Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Entraste no concurso FNAC?

• Por favor inicie sessão para responder
158 respostas a este tópico

Votação: Entraste no concurso FNAC?

Entraste no concurso FNAC?

Não pode ver o resultado da votação até que vote. Por favor inicie sessão e vote para ver o resultado desta votação.
Votar Visitantes não podem votar

Partilhar Post #21 Two

Two

• Membro
  • Registo: 27/01/2008
    • Local: Maia

Publicado 04 Novembro 2009 - 18:15

Eu não discuto conceitos de arte nem discuto prefácios... sejam eles quais forem não justificam más fotografias... aquelas são más fotografias.

Isso depende do conceito de boa fotografia. Podes valorizar mais a história subjacente ou os aspectos técnicos ou ambos e em variadas proporções.

Nem toda a gente pensa da mesma forma. Acho que não podes dizer que são más fotografias. Mas em compensação podes dizer e deves dizer que para ti são más fotografias se é isso que pensas. O que não se pode é tomar o nosso gosto por uma verdade absoluta.

Anúncios

Partilhar Post #22 Rockas

Rockas

• Membro
  • Registo: 28/09/2009
    • Local: Paços de Ferreira

Publicado 04 Novembro 2009 - 18:19

Isso depende do conceito de boa fotografia. Podes valorizar mais a história subjacente ou os aspectos técnicos ou ambos e em variadas proporções.

Nem toda a gente pensa da mesma forma. Acho que não podes dizer que são más fotografias. Mas em compensação podes dizer e deves dizer que para ti são más fotografias se é isso que pensas. O que não se pode é tomar o nosso gosto por uma verdade absoluta.

Ao dizer "são más fotografias" subentende-se que é a minha opinião pessoal. Não possuo procuração de ninguém para falar por essa pessoa.

Agora, tenho o direito de ter a minha opinião da mesma forma que tenho o direito  de pensar que se essas fotos fossem colocadas aqui no fórum por "um zé-ninguém" qualquer (sem qqr menosprezo... uso a expressão para ilustrar um qqr desconhecido) nem sequer se comentavam...

Partilhar Post #23 Rafael Vinhas

Rafael Vinhas

• Membro
  • Registo: 07/06/2008

Publicado 04 Novembro 2009 - 18:20

Reforçando aqui a ideia:
O facto de dizermos, "Esta fotografia está péssima...", é muito diferente de, "Na minha opinião, esta fotografia está péssima". Os nossos gostos não estão estandardizados, nem pré definidos. De acordo com cada personalidade, os gostos variam.
Portanto o que para  um, pode ser uma péssima fotografia, para outro, pode ser uma fotografia razoável. Depende dos aspectos que dás mais relevância.

Agora a forma como dizemos, pode querer impingir a nossa ideia/opinião como a opinião correcta e ponto final, temos que ter consciência que o "mundo" diverge.

Partilhar Post #24 joaopsr

joaopsr

• Membro
  • Registo: 09/03/2009
    • Local: Coimbra/Penacova

Publicado 04 Novembro 2009 - 18:21

Uma coisa é certa... podemos passar aqui semanas a "discutir", e no final a conclusão vai ser a mesma (nenhuma). O facto é que como sempre, isto depende sempre do olho que vê... o meu problema com as fotos (já disse que não gostei) não é o facto de terem sido tiradas com uma 5D MkII ou com uma descartável dos chineses... simplesmente olhei e não gostei. Gostei da ideia mas acho que não resultou. Não sei explicar porquê, mas o facto de não me terem "prendido" o olhar basta para eu não gostar.

E invejo o Hertizel pelo facto de se conseguir desligar do preciosismo técnico e fazer fotografia pela fotografia. isso vem um pouco da cultura do digital, onde como ele diz, e muito bem, isto está cheio de fracas fotos, mas muito sharp e com umas cores muito boas.

