Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

O forumfotografia.net tem futuro?

• Por favor inicie sessão para responder
56 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 Manuel_Araujo

Manuel_Araujo

• Membro
  • Registo: 16/03/2008

Publicado 27 Janeiro 2021 - 20:35

Quem ainda anda por cá, certamente já se apercebeu que a actividade do fórum está muito baixa. Criei este  tópico para discutirmos o assunto e tentar perceber quais são as causas que estão na origem do problema.

A primeira justificação que me ocorreu foi: É da pandemia... as pessoas estão cansadas, deprimidas, com dificuldades económicas, muitas já terão vendido o equipamento...etc.

Depois de recolher alguns dados com a ferramenta do forumfotografia para pesquisa de membros, criei uma folha exel, e agora acho que o problema não é assim tão simples. Os números revelaram três tendências preocupantes:

- Desde 2016 que o numero de registos anuais está a descer (em 2020 registaran-se apenas 10 membros)
- Desde 2016 que o numero de visitas anuais está consistentemente a descer
- Desde 2014 que o numero participações activas (308 em 2020) também está a descer, a uma média de 214 por ano

Baseado nestes dois últimos números, Temo que o fórum não se aguente mais de 2 anos.

O numero de membros que visita e participa no fórum resulta de uma conta muito simples: É a diferença do numero de novos registos e o numero de abandonos num determinado período de tempo.

Na minha opinião o problema está mais no baixo numero de novos registos e não tanto nos abandonos, pois abandonos sempre existirão: porque migraram para as redes sociais ou porque descobriram que não têm vocação ou porque ficaram sem tempo ou porque emvelheceram... etc. etc. há mil e uma razões.

Para os que ainda cá andam...  Digam se concordam com a minha analise dos dados, ou estarei a ser demasiado alarmista? Deem a vossa opinião e ideias.

Certamente que a moderação também está a par do "problema", e a sua opinião será muito importante para todos.

Link para download da folha EXEL :  https://drive.google...iew?usp=sharing

83EsNVS.jpg

Anúncios

Partilhar Post #2 JoséXavier

JoséXavier

• Membro
  • Registo: 26/03/2009
    • Local: Oeiras

Publicado 28 Janeiro 2021 - 02:10

As redes sociais, instagram e grupos de facebook tomaram os lugar dos fóruns... Embora um forum seja um lugar onde a informaçao fica melhor organizada e fácil de encontrar, o facilitismo do uso das redes sociais torna-as as ideais para procurar ajuda e divulgar as fotografias. Nos ultimos 10 anos o instagram tem vindo a ganhar terreno ao facebook sendo cada vez mais a rede social de eleição dos mais novos... o facebook é para os velhos, onde os pais e os avós comentam as fotos dos miudos e estes fogem para o instagram (isto é o que dizem eles).

O que pode acontecer ao forum é continuar a ser usado por meia duzia de pessoas e por uns quantos que procurem no google por algo e venha aqui parar apenas para ver e sair.

Vai ser como o IRC, ainda existe e funciona e é usada mas é so mais pela velha guarda...

Uma forma de o forum se manter ou crescer é na página de facebook fazer posts atrativos sem ser aqueles posts que parecem ser automáticos, sem imagem sem nada... está estudado que um post com imagem tem mais interação que apenas um post com texto. 

Outra alternativa era ser criado um instagram com posts a publicitar o forum e outros a partilhar fotografias tiradas pelos de membros (ex, foto da semana etc...)

Editado por JoséXavier, 28 Janeiro 2021 - 02:16 .

Partilhar Post #3 zyThuM

zyThuM

• Membro
  • Registo: 10/12/2016

Publicado 28 Janeiro 2021 - 10:40

Estou neste fórum desde o fim de 2016, a razão de ter entrado foi de partilhar as minhas fotos e poder receber algum feedback de outros membros com o mesmo interesse, um feedback para além do like comum das redes sociais. Lembro-me que nessa altura havia muito mais membros activos, mas era claro que o fórum não tinha muita participação, e a que havia era muitas vezes bastante "ácida", havia muito atrito entre vários membros. Não sei aonde é que começou esse tipo de discussão, entre marcas, entre estilos de fotografia, etc. Muitas vezes esse tipo de discussões levavam ao ataque pessoal e a meu ver esse tipo de situações no fórum foi uma das razões a actividade dos membros baixasse. Houve alturas que achei com um bocado mais de moderação algumas discussões poderiam ter sido evitadas. 

