Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Canon RF 24-105mm f/4-7.1 IS STM

• Por favor inicie sessão para responder
6 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 joserocha

joserocha

• Membro
  • Registo: 11/05/2012
    • Local: Valongo

Publicado 22 Março 2022 - 12:43

Comprei esta lente usada há dias, por 250€. A minha ideia era continuar à espera que saísse alguma lente grande angular fixa para o mount RF, a rondar os 24 ou 28mm, mas nunca mais foi lançada... Até agora andei a fotografar exclusivamente com a RF 50mm 1.8 que é versátil q.b., mas fazia-me sempre falta um ângulo mais abrangente para fotografar monumentos e interiores, durante os poucos passeios que vou dando.

Sendo assim virei-me para a objectiva mais prática (e barata) que conseguia encontrar para essa finalidade, mas infelizmente não posso dizer que estou inteiramente satisfeito com a compra. A razão é que a zona mais à esquerda da imagem, cerca de 1/10 da área total, nunca chega a ter boa nitidez. Já o 1/10 do lado direito tem mais nitidez do que era esperado. Isto significa que há um desvio no eixo, não sei se é defeito de fabrico ou se deu alguma queda, mas estranhamente não tinha detectado nada quando testei a lente junto do vendedor. Talvez fosse a pressa de levar um brinquedo novo para casa  :wallbash: A lente não tem marcas de uso, muito menos sinais de queda.

Ainda assim vou vivendo com esta limitação, que é mais visível nas focais mais baixas. Até encontrar uma objectiva que a substitua, estará sempre comigo. Mas agora, supondo que a lente estaria perfeitamente centrada, diria que é uma boa compra, especialmente por 250€! É lenta, sim, não a focar mas em termos de abertura máxima, mas o estabilizador funciona impecavelmente. 

Se este meu exemplar tivesse, digamos, 1/20 da área total com perda de nitidez mas que fosse simétrica, estaria tranquilo e ficaria com esta lente por muitos anos. Nestas condições recomendo a compra, é a 2ª melhor lente de kit que já usei depois da Fuji 18-55!

Anúncios

Partilhar Post #2 iMarco

iMarco

• Membro
  • Vencedor do mês +
  • Registo: 12/09/2014
    • Local: Viseu

Publicado 22 Março 2022 - 14:37

Viva José,

Eu tenho essa lente, que vinha como lente de kit e apesar de não a usar muito, não tenho essa ideia da lente. É verdade que não andei de lupa a ver os resultados, sobretudo porque a uso apenas em modo "passeio de família" a na maioria das vezes o output é jpeg, logo, é daquelas que ficarão na cloud familiar e dificilmente verão a luz do dia.

Seja como for, posso fazer umas fotos em jpeg e raw para que possas comparar e ver se é "defeito ou feitio".

Abraço

IT Partilhar Post #3 joserocha

joserocha

• Membro

Publicado 21 Abril 2022 - 09:44

Olá Marco, só hoje li a tua resposta.

No meu caso não preciso de ver os resultados no PC, pois consigo ver directamente no LCD da câmara, ao fazer zoom a 100%, que a lente é claramente mais nítida no lado direito do que no lado esquerdo. Isto acontece até aos 35mm, acima disso já não se verifica essa diferença. O que se torna muito desapontante, porque em fotografia de paisagem tendemos a usar as focais mais baixas e queremos nitidez uniforme em toda a área.

É só isso que me deixa muito descontente com esta aquisição. Vai desenrascando em fotos casuais, mas falha redondamente para o que tinha como objectivo, que era fotografia de paisagem, e colmatar temporariamente a falta de opções baratas para este mount. 

Sou capaz de comprar (outra vez) a RF 35mm, que gostei muito de usar com a RP, mas para aquilo que eu queria preferia uma 24mm ou 28mm. Espero que chegue até ao final do ano, vamos ver!

Abraço

Partilhar Post #4 iMarco

iMarco

• Membro
  • Vencedor do mês +

Publicado 21 Abril 2022 - 14:19

Viva José,

Se a ideia é paisagem, podes sempre ir pela RF 16. Tenho alguma curiosidade e aparentemente não é assim tão má.

Eu para fotos onde precise dessa qualidade que falas, uso a EF 16-35 f4. Não a tenho usado muito, mas é a lente que uso quando sei que vou querer pegar nos RAW's.

Há no mercado soluções EF acessíveis que podem resolver o problema...tens a EF 17-40 (soft nos cantos até aos 24mm), EF 24-105 f4 (até a primeira versão escapa!).

A RF 35 é uma solução, mas não será, penso eu, A solução.

No que puder ajudar, dispõe. 

IT Partilhar Post #5 joserocha

joserocha

• Membro

Publicado 22 Abril 2022 - 12:00

Não queria comprar o adaptador EF porque sei que, se o fizer, vai ser uma tentação... Mas por outro lado, as lentes RF L são incrivelmente caras e qualquer uma já ronda os 1500€ ou mais  :pout: Se calhar é esse o caminho. A vida é curta e não posso ficar anos à espera que o preço das lentes RF desça.

Que tal é a tua EF 16-35mm? Tens a versão I ou II? Estás satisfeito? Pode ser uma bela opção e o zoom é mesmo imprescindível nessas focais.

Acho que vou fazer isso. Há várias lentes EF que gostava de ter no arsenal:

24mm f/2.8 IS (já tive e gostei muito, apesar do bokeh "áspero", mas muitas vezes achei que 28mm seria preferível devido à menor distorção)

50mm f/1.2 (pelo look distinto)

85mm f/1.8 (já tive e salvo certas situações que revelam aberrações cromáticas, é muito boa e barata e o bokeh é muito suave, ao contrário da nova RF)

135mm f/2 (nunca tive mas dizem maravilhas)

200mm f/2.8 (nunca tive mas também dizem muito bem, mas já tive uma Nikkor 180mm f/2.8 e adorei) ou 70-200mm f/4 (já tive e achei espectacular para o preço, 350€)

Não sou muito de usar zooms, na verdade. No entanto acho que são muito importantes em paisagem, para quem leva isso a sério, porque permitem enquadrar com muito maior precisão. Desde que tive a Nikkor 24-70 f/2.8 e mais tarde uma Olympus 12-40 f/2.8, mais nenhuma zoom standard me satisfez. Além disso tendem a ser muito pesadas para usar no dia-a-dia, e é principalmente por isso que prefiro andar com primes entre os 24 e os 35mm para passeio.

Se tiveres alguma recomendação extra de outra lente EF interessante, prime ou zoom, avisa!

Partilhar Post #6 luísmiguel

luísmiguel

• Membro
  • Registo: 27/01/2008
    • “The only photographer you should compare yourself to is the one you used to be.”

Publicado 25 Abril 2022 - 21:29

No que toca ás objectivas RF (principalmente ás L ) são realmente um autêntico "abuso d€ autoridad€"  por parte da Canon :D

Eu Reconheço que o line up RF é espetacular, e ainda vai ficar mais espetacular com os novos lançamentos da 35mm f/1.2L , da 135mm f/1.4L, das Tilt Shift com AF (entre outras)...  todo o line up é interessante por motivos diferentes,  inovador, e  visto está  que todas se pautam por um nivel de qualidade elevadissimo e acima da média .... mas os preços esses é que são dificeis de digerir.

A minha opinião (que vale o que vale, como todas) é de alguém que ganha dinheiro com a fotografia, e como tal, vejo-me obrigado a fazer contas..... coisa que na maioria das vezes quem faz por hobby não se vê obrigado a fazer!! por muito antitésico que pareça :lol:  :lol:  :lol:  :lol:

E o que as contas me "disseram" foi o seguinte:

-"para substituires o teu SET de lentes Actual não te chegam 10.000€" :bleh:

E devo pormenorizar aqui que, neste valor, eu já estaria a contemplar algumas penalizações! Do genero, perder 2/3 de Stop e mesmo 1 stop nalgumas focais.... e  mesmo desistir de duas Focais por exemplo!

Se não quizesse fazer esses compromissos e optásse fazer as substituições pelo que há disponivel no line up RF,  a "brincadeira iria para perto dos 15.000€!

Obviamente que também haveria vantagens, não estou de maneira alguma a dizer que não teria ganhos(qualitativos) com a troca....  se seriam muito significativos ou pelo menos  significativos ao ponto de justificar a troca, isso já teria de ser muito mais "bem falado".

Neste momento, na minha balança , se eu puser um Adaptador EF-RF de 110g num dos pratos e se puser os 5,330Kg(sim eu fiz as contas :D  :lol:)  do SET RF que preciso........ as 110g pesam muitissimo mais!!!!

Dito Isto, eu no teu caso não deixaria de dar uma vista de Olhos também na Sigma  Art 24mm 1.4....mas também aguardava com alguma "expectativa" a RF 24mm 1.8 STM que está para sair.

Abraço :th_up:

Partilhar Post #7 iMarco

iMarco

• Membro
  • Vencedor do mês +

Publicado 26 Abril 2022 - 10:34

Não queria comprar o adaptador EF porque sei que, se o fizer, vai ser uma tentação... Mas por outro lado, as lentes RF L são incrivelmente caras e qualquer uma já ronda os 1500€ ou mais  :pout: Se calhar é esse o caminho. A vida é curta e não posso ficar anos à espera que o preço das lentes RF desça.

Que tal é a tua EF 16-35mm? Tens a versão I ou II? Estás satisfeito? Pode ser uma bela opção e o zoom é mesmo imprescindível nessas focais.

Acho que vou fazer isso. Há várias lentes EF que gostava de ter no arsenal:

24mm f/2.8 IS (já tive e gostei muito, apesar do bokeh "áspero", mas muitas vezes achei que 28mm seria preferível devido à menor distorção)

50mm f/1.2 (pelo look distinto)

85mm f/1.8 (já tive e salvo certas situações que revelam aberrações cromáticas, é muito boa e barata e o bokeh é muito suave, ao contrário da nova RF)

135mm f/2 (nunca tive mas dizem maravilhas)

200mm f/2.8 (nunca tive mas também dizem muito bem, mas já tive uma Nikkor 180mm f/2.8 e adorei) ou 70-200mm f/4 (já tive e achei espectacular para o preço, 350€)

Não sou muito de usar zooms, na verdade. No entanto acho que são muito importantes em paisagem, para quem leva isso a sério, porque permitem enquadrar com muito maior precisão. Desde que tive a Nikkor 24-70 f/2.8 e mais tarde uma Olympus 12-40 f/2.8, mais nenhuma zoom standard me satisfez. Além disso tendem a ser muito pesadas para usar no dia-a-dia, e é principalmente por isso que prefiro andar com primes entre os 24 e os 35mm para passeio.

Se tiveres alguma recomendação extra de outra lente EF interessante, prime ou zoom, avisa!

Viva,

Eu apenas tenho a EF 16-35 f4 para usar na R6. Todas as restantes lentes são RF. No entanto, têm sido usadas várias lentes EF na máquina (ainda este fim de semana num casamento do luísmiguel e não me queixo. Mesmo com lentes abertas a 1.4, o foco, regra geral está lá!

O adaptador que tenho é o Viltrox. Na altura que comprei a máquina não havia no mercado os da Canon, e mesmo depois de testar um versus o outro, não encontrei nenhuma diferença na aquisição e velocidade de foco.

Acerca das lentes que falas, apenas tive a EF 85 1.8, e o que te posso dizer é que ganhou uma alma nova. Tanto na rapidez de foco, como até no controlo das aberrações cromáticas.

Aconselho dares uma hipótese às EF com adaptador.  :th_up: