Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Apresentação de fotos a cores e a P&B

• Por favor inicie sessão para responder
91 respostas a este tópico

Partilhar Post #21 joelmf

joelmf

• Membro
  • Registo: 16/12/2009
    • Local: Lisboa

Publicado 25 Maio 2010 - 17:36

Pessoalmente acho que a minha tendência está em cada vez mais fugir para o PB.

Estas quase a vender a tua sony portanto... :D :D

Anúncios

Partilhar Post #22 Rockas

Rockas

• Membro
  • Registo: 28/09/2009
    • Local: Paços de Ferreira

Publicado 25 Maio 2010 - 17:42

Estas quase a vender a tua sony portanto... :D :D

Não! Até porque o preto e branco é para as mais "artísticas" ou melhor... para as tentativas de ser "artístico"  :lol:
Para as normais ainda uso muito as belas cores que a minha máquina me dá, obrigado  :lol:

Partilhar Post #23 joelmf

joelmf

• Membro

Publicado 25 Maio 2010 - 17:48

Não! Até porque o preto e branco é para as mais "artísticas" ou melhor... para as tentativas de ser "artístico"  :lol:
Para as normais ainda uso muito as belas cores que a minha máquina me dá, obrigado  :lol:

Brincadeiras á parte, acho que há muita gente que têm essa ideia (e não estou a dizer que tu tenhas) "Foto artistica é a PB" dai a tendencia para dizer se a foto está má "passa para PB". Ora eu concordo inteiramente com o deim

É tão difícil fazer um bom preto e branco como fazer uma boa foto a cores.

Se tivesse que escolher mesmo até diria que o PB é mais fácil porque a cores é mais um elemento a controlar.

Partilhar Post #24 Rockas

Rockas

• Membro

Publicado 25 Maio 2010 - 17:59

Mas... o teu photoshop não tem isto?  ;)

http://www.muymono.com/images/tutorials/...

Nem nunca viste coisas do género:

http://ecx.images-amazon.com/images/I/31... especialmente nas máquinas analógicas?

Tornar a P&B, qualquer um sabe fazer, converter a P&B como deve ser, é outra história...

Além disso, converter para P&B e depois meter na net, é uma treta... porquê? Porque na maioria dos monitores de quem vê, o cinzento é mais azul claro...  ::)

Eh pá.. .sim... às vezes até o preto e branco sai meio trocado de monitor para monitor... mas se sai o PB o que dizer das fotos a cores?
Eu já tive a possibilidade (enquanto formador) de ver a mesma foto vinda da mesma fonte ao mesmo tempo em 10 computadores diferentes e tinha praticamente 10 gamas de cores diferentes  :lol:

Ah! e é lógico que um PB tem que ter uma boa conversão, mas é apenas mais uma das dificuldades a acrescer.... mais uma coisa a prender  :th_up:

Partilhar Post #25 joelmf

joelmf

• Membro

Publicado 25 Maio 2010 - 18:04

Mas... o teu photoshop não tem isto?  ;)

http://www.muymono.com/images/tutorials/...

Nem nunca viste coisas do género:

http://ecx.images-amazon.com/images/I/31... especialmente nas máquinas analógicas?

Tornar a P&B, qualquer um sabe fazer, converter a P&B como deve ser, é outra história...

Além disso, converter para P&B e depois meter na net, é uma treta... porquê? Porque na maioria dos monitores de quem vê, o cinzento é mais azul claro...  ::)

Citaste meu comentário e depois escreveste isso tudo? não percebi.  :D

Partilhar Post #26 agomes

agomes

• Membro
  • Registo: 21/08/2007

Publicado 25 Maio 2010 - 22:45

Olá, boas

Ora aqui está uma questão das "antigas" e que, como se pode ver, pode ser comparada com a da Nikon versus Canon, mas essa seria uma assunção completamente errada, pois este é um problema que não se pode comparar com as atitudes fundamentalistas que caracterizam essa "guerra".

E, mesmos os gostos e preferências pessoais estão longe de estar no cerne da questão. Cada um pode preferir uma ou outra, mas isso não tem qualquer importância para o caso. Tal como acontece com os processos de conversão e edição nos dias do digital, os quais são ferramentas e modos de chegar a resultados, mas ficam-se por aí.

O deim tocou no busílis mas acabou por resvalar e afastar-se:

É tão difícil fazer um bom preto e branco como fazer uma boa foto a cores. são duas formas de comunicar. A cor não compete com a composição, complementa-a.

