Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Prémios Estação Imagem 2020

• Por favor inicie sessão para responder
10 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 pdro

pdro

• Membro
  • Registo: 23/08/2012

Publicado 24 Julho 2020 - 14:56

Esperei uns dias, tanto por falta de oportunidade como para ver s ealguém publicava antes de mim, e como não foi "notíciado" por aqui, deixo o link:

https://www.estacao-...2020/vencedores

o prémio de fotojornalismo este ano foi entregue ao trabalho do josé sarmento matos, que acompanhou durante 3 anos uma família que regressou da venezuela para portugal.

Este é o fotojornalismo que se faz em portugal na atualidade, de uma elevada qualidade. infelizmente, a maioria são freelancers que estão a passar bastantes dificuldades durante este período (claro, não são os únicos). É uma pena que hajam fotógrafos desta qualidade que, pelos mais variados motivos, não são aproveitados pelos jornais portugueses.

Outra nota que acho interessante é consultar os prémios anteriores e os atuais, nota-se uma variação na estética e na abordagem (muito provavelmente devido ao júri escolhido) ao fotojornalismo, mas sempre (mesmo no passado) com uma qualidade muito elevada!

Anúncios

Partilhar Post #2 FotoKhan

FotoKhan

• Membro
  • Registo: 30/01/2013

Publicado 24 Julho 2020 - 15:39

Brutal!...Tão humano, tão empático, tão contido...tão cheio de tudo o que é essencial.

Não conhecia. Muito obrigado, pdro :th_up:

FK

Partilhar Post #3 zyThuM

zyThuM

• Membro
  • Registo: 10/12/2016

Publicado 24 Julho 2020 - 18:18

Muito bom, excelente mesmo, também não conhecia, fica aqui guardado para ver com mais atenção.

Obrigado pela partilha.

Partilhar Post #4 ruicarv79

ruicarv79

• Membro
  • Registo: 04/02/2011
    • Local: Porto

Publicado 25 Julho 2020 - 06:47

Costumo acompanhar com muita atenção, mas este ano "esquisito" que estamos a passar até me fez esquecê-lo. Obrigado pela partilha.
Muito e bom fotojornalismo nacional.

Enviado do meu SM-G975F através do Tapatalk

IT Partilhar Post #5 pdro

pdro

• Membro

Publicado 25 Julho 2020 - 08:38

No próximo ano os prémios vão ser todos sobre a pandemia

Partilhar Post #6 zyThuM

zyThuM

• Membro

Publicado 27 Julho 2020 - 07:17

Penso que vai ser inevitável, depois disso vai ser o impacto da pandemia teve na nossa sociedade, etc...  

IT Partilhar Post #7 pdro

pdro

• Membro

Publicado 27 Julho 2020 - 11:25

Penso que vai ser inevitável, depois disso vai ser o impacto da pandemia teve na nossa sociedade, etc...  

depende do que decidam premiar, se a notícia ou a narrativa. disse isto meio em tom de brincadeira, mas se for decidido dar destaque à notícia então será certamente atribuído a este tema. Se a opção for a narrativa, então o "suspense" mantêm-se...

Claro que as duas podem andar de mão dada, uma boa narrativa sobre este tema. Dois grandes exemplos disso são as fotografias do Alex Majoli e do Fabio Bucciarelli sobre o tema. Mas estamos a falar de do topo do topo da fotografia internacional.

https://www.vanityfa...ye-of-the-storm - esta do alex majoli

Do Fabio, não estou aconseguir encontrar o link da reportagem no New York Times (só para subscritores), mas é fazer uma pesquisa pelo tema e pelo nome do fotógrafo.

Estas reportagens, claramente andam de mão dada. E provavelmente qualquer uma delas é digna de um world press photo. Mas não me cheira que as vão candidatar ao estação imagem 2021 :D

De qualquer forma, só para o ano saberemos. Poderá haver outras reportagens de uma qualidade inesperada (que acredito que as haverão) e que podem ser tão dignas do prémio quanto o tema (covid) é relevante para a sociedade actual e futura :)

Partilhar Post #8 zyThuM

zyThuM

• Membro

Publicado 27 Julho 2020 - 12:44

Sim, tens razão, não queria alongar na minha resposta, mas tudo depende do tipo de concurso. Mas como durante as crises anteriores, financeiras, migrantes, conflitos armados, há sempre tópicos / histórias à volta do mesmo, não directamente ligados aos acontecimentos, mas que sofrem consequências do mesmos.

Já agora, que sites é que aconselham para consumir um bom fotojornalismo? Tipo um agregador de sitios? Eu vou encontrando mas só indo aos sites do costume, gostaria de conseguir encontrar mais e bom fotojornalismo, por isso só posso agredecer uma vez mais ao pdro por facultar esses dois exemplos ;-)

IT Partilhar Post #9 pdro

pdro

• Membro

Publicado 27 Julho 2020 - 13:29

Já agora, que sites é que aconselham para consumir um bom fotojornalismo? Tipo um agregador de sitios? Eu vou encontrando mas só indo aos sites do costume, gostaria de conseguir encontrar mais e bom fotojornalismo, por isso só posso agredecer uma vez mais ao pdro por facultar esses dois exemplos ;-)

não conheço nenhuma plataforma agregadora de sites relacionados com o tema, mas sugiro fortemente a agência vu ou a VII, a par da magnum para mim algumas as melhores agências com o fotojornalismo que se pode ver

IT Partilhar Post #10 pdro

pdro

• Membro

Publicado 28 Julho 2020 - 11:19

assim que me lembre, zyThuM, apenas em concursos é que tens essas plataformas agregadoras. Para além do óbvio WPP, tens também o visa pour l'image, onde o trabalho aqui referido do fabio está nomeado e também me lembro do Picture of the Year. Pensando um pouco mais, as plataformas agregadoras que conheço são concursos :lol:

Partilhar Post #11 PauloOliveira

PauloOliveira

• Membro
  • Registo: 28/01/2008
    • Local: Lisboa

Publicado 29 Julho 2020 - 16:04

Pesquisando por "Boston Big Picture" encontram excelentes trabalhos de fotojornalismo.

Nota: Na página inicial encontram as fotos e temos que clicar em cada uma delas para acedermos ao resto da história.