Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

walimex vs bowens vs elinchrom

• Por favor inicie sessão para responder
73 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #41 deim

deim

• Membro
  • Registo: 19/02/2008
    • Local: Londres
    • Não é o equipamento...

Publicado 26 Dezembro 2010 - 22:47

scottx em quartos de 3x4m os de 200w chegam e por vezes até sobram, mas também é um espaço muito pequeno para usar.

As minhas prioridades mudaram na altura de comprar. Tive de comprar em 15 dias 3 cabeças para fotografar principalmente produtos pequenos. Dessa forma, e como o dinheiro não estica, passei de 2x400 para 3x200ws. Fui para os da bowens porque eram mais baratos. Tenho a certeza absoluta que se tivesse ido para a elinchrom estaria tão satisfeito como com o material da bowens.

Ainda não avancei para o travelpack mas estou a pensar nisso. Agora a grande dúvida é qual: tronix explorer ou travel pack da bowens... ou eventualmente um gerador...

http://www.elinchrom..._id=216#content controlar grupos.
Ah, e obviamente qualquer flash a sério vai ter cerca de 6stops de ajuste e não só 2 ;)

Filipe Estrela, a tua questão é win vs mac.... Sim, os walimex podem fazer exactamente o mesmo que os Elinchrom. Agora se escolheres walimex, de todas as vezes que tiveres um trabalho que não pode falhar vais pensar "será que amanhã não vão avariar?". Se não estas a pensar usar de forma muito exigente, os walimex servem. Caso contrário, eu apostava mais nos outros

Anúncios

Partilhar Post #42 scottx

scottx

• Membro
  • Registo: 27/01/2008
    • Local: Portimão

Publicado 28 Dezembro 2010 - 23:05

Deim, obrigado pelo esclarecimento.
Hoje sabendo o que sabes mantinhas a tua opinião ou escolhias mais potência?
Que softboxes usas? 200W/s é suficiente para usar por exemplo uma softbox de 1m2?
Há pouco estive a fazer umas experiências com os meus dois SB-800 à potência máxima e fiquei um tanto desidido com os resultados. Um a apontar para o fundo, outro para o tecto.
Estava a ISO100 com abertura f/4.5 com a 35mm f/2 e ficaram um tanto sub expostas.
Estou mesmo a pensar encomendar um kit de 2x200W/s ou 3x200W/s se for possível (o terceiro para iluminar o fundo seria excelente).
A minha dúvida continua relacionada com as potências.
Será que 2 ou 3x200W/s será insuficiente? Bem, para aquele quarto de 3x4m não será quase de certeza e de qualquer forma são flashes que ficam mais baratos que os outros de maior potência e já me permitem aprender muito..
De qualquer forma se me puderes responder às questões iniciais fico-te muito agradecido :)
Abraço!

Partilhar Post #43 louro

louro

• Membro
  • Registo: 20/02/2008
    • Local: lisboa

Publicado 29 Dezembro 2010 - 10:01

Há a velha maxima : "Quem não tem cão caça com gato" Cabeças de 200w pra essas dimensões servem perfeitamente( embora pense que na Elichrom só existe o minimo o Prolinca 250w). Uma caixa de luz ou octa dessas dimensões ou superiores fica no limite,mas lá esta aproxima mais a luz e no maximo desenrasca. E sim se escolher Elinchrom ou Bowens fica bem servido.  :)
Quanto aos cobra SB 800 ( ás vezes ter 2 fica mais caro que um kit de entrada de cabeças),são optimos pra reportagem, de resto são sofriveis... 

Partilhar Post #44 scottx

scottx

• Membro

Publicado 29 Dezembro 2010 - 14:36

Olá Louro, obrigado pela tua opinião.

Ontem, depois de ler mais alguma informação fiquei a pensar que talvez o modelo BX500 Ri da Elinchrom fosse melhor escolha, no entanto continuo com a seguinte dúvida:
O kit de 2 flashes vem com duas softboxes de 66x66cm.
Com esse material dentro dum espaço tão reduzido consigo fazer low keys?
Um desses flashes de 500W/s à potência mínima será potente a mais para usar aberturas de f/5.6 por exemplo?
Ou mesmo assim tenho que os afastar um bom bocado?
Podes indicar-me um exemplo de uma foto tirada à potência mínima com um equipamento desses?

