Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Apresentação de fotos a cores e a P&B

• Por favor inicie sessão para responder
91 respostas a este tópico

Partilhar Post #41 Jpspider

Jpspider

• Novo Membro
  • Registo: 08/11/2006

Publicado 31 Maio 2010 - 15:22

Concordo. Aquelas imagens nunca poderiam ser a cores. O cenários e as personagens por si só já estão carregadas de drama.. o PB é o toque final e ao mesmo tempo obrigatório..

Anúncios

Partilhar Post #42 Rockas

Rockas

• Membro
  • Registo: 28/09/2009
    • Local: Paços de Ferreira

Publicado 31 Maio 2010 - 15:28

Concordo. Aquelas imagens nunca poderiam ser a cores. O cenários e as personagens por si só já estão carregadas de drama.. o PB é o toque final e ao mesmo tempo obrigatório..

Se calhar até podiam... foram tiradas num encontro de fotografia "desvaneios fotográficos" e como poderás ver aqui: http://www.facebook....aficos?v=photos

Penso ter sido dos poucos (senão o único) a optar pelas "duo-tonalidades" (não sei se o termo existe  :D).
As dos outros estão melhores? estão piores? não sei... estão de acordo com a visão deles, suponho... não com a minha  :)

Partilhar Post #43 Jpspider

Jpspider

• Novo Membro

Publicado 31 Maio 2010 - 21:39

Se calhar até podiam... foram tiradas num encontro de fotografia "desvaneios fotográficos" e como poderás ver aqui: http://www.facebook....aficos?v=photos

Penso ter sido dos poucos (senão o único) a optar pelas "duo-tonalidades" (não sei se o termo existe  :D).
As dos outros estão melhores? estão piores? não sei... estão de acordo com a visão deles, suponho... não com a minha  :)

Naaaa.. aLi era PB mesmo. Mas tambem nao lhe carregava tanto como carregaste :)

Partilhar Post #44 Rockas

Rockas

• Membro

Publicado 31 Maio 2010 - 22:02

Naaaa.. aLi era PB mesmo. Mas tambem nao lhe carregava tanto como carregaste :)

Acredito  :th_up:

Partilhar Post #45 Supervixen

Supervixen

• Membro
  • Registo: 19/11/2008

Publicado 14 Junho 2010 - 09:49

Tema curioso, porque cada vez mais, ao contrário do que acontecia anteriormente, me sinto inclinada para optar por fotografar a cores e de explorar as suas diferentes possibilidades.

Gosto da fotografia a cores com ar gasto ou vintage. Agora vou esperar que alguém me caia em cima por causa da frase anterior.  :happy:

Partilhar Post #46 lowfi

lowfi

• Membro
  • Registo: 26/03/2009

Publicado 14 Junho 2010 - 13:27

sobre o uso da cor em fotografia, o melhor mesmo é ir ao início..

abram uma das quaisquer 'Monographs'.. e esqueçam enquadramentos, regras dos terços ou do raio que o parta..
o 'caminho' aqui, era a cor.. apenas isso..

quer dizer.. é claro que havia (há) uma leitura subjacente.. como deve haver sempre, aliás..
mas pronto.. isso já entra no contexto social (e não só) onde se inserem as imagens, background do autor, etc..
já foge ao tópico em questão..

optar por cor ou PB são formas distintas de encarar a imagem.. são atitudes particulares em si..
por conseguinte, é uma decisão tomada antes do click.. nunca depois..

qualquer facilitismo que permita contornar isso, só pq é fácil e/ou moderno, não está aberto sequer a discussão..
de maus hábitos já está o mundo cheio..

quanto à questão do gosto alheio tentar condicionar a conversão de cor a PB.. epá.. muito sinceramente, teria que recorrer a palavrões..
logicamente é uma opção de quem fotografa.. apenas e só..

a não ser que estejam à comissão.. a fotografar por encomenda..
nem que seja a pancadinhas nas costas..

Partilhar Post #47 Jpspider

Jpspider

• Novo Membro

Publicado 14 Junho 2010 - 14:48

quanto à questão do gosto alheio tentar condicionar a conversão de cor a PB.. epá.. muito sinceramente, teria que recorrer a palavrões..

Porque..

Partilhar Post #48 lowfi

lowfi

• Membro

Publicado 14 Junho 2010 - 15:17

Porque..

é uma opção de quem fotografa.. apenas e só..

a não ser que estejam à comissão.. a fotografar por encomenda..
nem que seja a pancadinhas nas costas..

pra quem fotografa prós outros, por agenda, há obedientemente que agradar.. há que ceder na afirmação pessoal em benefício da afirmação do 'grupo'..

dá-me voltas ao estômago os discursos domesticados.. só isso..

mas claro... at the end of the day, o maluco sou eu  :ph34r:

Partilhar Post #49 Jpspider

Jpspider

• Novo Membro

Publicado 14 Junho 2010 - 16:30

pra quem fotografa prós outros, por agenda, há obedientemente que agradar.. há que ceder na afirmação pessoal em benefício da afirmação do 'grupo'..

dá-me voltas ao estômago os discursos domesticados.. só isso..

mas claro... at the end of the day, o maluco sou eu  :ph34r:

Lol. Eu fiquei foi sem perceber se és "contra" a conversão ou se te referias a algum comentário anterior.. é porque sou sincero, não os li todos.  :D

Partilhar Post #50 al-Farrob

al-Farrob

• Membro
  • Registo: 11/04/2008

Publicado 14 Junho 2010 - 16:39

Ao contrário do que possa parecer, é muito difícil de trabalhar em P&B, a coisa parece simples, porque quando o pessoal vê um PB forte, com texturas diz logo granda foto... mas depois não vão além disso.