Muitas vezes as pessoas não sabem é criar fotos a cores. Existem milhentos sites que ensinam a criar fotos a preto e branco, como ajustar contrastes, como converter as cores, etc. Muito poucos há que ensinem a fazer o mesmo com cores.

Com o balanço de brancos certo, uma foto pode levar alguém até uma tarde sofocante de verão, ou uma manhã fria de inverno.
A cor faz tão parte da fotografia como o enquadramento. Retira-la ou altera-la são processos similares.

Realmente, o P&B e a cor na fotografia "são duas formas de comunicar" e, por isso, usam linguagens diferentes, logo, o importante é saber como expressar em cada uma delas, e isso está muito longe de se resumir a questões técnicas de manipulação digital, ou de se tratar de uma escolha à posterori em relação ao momento da captura da imagem.

Por vezes uma imagem a cores pode ser transformada, com sucesso, em P&B, mas para isso é necessário que contenha os elementos "gramaticais" que o permitam, e não apenas como resultado de uma escolha de recurso ou disposição de momento, por parte do fotógrafo.

A melhor comparação que encontro para isso é a da poesia. Tomemos um poeta bilingue, que esteja tão à vontade, digamos, no português e no castelhano. Ele poderá escrever boa poesia em castelhano ou em português, mas traduzir um poema já escrito numa das línguas para a outra será difícil dar bom resultado. Na verdade, seria necessário (re)escrever e não apenas traduzir. Porque as línguas têm sonoridades e ritmos diferentes, porque a expressão de estados de espírito e certos sentimentos obedecem a regras diferentes, a tradução da poesia é sempre um exercício com sabor amargo.

Por tudo isto, não se poderá falar sobre a maior ou menor dificuldade da composição, uma vez que esta tem de arranjar no espaço bi-dimensional de uma imagem elementos com relações e simbolismos diferentes e nem sempre se poderá dizer que que lado estará a facilidade, se das linhas, padrões, tonalidades e formas do P&B ou nas relações entre as cores, que pode ser bem complexa  e tem de atender a complementaridades, harmonias e oposições, as quais se complicam ou simplificam quando procuramos fazer o exercício com mais ou menos cores (duas, três, quatro, etc.).

Claro que parece fácil dizer que uma foto é artística só por ser a P&B ou fantástica porque tem cores vivas, mas será?

A realidade nem sempre é o que parece ou parece o que é, mas uma coisa é certa: há e haverá sempre maneira de produzir boas ou más imagens, quer seja a cores ou a P&B.

Desculpem a intrusão e a seca, mas descansem que me vou ficar por aqui.

Boas  :photo: :photo:

IT Partilhar Post #27 Luis Leonardo

Luis Leonardo

• Membro
  • Registo: 13/05/2008

Publicado 25 Maio 2010 - 23:02

Bom post gomes, concordo com o teu ponto de vista.

Partilhar Post #28 Luis Azevedo

Luis Azevedo

• Membro
  • Registo: 27/01/2008
    • Local: Maia, Porto, Portugal

Publicado 26 Maio 2010 - 00:06

Há algum tempo fiquei a saber que o p&b podia ser uma forma de emendar algo que não ficou bem, apenas considerava o p&b como uma escolha para dar mais força a um determinado valor. No entanto essa é uma escolha de quem faz a fotografia  ;)

Partilhar Post #29 Akh608

Akh608

• Membro
  • Registo: 27/01/2008

Publicado 26 Maio 2010 - 00:10

Há algum tempo fiquei a saber que o p&b podia ser uma forma de emendar algo que não ficou bem, [...]

Essa é mais uma das pérolas que por vezes aparecem...  :???:

Partilhar Post #30 diogon

diogon

• Membro
  • Registo: 09/10/2008

Publicado 26 Maio 2010 - 09:14

Por vezes uma imagem a cores pode ser transformada, com sucesso, em P&B, mas para isso é necessário que contenha os elementos "gramaticais" que o permitam, e não apenas como resultado de uma escolha de recurso ou disposição de momento, por parte do fotógrafo.

Eu acho que compreendo, e decerto modo também partilho, a posição base de que a foto deve ser pensada a P&B, sobretudo pelos elementos "gramaticais" que o agomes falava, bem como pelas características intrínsecas da "leitura" de uma foto a P&B.

No entanto, não devemos cair em sectarismos, pois lembrando-nos que tempo houve em que não existia filme a cores, e a foto valia pela foto, não era a p&B, não era pensada para ser a P&B, era uma foto! Bem sei que os "formalismos" a ter em conta na tomada da mesma, até de uma forma espontânea e natural teriam certamente em consideração o tipo de "layout" existente.

