Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Marrocos - A estrada

• Por favor inicie sessão para responder
75 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #41 deim

deim

• Membro
  • Registo: 19/02/2008
    • Local: Londres
    • Não é o equipamento...

Publicado 17 Julho 2020 - 13:05

Percebo completamente o que quere dizer, aliás foi isso que tentei explicar no meu post, a questão de nós meros turistas que passa num sitio a correr para ir para outro já a seguir, acabamos por não ter tempo para viver o sitio, mesmo que ficassemos na mesma cidade/aldeia uma semana não ia ser a mesma coisa. 

Já agora não precisas de eye-af para esse tipo de foto ;-)

Pois, penso que são objectivos diferentes. Acho que deve ser muito giro poder voltar ao mesmo local só para fotografar. Dedicar uma série de dias só para conseguir boas imagens. 

Quanto ao eye-af, em locais mais escuros acaba por ser muito bom poder usar aberturas maiores. E nesse caso o eye-af é uma grande ajuda quando não estás a olhar pela máquina. Infelizmente não é uma técnica que esteja muito habituado, e por isso tive outros problemas com iso e shutter speeds, mas isso é outra história.

lC5lGIX.jpg

Marrocos foi dos sítios mais complicados para fotografar pessoas por onde já passei. Mal me viam com a câmara ou estavam já a pedir dinheiro ou estavam já  a dizer "no photo". Até tive um caso curioso em que pedi autorização ao retratado mas, quando me preparo para tirar a foto, vem outra pessoa por detrás a resmungar e a gritar "no photo". Era o filho do senhor que ia ser fotografado...  :blink:  :hmm: Desisti.

Enfim, nesse capítulo foi o pior sítio, de longe, onde já estive.

A mim aconteceu uma coisa muito gira. Parei num sítio para tirar fotos à paisagem com a instax e aparece um vendedor de pedras. Perguntou se lhe queria tirar uma foto e eu expliquei que não porque já sabia o que vinha depois... Ficámos à conversa um pouco e ele esteve a mostrar-me uns postais e eu as instax que já tinha tirado. Então pediu-me se não lhe podia tirar uma foto / instax para ele ficar com ela. :)

Anúncios

Partilhar Post #42 zyThuM

zyThuM

• Membro
  • Registo: 10/12/2016

Publicado 17 Julho 2020 - 13:49

Pois, penso que são objectivos diferentes. Acho que deve ser muito giro poder voltar ao mesmo local só para fotografar. Dedicar uma série de dias só para conseguir boas imagens. 

Quanto ao eye-af, em locais mais escuros acaba por ser muito bom poder usar aberturas maiores. E nesse caso o eye-af é uma grande ajuda quando não estás a olhar pela máquina. Infelizmente não é uma técnica que esteja muito habituado, e por isso tive outros problemas com iso e shutter speeds, mas isso é outra história.

https://i.imgur.com/lC5lGIX.jpg...

Aonde esta o eye-af nessa foto, é que olho do senhor nem está virado para a camera. No meu caso levou um bocado de pratica e de vez enquando ainda falho, mas com o foco manual (a minha lente tem escala) é só acertar no intervalo distância certo.

A mim aconteceu uma coisa muito gira. Parei num sítio para tirar fotos à paisagem com a instax e aparece um vendedor de pedras. Perguntou se lhe queria tirar uma foto e eu expliquei que não porque já sabia o que vinha depois... Ficámos à conversa um pouco e ele esteve a mostrar-me uns postais e eu as instax que já tinha tirado. Então pediu-me se não lhe podia tirar uma foto / instax para ele ficar com ela. :)

Há sempre histórias engraçadas. Mas esse tipo de partilhas é muito bom. Por exemplo, no Cambodia andava eu a tirar fotos na rua, inclusive retratos, e tive pessoas a pararem e começarem a fazer comigo e eu a não perceber nada do que diziam e lá por gestos percebi que queria tiarar uma selfie comigo...  :lol:

Partilhar Post #43 ruicarv79

ruicarv79

• Membro
  • Registo: 04/02/2011
    • Local: Porto

Publicado 17 Julho 2020 - 14:16

Eu não vejo grande vantagem do eye-af em fotografia deste tipo, sinceramente.

Para retratos em casamentos, life style, família e afins, com certeza. Mas neste tipo de contexto, não vejo valor acrescentado. Não digo que não possam acontecer uma ou outra exepção, mas, regra geral, um bom retrato não se compadece com um clique meio escondido, mesmo que fique mesmo focado no olho. E essa tua foto é um exemplo de que nada serviu (e o homem nem sequer estava a olhar, mas mesmo que estivesse não acrescentaria nada).

