Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

walimex vs bowens vs elinchrom

• Por favor inicie sessão para responder
73 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 deim

deim

• Membro
  • Registo: 19/02/2008
    • Local: Londres
    • Não é o equipamento...

Publicado 12 Maio 2010 - 14:44

Estou a pensar em comprar o meu primeiro kil de luzes mais a sério. 
Para o tipo de foto que faço, 400Ws é um bom compromisso entre preço e desempenho e estou a pensar em 2 cabeças.

Assim, estive a ver algumas marcas e os preços não são muito diferentes. Andará tudo perto dos 650€
walimex
Walimex Pro Kit de Estúdio VC-400/400
2x walimex pro VC-400 Studio Flash
2x walimex WT-806 Lamp Tripod 256cm
2x walimex Softbox 60x90cm
1x Conjunto de sombrinhas 84cm

elinchrom (já com mala de transporte):
D-Lite4 IT Set 2-Go
2x D-lite 4 it Heads,
2x Portalite Softboxes 66cm,
1x 16cm Reflector,
2x ClipLock Stands,
1x Skyport Eco Transmitter,
Carry Cases & Cables.

bowens
Esprit Gemini 400 2 Head Kit
Contains 2 Gemini 400 Heads
2x lighting stands,
2x Silv/White umbrellas,
2x spill kill reflectors,
mains and sync leads and case.

Já trabalhei com material da elinchrom e gostei. Este kit da elinchrom tem a vantagem de já ter remotes e ter ventoinha de arrefecimento das cabeças. No entanto, o kit da bowens faz referência a que as cabeças podem ser ligadas facilmente a powerpacks. Como fotografo muito em exteriores, os powerpacks são algo que me poderá interessar a curto/medio prazo. 

De certa forma, descarto os da walimex. A nível profissional não são muito conhecidos e aparentemente não oferecem grandes mais valias.

Como não tenho muita experiência com big lights, peço ajuda a quem realmente conhece estas marcas. Alguém tem outras sugestões ou não optaria pelos elinchrom? Os modeladores de luz serão mais caros, mas para já estou a pensar em adquirir algumas coisas da walimex com respectivos adaptadores.

obrigado desde já.

Anúncios

Partilhar Post #2 psousa5

psousa5

• Membro
  • Registo: 28/01/2008

Publicado 12 Maio 2010 - 14:48

E viste este:

http://www.calumetph.../item/CF0514K1/

Reviews:

http://photography-o...ad.php?t=459939

Cumps

Partilhar Post #3 Rockas

Rockas

• Membro
  • Registo: 28/09/2009
    • Local: Paços de Ferreira

Publicado 12 Maio 2010 - 18:03

A minha experiência é nula em relação a qqr tipo de material deste género.
Apenas intervenho porque por aquilo que "se ouve" a vantagem da Walimex é o preço dos consumíveis (lâmpadas).
Penso que seja um factor ao qual deves dar alguma atenção para evitar surpresas desagradáveis no futuro... por isso, nada como verificares tb os preços desse material (que desde já digo não fazer o mínimo de ideia se são todos mais ou menos iguais ou não)  :th_up:

IT Partilhar Post #4 deim

deim

• Membro
    • Não é o equipamento...

Publicado 12 Maio 2010 - 19:49

Rockas para os walimex, o flash tube custa 55euros. Para os elinchrom custa 80. É uma diferença, mas nada de astronómico.
Tenho mais medo de um eventual sobre aquecimento dos walimex :S

psousa5 esses são mais baratos mas não muito. Ficam muito perto dos elinchrom sem os triggers, sem ventoinha e aparentemente sem a caixa de transporte.

Partilhar Post #5 Ivo Lázaro

Ivo Lázaro

• Membro
  • Registo: 02/02/2008

Publicado 12 Maio 2010 - 20:36

Deim eu tenho um kit com dois Bowens Espirit 500W e estou bastante satisfeito. A temperatura de cor é bastante "fiável" e o facto de poder ser usado com um travel pack é excelente (apesar de nunca ter utilizado pois ainda não comprei um).