Com o Santa Cruz concordo, mas só em parte. É certo que o prefácio tem de ser tido em conta, mas não substitui o resultado (a meu ver).

bem... dissertações à parte, que não é o local para isso, o meu "veredicto" é: Gostei da ideia, mas não gostei da execução. Mas mais uma vez digo que é a minha opinião e não vou andar às cabeçadas com quem tenha uma diferente! :cheers:

Partilhar Post #25 Rockas

Rockas

• Membro

Publicado 04 Novembro 2009 - 18:26

Reforçando aqui a ideia:
O facto de dizermos, "Esta fotografia está péssima...", é muito diferente de, "Na minha opinião, esta fotografia está péssima". Os nossos gostos não estão estandardizados, nem pré definidos. De acordo com cada personalidade, os gostos variam.
Portanto o que para  um, pode ser uma péssima fotografia, para outro, pode ser uma fotografia razoável. Depende dos aspectos que dás mais relevância.

Agora a forma como dizemos, pode querer impingir a nossa ideia/opinião como a opinião correcta e ponto final, temos que ter consciência que o "mundo" diverge.

Num fórum é ponto acente que se discutem ideias, trocam-se conhecimentos e dão-se opiniões, sendo cada um desses aspectos sempre pessoais e ninguém tem que tentar impingir o que quer que seja porque ninguém aponta uma arma a ninguém.

As opiniões experessas são sempre pessoais. Como se costuma dizer "palavras minhas intenções vossas"  ;)

Concordo com a opinião expressa pelo joaopsr... a ideia poderia ser boa, simpática e pode gerar simpatias... a execução não (na minha opinião pessoal  :D)

Partilhar Post #26 FreeLook

FreeLook

• Membro
  • Registo: 11/04/2005
    • Local: Lisboa

Publicado 04 Novembro 2009 - 18:37

Eu não discuto conceitos de arte nem discuto prefácios... sejam eles quais forem não justificam más fotografias... aquelas são más fotografias.

edit: a título de exemplo... apresentam-vos um quadro mal pintado e vocês dizem... "o quadro está uma m...." ... depois acrescentam "foi pintado por um deficiente mental e com os pés"... passa a ser um quadro bem pintado? Não! Até porque existem quadros bem pintados por deficientes e com os pés!

Pintas melhor que este?  :D :lol: :D :lol: :D :lol:

Imagem Colocada

Partilhar Post #27 Rockas

Rockas

• Membro

Publicado 04 Novembro 2009 - 18:41

Pintas melhor que este?  :D :lol: :D :lol: :D :lol:

http://i38.tinypic.com/14smltv.jpg...

Eu nem com as mão qt mais com os pés!  :D

Partilhar Post #28 Rockas

Rockas

• Membro

Publicado 04 Novembro 2009 - 18:46

A última coisa que esperava ler neste fórum é que alguém me inveja... :D
E logo agora que voltei a comprar uma DSLR (mas pronto, só para brincar, o analógico é e continuará a ser, pelo menos até haver rolo e quimica, a minha forma de fotografar)!!!

Quanto a fazer fotografia pela fotografia, há alguma outra forma de fazer fotografia? A opinião vem depois, penso eu de que. Agora, eu acho que, e embora isto seja aparenetemente uma contradição, que uma fotografia deve ser analisada sempre além da imagem em si. E para isso o gosto pessoal muitas vezes deve ser posto de lado. E para isso é preciso bagagem e cultura visual.

Este tópico fez-me lembrar o que diziam muitas vezes do Jackson Polock: "o meu filho de 2 anos faz quadros parecidos, também valem milhões?". Aqui aplico o mesmo raciocínio: Se calhar estas fotos um puto de 2 anos faria, mas o conceito por trás também faz parte. Senão a fotografia passa a ser apenas técnica e imitação, e isso, peço desculpa, não é fotografia e um macaco amestrado pode fazer...

Concordo plenamente (é um concordar pessoal  :D) mas tem que haver um mínimo de coerencia qualitativa entre os conceitos, as execuções e os resultados finais (minha opinião pessoal) e só assim tem lógica o conceito de arte e apenas e só por isso os artistas são poucos.
A generalidade fica-se por uns pózinhos em cada um dos componentes ou até podem ser extraordinários num ou dois dos componentes... falhando um... é apenas bom, não é excelente (mais uma vez... é a minha opinião pessoal).