Encontrei este cujo resultado me agradou.
Imagem Colocada
http://photography-o...ad.php?t=785360

A cabeça foi colocada a cerca de 60cm da modelo a 1/16 com um snoot improvisado.
A abertura usada foi de f/9
Para mim parece-me bastante bom :)

Uma das vantagens que vejo neste modelo é trazer um disparador remoto que permite ajustar a potência dos flashes directamente no disparador (e não precisar de receptores ligados às cabeças).
O modelo de entrada também inclui um disparador mas o ajuste da potência faz-se directamente em cada cabeça.
Não queria perder a possibilidade que tenho de ajustar a potência dos meus flashes directamente a partir da máquina. Com estes já estou a perder a informação da potência. Na máquina com os SB-800 vejo a potência e escolho a que quero para cada grupo. Com este disparador pelo que percebi apenas posso seleccionar o grupo e pressionar + ou - para ajustar a potência. Se quiser ver a potência seleccionada tenho que ir ler ao lcd do flash, mas quanto a mim isso já é algo mínimo. Mais tarde se se justificar (e funcionarem como quero) talvez pense em PocketWizards.
Se vou investir em flashes de estúdio quero começar com algo que não me vá deixar a desejar ter ido para algo melhor e que facilite o trabalho :)
Obrigado pelas vossas opiniões. Qualquer informação útil adicional é bem-vinda :)

Edit: Na fotoboom a diferença do kit de 500W/s para o de 250W/s é de cerca de 60€
A dúvida é mesmo se 500W/s é demais ou não. Ou se 250W/s serve mas se com certos modificadores de luz começo a sentir falta de mais potência mesmo estando inicialmente confinado aos 3 por 4 metros.

Partilhar Post #45 Filipe Estrela

Filipe Estrela

• Membro
  • Registo: 13/05/2008
    • Local: Lisboa

Publicado 02 Janeiro 2011 - 16:48

Estou ainda com dúvidas entre o que escolher, na gama dos 400W, se Walimex se Elichrom...
Vejo como desvantagens no kit da Elinchrom, o facto de trazerem softbox quadradas e da luz de modelação ter apenas 100W (não sei se é ou não suficiente). O nº guia deste conjunto também não sei qual é, pois não o encontro em lado nenhum. É bom por já trazer as malas para guardar o material e também os triggers. Este kit está a um preço porreiro na Fotosense (697€ - já com portes).

A Walimex tem como vantagens já trazer softboxes octagonais (era o que eu pretendia), sei que o nº guia é 70 (chega para mim), também tem ventoínha tal como a Elinchrom, tem uma luz modeladora de 250W,apenas não traz os triggers...

Estou confuso  :s :unsure:

Partilhar Post #46 scottx

scottx

• Membro

Publicado 02 Janeiro 2011 - 17:52

Filipe, será que Elinchrom não te dará mais margem para crescer no futuro?
Mais variedade de acessórios novos e usados e talvez mais fiabilidade?

Não estou a falar na qualidade da luz nem da facilidade de utilização, se bem que a respeito deste último, os receptores integrados nas cabeças dos Elinchrom e o disparador remoto são quanto a mim uma grande vantagem. Só tenho pena de não permitirem ajustar a potência através do disparador (se bem que provavelmente uma vez ajustada a potência e a abertura não haverá grandes alterações a fazer entre cada foto - fala a voz da inexperiência).

O que me está a fazer inclinar para Elinchrom e descartar Wallimex são precisamente os disparadores remotos com ajuste de potência (na série BX), a durabilidade e a consistência da luz pelo que tenho lido por aí.
Li uma discussão qualquer no flickr em que um membro teve Wallimex e mudou para Elinchrom porque as cabeças variavam a intensidade da luz entre certos disparos mesmo sem lhes mexer na potência. Como não li isso em mais do que um sítio estou a pensar em Elinchrom.
Não estou inclinado para Bowens porque penso que ainda não têm disparadores remotos integrados com controlo de potência, e como ambas as marcas parecem estar mais ou menos equiparadas deverei ir para Elinchrom.

