Comprei esta lente usada há dias, por 250€. A minha ideia era continuar à espera que saísse alguma lente grande angular fixa para o mount RF, a rondar os 24 ou 28mm, mas nunca mais foi lançada... Até agora andei a fotografar exclusivamente com a RF 50mm 1.8 que é versátil q.b., mas fazia-me sempre falta um ângulo mais abrangente para fotografar monumentos e interiores, durante os poucos passeios que vou dando.
Sendo assim virei-me para a objectiva mais prática (e barata) que conseguia encontrar para essa finalidade, mas infelizmente não posso dizer que estou inteiramente satisfeito com a compra. A razão é que a zona mais à esquerda da imagem, cerca de 1/10 da área total, nunca chega a ter boa nitidez. Já o 1/10 do lado direito tem mais nitidez do que era esperado. Isto significa que há um desvio no eixo, não sei se é defeito de fabrico ou se deu alguma queda, mas estranhamente não tinha detectado nada quando testei a lente junto do vendedor. Talvez fosse a pressa de levar um brinquedo novo para casa A lente não tem marcas de uso, muito menos sinais de queda.
Ainda assim vou vivendo com esta limitação, que é mais visível nas focais mais baixas. Até encontrar uma objectiva que a substitua, estará sempre comigo. Mas agora, supondo que a lente estaria perfeitamente centrada, diria que é uma boa compra, especialmente por 250€! É lenta, sim, não a focar mas em termos de abertura máxima, mas o estabilizador funciona impecavelmente.
Se este meu exemplar tivesse, digamos, 1/20 da área total com perda de nitidez mas que fosse simétrica, estaria tranquilo e ficaria com esta lente por muitos anos. Nestas condições recomendo a compra, é a 2ª melhor lente de kit que já usei depois da Fuji 18-55!