A melhor comparação que encontro para isso é a da poesia. Tomemos um poeta bilingue, que esteja tão à vontade, digamos, no português e no castelhano. Ele poderá escrever boa poesia em castelhano ou em português, mas traduzir um poema já escrito numa das línguas para a outra será difícil dar bom resultado. Na verdade, seria necessário (re)escrever e não apenas traduzir. Porque as línguas têm sonoridades e ritmos diferentes, porque a expressão de estados de espírito e certos sentimentos obedecem a regras diferentes, a tradução da poesia é sempre um exercício com sabor amargo.

Em relação à tradução em literatura em geral, nunca será apenas uma "tradução" haverá sempre um reescrever, isto tratando-se de uma tradução de qualidade.No caso da poesia é de facto um reescrever mais acentuado, até porque na maioria das vezes a tradução é feita por poetas, eles mesmos, assim de repente lembro-me por exemplo do Vasco Graça Moura.

Por tudo isto, não se poderá falar sobre a maior ou menor dificuldade da composição, uma vez que esta tem de arranjar no espaço bi-dimensional de uma imagem elementos com relações e simbolismos diferentes e nem sempre se poderá dizer que que lado estará a facilidade, se das linhas, padrões, tonalidades e formas do P&B ou nas relações entre as cores, que pode ser bem complexa  e tem de atender a complementaridades, harmonias e oposições, as quais se complicam ou simplificam quando procuramos fazer o exercício com mais ou menos cores (duas, três, quatro, etc.).

Este parágrafo sintetiza eloquentemente a discussão em causa, de facto, ambos os formatos terão as suas dificuldades e facilidades, é importante é conhecer as "ferramentas" certas para o produto final.

Mas não deixo de referir, a título de  exemplo e como bem disse o agomes, que em cor, as complementaridades/oposições conducentes a uma harmonia não são fáceis de conseguir e às vezes fazem as diferenças (e que não são muito perceptíveis) entre o bom e o excelente.

Partilhar Post #31 Ivan de Almeida

Ivan de Almeida

• Membro
  • Registo: 18/11/2008

Publicado 30 Maio 2010 - 19:35

Não consigo perceber uma coisa, porque é que cada vez que alguém posta uma foto a cores, aparece sempre alguém a dizer que ficava bem era em P&B e quando alguém aparece com fotos em P&B, há sempre quem diga que a cores é que ficava boa?

basicamente, é uma confusão de autoria.

A autoria da foto é de quem a fez e mostrou. Não faz sentido dizer que deveria ser feita de outro modo. Dizer é avançar na autoria alheia.

Gostamos de uma foto ou não gostamos, e devemos gostar ou não conforme o autor a apresentou, sem nos meter na autoria alheia.

Partilhar Post #32 Jpspider

Jpspider

• Novo Membro
  • Registo: 08/11/2006

Publicado 31 Maio 2010 - 13:23

sempre em pós produção, não só as cameras são bastante limitadas no controle de cor, como tb não quero que sejam os engenheiros que construiram as cameras que me digam como devem ser as cores das minhas fotos

É isto mesmo que eu digo ás pessoas que veem com a conversa que são contra o prós processamento...

Partilhar Post #33 Rockas

Rockas

• Membro

Publicado 31 Maio 2010 - 13:35

É isto mesmo que eu digo ás pessoas que veem com a conversa que são contra o prós processamento...

Mas tu ainda ligas a essas pessoas?  :D
Eu já desliguei.
No máximo pergunto... então mostra-me lá o que fazes e das duas uma... ou têm um trabalho fraco (não quer dizer que não hajam excepções... mas até a mim já me aconteceu de ter fotos que ficam como saem da máquina :D) ou se lhes pedir os RAWs, convenientemente, não sabem deles  :lol:

Partilhar Post #34 FreeLook

FreeLook

• Membro
  • Registo: 11/04/2005

Publicado 31 Maio 2010 - 13:38

Eu estou a me borrifar para as cores que a minha maquina consegue  :D mas já os rolos é outra
história  :lol: e quanto a RAW's isso é para meninos oh Rockas se quiseres podes passar por
cá a vês os negativos  :ph34r:

Partilhar Post #35 Rockas

Rockas

• Membro

Publicado 31 Maio 2010 - 13:54

Eu estou a me borrifar para as cores que a minha maquina consegue  :D mas já os rolos é outra
história  :lol: e quanto a RAW's isso é para meninos oh Rockas se quiseres podes passar por
cá a vês os negativos  :ph34r:

Achas que ia daqui para Sintra para ver rolos?
Se ainda convidasses para umas sandes de presunto ou tramossus e minuins  :D