Aliás, as fotos que mais gostei de Marrocos, isto é claro uma coisa muito minha, foram feitas com uma profundidade de campo bem grande, cheias de camadas e elementos a enriquecer a foto.

Por isso é que neste tipo de contextos se calhar mais vale uma câmara pequena, com sensor pequeno, lente pouco luminosa, discreta e com muita profundidade de campo.  ;)  :D

IT Partilhar Post #44 deim

deim

• Membro
    • Não é o equipamento...

Publicado 17 Julho 2020 - 14:34

Eu não vejo grande vantagem do eye-af em fotografia deste tipo, sinceramente.

Para retratos em casamentos, life style, família e afins, com certeza. Mas neste tipo de contexto, não vejo valor acrescentado. Não digo que não possam acontecer uma ou outra exepção, mas, regra geral, um bom retrato não se compadece com um clique meio escondido, mesmo que fique mesmo focado no olho. E essa tua foto é um exemplo de que nada serviu (e o homem nem sequer estava a olhar, mas mesmo que estivesse não acrescentaria nada).

Aliás, as fotos que mais gostei de Marrocos, isto é claro uma coisa muito minha, foram feitas com uma profundidade de campo bem grande, cheias de camadas e elementos a enriquecer a foto.

Por isso é que neste tipo de contextos se calhar mais vale uma câmara pequena, com sensor pequeno, lente pouco luminosa, discreta e com muita profundidade de campo.  ;)  :D

Em muitos mercados de Marrocos a luz não abunda. Um sensor pequeno e uma lente pouco luminosa não seriam a minha escolha. Prefiro este tipo de imagens que mostra a interação natural das pessoas sem estarem "chateadas" por lhes estarem a tirar fotos.

IT Partilhar Post #45 deim

deim

• Membro
    • Não é o equipamento...

Publicado 17 Julho 2020 - 14:35

Aonde esta o eye-af nessa foto, é que olho do senhor nem está virado para a camera. No meu caso levou um bocado de pratica e de vez enquando ainda falho, mas com o foco manual (a minha lente tem escala) é só acertar no intervalo distância certo.

Há sempre histórias engraçadas. Mas esse tipo de partilhas é muito bom. Por exemplo, no Cambodia andava eu a tirar fotos na rua, inclusive retratos, e tive pessoas a pararem e começarem a fazer comigo e eu a não perceber nada do que diziam e lá por gestos percebi que queria tiarar uma selfie comigo...  :lol:

Ok, nesta em vez do eye-af, foi o face af. :) E será que conseguias focar à mão, mesmo com grandes aberturas?

Partilhar Post #46 ruicarv79

ruicarv79

• Membro
  • Registo: 04/02/2011
    • Local: Porto

Publicado 17 Julho 2020 - 15:21

Em muitos mercados de Marrocos a luz não abunda. Um sensor pequeno e uma lente pouco luminosa não seriam a minha escolha. Prefiro este tipo de imagens que mostra a interação natural das pessoas sem estarem "chateadas" por lhes estarem a tirar fotos.

Pedro, eu já estive Marrocos. Se há terra abençoada por ter muita e boa luz é aquela. Estás a falar de uma clara minoria de situações. Se vais para um local muito específico, claro que deves levar ferramenta muito específica.

Por outro lado, poderias falar das situações em que uma câmara/lente grande foram desadequadas porque eram pesadas e chamavam muito à atenção.

Mas não quero andar aqui com jogos de retórica para ver quem tem razão. No fim do dia é sempre uma opção pessoal. Provavelmente gostas de ter o conforto psicológico de ter o sensor maior contigo...  ^_^

IT Partilhar Post #47 deim

deim

• Membro
    • Não é o equipamento...

Publicado 17 Julho 2020 - 15:31

Pedro, eu já estive Marrocos. Se há terra abençoada por ter muita e boa luz é aquela. Estás a falar de uma clara minoria de situações. Se vais para um local muito específico, claro que deves levar ferramenta muito específica.

Por outro lado, poderias falar das situações em que uma câmara/lente grande foram desadequadas porque eram pesadas e chamavam muito à atenção.

Mas não quero andar aqui com jogos de retórica para ver quem tem razão. No fim do dia é sempre uma opção pessoal. Provavelmente gostas de ter o conforto psicológico de ter o sensor maior contigo...  ^_^

Eu digo que em locais mais escuros é bom ter eye-af. Tu estás a falar-me de locais com sol... 