Os acessórios não são estupidamente caros e consegues muita coisa pelo ebay e tudo.

O único contra que acho é o facto de não ter assistência oficial em Portugal.

Partilhar Post #6 Nuno Moreira

Nuno Moreira

• Membro
  • Registo: 01/05/2007
    • Local: vng
    • meu feedback de comprador e vendedor: http://www.forumfotografia.net/topic/215-nuno-moreira/

Publicado 12 Maio 2010 - 22:54

Da elinchrom o que posso dizer é que trabalho consecutivamente à 20 anos com esse material e sempre a bombar.
Por veses dias inteiros a disparar.
Bom,não são cabeças de 400w mas mesmo assim tambem as tive assim de baixa potência(500 e 1000) e sempre se portaram bem.
Pessoalmente recomendo,embora as outras marcas sejam fiaveis certamente tambem,mas não são a minha escolha.

Partilhar Post #7 Joao

Joao

• Membro
  • Registo: 03/03/2006
    • Local: Coimbra

Publicado 12 Maio 2010 - 23:02

Eu tenho D-Lite4 e VC-400.

Queres vir testar?  :D

Os que comprei primeiro foram os Elinchrom, mas hoje em dia não faria essa compra. Além da Walimex ser mais barata nos acessórios, tem a ventoinha.

Uma das cabeças Elinchrom já foi à vida e a outra já falhou algumas vezes. Tudo culpa minha que não as deixei descansar durante as sessões. Com as Walimex nunca tive problemas, a ventoinha faz maravilhas.  :)

Partilhar Post #8 Rockas

Rockas

• Membro
  • Registo: 28/09/2009
    • Local: Paços de Ferreira

Publicado 12 Maio 2010 - 23:08

Rockas para os walimex, o flash tube custa 55euros. Para os elinchrom custa 80. É uma diferença, mas nada de astronómico.
Tenho mais medo de um eventual sobre aquecimento dos walimex :S

psousa5 esses são mais baratos mas não muito. Ficam muito perto dos elinchrom sem os triggers, sem ventoinha e aparentemente sem a caixa de transporte.

Bom.. .depende do ponto de vista... sempre são mais quase 50%... ou seja... pelo preço de duas compras três da outra  :D
Ah e sim... como referiu o Joao os Walimex têm ventoinha... já tive a oportunidade de "usar" no estudio da "Imagem e Marca" no porto.
Se precisares de info com mais pormenor, aconselho-te a perguntar ao RuiBandeira que anda por cá no fórum  :th_up:

Partilhar Post #9 Ruibandeira

Ruibandeira

• Membro
  • Registo: 04/01/2009
    • Local: Porto

Publicado 13 Maio 2010 - 00:34

Bom.. .depende do ponto de vista... sempre são mais quase 50%... ou seja... pelo preço de duas compras três da outra  :D
Ah e sim... como referiu o Joao os Walimex têm ventoinha... já tive a oportunidade de "usar" no estudio da "Imagem e Marca" no porto.
Se precisares de info com mais pormenor, aconselho-te a perguntar ao RuiBandeira que anda por cá no fórum  :th_up:

algumem me chamou ?  :D

so posso dizer coisas boas da Walimex, ja me considero um fan.
tenho as cabeças da walimex no meu estudio e trabalhar diariamente e a serem utilizadas por N pessoas , umas com experiencia outras sem, e nunca tive uma unica avaria. já la vai um ano.
ou seja walimex = a bom preço, fiabilidade, grande oferta de acessorios e exelente serviço pos venda.

IT Partilhar Post #10 deim

deim

• Membro
    • Não é o equipamento...

Publicado 13 Maio 2010 - 04:36

O meu problema com a walimex é que o topo de gama deles acaba por ser a entrada de gama dos outros.
Se depois de investir dinheiro em N modificadores de luz, me começa a ser rentável procurar algo com maior fiabilidade de cores, duração de flash mais curta, tempos de reciclagem mais rápidos, ou algo semelhante, vai tudo para venda porque a walimex não tem melhor resposta.

