Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Anúncios (remover)

Foto

[Tutorial] Limpeza de Pele + Suavizar a Pele

• Por favor inicie sessão para responder
14 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 orien

orien

• Novo Membro
  • Registo: 02/12/2010

Publicado 28 Abril 2011 - 21:49

Boas pessoal..

Eu sou novo no forum mas achei que tinha de contribuir com alguma coisa para esta parte de edição de imagem. Por isso vou começar a fazer "tutorials" sobre edição de imagem em vários softwares mas photoshop vai ser o mais usado, não vão ser tutorials muito profissionais, eu não possuo nenhum curso sobre esta matéria são coisas que aprendi sozinho e que gosto de partilhar, por isso não vão ser tutorials do outro mundo mas espero que ajudem em alguma coisa.

Deixo aqui o resultado final do tutorial e os vídeos serão postados todas as quintas feiras como uma espécie de serie. Assim poderão treinar durante o fim de semana o tutorial que eu postei.

Vou fazer uma espécie de concurso só para o divertimento. Que vai ser os espectadores enviarem fotografias tiradas por voces e editadas com a ajuda do meu tutorial, enviando numa so imagem o antes e o depois da fotografia.

Primeiro episódio 28 de Abril 2011.

Tema: Limpeza de pele e suavização da mesma.

Imagem Colocada

http://www.youtube.com/watch?v=p9Pk4HpIf2g

Subscrever ao canal de Youtube

Obrigado

Digam-me o que acham da ideia e deixam os vossos comentários.

Por favor se gostarem do video subscrevam ao canal para mais actualizações.
Sugestões são aceites.

Anúncios

Partilhar Post #2 johnny_wakka

johnny_wakka

• Membro
  • Registo: 29/11/2010

Publicado 28 Abril 2011 - 22:17

Parece-me um excelente ideia  :th_up:

Partilhar Post #3 Nickilford

Nickilford

• Membro
  • Registo: 16/09/2008
    • Local: Lisboa

Publicado 29 Abril 2011 - 11:10

Boas!

Ideia engraçada que poderá servir um pequeno grupo de pessoas que tem poucos conhecimentos de inglês, visto ja haver uma abundância enorme deste tipo de tutoriais. Em portugues talvez estes tutoriais escasseiem, de modo que poderá ser um nicho a preencher.

Relativamente ao tutorial, sem querer comentar os resultados ou a maneira como foram atingidos, sugiro que seja usada sempre uma layer de retoque e não trabalhar directamente no Background. Esta layer poderá ser vazia ou uma cópia do Background (se usares o Patch Tool convém que seja uma copia do Bkgrd).

A parte das Masks não está muito bem explicada, talvez desse jeito teres explicado porquê e como preencheste a mascara de preto, e qual a função do Branco e Preto nas máscaras. Talvez "Máscaras" venha a ser um futuro tutorial, pois há muita gente que não domina este tema.

Outra coisa que poderá melhorar os teus tutoriais é não deixares um silêncio enquanto estás a trabalhar a imagem, que por sua vez, neste caso, demorou bastante. Uma maneira de dares a volta a isto (quando o tratamento é moroso) é mostrares como se faz e depois passas logo para o resultado final. Assim as pessoas percebem como se faz e não precisam de te ver trabalhar... que também não se viu bem porque não tinhas zoomado a imagem (também não era má ideia zoomar para se ver melhor).

Seria boa ideia fazeres um plano de tutoriais em que começas com coisas mais elementares de modo a não pores a carroça à frente dos bois, ou seja, como exemplo, antes de teres feito este tutorial, um sobre máscaras tornava este mais inteligível. Catch my drift?

Parabéns pela iniciativa!

Abraço

IT Partilhar Post #4 orien

orien

• Novo Membro
  • Registo: 02/12/2010

Publicado 29 Abril 2011 - 12:51

Boas antes de mais obrigado e deste tipo de critica que eu quero para poder fazer um tutorial melhor para a próxima semana. O primeiro problema foi que tive de fazer um voice over ... tive de estar a rever o video e a fazer a voz depois do video estar feito.