Partilhar Post #48 JMeireles

JMeireles

• Membro
  • Registo: 24/04/2018

Publicado 22 Julho 2020 - 13:30

Adoro os teus registo, adoro. Muitas vezes tento responder a mim mesmo que género mais me completa, mais me toca, mais me dá prazer e a resposta acaba por ser esta, reportagem, viagem,  esboçar um caminho num mapa há muito cartografado.

Um exemplo de alguém que gosto do trabalho que faz:

https://www.youtube....MOGRANCH/videos

IT Partilhar Post #49 deim

deim

• Membro
    • Não é o equipamento...

Publicado 25 Julho 2020 - 11:35

Adoro os teus registo, adoro. Muitas vezes tento responder a mim mesmo que género mais me completa, mais me toca, mais me dá prazer e a resposta acaba por ser esta, reportagem, viagem,  esboçar um caminho num mapa há muito cartografado.

Um exemplo de alguém que gosto do trabalho que faz:

https://www.youtube....MOGRANCH/videos

Obrigado. 
Eu também gosto imenso deste tipo de registo. Para o bem e para o mal acaba por ser uma parte muito importante destas viagens. 

Quanto ao Daniel Milnor, que parte do trabalho dele te desperta mais curiosidade? 
Vi uns vídeos dele e gostei da abordagem à fotografia, especialmente quando cada vez temos mais "tech reviewers". 

Partilhar Post #50 JMeireles

JMeireles

• Membro
  • Registo: 24/04/2018

Publicado 28 Julho 2020 - 10:28

Obrigado. 
Eu também gosto imenso deste tipo de registo. Para o bem e para o mal acaba por ser uma parte muito importante destas viagens. 

Quanto ao Daniel Milnor, que parte do trabalho dele te desperta mais curiosidade? 
Vi uns vídeos dele e gostei da abordagem à fotografia, especialmente quando cada vez temos mais "tech reviewers". 

Gosto do modo com a fotografia que faz, reflecte a sua opção de vida. Eu tenho a "crença" ou "filosofia" que somos o que fotografamos, e vice versa.

Com o que acompanho do trabalho dele, essa correlação e dedicarão está bem presente.

Estamos entre pares na paixão da fotografia, não vale a pena andamos com frases da farinha amparo de como a técnica e o equipamento não importa.

Tudo importa, se entenderes como fundamental boa técnica e equipamento de vanguarda, é importante e vai reflectir-se na tua personalidade e posteriormente no que fotografas.

Se quisermos ser bons fotógrafos não temos apenas de evoluir tecnicamente, o maior salto é o da cultura, da aprendizagem constante sobre o mundo, as pessoas, o modo como funcionamos, ou não, em sociedade, as relações humanas, etc..

Se não evoluímos como pessoa, como ser humano, não evoluímos como fotografo.

Sou técnico em termos profissionais, sou um engenheiro e ser preciso é quase um estilo de vida e por vezes é muito útil na fotografia mas.. noutras tantas, nem por isso.

Quando fotografo tento que esse meu lado técnico seja irracional, natural e instintivo para que outras sensibilidades se levantem mas a verdade é que já vou com a "cache" cheia.

Outra questão é, o que queres dizer com o trabalho? os projectos, foto-reportagens, etc, ou o canal youtube em si?

Editado por JMeireles, 28 Julho 2020 - 10:29 .

Partilhar Post #51 Pentaxian

Pentaxian

• Em Validação
  • Registo: 15/06/2018
    • Local: Dubrovnik

Publicado 28 Julho 2020 - 18:08

Resolvi voltar aqui ao fórum e estive a rever este tópico que começou com umas belas imagens do deim, feitas em Marrocos. Gostei bastante, estão bastante boas, não sendo obras primas demonstram o savoir faire do deim.

Eis senão quando aparece o "Mestre" Rui Carvalho colheita de 79 a botar a faladura costumeira. E logo coloca no tópico, para demonstrar a sua sabedoria na matéria, não fotografias feitas por ele mas sim imagens feitas por outrem. Como poderão ver, lindo exemplo de ética artística.  Claro que ele não as faz passar como sendo suas mas também no post em que as coloca não nos diz com clareza de quem são e se tem a autorização respectiva para as utilizar.

