Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Apresentação de fotos a cores e a P&B

• Por favor inicie sessão para responder
91 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 Luis Leonardo

Luis Leonardo

• Membro
  • Registo: 13/05/2008
    • Local: Lisboa

Publicado 25 Maio 2010 - 13:31

Não consigo perceber uma coisa, porque é que cada vez que alguém posta uma foto a cores, aparece sempre alguém a dizer que ficava bem era em P&B e quando alguém aparece com fotos em P&B, há sempre quem diga que a cores é que ficava boa?

Será assim tão difícil de compreender que a diferença entre uma foto a cores e uma foto a P&B, não é a mesma coisa que uma foto com pouco ou com muito contraste?

Se está a P&B é porque a pessoa assim a queria, todo o qualquer comentário deve ser no sentido de o ajudar a melhorar o seu trabalho no P&B, se ele quisesse a foto a cores, aposto que não a tinha colocado sem cor.

É algo que me irrita profundamente, por isso tinha de desabafar.

Anúncios

Partilhar Post #2 j.cravo

j.cravo

• Membro
  • Registo: 28/04/2010
    • Local: Figueira da foz

Publicado 25 Maio 2010 - 13:36

Não consigo perceber uma coisa, porque é que cada vez que alguém posta uma foto a cores, aparece sempre alguém a dizer que ficava bem era em P&B e quando alguém aparece com fotos em P&B, há sempre quem diga que a cores é que ficava boa?

Será assim tão difícil de compreender que a diferença entre uma foto a cores e uma foto a P&B, não é a mesma coisa que uma foto com pouco ou com muito contraste?

Se está a P&B é porque a pessoa assim a queria, todo o qualquer comentário deve ser no sentido de o ajudar a melhorar o seu trabalho no P&B, se ele quisesse a foto a cores, aposto que não a tinha colocado sem cor.

Isso é uma eterna discussão, tenho visto temas bastante engraçado, nikon vs canon, pc vs mac etc etc.
Ao fim ao cabo eu trabalho com aquilo que me sinto melhor e faço o melhor que sei, por menos tento.

Partilhar Post #3 Staypuff

Staypuff

• Membro
  • Registo: 29/06/2009

Publicado 25 Maio 2010 - 13:42

Eu acho que isso é como as "coisas"  :D cada um tem a sua.
Mas eu sou da tua opinião, o fotografo é que sabe de como gosta da foto.

Partilhar Post #4 Rockas

Rockas

• Membro
  • Registo: 28/09/2009
    • Local: Paços de Ferreira

Publicado 25 Maio 2010 - 13:49

porque faz parte dos portugueses pensar que a sua visão artística pessoal é a mais correcta e é difícil lidar com o que tem à frente dos olhos, por isso prefere lidar com o que possivelmente poderia estar
:lol:

Pessoalmente acho que a minha tendência está em cada vez mais fugir para o PB.
Cada vez mais dou comigo a pensar que as cores apenas servem para distrair e são raros os casos em que realmente acrescentam algo de válido às fotos... mas esta é apenas a minha opinião  :th_up:

IT Partilhar Post #5 Luis Leonardo

Luis Leonardo

• Membro

Publicado 25 Maio 2010 - 14:25

Ao contrário do que possa parecer, é muito difícil de trabalhar em P&B, a coisa parece simples, porque quando o pessoal vê um PB forte, com texturas diz logo granda foto... mas depois não vão além disso.

O que me irrita é que a opção pelo P&B não é a mesma coisa que dar um toque mais para a direita, fazer um crop ou tirar saturação e irrita-me que se banalize a coisa com "Acho que ficava melhor em P&B".

Partilhar Post #6 Rockas

Rockas

• Membro

Publicado 25 Maio 2010 - 14:32

É claro que uma foto a PB é mais difícil.
No PB tens que ter substância... tens que ter "Fotografia" e não vais ter a côr para distrair o incauto.
Antes que comecem a apedrejar, não estou a dizer que não existam Grandes Fotos a cores!
Apenas que a cor ajuda muitas vezes a disfarçar a falta de conteúdo... à falta de melhor, distrai.

Uma foto a PB ou tem essa essência ou então é apenas uma foto que está a PB para disfarçar uma má foto a cores  :D

IT Partilhar Post #7 Luis Leonardo

Luis Leonardo

• Membro

Publicado 25 Maio 2010 - 14:40

Acredita que no caso do P&B também é fácil criares impacto visual em fotos desprovidas de conteúdo, basta teres as ferramentas certas.

Partilhar Post #8 AlexandreW

AlexandreW

• Membro
  • Registo: 29/01/2008
    • Local: L.A.

