Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Fotografia de casamento documental

• Por favor inicie sessão para responder
8 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 ruicarv79

ruicarv79

• Membro
  • Registo: 04/02/2011
    • Local: Porto

Publicado 12 janeiro 2023 - 15:31

Olá a todos!  :)

Há muito (mesmo muito!) tempo que não vinha a esta casa. Lamento a inegável situação de definhamento a que chegou, cuja responsabilidade também é, em parte, minha (uma vez que era um membro ativo e deixei de o ser). Mas a casa ainda está em pé, por isso, sempre que achar que faz sentido, vou-me servir dela, como o faço hoje.

Ora bem, vou casar. Era uma coisa que não imaginava há alguns anos atrás, mas a vida dá muitas voltas e nem sempre lhe conseguimos tomar as rédeas - o que pode ser bom ou mau (depende, como em tudo!).  :)

Como devem imaginar, um dos aspetos a que vou dar mais relevo (no casamento) é a fotografia. O meu gosto leva-me a querer um registo documental, no qual a intervenção do fotógrafo é mínima ou inexistente. A máxima é fotografar os acontecimentos de forma cândida, tal como  vão acontecendo, sem poses nem artifícios. Além disso, valorizo muito um olhar artístico, que, para mim, significa conseguir ver no banal algo poético e significativo.

Daquilo que tenho visto, não é fácil encontrar fotógrafos com o perfil que pretendo. Por isso, agradecia que aqui colocassem sugestões de fotógrafos que reúnam estes predicados.

Muito obrigado!  :th_up:

Rui

Anúncios

Partilhar Post #2 iMarco

iMarco

• Membro
  • Registo: 12/09/2014
    • Local: Viseu

Publicado 12 janeiro 2023 - 17:08

Viva Rui.

Casar...sabes no que te estás a meter?  :lol:

Da experiência que adquiri nos inúmeros casamentos que fotografei com o Luís Simões e com o Bruno Caetano, o que percebi é que há aquelas fotos que são "obrigatórias" existirem no álbum de casamento, e dessas meu caro, dificilmente te safas! Vais ter que gramar a pastilha e fazer as poses todas certinhas até acertares, portanto, vão treinando! 

Um dos casamentos que fiz em 2021 com o Luís, os noivos pediam um registo mais cândido com os "espontâneos" do dia, e o que percebi é que em muito pouco fugia aos registos que já fazíamos, mesmo sem a solicitação dos noivos. Portanto, ou queres uma coisa muitíssimo especifica, ou (tirando as que têm mesmo que ser), a maioria dos fotógrafos que conheço, já o fazem, mesmo que pareçam simulados.

O que te posso recomendar, pela proximidade e porque são elementos aqui do fórum (e que sei que fazem casamentos), serão o _jn_ e o Miguel Lemos.

Qualquer coisa dispõe, e aproveito para te desejar um excelente resto de "solteirice" e muitas felicidades para esse casamento!  :th_up:

Abraço!

Editado por iMarco, 12 janeiro 2023 - 17:09 .

IT Partilhar Post #3 ruicarv79

ruicarv79

• Membro

Publicado 13 janeiro 2023 - 09:55

Viva Rui.

Casar...sabes no que te estás a meter?  :lol:

Da experiência que adquiri nos inúmeros casamentos que fotografei com o Luís Simões e com o Bruno Caetano, o que percebi é que há aquelas fotos que são "obrigatórias" existirem no álbum de casamento, e dessas meu caro, dificilmente te safas! Vais ter que gramar a pastilha e fazer as poses todas certinhas até acertares, portanto, vão treinando! 

Um dos casamentos que fiz em 2021 com o Luís, os noivos pediam um registo mais cândido com os "espontâneos" do dia, e o que percebi é que em muito pouco fugia aos registos que já fazíamos, mesmo sem a solicitação dos noivos. Portanto, ou queres uma coisa muitíssimo especifica, ou (tirando as que têm mesmo que ser), a maioria dos fotógrafos que conheço, já o fazem, mesmo que pareçam simulados.

O que te posso recomendar, pela proximidade e porque são elementos aqui do fórum (e que sei que fazem casamentos), serão o _jn_ e o Miguel Lemos.

Qualquer coisa dispõe, e aproveito para te desejar um excelente resto de "solteirice" e muitas felicidades para esse casamento!  :th_up:

Abraço!

Obrigado Marco!

Falar com o fotógrafo e explicar o tipo de abordagem que pretendo pode ser sempre uma solução a explorar, sim. Porém, há características que não se podem impor. Cada fotógrafo, como cada pessoa, tem o seu olhar e a sua sensibilidade. Adorava encontrar um fotógrafo que fizesse casamentos, mas que também tivesse experiência e sensibilidade em outros campos da fotografia como fotografia de rua, fotojornalismo, etc... Acho que isso ia enriquecer o trabalho, indo certamente mais ao encontro daquilo que pretendo. 

