Quem ainda anda por cá, certamente já se apercebeu que a actividade do fórum está muito baixa. Criei este tópico para discutirmos o assunto e tentar perceber quais são as causas que estão na origem do problema.
A primeira justificação que me ocorreu foi: É da pandemia... as pessoas estão cansadas, deprimidas, com dificuldades económicas, muitas já terão vendido o equipamento...etc.
Depois de recolher alguns dados com a ferramenta do forumfotografia para pesquisa de membros, criei uma folha exel, e agora acho que o problema não é assim tão simples. Os números revelaram três tendências preocupantes:
- Desde 2016 que o numero de registos anuais está a descer (em 2020 registaran-se apenas 10 membros)
- Desde 2016 que o numero de visitas anuais está consistentemente a descer
- Desde 2014 que o numero participações activas (308 em 2020) também está a descer, a uma média de 214 por ano
Baseado nestes dois últimos números, Temo que o fórum não se aguente mais de 2 anos.
O numero de membros que visita e participa no fórum resulta de uma conta muito simples: É a diferença do numero de novos registos e o numero de abandonos num determinado período de tempo.
Na minha opinião o problema está mais no baixo numero de novos registos e não tanto nos abandonos, pois abandonos sempre existirão: porque migraram para as redes sociais ou porque descobriram que não têm vocação ou porque ficaram sem tempo ou porque emvelheceram... etc. etc. há mil e uma razões.
Para os que ainda cá andam... Digam se concordam com a minha analise dos dados, ou estarei a ser demasiado alarmista? Deem a vossa opinião e ideias.
Certamente que a moderação também está a par do "problema", e a sua opinião será muito importante para todos.
Link para download da folha EXEL : https://drive.google...iew?usp=sharing