Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Anúncios (remover)

Foto

A pensar em começar a revelar... (Ajuda?)

• Por favor inicie sessão para responder
29 respostas a este tópico

Partilhar Post #21 Ming@s

Ming@s

• Membro
  • Registo: 06/04/2010
    • Local: Carnaxide - Lx

Publicado 11 Fevereiro 2011 - 10:51

Adoro estes topicos do "faça voce mesmo".

Eu acho que vou tentar em casa tambem.

Cumps.

Anúncios

Partilhar Post #22 salprata

salprata

• Membro
  • Registo: 18/07/2010
    • Local: Lisboa

Publicado 11 Fevereiro 2011 - 17:07

Antão

Revelar negativos a preto e branco
Depois de colocar o rolo às escuras enruladinho na espiral, fechar o tambor, e só depois ligar a luz branca.

Revelador tmax -  1+4, (100ml de revelador + 400ml) de agua tmax (24Cº 4minutos e meio, agitar de 30 em 30s (se aumentarem o tempo e revelação tipo 6 minutos ficam com os negativos mais contrastados, mais dificeis de imprimir, se diminuirem o tempo de revelação ficam com negativos mais suaves)

Paragem - 500ml de agua, 4 gotas de acido acetico (1 minuto sempre agitar)

Fixador 1+4 - 100ml de fixador unifix, mais 400ml de agua (20Cº 10 minutos agitar de 30 em 30 segundos

Lavar durante 30 minutos agua a correr

No fim umas gotas de molhante em agua destilada passar o rolo ainda na espeiral por essa agua, 30s

colocar a secar pendurado numa corda à temperatura ambiente (nada de calor)

boas revelação

Esta quimica dá para revelar 6 rolos 35mm, no proprio dia, depois vai fora

Partilhar Post #23 gasosas

gasosas

• Membro
  • Registo: 30/04/2009

Publicado 11 Fevereiro 2011 - 21:52

Pois...revelação a cores em C-41 (negativo a cores) não é nada user friendly, comparado com negativo P&B. (tal como o processo E-6, p slides..com muuita pena)
Além de levar bastantes mais banhos (mais $ em quimica..), nao vale a pena tentar sem o tanque de temperatura constante..(mais $ ainda). Isto tudo, só na revelação do filme. Se quisermos acabar o processo e ampliar, lá vem mais despesa, com cabeça de cor para o ampliador e mais ainda para o papel a cores...e outra vez a química p revelá-lo. :(
Só experimentei esses processos em ambiente escola, e foi espectacular (para quem gosta de laboratório) Mas proibitivo, a nível de preços. E ficas sempre com o coração na boca, quando trabalhas filme importante para ti. Nao sei se entretanto os filmes mudaram (estas experiencias foram ainda nos anos 90), mas alguns não toleravam muito bem diferenças de temperatura dos banhos na ordem das décimas de grau Cº.
Quando comparamos com o processo P&B..nao tem nada a ver. A curva de aprendizagem, o risco de color shifts, a vigilância obsessiva da temperatura e o stress daí resultante tiram muito do prazer relaxed, que até então associava a estar na câmara escura, no meu caso.
Mas para quem tem perfil de trabalho de laboratório mais a sério -disciplinados e inflexíveis no controlo de procedimentos, medidas e regras-  deve ser um sonho, porque os resultados são um espanto. Com um 'sabor' que nenhum laboratório comercial nos pode dar. Quem já revelou à mão sabe o que estou a dizer :)

Partilhar Post #24 RM9

RM9

• Novo Membro
  • Registo: 29/11/2010

Publicado 05 Maio 2011 - 18:49

Grande opção... passei recentemente por uma decisão semelhante e... a diversão não pára!

Partilhar Post #25 salprata

salprata

• Membro

Publicado 05 Maio 2011 - 23:45

é muito fácil revelar preto e branco em casa... e fica sempre muito melhor que nas lojas...

força malta, quero ver esse resultados...

Partilhar Post #26 Rui Melo

Rui Melo

• Membro
  • Registo: 01/02/2011
    • Local: Ponte de Lima

Publicado 06 Maio 2011 - 10:31

Antão

Revelar negativos a preto e branco
Depois de colocar o rolo às escuras enruladinho na espiral, fechar o tambor, e só depois ligar a luz branca.

Revelador tmax -  1+4, (100ml de revelador + 400ml) de agua tmax (24Cº 4minutos e meio, agitar de 30 em 30s (se aumentarem o tempo e revelação tipo 6 minutos ficam com os negativos mais contrastados, mais dificeis de imprimir, se diminuirem o tempo de revelação ficam com negativos mais suaves)

Paragem - 500ml de agua, 4 gotas de acido acetico (1 minuto sempre agitar)

Fixador 1+4 - 100ml de fixador unifix, mais 400ml de agua (20Cº 10 minutos agitar de 30 em 30 segundos

Lavar durante 30 minutos agua a correr

No fim umas gotas de molhante em agua destilada passar o rolo ainda na espeiral por essa agua, 30s

colocar a secar pendurado numa corda à temperatura ambiente (nada de calor)

boas revelação

Esta quimica dá para revelar 6 rolos 35mm, no proprio dia, depois vai fora

Este processo e químicos dá para todo o tipo de filmes P&B?

Partilhar Post #27 salprata

salprata

• Membro

Publicado 06 Maio 2011 - 14:13

Dá para todo o tipo de rolos

para os rolos que não são Tmax, e de outras marcas a temperatura deve ser mais baixa 20º e o tempo de revelação 6 minutos, se começam a ver que as altas luzes começam a ficar muito densas ou seja a zona escura do negativo muito preta, sem textura, reduzem o tempo de revelação, 5 minutos. a medida que vão revelando vão acertando o vosso tempo de revelação. matem a temperatura. sempre com a química nova.

Há um teste que se faz, fotografando um cartão cinzento, (deixa ver se me lembro), um com o exposição correcta e mais 5 até menos 5 stops, variando a exposição... depois conforme temos ou não informação no ultimo stop -5 deve estar transparente, ( concluímos que estamos (a revelar a mais ou a menos)... Nada disso, com este teste acertam o ISO efectivo, depois faz outro para acertar a revelação, com mais 5 stops de luz, mas jã não me lembro muito bem
Sistema de Zonas de Ansel, mas eu tenho que  rever a matéria, já não me lembro como se faz,
::)

nos 3 primeiros minutos o revelador revela as sombras, e nos minutos seguintes começa a revelar as altas luzes, logo reduzindo ou aumentando o tempo de revelação controlamos a densidade/contraste do negativo, 

Partilhar Post #28 Rui Melo

Rui Melo

• Membro
  • Registo: 01/02/2011
    • Local: Ponte de Lima

Publicado 06 Maio 2011 - 14:49

Obrigado  :th_up:

Partilhar Post #29 salprata

salprata

• Membro