Gostava de trazer este fotógrafo (que, parece-me, tem a abordagem e a sensibilidade que tanto procuro) para Portugal:

https://www.youtube.com/@kevin_mullins

Obrigado uma vez mais pela tua generosidade da tua resposta.

Um abraço (saudoso dos bons velhos tempo aqui do fórum)!  :th_up:

Rui

Partilhar Post #4 luísmiguel

luísmiguel

• Membro
  • Registo: 27/01/2008
    • “The only photographer you should compare yourself to is the one you used to be.”

Publicado 19 janeiro 2023 - 00:04

Olá Rui........ muitos parabéns!!! 

Por acaso eu costumo brincar imensas vezes com os meus Noivos ,na primeira reunião,  precisamente tocando nesse aspeto!!

Digo que vou adivinhar o tipo de registo que eles procuram e tal ...e descrevo(+-)  da forma como tu o descreveste,   registo documental... pouca intervenção do fotógrafo.... fotografar os acontecimentos como  vão acontecendo, SEM POSES (esta é importantíssima :lol: )....

Adivinha??

Acerto Sempre. :D

Isto porque Aquilo que "pedes" é aquilo que a esmagadora maioria dos "noivos" pede quando procuram fotografo.

Brincadeira á parte, eu acho normal que seja desta forma , eu tb já por lá passei e também já jogo contra a equipa dos solteiros :D , e foi dentro dessa "onda"  que tive meu registo .

Como diz o Marco , tirando aquelas situações "típicas", que até acabam, na minha opinião, por estar  ligadas mais á forma como os casamentos se desenrolam cá em portugal  e a  aspetos que se prendem com o  " seguir tradições", do que a outra coisa(situações que acabam por não estar debaixo nem do controlo dos noivos nem do fotografo no fundo).....tirando isso, a maioria dos fotógrafos tendem a trabalhar  num registo menos formal, digamos assim.

Eu por exemplo,  não definindo o meu estilo como  sendo fotojornalístico, a verdade é que pelo menos 50% do dia capto exclusivamente dessa forma, a outra metade é... isso tudo e o seu contrário..... ou seja  reparte-se entre captar dessa forma e fazer parecer que não foi assim, tal como ter mesmo  algum nível de intervenção mas de maneira a parecer que seja fotojornalismo :) , e o restante são as tais  fotos com as tias/avós/meninos das alianças e com a "malta do escritório". :lol:

Claro que, e isto é a minha opinião/forma de estar no que toca a este assunto, nenhum casamento, mais propriamente o que o compõe(casal/familia/ambiente/locais,etc..) é igual... por isso algum grau de adaptabilidade é sempre muito importante no fotografo!!

Em jeito de resumo desta minha "mini opinião" sobre o assunto, devo dizer que, na maioria dos casos,  os fotografos que acabam por ser reconhecidos pelo seu estilo fotojornalístico são precisamente aqueles que são mais intrusivos (não no sentido depreciativo claro) e que acabam por "fabricar" o fotojornalismo e não aqueles que são verdadeira e meramente espectadores a documentar "na sombra". 

Sem qualquer tipo de desprimor por esse tipo de registo fabricado!! que fique claro!

Mas voltando a ti!!...Estando tu por dentro da fotografia,  é normal que tenhas uma cultura visual mais vasta que o "noivo comum",  o que ao contrario "deles" ,que normalmente é isso que pedem mas no final não é isso bem isso que querm,  faz com que tenhas uma noção  concreta da estética que pretendes para o registo fotográfico do teu casamento,  o que é bom , e por muito antitésico que pareça, incomum!! :D

fotografos...assim de repente e tendo em conta a tua "cena" vem-me á cabeça o  jeff ascough :hmm:

https://jeffascough....ng-photography/

Um Abraço e Felicidades!!!! :th_up:  :th_up:

IT Partilhar Post #5 ruicarv79

ruicarv79

• Membro

Publicado 19 janeiro 2023 - 10:18

Olá Luís! Obrigado pelo teu "feedback".

Acabei por encontrar o meu fotógrafo.  :)

Fiquei rendido ao seu trabalho e, de repente, todos os outros que tinha visto pareceram-me piores. Foi mesmo aquela sensação de "é este"!  ^_^

https://pedrobento.com/pt/portfolio/

Em particular, adorei esta reportagem (na qual se nota bem todas aquelas valências que estou à procura):

https://pedrobento.c...ery/ines-e-rui/

Uma vez mais, muito obrigado a todos pelo feedback e pela ajuda.