Publicado 25 Maio 2010 - 14:41

É claro que uma foto a PB é mais difícil.

discordo completamente!

Partilhar Post #9 Rockas

Rockas

• Membro

Publicado 25 Maio 2010 - 14:42

Acredita que no caso do P&B também é fácil criares impacto visual em fotos desprovidas de conteúdo, basta teres as ferramentas certas.

Não digo que não... mas vai exigir-te maior cuidado no mínimo ao nível de composiçao.
Qqr elemento mais "deslocado" não vai ser tão facilmente disfarçado pela bela loirazona de vestido vermelho que vai a passar no outro canto  :D

Partilhar Post #10 Rockas

Rockas

• Membro

Publicado 25 Maio 2010 - 14:44

discordo completamente!

já ouvi alguém dizer um dia:
"it's a good thing to be against... but what we're for i am not so sure"

(fazia parte do inicio de uma música de uma extinta banda rock portuguesa "Joker" - "lust for change" era o nome da música, se bem me recordo  :D)

IT Partilhar Post #11 Luis Leonardo

Luis Leonardo

• Membro

Publicado 25 Maio 2010 - 14:48

Rockas, pega numa qualquer foto e no Silver Efex escolhe o Preset de "High Structure"... depois logo conversamos melhor, mas aposto que mudas logo de opinião ;)

Eu próprio ando a evitar de utilizar essa ferramenta para não cair na tentação do impacto fácil sobre fotos sem conteúdo.

E olha que os meus P&B são uma opção inicial e não uma forma de tentar salvar fotos que "a cores não funcionam", tanto que muitas vezes por curiosidade abro as fotos a cores e até me assusto, pois uso o ND2.0 da Hitech e um filtro vermelho ou amarelo dos chineses.

Partilhar Post #12 AlexandreW

AlexandreW

• Membro

Publicado 25 Maio 2010 - 14:51

Não digo que não... mas vai exigir-te maior cuidado no mínimo ao nível de composiçao.
Qqr elemento mais "deslocado" não vai ser tão facilmente disfarçado pela bela loirazona de vestido vermelho que vai a passar no outro canto  :D

volto a discordar

o enquadramento, composição, o conteúdo, exposição tem que ser tão cuidados quer a nivel de cores ou preto&branco

as cores muitas das vezes atrapalham, e pequenos objectos de cor forte podem desviar todo o olhar de uma cena bem composta, coisa que não aconteceria no p&b, mas este é apenas um exemplo de mtos

tb não concordo, tanto pode disfarçar como acentuar

Partilhar Post #13 Rockas

Rockas

• Membro

Publicado 25 Maio 2010 - 14:56

Rockas, pega numa qualquer foto e no Silver Efex escolhe o Preset de "High Structure"... depois logo conversamos melhor, mas aposto que mudas logo de opinião ;)

Eu próprio ando a evitar de utilizar essa ferramenta para não cair na tentação do impacto fácil sobre fotos sem conteúdo.

E olha que os meus P&B são uma opção inicial e não uma forma de tentar salvar fotos que "a cores não funcionam", tanto que muitas vezes por curiosidade abro as fotos a cores e até me assusto, pois uso o ND2.0 da Hitech e um filtro vermelho ou amarelo dos chineses.

Sim... eu conheço e uso o Silver efex com alguma regularidade e embora conheça os "default", normalmente não uso... acerto tudo manualmente para cada uma das fotos alterando os parâmetros.
Ainda não consegui foi definir "aquele estilo próprio" que me permita guardar simpelsmente um "preset" mas muitas vezes parto de um default que personalizo  :th_up:

Ultimamente até tenho a minha máquina definida simplesmente para PB exactamente para me dar logo a noção do que obtenho e claro... de início não resisto a ver sempre como ficou.
Mas por acaso no sábado passado fui a uma excelente iniciativa de fotografia em valongo (cidade perto do porto) e lá está... fotografei tudo a PB (claro que em raw e se depois quiser passar a cores posso faze-lo) e se as primeiras 10 fotos ainda olhei para ver o resultado, a partir daí foi sempre a disparar sem me preocupar. Tenho centenas de fotos que ainda nem olhei para elas  :D

Partilhar Post #14 Rockas

Rockas

• Membro

Publicado 25 Maio 2010 - 14:58

volto a discordar

o enquadramento, composição, o conteúdo, exposição tem que ser tão cuidados quer a nivel de cores ou preto&branco

as cores muitas das vezes atrapalham, e pequenos objectos de cor forte podem desviar todo o olhar de uma cena bem composta, coisa que não aconteceria no p&b, mas este é apenas um exemplo de mtos

tb não concordo, tanto pode disfarçar como acentuar

É a tua opinião a qual respeito.
Posso até reescrever a minha.