Eu ainda não domino o Photoshop nem 50% como disse na introdução estou a explicar aquilo que aprendi sozinho e que aprendo em tutorials. Eu tenho de ir buscar alguns tutorials em Inglês e fazer em Português e depois faço o que aprendi secalhar e por isso que nao explico muito bem as coisas. Mas ja estou a tratar disso ja tenho mais uma pessoa a ajudar-me espero que o proximo tutorial seja muito melhor

Obrigado
Cumprimentos

Partilhar Post #5 Nickilford

Nickilford

• Membro

Publicado 29 Abril 2011 - 13:00

Eu ainda não domino o Photoshop nem 50%...
Obrigado
Cumprimentos

Não precisas de dominar o Photoshop no sentido de conheceres o programa todo de forma extensa, mas aconselho que domines mesmo aquilo que "ensinas" nos tutoriais.

Partilhar Post #6 RuyBerna

RuyBerna

• Membro
  • Registo: 01/07/2007

Publicado 29 Abril 2011 - 22:29

Para além do que o Nickilford sugeriu, se queres fazer  tutoriais então que sejam diferentes, quer dizer que mostrem técnicas diferentes daquelas que por ai abundam!

Por exemplo, esta que aqui mostras da limpeza da pele é muito básica, os passos para se atingirem os melhores resultados não estão completos, a pele assim fica irreal, falta-lhe textura!

Mas força..continua a estudar e a fazer pesquisa, só com muito trabalho se consegue atingir a perfeição!

Cump
RB

Partilhar Post #7 johnny_wakka

johnny_wakka

• Membro

Publicado 30 Abril 2011 - 18:35

Eu pessoalmente sempre quis criar um efeito de "limpeza" deste género e este tuturial à primeira vista parecia-me razoável.

Ruy, podes-me sugerir um tuturial que aches que faça uma limpeza mais "real" pf?

Partilhar Post #8 RuyBerna

RuyBerna

• Membro

Publicado 30 Abril 2011 - 20:00

Não existe uma única fórmula ou técnica para o tratamento de pele!

Por exemplo, neste tutorial se acrescentar-mos: Filtro/Noise/Opacity(50% +-), vai dar um pouco de textura à pele!

O que é importante salientar é que se deve analizar muito bem cada imagem e decidir o tratamento a efectuar, usando as várias ferramentas na evolução das técnicas, para atingir os melhores resultados !

Com tanta informação e tutoriais disponiveis, é boa prática efectuar experiências e tirar partido dos efeitos e ferramentas que podem resultar numa imagem e não resultar numa outra, conjugando a descoberta e aproveitamento de ambos!

Deve-se ter sempre como objectivo, o máximo de qualidade no tratamento a efectuar, sem  se notarem o uso de efeitos ou ferramentas que desvirtualizam as imagens, ficando a pele pouco natural!

Com tudo se pode aprender, não se devem é seguir maus exemplos:
Também se aprende dando uma vista de olhos por muitas capas e imagens de revistas com tratamento de imagem escessivo e mal executado que é prática recorrente!

Entre muitos tutoriais que abundam, deixou aqui um outro exemplo diferente daquele aqui mostrado:

http://www.photoshop... photoshop.html

Cump
RB

Partilhar Post #9 johnny_wakka

johnny_wakka

• Membro

Publicado 01 Maio 2011 - 00:53

Obrigado  :th_up:

Partilhar Post #10 RuyBerna

RuyBerna

• Membro

Publicado 01 Maio 2011 - 12:37

Não tenho tempo, nem intenções de fazer imagens ou videos sobre tutoriais, mas para dar seguimento aquilo que escrevi  acima, aqui deixo um outro tutorial sobre tratamento á pele!
Com este já existem aqui 3, como disse não há uma única técnica!

