

salprata

• Membro

Publicado 21 Maio 2011 - 23:20

não sei, o meu é só zoom h2, nem nunca experimentei ligar outro micro

terás que mudar alguma configuração interna ?

quando exportas o som para um programa, o que te aparece na timeline? quantos linhas de som,  o zoom deve gravar o som de ele próprio e em separado o som do mic externo, digo eu

:)

Partilhar Post #20 RJP

RJP

• Membro
  • Registo: 17/01/2010

Publicado 23 Maio 2011 - 11:22

Boas,

No meio da discussão aproveito para deixar aqui uma pequena duvida, que é a seguinte:
- Eu comprei um zoom H4n e ainda não sei usa-lo muito bem, à pouco tempo liguei um microfone exterior com entrada xlr, mas reparei que liguei à entrada da esquerda e logo só dava som o auricular esquerdo, e liguei à entrada da direita logo só dava o auricular direito, alguém me sabe dizer se é possível ligar um micro com entrada xlr e captar os dois canais? Ou é necessário ligar dois microfones?

Obrigado.
Cumprimentos.  :th_up:

Olá!

Editei o post anterior porque não estava muito perceptivel:

Os canais XLR são mono, logo para teres som stereo necessitas de ter os 2 microfones externos ligados a gravar e cada um irá dar um som numa coluna, a sua " mistura auditiva fazrá o stereo;

No H4n tens 2 microfones externos incorporados de alta qualidade e que te permitem gravar uma pista em stereo;

Por trás tens ainda uma tomada para um microfone externo que também pode ser stereo;

Se é para apanhares som stero aconselhava-te a usar o próprio H4 como microfone.

O interessante quanto a mim é gravares n sons diferentes (mono) e depois num programa de edição tipo audacity ( muito simples de usar), fazeres a mistura variando volumes, etc