O que mais me entristece neste tipo de atitude é que ninguém se indigne e lhe diga que vá lá ele fotografar pessoalmente e só depois venha aqui cagar sentenças.

É por força deste tipo de atitudes e deste tipo de pessoas que eu já aqui não participo. Venho cá só de vez em quando para grande nóia do Rui Carvalho de 1979 e de outros users do mesmo estilo.

IT Partilhar Post #52 deim

deim

• Membro
    • Não é o equipamento...

Publicado 28 Julho 2020 - 18:24

Resolvi voltar aqui ao fórum e estive a rever este tópico que começou com umas belas imagens do deim, feitas em Marrocos. Gostei bastante, estão bastante boas, não sendo obras primas demonstram o savoir faire do deim.

Eis senão quando aparece o "Mestre" Rui Carvalho colheita de 79 a botar a faladura costumeira. E logo coloca no tópico, para demonstrar a sua sabedoria na matéria, não fotografias feitas por ele mas sim imagens feitas por outrem. Como poderão ver, lindo exemplo de ética artística.  Claro que ele não as faz passar como sendo suas mas também no post em que as coloca não nos diz com clareza de quem são e se tem a autorização respectiva para as utilizar.

O que mais me entristece neste tipo de atitude é que ninguém se indigne e lhe diga que vá lá ele fotografar pessoalmente e só depois venha aqui cagar sentenças.

É por força deste tipo de atitudes e deste tipo de pessoas que eu já aqui não participo. Venho cá só de vez em quando para grande nóia do Rui Carvalho de 1979 e de outros users do mesmo estilo.

A mim não me incomodam em nada as fotos que ele colocou, até porque fui eu que lhe pedi para colocar. 
Acho que ganhamos a trocar ideias e a perceber como outras pessoas olham para o mesmo meio. Se estivéssemos num café seria extremamente natural pegar num telemóvel e partilhar imagens que nos agradam e que enriqueçem visualmente. 

Podemos não concordar com tudo, mas é bom partilhar ideias. 

Partilhar Post #53 nbplopes

nbplopes

• Membro
  • Registo: 12/07/2012

Publicado 29 Julho 2020 - 00:19

“ Se estivéssemos num café seria extremamente natural pegar num telemóvel e partilhar imagens que nos agradam e que enriqueçem visualmente. ”

Boa analogia. Nice.

Partilhar Post #54 Manuel_Araujo

Manuel_Araujo

• Membro
  • Registo: 16/03/2008
    • Local: Santo Tirso

Publicado 29 Julho 2020 - 08:38

Se estivéssemos num café seria extremamente natural pegar num telemóvel e partilhar imagens que nos agradam e que enriqueçem visualmente.

Se estivéssemos num café numa  conversa entre um pequeno grupo de pessoas sim seria natural, e no fim cada um ia para casa com o seu telemóvel no bolso.
Aqui no fórum as fotos são visualizadas por um numero incomparavelmente maior de pessoas que apenas sabem que pertencem a "alguns mestres que fotografaram em Marrocos ao longo dos anos".
Para os autores é injusto terem os seus trabalhos expostos de forma anónima.

Partilhar Post #55 nbplopes

nbplopes

• Membro

Publicado 29 Julho 2020 - 09:20

Não caias em argumentos falaciosos do tipo homem-palha. (Straw-man argument/ fallacyt)

Dada a prática estas galerias são galerias de discussão temática onde não só se aprecia mas discute-se a matéria/:objecto apresentado .iIsto de uma forma informal. Quando não se sabe ou se tem dúvidas, pergunta-se. Se não se concorda explica-se porquê. E assim assim sucessivamente.

Não é local para distribuir sentenças, palmadinhas nas costas, endeusamentos ou ou outro tipo de galhardetes ... porque nada disso contribui para a qualidade da discussão. Porque é tão complicado perceber isto?

Neste contexto a qualidade da discussão no sentido de troca de impressões sobre a matéria apresentada depende exclusivamente dos seus intervenientes. E esta neste contexto é tão importante quanto a matéria exposta.

Creio que isso deve ser protegido pois tal pode ser útil mesmo á posteriori. Se não é, creio ser mais porque as pessoas não cumprem o modelo, e tentam levar as discussões para coisas que não tem nada a haver com a matéria apresentada com motivações tangentes, tipicamente de uma forma negativa.

Quem não gosta deste modelo há sobejamente muito mais por onde escolher do que o há neste modelo. 

Editado por nbplopes, 29 Julho 2020 - 10:02 .