Ruibandeira como fazem com ringflash no vosso estúdio? Não encontrei da walimex. Provavelmente não vou comprar um para já, mas é daquelas coisas que se custa o mesmo uma marca ou outra....

Joao as d-lite 4 não tinham ventoinhas? As novas aparentemente têm. A nível de potência real, notas diferença? as walimex apresentam-se com número guia de 60 e picos enquanto a ref. que encontrei para as d-lite andava nos 40's. Os bowens apresentam ng76

Nuno Moreira 20 anos a trabalhar com a mesma marca acho que é uma boa referência para a durabilidade do material. :)

Horus eu estava mais inclinado para a elinchrom por já ter trabalhado com material deles e ter boas referências, mas o travel pack para mim pode mesmo ser algo que me faça mudar de ideias.

Rockas 30euros numa luz que vais mudar de ano a ano se tanto, espero que não seja algo significativo no meu salário ao fim de algum tempo.

Partilhar Post #11 Nickilford

Nickilford

• Membro
  • Registo: 16/09/2008
    • Local: Lisboa

Publicado 13 Maio 2010 - 12:30

Boas!

Uso Bowens há alguns meses e até agora estou muito satisfeito. Não comprei nenhum kit, per se, apenas uma cabeça 500Pro com cartão PW, Travelpak e uma softbox (wafer) e um Case. Brevemente irei comprar pelo menos mais uma cabeça, uma delas provavelmente 1000w, pois quero fazer maioritariamente exteriores (até agora por causa do mau tempo tenho feito só estudio) e ter possibilidade de trabalhar com o sol alto. Optei por esta marca por estar há largos anos no mercado, ser acessivel(!?) e ter boa reputação. Não comprei kit porque queria uma softbox que nao estava incluida no kit e na altura nao tinha orçamento para mais (kit ficava mais caro).
Quer optes pela Bowens ou Elinchrom penso que ficarás bem servido.

P.S - o Travelpak é pequeno e compacto, tem um ar muito pro com bons materiais. Podes comprar uma bateria small (é o que tenho) ou Large. Se tens sessões longas ter uma bateria extra é uma mais valia, trocas em segundos on location.

Partilhar Post #12 blreis

blreis

• Membro
  • Registo: 20/06/2009

Publicado 14 Maio 2010 - 01:31

Não sei se vou ajudar em alguma coisa, mas é da maneira que fico com esta dúvida esclarecida.

A ver o "Sessions with Joey L" ele referenciou 2 marcas de material de iluminação. A Alienbees (mais barata e, segundo ele, uma luz mais artificial) e Profoto (mais cara e utilizada na maior parte das grandes produções fotográficas). Não servirão também para o que queres?

IT Partilhar Post #13 deim

deim

• Membro
    • Não é o equipamento...

Publicado 14 Maio 2010 - 04:27

Acho que vou mesmo para os bowens. O travelpack para mim pode ser útil no tipo de imagens que gostava de criar.
Estive a ver o dvd do Drew Gardner, que usa elinchrom, e os powerpacks fazem milagres :D 

blreis a Alienbees é uma marca muito conhecida no mercado americano mas com muito pouca/nenhuma expressão no mercado europeu. A profoto... bem, pelo que vi a cabeça mais barata deles custa mais que o conjunto dlite da elinchrom. Anda no mesmo range que a broncolor. Para já, estão completamente fora dos meus orçamentos e níveis de exigência/conhecimento. Ainda tenho que gastar muito flash até conseguir ver diferença entre uns flash de entrada, e uma dessas marcas :)

Partilhar Post #14 NSF

NSF

• Membro
  • Registo: 17/02/2006
    • Local: S. Maria da Feira/Arouca

Publicado 14 Maio 2010 - 10:15

Mais um com Bowens. Tenho quanto cabeças de 500 e só tenho a dizer bem. Concordo com tudo o que o Nickilford disse, em particular sobre o Travelpack. Tenho um e é excelente, se bem que é o modelo anterior e não o que está actualmente em comercialização. Neste momento a Bowens tem uma coisa boa que não tinha, quando comprei o meu material :mad:. As cabeças já vêm preparadas para trabalhar com PW, bastando para isso adquirir um módulo de radio.