Já agora, falta-me o vídeo. Não sou tão "picuinhas" quanto ao vídeo. Se alguém tiver sugestões, agradeço!

Abraços!

Rui

Partilhar Post #6 joserocha

joserocha

• Membro
  • Registo: 11/05/2012
    • Local: Valongo

Publicado 19 janeiro 2023 - 12:47

Olá Rui! Antes de mais, parabéns!  :)

No meu caso eu dei muita importância à fotografia e à estética. Quis algo que fosse artístico mas sem nada de exageros de edição. Deixei isso bem claro ao meu fotógrafo.

Não quis vídeo. Com alguma pena da minha mulher, mas não havia volta a dar, a decisão de não ter vídeo era irreversível  :D

Depois de uma pesquisa breve encontrei este fotógrafo de Gaia, que achei mesmo muito bom. Ele e a namorada (na altura) têm muito jeito para a coisa e deixam-nos totalmente à vontade. São muito bons a guiar-nos com as poses e de forma a actuarmos com a maior naturalidade possível. Muito bom para quem está mais habituado a estar atrás da máquina do que à frente dela!

Fizemos um primeiro teste com eles numa sessão no jardim do Palácio de Cristal. Foi uma sessão descontraída, na altura eu e a minha mulher já estávamos noivos e queríamos registar o momento. Correu tudo tão lindamente que sabíamos que era aquele fotógrafo que queríamos no nosso casamento.

Já agora, ele também gosta de falar de fotografia. Troquei com ele várias impressões e achei muito interessante a forma como ele trabalha as sombras e joga com a luz. As fotos ficaram impecáveis com uma edição mínima.

O álbum final é de tamanho gigantesco, com folhas grossas e uma qualidade impecável. Parece indestrutível, mesmo que apanhe humidade parece que vai durar para sempre.

Bom, sem mais demoras, o nosso fotógrafo foi este: https://www.ruicardo...o-de-casamento/

IT Partilhar Post #7 ruicarv79

ruicarv79

• Membro

Publicado 20 janeiro 2023 - 17:54

Olá Rui! Antes de mais, parabéns!  :)

No meu caso eu dei muita importância à fotografia e à estética. Quis algo que fosse artístico mas sem nada de exageros de edição. Deixei isso bem claro ao meu fotógrafo.

Não quis vídeo. Com alguma pena da minha mulher, mas não havia volta a dar, a decisão de não ter vídeo era irreversível  :D

Depois de uma pesquisa breve encontrei este fotógrafo de Gaia, que achei mesmo muito bom. Ele e a namorada (na altura) têm muito jeito para a coisa e deixam-nos totalmente à vontade. São muito bons a guiar-nos com as poses e de forma a actuarmos com a maior naturalidade possível. Muito bom para quem está mais habituado a estar atrás da máquina do que à frente dela!

Fizemos um primeiro teste com eles numa sessão no jardim do Palácio de Cristal. Foi uma sessão descontraída, na altura eu e a minha mulher já estávamos noivos e queríamos registar o momento. Correu tudo tão lindamente que sabíamos que era aquele fotógrafo que queríamos no nosso casamento.

Já agora, ele também gosta de falar de fotografia. Troquei com ele várias impressões e achei muito interessante a forma como ele trabalha as sombras e joga com a luz. As fotos ficaram impecáveis com uma edição mínima.

O álbum final é de tamanho gigantesco, com folhas grossas e uma qualidade impecável. Parece indestrutível, mesmo que apanhe humidade parece que vai durar para sempre.

Bom, sem mais demoras, o nosso fotógrafo foi este: https://www.ruicardo...o-de-casamento/

Obrigado José!

Cada um terá as suas preferências, no meu caso a minha escolha foi bastante ponderada e estou muito contente com ela.  :)

Partilhar Post #8 demosphoto

demosphoto

• Membro
  • Registo: 22/09/2008
    • Local: Povoa de St Iria

Publicado 07 fevereiro 2023 - 09:13

quando casei, à 12 anos atrás procurei o mesmo que procuras, e .... ouvi de tudo, desde " isso não existe " até ao "isso não é profissional" passando por..... "assim os convidados não compram", esta ultima os que não diziam pensavam.

é raro haver quem trabalhe dessa forma, mas encontras alguém.O fotografo que fotografou o meu casamento já não o faz, logo não te posso aconselhar.

Partilhar Post #9 kapaah

kapaah

• Membro
  • Registo: 01/12/2008

Publicado 18 agosto 2023 - 09:15

Off topic... Bom dia malta, realmente as redes sociais vieram dar cabo de grande parte dos fóruns online.. algum grupo em alguma rede social onde este pessoal esteja reunido para continuidade das nossas discussões?