Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Formula para converter um pixel de 12 bits em RGB ?

• Por favor inicie sessão para responder
24 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #21 raulcosta

raulcosta

• Membro
  • Registo: 22/04/2008
    • Local: Lisboa

Publicado 22 Abril 2011 - 12:48

O PEF apesar de ter quase uma versão para cada câmara :s, também obedece a essa estrutura,e como podes ver em cima a o preview extraído da imagem que colocaste no teu post é um JPG de 24bit por pixel (8x8x8).

É por isso que acho que estás a fazer alguma coisa mal, os 12bit devem se referir à capacidade do sensor que é de 12bit ao contrário dos novos que são de 14bit

HAAAA (isto é apenas de desespero. lol ). Eu a unica coisa que não estou a conseguir é encontrar o ponteiro para lá, que manualmente já o encontrei. O que estava a tentar processar era mesmo o raw puro.

Anúncios

Partilhar Post #22 Oslec

Oslec

• Membro
  • Registo: 19/08/2009
    • Local: Braga
    • A culpa é do fotografo...

Publicado 22 Abril 2011 - 18:07

Tu como é que encontras o endereço nos outros ficheiros?
Não vais ler os dados do exif e ver o campo que tem o endereço?

Podes sempre dar uma vista de olhos na ferramenta exiftool e ver como é que ele trabalha os PEF, mas julgo que deve ser igual para todos, deve extrair os dados exif percorrer os campos e ver qual é a variável que aponta para a imagem de preview. Depois é só ler a imagem.

Se tu estiveres a fazer isto devias estar a conseguir obter a imagem na boa  :)...
Podes sempre refazer o código todo  :lol:...

Fica bem.

IT Partilhar Post #23 raulcosta

raulcosta

• Membro

Publicado 22 Abril 2011 - 21:24

Os outros ficheiros têm apontadores no header, o pef:

Para a K10D, * Ist e IstD, K100D têm escrito o offset do jpg 58 bytes após o offset do RAW (vindo do header) + o tamanho do RAW (também vindo do header) e depois passado 8 bytes tem o tamanho do jpg. Para estas já está. :)

Para a K200D o offset do jpg é logo a seguir ao RAW (ou um byte depois) e não parece estar escrito em lado nenhum e o tamanho dele ainda não descobri.  :mad: :mad:

Para a K20D já é noutro sitio algures no raio que a parta do ficheiro.  :mad: :mad: :mad:

Desculpem a linguagem mas quer a Nikon, Canon, Sony sempre têm mais indicações (pelo menos por enquanto).

A Olympus ainda não cheguei lá.

Partilhar Post #24 Oslec

Oslec

• Membro
  • Registo: 19/08/2009
    • Local: Braga
    • A culpa é do fotografo...

Publicado 23 Abril 2011 - 03:23

O PEF apesar de ter quase uma versão para cada câmara :s, também obedece a essa estrutura...

Eu já te tinha avisado  :P... :)

Para a K200D o offset do jpg é logo a seguir ao RAW (ou um byte depois) e não parece estar escrito em lado nenhum e o tamanho dele ainda não descobri.  :mad: :mad:

Estranho,

Estive a ver dois RAW's da K200D e em ambos o offset é o mesmo, um dos exemplos abaixo:

Thumbnail Offset 103328
Thumbnail Length 7600
Jpg From Raw Start 9579988
Jpg From Raw Length 1245459

e como podes ver o inicio e o tamanho do JPG também lá estão.
eu usei estas duas imagens para verificar,
Imagem A http://img.photograp...ax_k200d_03.pef
Imagem B http://img.photograp...ax_k200d_06.pef
o exemplo é da imagem A

Vais ficar velho com esse prog :)...

IT Partilhar Post #25 raulcosta

raulcosta

• Membro

Publicado 28 Abril 2011 - 09:56

Só um update. Afinal os pefs têm 3 thumbnails (3 tamanhos) assim como têm 3 apontadores que não seguem a normal TIFF. Mais um formato concluído :)

Thanxs Oslec.