Partilhar Post #15 Nickilford

Nickilford

• Membro

Publicado 14 Maio 2010 - 13:49

Acho que vou mesmo para os bowens. O travelpack para mim pode ser útil no tipo de imagens que gostava de criar.
Estive a ver o dvd do Drew Gardner, que usa elinchrom, e os powerpacks fazem milagres :D  

Mas vais investir num sistema monolight com bateria ou powerpack? Se não estou em erro o Gardner usa powerpacks e não monolights. São dois sistemas diferentes que têm as suas vantagens e desvantagens. A Bowens tem ambos e até tem um pack (Explorer 1500) que dá para ligar monolight e heads (de pack).

IT Partilhar Post #16 deim

deim

• Membro
    • Não é o equipamento...

Publicado 14 Maio 2010 - 14:09

Sim, o Gardner usa Powerpacks. A mim interessa-me mais monolight que consiga dobrar como powerpack com a devida bateria.

Qual é a vantagem de ter um powerpack em relação a uma mono com uma bateria?

Partilhar Post #17 Nickilford

Nickilford

• Membro

Publicado 14 Maio 2010 - 14:37

Qual é a vantagem de ter um powerpack em relação a uma mono com uma bateria?

Vantagens pack system:
— cabeças são mais pequenas, logo menos peso nos stands/booms etc
— centralização de power - as potencias são reguladas no pack e não na cabeça
— podes canalizar muita potencia p/ uma só cabeça ou dividir p/ outras cabeças ligadas ao mesmo pack
— mais power do que monolights (geralmente)
— flash duration é muito superior (mais rapido) do que monolights

Desvantagens pack system:
— salvo erro, quase todos os sistemas pack não podem ser ligadas à corrente(?)
— morre o pack, deixas de trabalhar, com monolight desde que tenhas outras mono sempre continuas
— sistema é mais caro

Isto são algumas Vant. e desvant. possivelmente há mais. O sistema monolight parece me mais versatil, pelo menos para começar. Depois conforme as necessidades aumentam é perfeitamente possivel combinar os dois sistemas.

P.S - se quiseres arranjo-te o catalogo da Bowens com a gama total de produtos

Partilhar Post #18 joelmf

joelmf

• Membro
  • Registo: 16/12/2009

Publicado 14 Maio 2010 - 15:32

Boas,

Apenas por curiosidade porque decidiste mudar de flash compacto para flash de estudio?maior potência e mais acessários?

IT Partilhar Post #19 deim

deim

• Membro
    • Não é o equipamento...

Publicado 14 Maio 2010 - 16:58

Nickilford obrigado pela info. O peso e o ajuste de potência até são importantes, mas para já, a desvantagem de morrer o pack mesmo que haja uma ficha ao lado, pesa mais nas minhas contas.

joelmf, stobist vai continuar a ser a minha escolha sempre que for possível. Agora se tiver que fotografar algo durante muito tempo, andar a trocar de pilhas pode-se tornar muito incómodo. Fotografar uma garrafa, ok... fotografar 20 garrafas já não é prático

Partilhar Post #20 joelmf

joelmf

• Membro
  • Registo: 16/12/2009

Publicado 14 Maio 2010 - 17:11

Nickilford obrigado pela info. O peso e o ajuste de potência até são importantes, mas para já, a desvantagem de morrer o pack mesmo que haja uma ficha ao lado, pesa mais nas minhas contas.

joelmf, stobist vai continuar a ser a minha escolha sempre que for possível. Agora se tiver que fotografar algo durante muito tempo, andar a trocar de pilhas pode-se tornar muito incómodo. Fotografar uma garrafa, ok... fotografar 20 garrafas já não é prático

Então é principalmente por uma questão de autonomia?