Não penso que o problem sejam as redes sociais, existem por aí muitos fóruns bastante activos e não conheço outro forum em Português sobre fotografia que seja alternativa a este. Gostava de ver este fórum com mais participação mas penso que vai ser muito difícil reverter a situação. 

Talvez com ideias novas poderia ajudar a dinamizar este fórum, o JoséXavier introduziu algumas ideias interessantes.

Partilhar Post #4 MaXiM

MaXiM

• Membro
  • Registo: 11/12/2006
    • Local: Mem-Martins - Sintra

Publicado 28 Janeiro 2021 - 10:42

Não há fórum sem moderadores, nem estou a falar só destes últimos tempos, estou a falar do tempo que havia N minigrupos que empurraram o pessoal da paisagem "calhau na hiperfocal" para saírem do fórum, depois empurraram os das macros etc....

Nessas alturas a moderação/administração deveria ter tomado atitudes, nunca tomou, os membros que ficaram acharam que ficaram com a razão e de certeza que regozijaram de alegria... mas muitos desses também já saíram pois já não tem nada para implicar.

Vejam um forum como o Zwame, com uma moderação activa e punitiva.

Felizmente existe mais sítios onde o pessoal do calhau na hiperfocal se encontra e ainda faz e fala de fotografia, tenho a certeza que os das macros igualmente.

Temos pena, ou não, mas este fórum morreu.

Partilhar Post #5 miguelbarroso

miguelbarroso

• Membro
  • Registo: 02/09/2008
    • Local: Lx
    • A pedalar se vai ao longe

Publicado 28 Janeiro 2021 - 17:40

O Zwame é na minha opinião um bom exemplo de sobrevivência de um forum, embora tenha algumas críticas ao excesso de zelo de alguns moderadores. Mas funciona, e no meio de um forum de tecnologia tão abrangente, só a secção de fotografia acaba por ter quase tanta ou mais actividade que este forum no total (ressalva: qualidade é diferente de quantidade - acho que há questões que são abordadas aqui que por lá raramente aparecem).

Tenho pena que o formato dos foruns esteja a morrer... as redes sociais são boas para o imediato, mas muito difíceis de acompanhar. Cada vez passo menos tempo nelas, e a minha participação por lá é também mais superficial.

Para verdadeira partilha de informação e que fica registada para depois, os forums são bem mais interessantes. Claro que os foruns são feitos da "massa cinzenta" que os frequenta, e cabe à moderação saber gerir egos e personalidades causticas, sob risco de minarem toda uma comunidade. 

Não ia gostar de ver este fórum desaparecer... 

Editado por miguelbarroso, 28 Janeiro 2021 - 18:04 .

Partilhar Post #6 JoséXavier

JoséXavier

• Membro

Publicado 28 Janeiro 2021 - 19:25

Desconhecia que o Zwame tinha parte de fotografia... vou la cuscar...

Partilhar Post #7 _jn_

_jn_

• Membro
  • Registo: 12/02/2010
    • Local: Estoril

Publicado 28 Janeiro 2021 - 21:55

O forum de fotografia do Zwame tem 370 páginas?

Um fórum é um local de livre discussão onde se pode dar e receber conhecimento. Isso é de enorme importância e não tem comparação com redes sociais.

Uma rede social é um local de exibição e a exibição é pobre, não leva a lado nenhum e apenas serve de entretenimento para quem não está interessado em aprender e evoluir.

Numa discussão temos de saber aceitar e respeitar as ideias contrárias ás nossas e para que ela seja rica temos de dar e não só receber.

Quando as pessoas não são capazes de aceitar uma crítica negativa ou convencer os outros que são donas da verdade, querem impor liderança e só pensam em receber aplausos, etc. desistem, vão-se embora.

É um problema da sociedade que se reflete também nos fóruns.

Partilhar Post #8 _jn_

_jn_

• Membro
  • Registo: 12/02/2010
    • Local: Estoril

Publicado 28 Janeiro 2021 - 22:25

Se tem futuro? Era a pergunta que esqueci de responder.

Não. Ele já morreu mas há sempre uma esperança de que venha a ressuscitar e é isso que me faz vir cá de vez em quando.

Aliás eu não conheço nenhum fórum de fotografia vivo. Alguém me dá algum?

Partilhar Post #9 miguelbarroso

miguelbarroso

• Membro

Publicado 28 Janeiro 2021 - 23:30

Se tem futuro? Era a pergunta que esqueci de responder.

Não. Ele já morreu mas há sempre uma esperança de que venha a ressuscitar e é isso que me faz vir cá de vez em quando.

Aliás eu não conheço nenhum fórum de fotografia vivo. Alguém me dá algum?

O forum do DPReview continua com muita atividade. 

Partilhar Post #10 miguelbarroso

miguelbarroso

• Membro

Publicado 29 Janeiro 2021 - 10:14

O forum de fotografia do Zwame tem 370 páginas?

370 na parte principal, mais 209 na parte das recomendações de equipamentos e ainda 478 galerias (25 páginas)

Editado por miguelbarroso, 29 Janeiro 2021 - 10:16 .

IT Partilhar Post #11 Manuel_Araujo

Manuel_Araujo

• Membro
  • Registo: 16/03/2008

Publicado 29 Janeiro 2021 - 18:03

O fórum está à deriva... e acho que não é com uma moderação punitiva que chegamos a bom porto. Veja-se o exemplo de Portugal em que uma ditadura punitiva resultou em décadas de atraso na nossa sociedade. É certo que o fórum tem regras que devem ser respeitadas, mas com uma moderação mais presente e pedagógica. A punição deverá ser o ultimo recurso.
O mais importante é ter um rumo. Para onde? eu não sei, mas sei que sem rumo isto transforma-se num navio fantasma.

O que é que cada um espera do fórum?  Porque é que ainda não o abandonaram?
São duas que questões que podem ajudar a definir um rumo. Já foram respondidas por alguns membros, mas era bom que muitos mais se manifestassem.

A mim, o que me mantém cá:
- É um sitio onde aprendi muito, graças à grande diversidade de temas debatidos e formas muito diversas de encarar a fotografia.
- A fotografia é debatida de forma séria.
- Aqui não há "likes" nem bajulações.
- O meu inglês é péssimo.

O que é que eu espero:
Acho que fazem falta referências. Por exemplo, entrevistas ou depoimentos de figuras relevantes do mundo da fotografia. Sejam fotógrafos, professores, associações, universidades, curadores de galerias, comerciantes de equipamento, etc.

Desafios fotográficos, mas sem classificações nem prémios materiais. O prémio poderia ser por exemplo o comentário de uma das figuras que referi. Obviamente se achassem que algum dos trabalhos o merecia.

Parcerias com galerias com o intuito de expor alguns trabalhos seleccionados pelo curador.

Editado por Manuel_Araujo, 29 Janeiro 2021 - 18:07 .

Partilhar Post #12 deim

deim

• Membro
  • Registo: 19/02/2008
    • Local: Londres
    • Não é o equipamento...

Publicado 29 Janeiro 2021 - 20:09

2014 foi quando a Sony lançou a linha A7! Coincidência? Penso que não.... :hmm:  :hmm:  :hmm: 

Manuel_Araujo, eu acabo por concordar em muito com a tua análise. O fórum sempre foi o oposto do olhares. Mas no final, o instagram ganhou.

Para haver futuro era bom haver interesse por quem faz a gestão do site em dar alguma direcção do espaço de forma activa. 
Os desafios não me dizem muito, mas de resto, 100% de acordo. 

Agora, será que há esse interesse? 

Partilhar Post #13 miguelbarroso

miguelbarroso

• Membro

Publicado 30 Janeiro 2021 - 07:53

O fórum está à deriva... e acho que não é com uma moderação punitiva que chegamos a bom porto. 

Concordo... por isso critico a moderação do Zwame que muitas vezes passa a linha da moderação, aplicando a punição absurda. Mas não ter uma moderação punitiva não significa não ter moderação. Pois há gente muito pouco "moderada" que por vezes precisa de ser lembrada das regras. Ou apenas distraídos...

Partilhar Post #14 Shadow_

Shadow_

• Membro
  • Registo: 17/09/2013

Publicado 30 Janeiro 2021 - 11:28

Não há fórum sem moderadores, nem estou a falar só destes últimos tempos, estou a falar do tempo que havia N minigrupos que empurraram o pessoal da paisagem "calhau na hiperfocal" para saírem do fórum, depois empurraram os das macros etc....

Nessas alturas a moderação/administração deveria ter tomado atitudes, nunca tomou, os membros que ficaram acharam que ficaram com a razão e de certeza que regozijaram de alegria... mas muitos desses também já saíram pois já não tem nada para implicar.

Vejam um forum como o Zwame, com uma moderação activa e punitiva.

Felizmente existe mais sítios onde o pessoal do calhau na hiperfocal se encontra e ainda faz e fala de fotografia, tenho a certeza que os das macros igualmente.

Temos pena, ou não, mas este fórum morreu.

Vou ter de fazer um quote e sei que não te vais importar.

A moderação(ou falta) falhou e muitos users abandonaram por esse motivo e outros como já descrito.

O produto que aqui é discutido é 99% visual e tanto o Instagram, 500px, Flickr e outros batem aos pontos um fórum, escrito por natureza.

Alguns resistentes vêm cá trocar umas ideias em necessidade mas pouco mais. Até o YouTube é excelente para tirar algumas dúvidas. Criará outras tantas mas também nós aqui o fazemos.

Espero mesmo que o fórum não morra pois faz parte da minha história “fotográfica”, o meu hobbie por excelência.

Ps: vamos ser os únicos 15 ou 20 do costume a comentar.

Partilhar Post #15 TAR

TAR

• Novo Membro
  • Registo: 03/10/2015
    • Local: Lisboa

Publicado 30 Janeiro 2021 - 17:33

Registei-me no fórum em 2015 e nunca coloquei nenhuma mensagem. Mas neste decidi tópico decidi escrever... há muita coisa que precisa bater no fundo para voltar a crescer.

Porque nunca coloquei nenhuma mensagem?
Estava a começar a descobrir a fotografia e não tinha paciência para ver os julgamentos que por vezes fazem, por isso fiquei só pela consulta de vez em quando. E hoje todos julgamos todos em todo o lado e queremos que todos gostem do mesmo.

Se os fóruns morreram?
Penso que não. Há uma constante mudança no digital. Já estive com negócios que correram bem e outros mal. É só perceber os erros, aprender, saber cuidar, saber o caminho e saber aceitar as falhas e oportunidades.
Há muito boas ideias que podem ser utilizadas para dinamizar, mesmo que até seja em nicho.

O futuro? Na minha opinião depende do que a administração do fórum quiser.
Até fico com uma dúvida... quem é a administração/moderação deste fórum?

Partilhar Post #16 Fatalit1-4

Fatalit1-4

• Membro
  • Registo: 14/04/2008
    • Local: Porto

Publicado 30 Janeiro 2021 - 19:35

Parece que com as mirrorless vieram os forumless!  :D

Sinais dos tempos!

(Quanto à secção de fotografia do Zwame é fraquinha..."gira" à volta de dois ou três utilizadores.)

Partilhar Post #17 luísmiguel

luísmiguel

• Membro
  • Registo: 27/01/2008
    • Local: Viseu
    • “The only photographer you should compare yourself to is the one you used to be.”

Publicado 31 Janeiro 2021 - 01:15

As redes sociais efetivamente levaram uma fatia considerável dos utilizadores dos foruns.

Na minha opinião,  numa fase inicial , até acho que foi benéfico , na medida em que facilitou uma espécie de "purga" para aquele tipo de  users que apenas procuravam o imediatismo/mediatismo , a critica á "olhares", graxa....etc...(genero de malta que todos criticamos) nesse aspeto até foi benéfico. 

Posteriormente(numa 2ª fase se se quiser chamar dessa forma)  essas redes terão levado outro tipo de malta, a malta que cá estava com vontade de aprender mas que não tinha tanta  paciência( paciência do tipo a que havia há 10/ 15 anos atrás, quando a maioria dos users que estão a comentar este post se registaram)..... menos paciência para discussões, menos paciência para moderadores(inativos ou ativos em demasia) menos paciência para esperar, malta que não sabe o que é esperar 2 meses ou 3 por uma revista de fotografia, ..... esses foram para as redes e estão em grupos onde, se bem que não da mesma forma que aqui no forum, colocam uma questão e 15 minutos depois têm(mal ou bem) 15 respostas.

