Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Marrocos - A estrada

• Por favor inicie sessão para responder
75 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 deim

deim

• Membro
  • Registo: 19/02/2008
    • Local: Londres
    • Não é o equipamento...

Publicado 12 Julho 2020 - 20:47

Depois do tópico das instax em Marrocos que foi um sucesso, ficam aqui algumas da estrada, em digital. 

50105900492_bcab74d995_b.jpgMorocco 2019 by Pedro Antunes, on Flickr

50105108988_ce960a357e_b.jpgMorocco 2019 by Pedro Antunes, on Flickr

50105099993_34b9171bb7_b.jpgMorocco 2019 by Pedro Antunes, on Flickr

50105905602_e1b03eed8e_b.jpgMorocco 2019 by Pedro Antunes, on Flickr

50105668886_03d47091a0_b.jpgMorocco 2019 by Pedro Antunes, on Flickr

50105905452_f449505c6d_b.jpgMorocco 2019 by Pedro Antunes, on Flickr

50105094158_ee158a9014_b.jpgMorocco 2019 by Pedro Antunes, on Flickr

50105680461_9ff2cbbd59_b.jpgMorocco 2019 by Pedro Antunes, on Flickr

50105925137_945825a570_b.jpgMorocco 2019 by Pedro Antunes, on Flickr

50105114668_10d4f06348_b.jpgMorocco 2019 by Pedro Antunes, on Flickr

50105681306_7a959aedcd_b.jpgMorocco 2019 by Pedro Antunes, on Flickr

Anúncios

Partilhar Post #2 nbplopes

nbplopes

• Membro
  • Registo: 12/07/2012

Publicado 12 Julho 2020 - 20:52

Gosto da um 1 (espaço urbano inóspito) , da 6 (jornalística), da 9 (a melhor para mim das de paisagem).

Partilhar Post #3 Pentaxian

Pentaxian

• Em Validação
  • Registo: 15/06/2018
    • Local: Dubrovnik

Publicado 12 Julho 2020 - 20:56

Gosto de todas menos da última que é um lugar comum, essa do espelho retrovisor.

Partilhar Post #4 zyThuM

zyThuM

• Membro
  • Registo: 10/12/2016

Publicado 13 Julho 2020 - 07:33

Gosto no geral, mas a minha preferencia vai para a 1, a 4 e a 9. Também gosto da 6, mas está com um "ar" bastnate diferente das outras.

Com esta série passas aquilo que penso que querias passar, uma história sobre a estrada, sobre a tua estrada em Marrocos.

Tens mais para mostrar?

IT Partilhar Post #5 deim

deim

• Membro
    • Não é o equipamento...

Publicado 13 Julho 2020 - 12:20

Gosto da um 1 (espaço urbano inóspito) , da 6 (jornalística), da 9 (a melhor para mim das de paisagem).

Obrigado. 
Não achas que a 9 é um bocado gratuita? Se calhar foi de estar lá, mas acho essa um pouco mais simples, um pouco postal. 

Gosto de todas menos da última que é um lugar comum, essa do espelho retrovisor.

Sim, se calhar a última não precisava de estar aqui. 

Gosto no geral, mas a minha preferencia vai para a 1, a 4 e a 9. Também gosto da 6, mas está com um "ar" bastnate diferente das outras.

Com esta série passas aquilo que penso que querias passar, uma história sobre a estrada, sobre a tua estrada em Marrocos.

Tens mais para mostrar?

Obrigado. A ideia era mostrar um bocado do diferente que se encontra na estrada. Dos burros, das carrinhas coloridas, das carrinhas cheias de pessoas ate no tejadilho. A tal estrada no deserto e os camelos. A maior parte das fotos foi tirada de dentro do carro quando não estava a conduzir. A 6ª está diferente porque foi pelo vidro lateral e acabou por ter mais reflexos e mais vidro, mas ainda assim achei que passava bem a ideia do caos. 

Tenho mais algumas desta viagem, tanto da estrada como das cidades e paisagens. Um dia destes deixo mais umas quantas. 

