Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Sinais dos tempos... que não dos outros em que por aqui havia vida

• Por favor inicie sessão para responder
9 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 agomes

agomes

• Membro
  • Registo: 21/08/2007

Publicado 29 Outubro 2021 - 02:42

Corri o fórum e encontrei um tópico datado de ontem, sobre uma nova máquina...uma Sony.claro, é mesmo assim com quase nula actividade.

Depois das Fuji, Canon e Sony que por aqui ofuscar am outras marcas e das discussões que foram desaparecendo, como os comentários reduzidos a likes cada vez mais escassos e sem os dia 19 de Agosto já serem assinalados, são raros os que cá aparecem à dizer querer aprender pois também os mais experientes aparentam ter-se esfumado nesse tipo de acção.

Com tudo isto só podia passar incógnito o lançamento de uma máquina que parece prometer ser uma pedrada no charco - a Nikon Z9.

Não será apellnas por a evocação da marca quase que soar a um zombie ou coisa exótica no mercado, perdida no lado negro da Força.

Mas saiu mesmo, sem obturador mecânico e outros aspectos avançados e, mesmo não sendo para os bolsos do comum dos mortais que ainda usam cameras fotográficas, talvez tivesse justificado realce e, por essa via, que ainda alguma vida pode pulsar por aqui.

Boas fotos

Anúncios

Partilhar Post #2 jssaraiva

jssaraiva

• Membro
  • Registo: 30/04/2008
    • Local: Porto

Publicado 29 Outubro 2021 - 05:25

Bom dia,
Por acaso nem vejo esse aspeto como algo negativo. Os fórum de fotografia tornaram maioritariamente fóruns sobre equipamento fotográfico. Vejo como positivo não se ter de comentar todos os lançamentos de equipamento. Se a Z9 é excelente ou não, não sei, mas por certo 99% dos que pior aqui passam já ao eram limitsos pelos modelos de 2 ou 3 gerações atrás.
JS

Partilhar Post #3 joserocha

joserocha

• Membro
  • Registo: 11/05/2012
    • Local: Valongo

Publicado 29 Outubro 2021 - 08:04

A Z9 não será para os bolsos de provavelmente todos os que por aqui andam ou andaram, mas se um dia a Nikon colocar toda essa tecnologia nas Z6 e Z7 na próxima geração, vamos assistir a um renascimento da marca, que bem merece. A D700 é aquela câmara lendária que tive durante vários anos e com a qual me diverti mais a tirar fotos, pois era capaz de tudo.

Neste momento tenho uma Canon R6, que tecnologicamente é um salto de gigante face à D700 e é tão fácil de utilizar, mas a Nikon sempre ficou no meu coração. Seria uma enorme tristeza para mim ver uma marca destas a desistir do negócio da fotografia digital, mas estou confiante que vão recuperar. Estão a fazer um excelente trabalho com as objectivas e espero que não demorem muito a lançar as próximas Z6 e Z7. Quanto mais tempo demorarem, mais rápido as pessoas se esquecem que a marca existe. E espero que tenham maior representação nas lojas, pois vejo a Sony e Canon a encher as montras e raramente vejo material Nikon.

Partilhar Post #4 miguelbarroso

miguelbarroso

• Membro
  • Registo: 02/09/2008
    • Local: Lx
    • A pedalar se vai ao longe

Publicado 29 Outubro 2021 - 08:46

Também eu guardo um cantinho no meu coração para a Nikon... Depois de muitos anos a fotografar em película com Nikon, ainda tive 3 DSLR da marca. Mas acho que ficaram feridos de morte com a estratégia seguida em relação às mirrorless. Entraram tarde e com produtos que não fizeram diferença. Sim a Z9 é um maquinão, mas não o acho revolucionário. Pouco oferece que a concorrência não tenha já.

Em relação aos foruns, é o que temos... eu gosto muito desta conversa. E tenho pena que a malta tenha fujido toda para os FBs desta vida, onde manter uma conversa linear é praticamente impossível.

IT Partilhar Post #5 agomes

agomes

• Membro

Publicado 29 Outubro 2021 - 15:55

Pois é, realmente a estratégia da Nikon (tal como quase a da Canon) não foi das melhores e talvez o tenham feito cedo de mais e sem seguimento ou política de preços adequados (Nikon 1) e o de que as pessoas se lembram é apenas as das Z, quando o mercado é o marketing já eram dominados por outros e o "que estava a dar" era apenas o mirrorless, num mercado global desviando a clientela dos modelos de base para os smartphones.
Mas as DSLR continuavam lá e não há muito que a curva das vendas de mirrorless ultrapassaram as daquelas, onde não de pode dizer que a Nikon se tenha evaporado ou que maquinas como a D6 ou D850 sejam peças de museu.

Do mesmo modo, as Z não parecem não ser boas ferramentas, particularmente as últimas Z6ii e Z7Ii.

Agora aparece a Z9 e como só foi anunciada ontem, sem obturador mecânico, um sistema de focagem complexo é facilidades de vídeo como a marca ainda não tinha oferecido, dizer que pouco ou nada acrescenta à concorrência parece um pouco arriscado.

Mas, enfim, se antes tínhamos o universo Canikon hoje o domínio do SoFuCan talvez tornem isso um tanto ou quanto natural... e a frequência é números com que as coisas aparecem nas lojas e outras "montras" nem sempre dependem das suas qualidades mas também de outros interesses e orçamentos de marketing.

Partilhar Post #6 miguelbarroso

miguelbarroso

• Membro
  • Registo: 02/09/2008
    • Local: Lx
    • A pedalar se vai ao longe

Publicado 29 Outubro 2021 - 23:29

Tirar o obturador per si não é uma opção revolucionária. A A1 tem obturador mecânico mas podia perfeitamente não ter - essa foi a revolução, um sensor que dispensa o obturador mecânico. Sim, o AF da Z9 é muito bom... falta saber se é assim tão bom ao ponto de ter resultados significamente melhores dos que já se tem na A1 ou na R3.

Volto a repetir, não há dúvida que a Z9 é fantástica... mas não é revolucionária.

IT Partilhar Post #7 agomes

agomes

• Membro

Publicado 30 Outubro 2021 - 00:07

Essas coisas só o tempo e o uso prolongado em condições reais o poderão dizer.

Quanto a revolucionários é outra história porque o que o mercado (das várias marcas) nos vai mostrando mais são alterações e melhorias incrementais, algumas a engordar pacotes de facilidades que muitos nem (ou pouco) usam e vão engordando as facturas.

Editado por agomes, 30 Outubro 2021 - 00:07 .

Partilhar Post #8 MarcomPereira

MarcomPereira

• Membro
  • Registo: 03/10/2016
    • Local: porto

Publicado 04 Novembro 2021 - 16:05

a z9 seria revolucionaria se fosse lançada em 2019, eu também adoro a Nikon e ainda tenho lá por casa a "melhor" maquina feita até hoje a D700 :D . Quanto ao fórum é a triste realidade praticamente já não tem movimento. 

Partilhar Post #9 espeto68

espeto68

• Membro
  • Registo: 09/12/2010
    • Local: Oeiras

Publicado 07 Novembro 2021 - 20:02

Por aqui... continuo satisfeito com o meu "kit" D700/D300s/D90, mais as 24-70/70-200 2.8 e umas fixas 20/35/50/85,... que fui juntando ao longo dos anos.

Também ainda fotografo com filme, com as velhinas F Ftn/F4s/F100, e mais umas lentes...

Tudo isto porque não sou profissional da fotografia, mas sim um simples amador, com um hobby algo caro (tudo comprado em 2ª mão, à excepção da 1ª - a D90).

As mirrorless são melhores em tudo, menos na ergonomia/OVF/bateria,... três factores importantes para mim (que tenho mãos grandes)

Quando se coloca uma 70-200 numa mirrorless,... lá se vai a portabilidade anunciada volta o desconforto óbvio,... opinião minha, claro.

Boas fotos a todos.

IT Partilhar Post #10 agomes

agomes

• Membro

Publicado 09 Novembro 2021 - 11:37

a z9 seria revolucionaria se fosse lançada em 2019, eu também adoro a Nikon e ainda tenho lá por casa a "melhor" maquina feita até hoje a D700 :D . Quanto ao fórum é a triste realidade praticamente já não tem movimento.

Já há duas coisas em que estamos de acordo: 1 boa - a D700 foi(é) realmemte uma das grades DSLR e a triste - o fórum estar letargico, por culpa dos participantes ou, ainda mais, de certos meios sociais mais apelativos ao uso do polegar do "like" mas donde as trocas de opiniões diferentes não são certamente um dos pratos do menu usual.

Quanto à D9 ser ou não revoluccionaria só se pode inferir por dedução comparativa com outras que, salvo alguns influencers e poucos embaixadores nos têm vindo a dar conta, alguns deles a "tocar de ouvido" e outros por breves contactos com modelos(muitos deles) de pré produção.

Quando chegar às mãos dos comuns dos mortais se verá bem o que vale é, se revolucionária ou não, como responde às necessidades reais dos vários tipos de utilizadores... porque duvido que, tal como outras, não serão muitos os que farão uso regular e prático das panóplias de funcionalidades... ou de quantos à irão usar profissionalmente ou dos que terão "bolsos suficientemente fundos" para safisfazer ataques de GAS para a mostrar como objecto de status ou simples satisfação de Egos dispostos ao sacrifício possidente.

Por fim, não podemos esquecer que a Fotografia, desde os primórdios e mesmo após o difícil trajecto até entrar no campo da Arte, foi tendo grandes mestres e obras que se estivessem à espera de máquinas revolucionárias para serem criadas, nos deixavam livros e museus da especialidade cheios de páginas e paredes vazias.

Boas Fotos

Editado por agomes, 09 Novembro 2021 - 11:45 .