Partilhar Post #56 Manuel_Araujo

Manuel_Araujo

• Membro

Publicado 29 Julho 2020 - 11:00

Esqueces-te de duas coisas:  1ª - Isto não é um clube privado,   2ª - Tu não és dono disto.
Isto é um fórum, acessível a todos ( membros e visitantes).
Vai ao final da página principal e verás que são muitos mais os visitantes que os membros.

exemplo neste preciso momento:

54 utilizadores activos (nos últimos 15 minutos)

4 membros, 50 visitantes, 0 membros anónimos

Partilhar Post #57 Pentaxian

Pentaxian

• Em Validação
  • Registo: 15/06/2018
    • Local: Dubrovnik

Publicado 29 Julho 2020 - 13:44

Não caias em argumentos falaciosos do tipo homem-palha. (Straw-man argument/ fallacyt)

"Fallacyt" What's that? You mean "fallacy"? Quando se vem aqui escrever numa língua estrangeira, mesmo que a despropósito como o foi neste caso, temos o dever de o fazer com a devida atenção à gramática.

Quanto ao resto - o que interessa - parece que não sou o único com a opinião que colocar aqui fotografias de terceiros, sem mencionar os autores, mesmo que seja apenas com o objectivo de defender um ponto de vista, não é eticamente correcto.

Diferente seria o ruicarv79 - que tem a convicção, errada é certo, que percebe muito de fotografia - vir aqui demonstrar ao deim como é que em Marrocos, ou noutro lugar qualquer, ele deveria ter fotografado para que as suas fotos não passassem de postalitos. Mas o ruicarv79 - que até tem algumas imagens bem conseguidas do Porto, admito-o - é um pedante e um cagão (e perdoem-me a adjectivação) Já não é a primeira vez que vem aqui, armado ao intelectual de 3ª categoria, tentar dar licções a quem, como o deim, sabe mais de fotografia a dormir do que ele acordado. E é por isso que aqui vim e virei sempre que atitudes dessas ocorrerem. O fórum não é um clube privado, é visto por centenas de pessoas e só não é mais participado porque aqui proliferam atitudes como esta do ruicarv79 e de outros sempre que um user que não é personna grata aqui coloca alguma coisa, seja uma opinião, seja uma foto.

As instax do deim são belas imagens de Marrocos e ponto final para mim.

Editado por Pentaxian, 29 Julho 2020 - 13:46 .

Partilhar Post #58 nbplopes

nbplopes

• Membro

Publicado 29 Julho 2020 - 15:03

Creio que não me estou a esquecer de coisa alguma. A conversa estava saudável e Informativa até quando se começou a fazer juízos de valor sobre os intervenientes. Repare como toda a informação foi escrutinada, informativa e educada sem juízos de intenção como numa conversa de café.

Quem não sabe ou não conhece e quer saber ou conhecer alguma coisa comentada então pergunta. ´É o que sempre se faz.

PS: Eu não sou contra a regra de se colocar os autores de imagens referências. Acho que é uma boa prática por razões diversas. Tazer no entanto esta questão para esta thread é claramente um argumento do homem-de-palha porque em nada corrobora ou refuta o exposto. E o exposto é a razão desta thread.

Se uma pessoa não tiver ética nem sentido de justiça com quem mais conhece, nem que seja por via do formato digital, dificilmente me convence que a terá então com alguém que desconhece de todo.

So lhe pedi para não cair neste tipo de “armadilhas”. Mas se calhar nem isso deveria ter feito pois tipicamente um tipo é para elas arrastado. É mesmo para passar ao largo.

Editado por nbplopes, 29 Julho 2020 - 15:24 .

Partilhar Post #59 Manuel_Araujo

Manuel_Araujo

• Membro

Publicado 29 Julho 2020 - 15:55

Quem não sabe ou não conhece e quer saber ou conhecer alguma coisa comentada então pergunta.

Volto a dizer: Isto é um fórum, acessível a todos ( membros e visitantes). Os visitantes, que são a grande maioria, não conseguem intervir. Entendes agora?

Partilhar Post #60 miguelbarroso

miguelbarroso

• Membro
  • Registo: 02/09/2008
    • Local: Lx
    • A pedalar se vai ao longe

Publicado 29 Julho 2020 - 17:29

A única coisa que o Rui podia ter feito, era colocar uma legenda por baixo de cada foto a referir o autor, e estava o caso arrumado.

Tudo o resto é palha...

Editado por miguelbarroso, 29 Julho 2020 - 17:30 .