Entretanto, no meio disto tudo foi embora também(por vários motivos) muita malta que cá estava que tinha vontade de ensinar.... terão ido também para outras plataformas

Uns acontecimentos levam a outros... menos utilizadores -» menos participação-»  menos conteúdo-»  menos "engajamento"( ironicamente :lol: ) o que leva ao declinio do forum.

Se é reversível ou não, não sei,  mas não me parece! Pelo menos quantitativamente não me parece plausível que venhamos a assistir a uma "avalanche" de novos registos que compense o decréscimo dos últimos anos..... já qualitativamente, penso que é perfeitamente possível elevar a fasquia...haja vontade!... e provavelmente dinheiro ....já agora :D

Partilhar Post #18 JoséXavier

JoséXavier

• Membro

Publicado 01 Fevereiro 2021 - 12:45

Eu contra mim falo, em 2011 abri um grupo de facebook de fotografia... Na altura so encontrava grupos brasileiros ou em ingles e decidi abrir um em portugues.... hoje em dia ja se encontra vários em português... Começou com nome Fotografia PT e passado uns anos mudei para Fotografia Portugal (devido a uma enorme afluencia de brasileiros, a ver se percebiam que era um grupo de portugal. Nada contra, mas o publico alvo nao eram eles.)

Mas nos grupos no facebook as pessoas comportam-se tal e qual como nos fóruns... Uns acham-se superiores, outros ajudam realmente sem criticar apenas por criticar  e outros apenas dão o seu gosto... Tem coisas más e coisas boas mas é como tudo. Mas como referi antes é o facilitismo destas redes que os foruns vao acabando. 

Digamos, toda a gente tem conta no facebook, por isso entrar num grupo é mais rapido e facil do que se registar num forum etc... Agora em qualquer rede social se arranja informacao mais rapidamente e ela é tao vasta, desde o facebook ao youtube(sim o youtube tb é uma rede social, para quem ache que não. Inicialmente era apenas um site de partilha de videos no ultimos anos transformou-se em rede social) 

Partilhar Post #19 miguelbarroso

miguelbarroso

• Membro

Publicado 01 Fevereiro 2021 - 17:52

Não foram só os grupos de fotografia nas redes sociais que esvaziaram os fóruns... Foi o uso em geral de todas estas novas plataformas, sejam elas redes sociais ou não - os dias são finitos, e o nosso tempo disponível também... se passamos um pouco de tempo no WhatsApp, mais um bocadinho no FB, e no YT e no Tweeter e no Insta, e no... percebem o que eu quero dizer, certo?

Nos últimos tempos voltei a participar mais em foruns, pois o ambiente tóxico de muitas redes sociais (mesmo muito tóxico) levou-me a fazer uma grande dieta das mesmas. Principalmente do FB, continuo a passar por lá, mas apenas de raspão...

Editado por miguelbarroso, 01 Fevereiro 2021 - 17:53 .

Partilhar Post #20 MJsilva

MJsilva

• Membro
  • Registo: 24/11/2018

Publicado 02 Fevereiro 2021 - 16:12

Na minha opinião o fórum andar mais 'parado ' não é de haver poucos novos inscritos, tem mais de 35mil,nem problema das redes sociais, e muito menos da moderação, a moderação intervém quando alguem não respeitar as regras, o fórum está criado,tem tópicos para tudo, as regras estão lá, haver muitos novos inscritos não adianta de nada se não participarem,só acumula no numero de inscritos,se participarem 1 vez, 2 vezes, 3 vezes... e ninguem comentar, dar opinião,gosto ou não gosto, está mal isto, fazia antes assim etc etc vão deixar de participar, não só aqui como numa rede social qualquer! Este é o problema na minha opinião, não haver conversa, não haver opiniões, ver e andar, foi o meu caso, tenho andado pouco por cá, desde da última vez, tirei inúmeras fotos, não partilhei cá porque? Porque sei que vao ver e andar..vou ficar a falar sozinho, quem se sente motivado em mostar algo se não vai ser apreciado,seja elogio ou crítica, ? Ninguém, ou pelo menos menos eu não.