Para mim, é mais difícil fotografar a PB do que a Cores  :D

Partilhar Post #15 AlexandreW

AlexandreW

• Membro

Publicado 25 Maio 2010 - 15:04

Para mim, é mais difícil fotografar a PB do que a Cores  :D

lá está, para mim as cores têm-me dado uma grande dor de cabeça, ainda não as consegui por como as idealizo (especialmente em retrato), apesar de me estar a aproximar cada vez mais :th_up:

Partilhar Post #16 deim

deim

• Membro
  • Registo: 19/02/2008
    • Local: Londres
    • Não é o equipamento...

Publicado 25 Maio 2010 - 15:09

É tão difícil fazer um bom preto e branco como fazer uma boa foto a cores. são duas formas de comunicar. A cor não compete com a composição, complementa-a.

Muitas vezes as pessoas não sabem é criar fotos a cores. Existem milhentos sites que ensinam a criar fotos a preto e branco, como ajustar contrastes, como converter as cores, etc. Muito poucos há que ensinem a fazer o mesmo com cores.

Com o balanço de brancos certo, uma foto pode levar alguém até uma tarde sofocante de verão, ou uma manhã fria de inverno.
A cor faz tão parte da fotografia como o enquadramento. Retira-la ou altera-la são processos similares.

Partilhar Post #17 Rockas

Rockas

• Membro

Publicado 25 Maio 2010 - 15:13

lá está, para mim as cores têm-me dado uma grande dor de cabeça, ainda não as consegui por como as idealizo (especialmente em retrato), apesar de me estar a aproximar cada vez mais :th_up:

pois... acredito... mas tentas que te saia logo na foto ou em pós-produção?

Honestamente o que me preocupa sempre mais é obter a composição que procuro... as cores nem tanto.
dede que tenha em atenção a composição, o balanço de branco (este nem tanto porque  posso sempre corrigir do raw) e a exposição correcta, as cores procuro sempre que o meu gosto pessoal se revele na pós-produção (isto quando não me dá para inventar... coisa que no fundo só faço nas coisas que publico, porque é mesmo disso que se trata... ver o impacto que tem no "público"... umas são mais felizes que outras  :D).

Partilhar Post #18 AlexandreW

AlexandreW

• Membro

Publicado 25 Maio 2010 - 15:20

pois... acredito... mas tentas que te saia logo na foto ou em pós-produção?

sempre em pós produção, não só as cameras são bastante limitadas no controle de cor, como tb não quero que sejam os engenheiros que construiram as cameras que me digam como devem ser as cores das minhas fotos

Partilhar Post #19 Rockas

Rockas

• Membro

Publicado 25 Maio 2010 - 15:22

É tão difícil fazer um bom preto e branco como fazer uma boa foto a cores. são duas formas de comunicar. A cor não compete com a composição, complementa-a.

Muitas vezes as pessoas não sabem é criar fotos a cores. Existem milhentos sites que ensinam a criar fotos a preto e branco, como ajustar contrastes, como converter as cores, etc. Muito poucos há que ensinem a fazer o mesmo com cores.

Com o balanço de brancos certo, uma foto pode levar alguém até uma tarde sofocante de verão, ou uma manhã fria de inverno.
A cor faz tão parte da fotografia como o enquadramento. Retira-la ou altera-la são processos similares.

Tens toda a razão... mas isso isso que dizes generalidades que se aplicam mais ou menos consoante as dificuldades próprias de cada um em determinado aspecto ou área e que podes ler em qqr manual básico de fotografia.
Pegar nisso e colocar em prática é mais ou menos o momento em que o porco começa a torcer o rabo  :D

No que se refere à facilidade que atribuo às cores refiro-me ao facto de poderes alterar e experimentar na PP.
No PB eu aprecio fotos com conteúdo ou se preferires... tem que ter mais sumo... tem que me obrigar a pensar acerca da mensagem que lá está, tem que me obrigar a apreciar tb a forma como a luz e sombras são usadas sem me passar pela cabeça "ah! que cores bonitas" ou "que cores deslavadas" e passar à foto seguinte porque perdi logo o interesse.
Espero ter conseguido fazer-me entender  :th_up:

Partilhar Post #20 Rockas

Rockas

• Membro

Publicado 25 Maio 2010 - 15:24

sempre em pós produção, não só as cameras são bastante limitadas no controle de cor, como tb não quero que sejam os engenheiros que construiram as cameras que me digam como devem ser as cores das minhas fotos

Quando digo "logo na foto" referia-me mais à parte de tentares controlar as cores com outros "artifícios" tipo luz, filtros, maquilhagem, etc... foi mais nesse sentido  :th_up: