Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

UPS APC para 2 NAS Synology - Qual o modelo adequado

• Por favor inicie sessão para responder
Sem respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 Kehr

Kehr

• Membro
  • Registo: 04/08/2015

Publicado 11 Março 2021 - 08:37

Meus caros, como refiro no título, quero comprar uma UPS para ligar 2 NAS. Não tem de ser, mas estou bastante inclinado para as APC, porque são uma marca bem conhecida, aparentemente com qualidade e pelo que percebi totalmente compativeis com equipamentos Synology.

O que tenho:

1) Synology DS218Play - É o equipamento mais rápido e recente, tem dois HDDs 3.5'' de 4 TB com Hybrid Raid da Synology. Este é o equipamento onde tenho todos os meus documentos pessoais (não guardo quase nada nos discos dos computadores e trabalho na rede sempre que estou em casa), fotos e biblioteca de filmes. Uso frequentemente este NAS para streaming para TV, Portátil e até telemóvel. Desliga-se automaticamente no período da noite, umas 6,5 horas. Julgo que aqui ambos os discos são discos de NAS, um WD Red e um Seagate Ironwolf.

2) Synology DS411j - tinha aqui uns discos velhos encostados de 3,5'' (agora só uso discos de 2,5'') e por isso comprei-o usado para enfiar 3 discos velhos. Neste momento tenho lá 2,5 TB com Hybrid Raid da Synology e futuramente posso vir a meter lá mais um ou dois discos (tendo em conta que um é um velhinho de 500 GB). Ou seja, será melhor contar com o consumo de 4 discos. Aqui nenhum dos discos é disco de NAS.

O NAS 2) será para Backup e nunca para trabalhar diretamente lá.

O NAS 1) no que toca a fotografia será essencialmente para arquivo e consulta e a edição será maioritáriamente feita num SSD externo. Pontualmente posso ir trabalhar rapidamente meia dúzia de fotos diretamente ao NAS, mas isso não será a regra.

Essencialmente o que quero proteger contra corrupção de dados é o NAS 1), mas acredito que por pouco mais dinheiro poderei proteger os 2.

A ideia não é trabalhar com a UPS, é só permitir que o NAS tenha tempo de se desligar no caso de uma quebra de energia, evitando corrupção de dados. Eu diria que mais de 5 min de operação para os 2 NAS em simultâneo (dificilmente ambos em full power, maioritáriamente ambos em idle, seria suficiente).

Já vi alguns sites com explicações de como calcular isto, mas a maior parte deles no fim parece concluir que precisa de um equipamento muito mais potente do que as contas mostram.

Alguém percebe alguma coisa disto que me possa ajudar?

Sabem se todos os modelos permitem desligar 2 NAS ou se só alguns modelos dão para fazer isso com 2 NAS?

Anúncios