Essa loja que mencionaste tem preços muito porreiros mas será que não temos que comprar adaptadores para os fichas eléctricas?
Eu estava a pensar comprar na fotoboom mas em relação à fotosense ainda vai uma grande diferença. Tenho que ver isso bem :)
Bem seja como for não vou fazer já a compra, ainda tenho tempo para ler mais algumas coisas.

Abraço e boa sorte!
btw: Bom ano :D

edit:
Com esta resposta penso que fiquei sem dúvidas acerca do conjunto a escolher (250 vs 500).
Este membro do flickr tem um kit D-Lite de 200Ws e parece-lhe pouco para fazer hi keys portanto provavelmente vou para os de 500Ws (se calhar depois deixo de conseguir fazer low keys mas pronto ::))

Power on D-Lite 2

30 Dec 10, 5.27PM PST

Hello, I've been looking to your great photos and was wondering if you could tell me the power you used on some of your photos.

Your kit has 2x200W/s, am I correct?
I am thinking about buying the kit with two BX500 Ri but I don't know if it is too much power.

I'd like to make some sessions in and outdoor (maybe with a Tronix Explorer 1200) and I don't really know if that power is the right choice.

Can you please tell me (if possible) which power you had selected on your heads on some of your last photos?
And if possible, the size of the softboxes..

Thank you so much!
Happy new year!

Ricardo Santos

HI Ricardo,

When I set up my lights, I usually use a light meter. I basically set up the flash head at camera left to get F11 at 125 sec exposure and Iso 100. In my studio this is usually a setting somewhere between 4.5 to 4.8 (100% is 5) The soft box here is fairly large (somewhere in the 40 to 50" range. (I cant remember its exact size, they came as standard with the D-lite2 kit)

Camera right is set to achieve F8, which is around setting 3.5 to 4. There is a smaller softbox here. (30" to 40" size range)

D-lite 2 flash heads are not bad, but lack a bit of power. I have just ordered a single D-lite 4 to compliment my set. The current D-lite 2 heads are good enough to light the subject, but all of my "hi key" shots have had to be enhanced in photoshop to correct a dull background.

I did look at the BX500... they are calssed as professional heads so command a higher price. Personally I think the D-lite 4 heads will give me all that I need.

Paul

edit 2:
E já agora uma discussão que me fez ficar a pensar ainda mais na série BX
http://www.flickr.co...57623168979940/

Partilhar Post #47 Filipe Estrela

Filipe Estrela

• Membro
  • Registo: 13/05/2008

Publicado 02 Janeiro 2011 - 17:59

Obrigado Scottx! Concordo com o que disseste a nível de fiabilidade e talvez seja material que dure mais :)
Quanto ao que disseste da intensidade da luz da walimex ser diferente em disparos diferentes, também já tinha ouvido falar... já usei a marca e nunca dei por isso, mas não digo que seja impossível!

Quanto a isso da ficha eléctrica, desconheco por completo, porém, é algo em que já tinha pensado :s bem, também nada que um adaptador não faça!

Vi também um travel pack na Tronix a um preço um Bocado mais baixo que em Portugal... A CameraNu está a vender o Tronix Explorer 1200W por 279€ (s/portes) e o de 2400W por 359€ (preço do de 1200w cá em Portugal...). Julgo que isto interesse :) . Mais uma vez, desconheco como é a ficha eléctrica... Alguém sabe?

Partilhar Post #48 scottx

scottx

• Membro

Publicado 02 Janeiro 2011 - 18:35

Quanto à fonte de energia, pelo menos na página da fotosense falam em 100-250V AC portanto o maior 'problema' deverá ser apenas o adaptador caso não traga, coisa que se deve encontrar com alguma facilidade em lojas especializadas.

Já tinha visto o Tronix Explorer no cameranu e até fiquei contente quando vi o preço, pensava que era coisa para custar muito mais. Um dia que comece a pensar em fazer sessões no exterior é algo a adquirir.

Edit:
Encontrei um tópico com este assunto bastante interessante
http://photography-o...ad.php?t=879026

Aparentemente os valores representados nas cabeças dos flashes Elinchrom para ajuste de potência são uniformes para todo o sistema e cada unidade representa um EV, sendo que a cabeça de entrada D-Lite IT 200 com o valor 4.5 emitirá precisamente a mesma luz que a cabeça de topo RX 1200 com o mesmo valor.

