Boas...
Recentemente voltei a fotografar um pouco mais e adquiri uma assinatura do Lightroom numa promoção da Black Friday. A ideia é ir também experimentando o Capture One e (muito) mais tarde decidir se faço a migração entretanto ou não (mudei para Fuji, daí o súbito interesse no Capture One).
Algumas dúvidas para as quais preciso de ajuda:
1) Se um dia migrar para o Capture One, o que acontece aos Raws todos que tenho editados no Lightroom? As "settings" estão nos Catalogs do Lightroom certo? Não posso abrir os raws no Capture com as edições já feitas no Lightroom pois não?
2) Se comprar a versão Fuji do Capture One não vou poder abrir os meus Raws da Olympus e Nikon?
3) Tenho apenas um Catalog no Lightroom com todas as minhas fotos (cerca de 1TB). Como quero editar no PC fixo (quase sempre), mas de vez em quando também no portátil, decidi comprar um SSD externo de 500GB. A minha ideia era dividir o meu atual Catalog em 3 ou 4 (ou miais) Catalogs mais pequenos de acordo com temáticas e/ou anos, deixar as fotos da maioria dos Catalogs num NAS, os catalogs no meu PC fixo e no SSD colocar um Catalog e as fotos que prevejo que venham a ser editados nos próximos meses (mantendo claro um backup no NAS). Será esta a metologia mais eficaz? Fiz uns teste e com o SSD externo por USB3 pareceu-me funcionar razoavelmente rápido (os meus computadores não são propriamente de última geração).
Agradeço esclarecimentos, conselhos e partilha de experiências.