Partilhar Post #6 iMarco

iMarco

• Membro
  • Vencedor do mês +
  • Registo: 12/09/2014
    • Local: Viseu

Publicado 13 Julho 2020 - 12:24

Viva Pedro.

Bom set de fotos  :th_up:

Partilhar Post #7 MJsilva

MJsilva

• Membro
  • Registo: 24/11/2018
    • Local: Póvoa de Varzim

Publicado 13 Julho 2020 - 12:41

Boas fotos,as minhas preferidas são a 7 e 9.

Partilhar Post #8 nbplopes

nbplopes

• Membro

Publicado 13 Julho 2020 - 12:43

Não achas que a 9 é um bocado gratuita? Se calhar foi de estar lá, mas acho essa um pouco mais simples, um pouco postal. 

Estás a forçar rever as fotos :)

A ideia era mostrar um bocado do diferente que se encontra na estrada. Dos burros, das carrinhas coloridas, das carrinhas cheias de pessoas ate no tejadilho. A tal estrada no deserto e os camelos. A maior parte das fotos foi tirada de dentro do carro quando não estava a conduzir. A 6ª está diferente porque foi pelo vidro lateral e acabou por ter mais reflexos e mais vidro, mas ainda assim achei que passava bem a ideia do caos. 

Fiquei com essa sensação. Daí o comentário não ser tão incisivo como observação fotográfica. 

Neste sentido efectivamente apenas duas me saltam para mim, a 4 e a 6. E creio se tivesses mantido nesse tipo de registo explorando mais situações poderias ter uma reportagem fotográfica á maneira, mais antropológica.

De resto deve ter sido uma experiência magnifica. Ambiente delicioso.

Grande abraço.

Editado por nbplopes, 13 Julho 2020 - 12:45 .

IT Partilhar Post #9 deim

deim

• Membro
    • Não é o equipamento...

Publicado 13 Julho 2020 - 13:04

Viva Pedro.

Bom set de fotos  :th_up:

Obrigado :)

Boas fotos,as minhas preferidas são a 7 e 9.

Obrigado. Pessoalmente também gosto muito da 7, mas estou a ver que a 9 acaba por ser a favorita por aqui.

Estás a forçar rever as fotos :)

Fiquei com essa sensação. Daí o comentário não ser tão incisivo como observação fotográfica. 

Neste sentido efectivamente apenas duas me saltam para mim, a 4 e a 6. E creio se tivesses mantido nesse tipo de registo explorando mais situações poderias ter uma reportagem fotográfica á maneira, mais antropológica.

De resto deve ter sido uma experiência magnifica. Ambiente delicioso.

Grande abraço.

Acho que para ti haverá uma serie que te dirá um pouco mais. Acho que se calhar as imagens de rua estarão mais na tua linha.

ZTJH7od.jpg

Partilhar Post #10 luísmiguel

luísmiguel

• Membro
  • Registo: 27/01/2008
    • Local: Viseu
    • “The only photographer you should compare yourself to is the one you used to be.”

Publicado 13 Julho 2020 - 13:17

Todas estão óptimas.
Mas a minha preferência recai nas 5/6 e 7... Pela "continuidade".

IT Partilhar Post #11 deim

deim

• Membro
    • Não é o equipamento...

Publicado 13 Julho 2020 - 22:29

Todas estão óptimas.
Mas a minha preferência recai nas 5/6 e 7... Pela "continuidade".

:th_up:  Obrigado.

Partilhar Post #12 ruicarv79

ruicarv79

• Membro
  • Registo: 04/02/2011
    • Local: Porto

Publicado 14 Julho 2020 - 10:48

Pedro, a sensação que tenho é que estão a fugir um bocado para o postalito. Não sei se foi essa a intenção.

Quando lá estive, em 2014, também padeci desse "problema" - algumas vezes de forma intencional, outras nem tanto. É uma terra tão pitoresca que se torna difícil travar o ímpeto de registar "postais".