D-Lite IT 200   1.0 to 5.0 (12ws-200ws)
D-Lite IT 400   2.0 to 6.0 (25ws-400ws)
BXRi 250        1.3 to 5.3 (16ws-250ws)
BXRi 500        2.3 to 6.3 (31ws-500ws)
RX 300          0.5 to 5.5 (??ws-300ws)
RX 600          1.5 to 6.5 (18ws-600ws)
RX 1200         2.5 to 7.5 (36ws-1200ws)

É algo que também pode ser visto como uma vantagem para quem pretende mais tarde adquirir outras cabeças da mesma marca.

Partilhar Post #49 davidoff

davidoff

• Membro
  • Registo: 13/06/2008

Publicado 11 Julho 2011 - 10:41

O que é que acabaram por comprar ?

Partilhar Post #50 DiegoV

DiegoV

• Membro
  • Registo: 18/05/2009
    • Local: Guimarães

Publicado 21 Julho 2011 - 21:48

E já agora, onde é que se pode comprar Bowens e Elinchrom em Portugal? (além da Colorfoto que, pelo que vejo, só tem um kit da Bowens)

Partilhar Post #51 Nickilford

Nickilford

• Membro
  • Registo: 16/09/2008

Publicado 21 Julho 2011 - 22:12

E já agora, onde é que se pode comprar Bowens e Elinchrom em Portugal? (além da Colorfoto que, pelo que vejo, só tem um kit da Bowens)

Boas!

Quando comprei, em Portugal, Bowens custava quase o dobro do preço que no UK. Compensa comprar fora (comprei no Robert White). Vai ao site da Elinchrom e vê qual é o dealer em Portugal.

Partilhar Post #52 DiegoV

DiegoV

• Membro
  • Registo: 18/05/2009
    • Local: Guimarães

Publicado 21 Julho 2011 - 22:25

Boas!

Quando comprei, em Portugal, Bowens custava quase o dobro do preço que no UK. Compensa comprar fora (comprei no Robert White). Vai ao site da Elinchrom e vê qual é o dealer em Portugal.

Boas. Obrigado pela rápida resposta.
O distribuidor em Portugal é a Beirafilme, mas só têm 3 kits (200, 400 e 500Ws) de 2 cabeças disponíveis. E realmente a nível de preços, é bastante mais caro que lá fora. Eu preferia comprar cá, mas vendo as diferenças de preço parece-me que é como o restante material fotográfico :s

Partilhar Post #53 Hugo Augusto

Hugo Augusto

• Membro
  • Registo: 15/09/2010
    • Local: Odivelas

Publicado 22 Julho 2011 - 00:23

Comprei o Elinchrom BXRi 500 e até agora estou muito satisfeito. Como já alguém disse,é sempre bom pensar no futuro, e o kit DLite não te permite evoluir muito. Uma das coisas mais importantes na escolha de equipamento deste género, é a quantidade de acessórios existentes, e nisso, a Elinchrom está muito bem servida. Os BXRi são muito robustos e com aparencia muito profissional. os sacos são muito resistentes e os tripés para os projectores são também muito bons. O skyport é de facto a cereja no topo do bolo. Poder comandar dois ou mais projectores com tanta facilidade é uma grande mais valia. Comprei na BeiraFilme e correu tudo muito bem. Aliás, eles vendem o par com saco para os tripés, o que não acontece nos outros sitios. Recomendo vivamente. Para te ajudar recomendo que consultes os videos de grande qualidade da Elinchrom existentes no YouTube.

Partilhar Post #54 scottx

scottx

• Membro

Publicado 26 Julho 2011 - 12:33

Pessoal, desculpem lá, só uma questão, os cabos de energia dos BX Ri são iguais aos das fontes de alimentação dos computadores?