Se alguém quizer testar, basta seguir a leitura estilo "receita de culinária":

-Importar a imagem

-Fazer 2 copias do Layer Background: Layer1copy/Layer1copy2

-Desativar Layer1copy2

No Layer1copy,aplicar:
-Filtro/Blur/SurfaceBlur:R5/T15 (percentagem dependente da resolução da imagem)

Activar: Layer1copy2 e aplicar :
-LayerMask/RevealAll
-Image/ApplyImage:Layer:Merged/Channel:RGB/Blending:Multiply/Opacity:100
-Blending/SoftLigth
(click icon layer,)
-Filter/HighPass:2.5

Agora agrupar o Layer1copy e Layer1copy2:
Assim: (shift click)/Layer/GroupLayers

-Layer/LayerMask/HideAll
-Brush/branco/Pintar a mascara, retirando imperfeições na face

Para aperfeiçoar ainda mais, método não destrutivo:

Criar novo Layer
Ir a: Clone Stamp Tool ou Spot Healing Brush Tool/ContentAware/Sample All Layers
Retocar mais algumas imperfeições

Agora dar um pouco de textura à pele:
Shift/Ctrl/Alt/E: Para criar 1 layer fazendo Merge dos Layers existentes e já trabalhados:

Layer3

Agora: Ctrl/J : para criar uma copia desse Layer

Layer 3copy:
-Filtro/Noise: 1.5 ( a percentagem é determinada estando dependente da resoluçâo das imagens)
-Layer/LayerMask/ Hide All
-Pintar Brush/branco as zonas da face e pele deixando transparecer a percentagem de noise aplicada no Layer3 para dar alguma textura

Pode-se continuar o tratamento fazendo copias dos Layers, para aperfeiçoar a cor,ajustando os niveis e curvas da imagem!

Deve-se trabalhar sempre com métodos não destrutivos!

Voilá
:)

Partilhar Post #11 johnny_wakka

johnny_wakka

• Membro

Publicado 01 Maio 2011 - 12:56

Para quem percebe muito pouco de PS essa ajuda cria algumas dores de cabeça  :P
Sei que já é pedir muito mas não é possivel um video demosntrativo?  :blush:
abraço

Partilhar Post #12 Nickilford

Nickilford

• Membro

Publicado 01 Maio 2011 - 15:52

Pode-se continuar o tratamento fazendo copias dos Layers, para aperfeiçoar a cor, ajustando os niveis e curvas da imagem!

Não sei se percebi bem, mas dás a entender que se deve duplicar os layers para ajustar cor, Levels e Curves... como concerteza já sabes, com Adjustment Layers não precisas de duplicar nenhuma layer (fica só o apontamento para quem não sabe).

Deve-se trabalhar sempre com métodos não destrutivos!

Isto é um ponto fundamental.  :th_up:
Isto passa maioritariamente por usar Adjustment Layers e qualquer tipo de técnica que não trabalhe directamente na layer principal.

Partilhar Post #13 RuyBerna

RuyBerna

• Membro

Publicado 01 Maio 2011 - 19:43

johnny_wakka, não tenho video, nem irei fazer, desculpa!

Quando disse que se devem fazer cópias de layers , foi de forma genérica..mas é isso mesmo...fazer cópias!

Por exemplo:
Se fizer Adjustment Layers no "de cima", posso trabalhar essa máscara ,mas também utilizar blendings  ou opacity ,com o que está por "baixo"|!
Por vezes um "blending" e ou opacity, pode fazer toda a diferença!

E para "baralhar ainda mais", também se podem fazer dos Layers/ SmartObjects,por exemplo para a aplicação de filtros,máscaras, entre outros efeitos..etc.., mais isso fica p outra estória!

Resumindo e concluindo:
Para se atingirem  resultados com elevada qualidade devem-se usar as "ferramentas", utilizando sempre métodos de trabalho não destrutivo!

Cump
RB

Partilhar Post #14 eugenio

eugenio

• Membro
  • Registo: 29/01/2008
    • Local: Ponte de Lima

Publicado 06 Maio 2011 - 13:57

Perdoem-me a sinceridade, mas usando o PaintShopPro isto consegue-se usando apenas duas ferramentas que vem de origem no programa: Makeover, para correcção de imperfeições na pele, que pode ser usado com o clone tool, e para suavizar a pele usa-se a ferramenta Skin Smoothing.

Muito menos complicado que no Photoshop.

Partilhar Post #15 johnny_wakka

johnny_wakka

• Membro

Publicado 06 Maio 2011 - 14:07

A minha intervenção anterior tinha um objectivo:
Perceber se alguem como eu que não domina o PS (nem entende toda essa linguagem que é apresentada) consegue fazer um efeito do género. Dai que procurasse um tuturial demonstrativo em video.
Mas se calhar o defeito é mesmo meu que não domino a linguagem do software.