Voltando ao tópico, não nego que pudesse acontecer um vez ou outra (não me recordo se tal aconteceu) de eu sugerir uma troca entre pb/cores ou vice-versa mas realmente não me parece que seja muito correcto a não ser que peçam opiniões nesse sentido.
Acho que realmente o pessoal se devia habituar a "avaliar" ou "emitir opiniões" acerca do que é e não o que deveria ser  :th_up:

Partilhar Post #36 FreeLook

FreeLook

• Membro
  • Registo: 11/04/2005

Publicado 31 Maio 2010 - 13:56

Não seja por isso uma dia que passes aqui perto avisa e bebemos umas com uns tramossus e minuins  :lol:

Partilhar Post #37 Rockas

Rockas

• Membro

Publicado 31 Maio 2010 - 14:00

Não seja por isso uma dia que passes aqui perto avisa e bebemos umas com uns tramossus e minuins  :lol:

Combinadíssimo!  :D

IT Partilhar Post #38 Luis Leonardo

Luis Leonardo

• Membro
  • Registo: 13/05/2008

Publicado 31 Maio 2010 - 14:26

Para quem já vai na 3ª página e já se esqueceu o que dizia na primeira, relembro que este tópico diz respeito à "Apresentação de fotos a cores e a P&B" e que se encontra na categoria "Debates [só debates sérios relacionadas com fotografia]".

Obrigado.

Partilhar Post #39 Jpspider

Jpspider

• Novo Membro
  • Registo: 08/11/2006

Publicado 31 Maio 2010 - 14:59

Mas tu ainda ligas a essas pessoas?  :D
Eu já desliguei.
No máximo pergunto... então mostra-me lá o que fazes e das duas uma... ou têm um trabalho fraco (não quer dizer que não hajam excepções... mas até a mim já me aconteceu de ter fotos que ficam como saem da máquina :D) ou se lhes pedir os RAWs, convenientemente, não sabem deles  :lol:

Algumas dessas pessoas nem sabem o que são RAWs  :lol:

Quanto ao tema (Luigi não te chateies que eu tambem não).
Converter fotos para PB tem muito que se lhe diga e descobri isso á medida que fui fotografando e apreciando muitas fotos.

Hoje em dia, não sendo Pro, posso dizer que quando tiro uma foto penso logo se a vou deixar com cor ou se passo para PB (acredite quem quiser :D) por isso quando "posto" uma foto raramente etnho duvida no estilo em que a vou deixar. Gosto por um lado da intemporalidade que o PB dá, mas tambem gosto de cores que encham o olho mas que se distingam e se contrastem e se possivel que se complementem... Mas gosto ainda quando vejo que se pode dar sentidos diferentes á mesma foto se a deixarmos com cor ou PB..

Partilhar Post #40 Rockas

Rockas

• Membro

Publicado 31 Maio 2010 - 15:06

Algumas dessas pessoas nem sabem o que são RAWs  :lol:

Quanto ao tema (Luigi não te chateies que eu tambem não).
Converter fotos para PB tem muito que se lhe diga e descobri isso á medida que fui fotografando e apreciando muitas fotos.

Hoje em dia, não sendo Pro, posso dizer que quando tiro uma foto penso logo se a vou deixar com cor ou se passo para PB (acredite quem quiser :D) por isso quando "posto" uma foto raramente etnho duvida no estilo em que a vou deixar. Gosto por um lado da intemporalidade que o PB dá, mas tambem gosto de cores que encham o olho mas que se distingam e se contrastem e se possivel que se complementem... Mas gosto ainda quando vejo que se pode dar sentidos diferentes á mesma foto se a deixarmos com cor ou PB..

Eu ultimamente até já faço mais... quando estou a fotografar algo de mais "artístico" a máquina está programada para PB.
claro que ao fotografar em raw, depois pode-se ir buscar a cor, mas eu faço assim exactamente para visualizar o PB e ter a noção mínima dos contrastes que posso conseguir entre as várias zonas.
Claro que uso a PP para melhorar o resultado ou procurar obter o que imaginei... faz parte do processo criativo.
Aqui estão os resultados "dramáticos" dessas últimas fotos:
http://rockas.1x.com/gallery/3503

Claro que o dramatismo está de facto exacerbado... mas devido ao cenário e atmosfera das personagens, foi esta a visão que tive.
Posso aceitar comentários do género, gosto, não gosto... o enquadramento podia ser X ou Y, a luz podia ser assim ou assado... agora que ninguém diga que achava melhor ser a cores porque nada do que é pode ser de outra forma. Este é o resultado final da minha interpretação, a minha visão  :th_up: