Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Ainda não é desta que o Fórum cai de Joelhos...

• Por favor inicie sessão para responder
20 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 Lord Paulus Cobris

Lord Paulus Cobris

• Membro
  • Registo: 01/09/2010
    • Local: Elvas

Publicado 14 Fevereiro 2022 - 03:16

Boa Noite,
O meu nome é Paulo Eduardo e sou o Fundador e CEO da Trignosfera.

A Trignosfera tem sido desde a fundação deste projecto, á muitos anos, o patrocinador do alojamento/hospedagem onde este projecto se localiza.

E desde cedo que ajudei diversos projectos que estavam a começar... este... o Portugal @ Programar, entre outros fóruns...
E foi com bastante apreensão que vi a mudança de gestão do projecto.

Verdade que todos os fóruns e projectos de nicho, têm sido apanhados pelas redes sociais e pelo "easy Like", onde nada se aprende ou pouco se estimula á partilha de conhecimentos.

Foi-me na altura dito, que a nova gestão iria trazer novo dinamismo e melhoramentos para o projecto.
No entanto e porque apesar de tudo o alojamento deste projecto tem alguns custos... quando chegou a data de renovação do projecto, a nova gestão não se chegou á frente.

Falei com o anterior dono, que me disse que iria voltar a fazer o pressing á nova gestão para que fizessem o pagamento devido dos custos parciais que são imputados...

Mas nada... nem sequer uma palavra sobre custos nem nada...
Escusado será dizer que o serviço ficou suspenso (como devem ter visto pela imagem da trignosfera quase 1 mês em exposição).

Tentei por várias vezes chegar ao contacto com a nova gerência (através do email que me foi fornecido), no sentido de vermos uma solução de parte a parte para conseguirmos levantar o projecto.
Mas mais uma vez não houve qualquer resposta... Sei que são Brasileiros, mas pouco mais...

Vi com bastante tristeza que se não interviesse, este projecto iria ter morte certa...
Isto porque percebi que a nova gestão não queria continuar sequer a investir no mesmo...

No entanto e porque esse projecto faz parte da minha história e da história da Trignosfera, resolvi que o mesmo não iria cair assim de joelhos...
Assim sendo, resolvi suportar a 100% as despesas do projecto e renovar o mesmo por mais uma anuidade.

Não tendo acesso á parte do domínio (que é por eles gerida), verifico que a validade do mesmo está até a dia 16-02-2023.
Ou seja mais 1 ano, coisa menos coisa...

O que vos peço (comunidade do maior fórum de fotografia em Portugal), é que unam no sentido de pressionar a nova gestão e mostrarem que este projecto tem futuro e é válido para continuar a sua existência no futuro.

Que tem ainda bastante para oferecer e mostrar aos antigos, actuais e futuros utilizadores que, a fotografia é um mundo fantástico e que até com um telemóvel é possível tirar boas fotos e rivalizar com outras máquinas dedicadas.

Da minha parte fiz o que eu achei correcto e conto com todos para dar um novo ar ao Fórum!

Com os meus melhores cumprimentos,

Paulo Eduardo
CEO - Trignosfera

Anúncios

Partilhar Post #2 iMarco

iMarco

• Membro
  • Registo: 12/09/2014
    • Local: Viseu

Publicado 14 Fevereiro 2022 - 09:35

Enquanto utilizador, só me resta agradecer a oportunidade de manter de pé o espaço.

Quanto à comunidade, à muito moribunda, terá que unir esforços para dar nova vida e alento ao fórum.

Da minha parte, contem comigo!

Partilhar Post #3 luísmiguel

luísmiguel

• Membro
  • Registo: 27/01/2008
    • Local: Viseu
    • “The only photographer you should compare yourself to is the one you used to be.”

Publicado 14 Fevereiro 2022 - 10:59

Como diz o iMarco, sem dúvida há que agradecer o esforço e tb aplaudir a coragem.

Qualquer coisa que precisem, estou disponível para contribuir.
👍👍

Partilhar Post #4 Manuel_Araujo

Manuel_Araujo

• Membro
  • Registo: 16/03/2008

Publicado 14 Fevereiro 2022 - 15:09

A chama ainda não apagou! :)

Faço minhas as palavras do iMarco e do luísmiguel.

Obrigado, Trignosfera :th_up:

Partilhar Post #5 Azathoth

Azathoth

• Membro
  • Registo: 02/09/2012
    • Local: Funchal

Publicado 14 Fevereiro 2022 - 19:55

Fico feliz por o fórum estar de volta. Espero que seja uma motivação para ganhar nova vida!

Partilhar Post #6 zyThuM

zyThuM

• Membro
  • Registo: 10/12/2016

Publicado 15 Fevereiro 2022 - 10:43

Agradeço ao Pedro Eduardo pela oportunidade e pelo investimento de maneira a continuar com este projecto, pelo menos por uma ano. É de facto muito triste chegar a essa situação, em que o representante do projecto nem responde às comunicações. 

Como utilizador só posso dizer, que vou continuar usar este forum, se houver mais a fazerem o mesmo talvez daqui a um ano continuaremos a usar este fórum. 

Partilhar Post #7 SLYKER

SLYKER

• Membro
  • Registo: 27/01/2008

Publicado 15 Fevereiro 2022 - 19:00

obrigado também da minha parte. Não sou utilizador assíduo mas este é sempre um Forum de referencia para tudo o que tem a ver com Fotografia. Terá que evoluir, mas se não for feito um esforço em conjunto certamente terá o seu fim. Quanto aos representantes... não sei que diga, talvez arranjar forma de estes mudarem de alguma forma.

IT Partilhar Post #8 Lord Paulus Cobris

Lord Paulus Cobris

• Membro
  • Registo: 01/09/2010
    • Local: Elvas

Publicado 16 Fevereiro 2022 - 13:30

Boas!
Eu tenho sob minha administração o fórum Portugal-Tech, em último caso, já lhes disse por email, que estaria na disposição de ficar a administrar este fórum, para não o deixar cair...

Mas não obtive qualquer resposta...

A ver vamos...

Cumprimentos,

Paulo Eduardo

Partilhar Post #9 MarcomPereira

MarcomPereira

• Membro
  • Registo: 03/10/2016
    • Local: porto

Publicado 16 Fevereiro 2022 - 16:41

Boas notícias,  era excelente que se mantivesse, bora espalhar a palavra.

Partilhar Post #10 Flávio RB

Flávio RB

• Membro
  • Registo: 30/11/2016
    • Local: Rio de Janeiro - Brasil
    • Mais informações: https://about.me/flaviorb

Publicado 20 Fevereiro 2022 - 09:56

Não sou utilizador assíduo.

Estou desde novembro de 2019 (alguns meses antes da pandemia) sem fotografar (OK, algumas "fotinhas", mas nada comparado ao que fazia).

Gosto do ambiente de fóruns, aprendi muito e gosto de fórum como forma de troca de ideias e conhecimentos. Outras redes sociais virtuais, não são tão boas em preservar o histórico e facilitar a busca pelo que já foi feito como um bom fórum.

Sou brasileiro, órfão de alguns fóruns de meu país e que encontrou esse ótimo espaço para continuar aprendendo e, quem sabe, pode também colaborar no aprendizado de outros.

Estou disponível para ajudar, apesar de não postar tanto. Sempre fui muito mais de colaborar com conversas em andamento que em iniciar assuntos. Talvez por isso minha baixa participação.

Vida longa ao ForumFotografia.

Partilhar Post #11 Kehr

Kehr

• Membro
  • Registo: 04/08/2015

Publicado 28 Fevereiro 2022 - 22:19

Pareceu-me evidente desde o inicio falta de seriedade/profissionalismo da nova gestão e cheguei a comentar isso na altura.

Agradeço também o gesto e questiono se nao é possivel "clonar" o fórum com o backup mais recente que estiver disponivel? Não estando a ser pago o dominio ele pode ser utilizado para "novo" conteúdo, ou existe um periodo de espera? Estou apenas a atirar umas ideias para o ar, visto que da nova gestão/novo proprietário não me parece que venha nada de útil/bom...

Como já referi, acho que este fórum peca por não receber bem os amadores e curiosos, que são rapidamente "linchados" pelos "veteranos" e procuram outro espaço para pousar. Eu identifico-me parcialmente com este grupo... Lamentavelmente ficam os veteranos ad-eternum a falar maioritariamente entre si, também esses nem sempre de forma amigável. Isto parece muitas vezes aquela velha tasca, onde se encontram os mesmos velhotes rabugentos há decadas e de vez em quando passa lá um cliente novo, que raramente fica muito tempo, porque se sente lá a mais....

Se for ao fórum DPreview por exemplo, consigo pessoas simpáticas, interessadas e proativamente participativas, o que me cria cada vez menos motivos para voltar aqui e me dá vontade de estar mais ativo naquele fórum... Espaços exclusivamente para publicacao de fotos já existem em muitos formatos 500px, Instagram etc... Aqui se se fala de equipamento e specs, vem logo um velho do restelo dizer que isto é um fórum de fotografia e que deviamos era fotografar e postar fotos e deixar de falar de equipamento, etc...

Paradoxalmente parecem-me ser os utilizadores ativos que efetivamente estão há anos a matar o fórum, não as redes sociais... É a minha opinião, tem o valor que lhe quiserem dar...

Editado por Kehr, 28 Fevereiro 2022 - 22:29 .

Partilhar Post #12 miguelbarroso

miguelbarroso

• Membro
  • Registo: 02/09/2008
    • Local: Lx
    • A pedalar se vai ao longe

Publicado 01 Março 2022 - 00:31

Eu sou dos que gosta de falar de equipamento, sem vergonha. Aliás, acho que nunca partilhei aqui fotos minhas...

Editado por miguelbarroso, 01 Março 2022 - 00:31 .

Partilhar Post #13 Manuel_Araujo

Manuel_Araujo

• Membro

Publicado 01 Março 2022 - 11:04

Isto parece muitas vezes aquela velha tasca, onde se encontram os mesmos velhotes rabugentos há decadas e de vez em quando passa lá um cliente novo, que raramente fica muito tempo, porque se sente lá a mais....

Os clientes novos entram e saem logo, porque simplesmente não há tasqueiro. E quando havia só passava por cá de tempos a tempos, muitas vezes para se envolver em cenas de pancadaria com os clientes.

Partilhar Post #14 Manuel_Araujo

Manuel_Araujo

• Membro

Publicado 01 Março 2022 - 12:14

O fórum do dpreview tem a grande vantagem de estar ancorado no dpreview. É como nos centros comerciais, se não tiverem lá um grande hipermercado as pequenas lojas ficam às moscas.
Falar de equipamento... Nada contra, aliás sem equipamento não há fotografia.

Partilhar Post #15 joserocha

joserocha

• Membro
  • Registo: 11/05/2012
    • Local: Valongo

Publicado 15 Março 2022 - 11:46

Também tenho saudades do fórum para... falar de equipamento  :)

Mas desde 2020 que o mercado tem vindo a funcionar muito devagarinho... não se passa nada! É a pandemia, a crise da falta de semicondutores, os poucos lançamentos... 

a única coisa assim mais impactante foi o lançamento da Nikon Z9, porque de resto pouco tem aparecido, nem corpos nem objectivas. 

E depois há o problema da falta de stock nas lojas que impede que os "early adopters" venham aqui colocar as suas análises. Os preços também exorbitantes não ajudam nada a isso.

Relativamente a fotos, tenho tirado fotos à família e pouco mais, de vez em quando dou um passeio com eles, mas pelo menos desde 2019 não voltei a ter uma verdadeira saída fotográfica. É assim a vida de amador, o trabalho não deixa sair mais vezes, e há outros afazeres. Será a velhice também, e alguma perda de entusiasmo por causa desta paragem forçada que já dura há 2/3 anos  :(

Agora o grande problema é como ir renovando o fórum, como atrair pessoas novas para colmatar o desaparecimento das mais antigas. As mais novas devem preferir discutir coisas no Facebook, é pena...

Editado por joserocha, 15 Março 2022 - 11:46 .

Partilhar Post #16 jmsousa

jmsousa

• Membro
  • Registo: 22/05/2008

Publicado 30 Abril 2022 - 04:50

Força companheiro que para a frente é o caminho. Conta comigo que eu estou contigo

Partilhar Post #17 FotoKhan

FotoKhan

• Membro
  • Registo: 30/01/2013

Publicado 24 Junho 2022 - 12:57

Sugiro a afiliação deste forum com um comerciante nacional de equipamento fotográfico.

A Colorfoto, talvez?

FK

Partilhar Post #18 carlosfer

carlosfer

• Membro
  • Registo: 14/08/2014
    • Local: Braga

Publicado 25 Junho 2022 - 09:06

Já cá não vinha há uns tempos mas infelizmente continua muito parado. Sempre adorei este fórum, ao qual vinha constantemente.
Espero que o fórum volte a animar.

Partilhar Post #19 Adolfo Dias

Adolfo Dias

• Membro
  • Registo: 10/10/2006

Publicado 08 Agosto 2022 - 20:32

Os dias dos fóruns estão, há muito, contados

É criar, se não houver ainda, um grupo no FB, um perfil de IG.. 

Partilhar Post #20 Lyp

Lyp

• Membro
  • Registo: 05/02/2012

Publicado 21 Agosto 2022 - 22:09

As redes sociais nada têm a ver com fóruns. Concordo que o facilitismo da rede social leva a que os fóruns tenham poucas visitas. Mas tal como muitos que por aqui andam, aprendi também muito em fóruns. Espero que nunca acabem.

No que puder, também tentarei manter isto vivo. Obrigado ao Paulo Eduardo.