Partilhar Post #29 A. Marques

A. Marques

• Membro
  • Registo: 07/10/2009
    • Local: Algarve

Publicado 04 Novembro 2009 - 18:55

Realmente não são más fotografias...são PÉSSIMAS fotografias.Como é possivel haver alguém que defenda esta espécie de trabalho fotográfico?...Se isto é arte fotográfica eu podia ganhar a vida sem sair da minha garagem ou da oficina do meu vizinho a tirar fotografias.Desculpem lá...isto não tem qualquer técnica fotográfica, não obedece a qualquer tipo de regra fotográfica, não tem qualquer história de fundo nem assunto.Porfavor...não me venham com a história do prefácio.Se é poesia não é fotografia, se é história da literatura Portuguesa não é fotografia.Fotografia é fotografia.É aquilo que nos faz ficar "congelados" a olhar para ela e que nos leva a vaguear por outros horizontes enquanto a contemplamos.

Partilhar Post #30 Carlos_Neves1368133373

Carlos_Neves1368133373

• Membro
  • Registo: 28/02/2007
    • Local: Évora

Publicado 05 Novembro 2009 - 09:13

Eu entrei no concurso...durante um ano estive a fotografar a construção de uma escola e para além das fotos da obra propriamente dita...fiz algumas que converti para preto e branco e enviei. fim de citação.

Quanto à discussão que se gerou...julgo que todos têm razão...se calhar o problema está e estará sempre em quem vai julgar os trabalhos...como exemplo da subjectividade do avaliador relato algo que se passou comigo num concurso

Em Montemor-o-Novo, em Setembro, fazem sempre um concurso fotográfico de promoção turistica...atenção que eu escrevi "Promoção Turistica"...uma vez para participar peguei no carro e fui passar um dia no concelho a fotografar a dita "promoção turistica"...enviei o material...sabem que foto ganhou: uma fotografia de um jogo de ténis...que poderia ter sido efectuada em montemor. em lisboa, Porto ou no Dubai....de Montemor não tinha nada, nenhuma referência...portanto...julgo que acabam por ser sempre estéreis estas discussões...

um abraço a todos

Partilhar Post #31 pedrobsmarques

pedrobsmarques

• Membro
  • Registo: 05/02/2008
    • Local: Almada - Seixal - Póvoa de Varzim

Publicado 05 Novembro 2009 - 10:25

lendo a sinopse do autor, nao consegui perceber se foram feitas com Polaroid ou em medio-formato. algumas até estao interessantes. dignas de mençao especial? eu digo, questionável.
resta-me apenas encolher os ombros e dizer: "as opinioes sao como os cus, cada um tem o seu e faz o que quer dele..."

Partilhar Post #32 A. Marques

A. Marques

• Membro
  • Registo: 07/10/2009
    • Local: Algarve

Publicado 05 Novembro 2009 - 13:35

Qualquer dia, para concorrer a um concurso, agarro na minha máquina, tiro fotografias às sanitas, peaçabas e vasos cá de casa, dou como titulo SINOPSE, bebo uns copos para ficar inspirado, escrevo um texto muito bonito e ganho o concurso.Isto é fotografia? Abraço para quem merecer.

Partilhar Post #33 lowfi

lowfi

• Membro
  • Registo: 26/03/2009

Publicado 05 Novembro 2009 - 13:45

é a era da fotografia metrossexual.. devidamente depilada e aprimorada num qq programa informático..
e claro.. tem de ser bonita..

gente bonita, caras bonitas.. pejada de truques vibrantes e saloios..
aquela treta oca que as revistas da especialidade (sim, porque eles é que sabem) vomitam..

ah! admirável mundo novo  ::)

quanto ao negócio (leia-se, a conversa do 'arte isto.. arte aquilo'), vide isto.. mais concretamente a cena passada numa galeria de arte..

quanto à arte verdadeiramente dita.. epá, isso fica pra quem sabe..

Partilhar Post #34 Rockas

Rockas

• Membro

Publicado 05 Novembro 2009 - 14:10

é a era da fotografia metrossexual.. devidamente depilada e aprimorada num qq programa informático..
e claro.. tem de ser bonita..

gente bonita, caras bonitas.. pejada de truques vibrantes e saloios..
aquela treta oca que as revistas da especialidade (sim, porque eles é que sabem) vomitam..

ah! admirável mundo novo  ::)

Não... a arte não tem que ser composta apenas por coisas/pessoas bonitas... não pode ser é como tu salientas "oca"... tem que ter conteúdo, mas conteúdo a todos os níveis... não basta ter boas intenções e boas ideias.

quanto à arte verdadeiramente dita.. epá, isso fica pra quem sabe..

Não são todos os anos de estudo de arte (ou história da dita) que me fazem emitir opiniões (pessoais)... é o facto de ter uma opinião e o facto de respeitar a opinião dos outros no que a isso diz respeito. Mas salvaguardo o meu direito de definição do que considero "arte" como tu e qqr um tem esse direito dentro do respeito que é devido, como é lógico.

Não te julgues inferior ou superior só porque alguém tenta medir as distâncias que percorres ou podes percorrer, até porque neste mundo ninguém nos conhece nem ninguém sabe quem somos  :D

Partilhar Post #35 Disparador

Disparador

• Membro
  • Registo: 16/01/2009
    • Local: Aveiro

Publicado 05 Novembro 2009 - 14:46

Não... a arte não tem que ser composta apenas por coisas/pessoas bonitas... não pode ser é como tu salientas "oca"... tem que ter conteúdo, mas conteúdo a todos os níveis... não basta ter boas intenções e boas ideias.

Rockas,
Até que quase me apaixonei pelas palavras proferidas mas, Filosofando um pouco será que a arte não é, de facto, dependente das "coisas bonitas"?!
Não?! Não mesmo?! Então porque é que essas revistas que nós conhecemos convidam gajas bonitas e bouas e depois ainda lhes fazem "tunnings" (exagerados, quanto a mim) de Photoshopadas à bruta?!
Se a tipa já é gira... deixa-a ser ao natural! Mas se é gira... é porque... não é feia!
Ora se não é feia... é porque quiseram uma gira.
E então onde é que está a feia no meio disto tudo?! Ora, a feia não tá porque só veio a gira! :D

Partilhar Post #36 Disparador

Disparador

• Membro
  • Registo: 16/01/2009
    • Local: Aveiro

Publicado 05 Novembro 2009 - 14:49

Pois... bem visto!
De facto onde é que o conceito de arte "cabe" nesta situação?!
:humm:

Partilhar Post #37 Rockas

Rockas

• Membro

Publicado 05 Novembro 2009 - 14:51

Rockas,
Até que quase me apaixonei pelas palavras proferidas mas, Filosofando um pouco será que a arte não é, de facto, dependente das "coisas bonitas"?!
Não?! Não mesmo?! Então porque é que essas revistas que nós conhecemos convidam gajas bonitas e bouas e depois ainda lhes fazem "tunnings" (exagerados, quanto a mim) de Photoshopadas à bruta?!
Se a tipa já é gira... deixa-a ser ao natural! Mas se é gira... é porque... não é feia!
Ora se não é feia... é porque quiseram uma gira.
E então onde é que está a feia no meio disto tudo?! Ora, a feia não tá porque só veio a gira! :D

Mas e porque consideras essas revistas que descreves como arte?
Podem até ser... mas apenas se optares por as classificar como tal.

Pessoalmente (neste tópico tm que ser assim  :D) eu prefiro classificar como marketing... seja ele ao fotógrafo, à modelo, a um perfume, um filtro, um carro, etc, etc... o que não faltam por aí é pretensos artistas que de arte nada tem mas apenas fins comerciais (e com toda a razão... afinal andamos todos ao mesmo, seja em que área for  :D).

Partilhar Post #38 xela

xela

• Membro
  • Registo: 30/01/2008
    • Local: Entre Vila Real e St Gallen...

Publicado 06 Novembro 2009 - 21:05

Participando um bocadinho...

Não tendo participado no Talentos fnac porque não acho que tenha qualidade/habilidade para tal admiro quem o tenha feito e respeito opiniões diferentes, métodos/regras e conceitos diferentes.

Sou da opinião que um título faz meia fotografia a outra metade tem de ser transmitida pela própria mas têm de ser sempre possível separa-las e ainda assim conseguir-se perceber o que se quis transmitir com a mesma.

Pessoalmente as fotografias que "ganharam" não seguem este principio e na minha mão ou não tinha tirado ou as tinha apagado na hora e muito menos as teria submetido a um concurso. MAS (!) tudo vale o valor que se queira dar pelo mesmo.

Dei-me ao trabalho de ir ler "o Autor"

BIOGRAFIA

José Carlos Duarte nasce a 29 de Setembro de 1971 em Juncal do Campo, Castelo Branco.

Licenciado em Engenharia Informática, pela Universidade Nova de Lisboa, José Carlos Duarte tem o primeiro contacto com a fotografia em 1990. Em Dezembro de 1991, é premiado com o 1º lugar no concurso "O Jovem e a Cidade", promovido pela Câmara Municipal de Lisboa. Com o valor do prémio adquire um laboratório de revelação e uma máquina SLR.

Em 1992 e 1993, expõe individualmente em três espaços de Castelo Branco, Instituto Português da Juventude, Conservatório Regional de Castelo Branco e Bar Manobras.

Entre 1996 e 1997 frequenta um curso de fotografia no AR.Co  Centro de Arte e Comunicação Visual, mas não termina por questões pessoais e profissionais. Pelas mesmas razões, suspenda a actividade fotográfica, limitando-se até 2005 ao uso esporádico das suas câmaras fotográficas Lomo LC-A e Holga.

Posteriormente, realiza novos cursos de fotografia no Atelier de Lisboa e adquire material fotográfico profissional. Está actualmente a trabalhar em vários projectos fotográficos a médio e longo prazo.

Após ter lido isto concluo que este senhor de facto ou é um artista(???) e (já) lhe dão valor pela personagem que é ou simplesmente aceitamos que nem sempre vencem aquelas fotografias que cativam mais o olho.

Abr.

P.S. - um à parte. Não sei que "material fotográfico profissional" terá feito estas fotografias...  :P

Partilhar Post #39 Rockas

Rockas

• Membro

Publicado 06 Novembro 2009 - 21:15

Participando um bocadinho...

Não tendo participado no Talentos fnac porque não acho que tenha qualidade/habilidade para tal admiro quem o tenha feito e respeito opiniões diferentes, métodos/regras e conceitos diferentes.

Sou da opinião que um título faz meia fotografia a outra metade tem de ser transmitida pela própria mas têm de ser sempre possível separa-las e ainda assim conseguir-se perceber o que se quis transmitir com a mesma.

Pessoalmente as fotografias que "ganharam" não seguem este principio e na minha mão ou não tinha tirado ou as tinha apagado na hora e muito menos as teria submetido a um concurso. MAS (!) tudo vale o valor que se queira dar pelo mesmo.

Dei-me ao trabalho de ir ler "o Autor"

Após ter lido isto concluo que este senhor de facto ou é um artista(???) e (já) lhe dão valor pela personagem que é ou simplesmente aceitamos que nem sempre vencem aquelas fotografias que cativam mais o olho.

Abr.

P.S. - um à parte. Não sei que "material fotográfico profissional" terá feito estas fotografias...  :P

Em ponto de brincadeira... como equipamento profissional... diria um blackberry  :D

Partilhar Post #40 lowfi

lowfi

• Membro
  • Registo: 26/03/2009

Publicado 06 Novembro 2009 - 22:18

Não... a arte não tem que ser composta apenas por coisas/pessoas bonitas... não pode ser é como tu salientas "oca"...

o sarcasmo e a ironia são pra se entender.. não pra se explicar  :)

Não te julgues inferior ou superior só porque alguém tenta medir as distâncias que percorres ou podes percorrer, até porque neste mundo ninguém nos conhece nem ninguém sabe quem somos  :D

o que eu sei (ou pelo menos assim penso) é que, no meio disto tudo, eu não sou certamente quem eu penso que seja..
o que nós somos realmente, vem pelos olhos dos outros..

pelo sim pelo não, a bola quer-se rasteira  ;)