O que me irrita é que a opção pelo P&B não é a mesma coisa que dar um toque mais para a direita, fazer um crop ou tirar saturação e irrita-me que se banalize a coisa com "Acho que ficava melhor em P&B".

Concordo em pleno. Mas há mais.
Quando se coloca uma foto seja do que for há sempre alguém due acha que era melhor outra foto diferente, quer seja tirando os carros, quer seja desfocando tudo menos aquilo que ele acha que é importante, etc. Tudo menos a foto que o postador apresenta.

8)

Partilhar Post #51 Rockas

Rockas

• Membro

Publicado 14 Junho 2010 - 16:40

Lol. Eu fiquei foi sem perceber se és "contra" a conversão ou se te referias a algum comentário anterior.. é porque sou sincero, não os li todos.  :D

Não... o que está em causa são aquelas situações em que publicas uma foto em PB e alguém diz... "gostava de ver a cores" e vice-versa :D

Partilhar Post #52 Jpspider

Jpspider

• Novo Membro

Publicado 14 Junho 2010 - 16:57

Não... o que está em causa são aquelas situações em que publicas uma foto em PB e alguém diz... "gostava de ver a cores" e vice-versa :D

Ah ah ok ok.. agora faz sentido.. sory Lowfi :D

Partilhar Post #53 DiogoRodrigues

DiogoRodrigues

• Membro
  • Registo: 07/03/2009
    • Local: Lagoa
    • Feedback http://www.forumfotografia.net/topic/10593-diogo-rodrigues/

Publicado 14 Junho 2010 - 20:19

Sou a favor de que tenham ambas pb e cores... Gosto que quem use fotos a Pb também tenha a cores para poder apreciar em ambos os campos. Julgo que tirar só a Pb é limitar a fotografia na gama de cores, claro que não acho mal mas existe uma gama de cores tão abrangente que deve ser usada e explorada :-)
Quase que parece que é a receita para uma boa foto ter tudo a pb, claro que eu por acaso desde que deixei de tirar fotos analógicas (que era a Pb) tenho utilizado 99,9% das fotos a cores. talvez seja mais difícil de obter uma boa foto por existir muitas distracções como alguém atrás dizia mas considero isso um desafio, e a pós-produção pode ajudar muito nesse campo para melhor ou piorar.

Contudo é apenas a minha opinião. :-)

Partilhar Post #54 AlexandreW

AlexandreW

• Membro
  • Registo: 29/01/2008
    • Local: L.A.

Publicado 15 Junho 2010 - 16:09

qualquer dia tiramos um retrato e alguem diz - isto aqui ficava bem era uma paisagem!

Partilhar Post #55 Rockas

Rockas

• Membro

Publicado 15 Junho 2010 - 16:12

qualquer dia tiramos um retrato e alguem diz - isto aqui ficava bem era uma paisagem!

exacto  :lol:

Partilhar Post #56 Ivan de Almeida

Ivan de Almeida

• Membro
  • Registo: 18/11/2008

Publicado 08 Fevereiro 2011 - 01:15

O Paradoxo da Fotografia Digital em PB - parte 1

http://fotografiaemp...branco-parte-1/

Partilhar Post #57 Ivan de Almeida

Ivan de Almeida

• Membro

Publicado 08 Fevereiro 2011 - 21:00

Too long, didn't read...

A foto é minha, faço o que quiser...

O texto é meu, escrevo quanto quiser -risos.

Partilhar Post #58 al-Farrob

al-Farrob

• Membro
  • Registo: 11/04/2008

Publicado 08 Fevereiro 2011 - 21:02

Muito bom, Ivan, como é sua tradição :)

Partilhar Post #59 Ivan de Almeida

Ivan de Almeida

• Membro

Publicado 09 Fevereiro 2011 - 01:04

Muito bom, Ivan, como é sua tradição :)

Obrigadão. Vem uma segunda parte aí com exemplos e com uma meditação sobre a relação entre tratamento e finalidade narrativa.

Partilhar Post #60 lowfi

lowfi

• Membro

Publicado 09 Fevereiro 2011 - 12:00

excelente reflexão  :)

triste é constatar que intervenções destas, que elevam sem dúvida a fasquia a este fórum, apesar de raras, são indolentemente escamoteadas pela preguiça, pelo desdém, pela sensaboria, pela falta de respeito..

mas faz sentido.. afinal este é o tempo das "citações miméticas", transvertidas em 'modernidade' arrogante...

deixo apenas referência a isto..

http://www.youtube.com/watch?v=wJgY-031m18

esperamos pela 2ª parte  ;)