Partilhar Post #55 scottx

scottx

• Membro

Publicado 20 Agosto 2011 - 02:18

Boas, obtive a resposta à última questão por PM do utilizador Petter com quem aproveitei para levantar algumas questões que me levaram a decidir pelo kit Elinchrom BXRi 250/250 To Go (20753.2) que chegou hoje :D

Estou muito satisfeito com a aquisição. Ainda ponderei o 250/500 mas de facto para o espaço que tenho disponível não se justificava de maneira alguma uma cabeça de 500Ws

Ao desembalar o kit fiz questão de tentar fotografar cada pormenor que poderão ver neste album do flickr (estou neste momento a fazer o upload):

Um abraço e obrigado a todos os que de alguma forma de ajudaram a tomar esta decisão! :)

RS

Partilhar Post #56 davidoff

davidoff

• Membro

Publicado 29 Agosto 2011 - 12:00

Parabéns scottx ;)
Obrigado pelas fotos de unpacking. Onde encomendaste ? Que modificadores compraste ?
( edit: Provavelmente já sabes mas como disseste que ainda precisas de f/5 na potência mínima... tens duas opções: ou um filtro nd para a lente ou, mais barato um filtro nd para o flash em si. Resolvia-te o problema. )

Partilhar Post #57 scottx

scottx

• Membro

Publicado 29 Agosto 2011 - 15:22

Ora essa amigo David, não é preciso agradecer, eu é que tenho a agradecer pela participação do pessoal e troca de experiências que me ajudaram a tomar uma decisão que até agora me pareceu acertada :D
Ir para o kit de 500Ws para mim era mesmo overkill, independentemente da diferença de preço.

Encomendei este kit da Robertwhite.co.uk que ficou por €947.74 já com conversões e portes (612£ + 20% IVA + 64.80£ de portes + comissão do banco).
A única coisa chata foi não o terem em stock e terem demorado imenso. Curiosamente, assim que tiveram o kit em stock, chegou no dia seguinte :)
26 Jul 2011 Encomenda
28 Jul 2011 Forneci por telefone os dados do cartão de crédito (mbnet)
29 Jul 2011 O montante foi debitado da conta
20 Aug 2011 Chegaram a casa
Claro que outra coisa chata foi os cabos de energia virem com as tomadas do Reino Unido, mas como a ficha é igual às fontes de alimentação dos computadores não tive problemas. Mas estou a pensar encomendar estes cabos porque os 5m até dão alguma mobilidade.

Os modificadores são as softboxes Portalite 66x66 cm que para quem nunca trabalhou com estúdio e está a dar os primeiros passos parecem muito boas. São no entanto algo difíceis de montar. Já me disseram que as Rotalux são muito melhores mas para já não posso investir.

Quanto à abertura mínima, por enquanto não me chateio muito, ainda consigo afastá-los um pouco do motivo e certas vezes parece-me que o simples facto de mover as cabeças uns 50cm para trás é suficiente para descer para f/4 (mas sinto que ainda não tenho experiência para dar uma opinião correcta). O quarto onde montei o estúdio é minúsculo (4x3m salvo erro) e tem um tecto muito baixo.. tenho a certeza que assim que começar a sentir-me mais à vontade vou ter que me mudar para a garagem :D

Quanto ao ND, tenho um ND4 portanto em princípio se precisar não terei problemas.

Acho que um fotómetro daria imenso jeito a acertar logo com as aberturas e potências. Ainda faço muito as fotos no formato de tentativa e falha.

Deixo aqui um set com algumas fotos que tirei ontem à minha vizinha:

Um abraço e boas fotos! :)

Partilhar Post #58 davidoff

davidoff

• Membro

Publicado 31 Março 2012 - 20:38

Curioso scottx, o robertwhite já não vende esses kits.

Partilhar Post #59 galifao

galifao

• Membro
  • Registo: 03/03/2009
    • Local: Almeirim

Publicado 31 Março 2012 - 20:51

tenho 3 cabeças do bowens á cerca de 30 anos! Ainda funcionam bem, tem lampadas piloto com rosca normal, o que facilita a compra! e cabos electricos com saida semelhante á que se usa nos computadores, comprei recentemente mais 2 cabeças de 500ws, continuam a usar os mesmos cabos electricos e as mesmas lampadas piloto de 250 wats de casquilho comum. Muitos dos estudios em portugal usam bowens, é uma marca muito boa, os elinchrome tb em principio são bons, pelo menos teem marca. Atenção que nem todos os bowens aceitam o powerpack!

Partilhar Post #60 scottx

scottx

• Membro

Publicado 02 Abril 2012 - 17:34

De facto é curioso, mas a Fotosense tem-nos mais ou menos ao mesmo preço, é ver :)