Hoje acho que iria fotografar de uma forma bastante diferente. Não sei se iria ter sucesso. Até me dá mágoa falar disto, mas tinha tudo reservado para ir a Marraquexe em Junho (com a minha irmã mais velha, a quem lhe passei um pouco deste "bichinho"). Vai ter de ficar para outra oportunidade.  :pout:

Quanto à última foto, de rua, não me convence nem em termos de composição (explico a seguir) nem em termos de "assunto". Dá-me a ideia de que usaste uma prime e para a composição que estava na tua cabeça caber na distância focal disponível tiveste de fotografar meio de lado. Não gostei de ver. Para além de que estás ali a revelar um vício de fotógrafo que faz muitos retratos, que é usar uma abertura grande (para quê?).  ^_^  

IT Partilhar Post #13 deim

deim

• Membro
    • Não é o equipamento...

Publicado 14 Julho 2020 - 19:32

Pedro, a sensação que tenho é que estão a fugir um bocado para o postalito. Não sei se foi essa a intenção.

Quando lá estive, em 2014, também padeci desse "problema" - algumas vezes de forma intencional, outras nem tanto. É uma terra tão pitoresca que se torna difícil travar o ímpeto de registar "postais".

Hoje acho que iria fotografar de uma forma bastante diferente. Não sei se iria ter sucesso. Até me dá mágoa falar disto, mas tinha tudo reservado para ir a Marraquexe em Junho (com a minha irmã mais velha, a quem lhe passei um pouco deste "bichinho"). Vai ter de ficar para outra oportunidade.  :pout:

Quanto à última foto, de rua, não me convence nem em termos de composição (explico a seguir) nem em termos de "assunto". Dá-me a ideia de que usaste uma prime e para a composição que estava na tua cabeça caber na distância focal disponível tiveste de fotografar meio de lado. Não gostei de ver. Para além de que estás ali a revelar um vício de fotógrafo que faz muitos retratos, que é usar uma abertura grande (para quê?).  ^_^  

Obrigado pelo comentário. Tens alguns exemplos do estilo de imagem que achas que se ajustava melhor? Eu acho que cada pessoa tem uma maneira de ver e de fotografar. O meu se calhar é mais postalito, mas é assim que vejo. Mas gostava de ter outras ideias de como abordar algo assim. 

Partilhar Post #14 ruicarv79

ruicarv79

• Membro

Publicado 14 Julho 2020 - 20:49

Obrigado pelo comentário. Tens alguns exemplos do estilo de imagem que achas que se ajustava melhor? Eu acho que cada pessoa tem uma maneira de ver e de fotografar. O meu se calhar é mais postalito, mas é assim que vejo. Mas gostava de ter outras ideias de como abordar algo assim. 

Ajustar melhor a quê? Cada um terá a sua maneira de ver as coisas e cada um saberá aquilo que estimula os seus sentidos. Posso-te dar alguns exemplos, sempre injustos claro, de alguns "mestres" que fotografaram em Marrocos ao longo dos anos. QAulquer uma destas imagens é um hino aos meus sentidos (e acho que aos sentidos de qualquer pessoa...).

JtdkUBL.jpg

tuc8Ibs.jpg

Gdqqpc0.jpg

dcZZXt2.jpg

1bjDHI1.jpg

Estas abordagens mostram bem o que é a conjugação de elementos que nem sempre imediatamente vemos. E é isso que torna a visão e a fotografia destes senhores tão extraordinária e estimulante.

Normalmente a nossa visão/mente já está treinada para ver o tal "postal" e é disso que depois vamos à procura. E é, por isso, necessário fazer um exercício, nada fácil claro, de tentar ter um olhar diferente mas, ao mesmo tempo, tão ou melhor do que o olhar do postal...

Nada fácil, eu sei.

IT Partilhar Post #15 deim

deim

• Membro
    • Não é o equipamento...

Publicado 14 Julho 2020 - 21:03

Interessante. Obrigado pela partilha.

Partilhar Post #16 Eyes2eyes

Eyes2eyes

• Membro
  • Registo: 15/12/2017
    • Local: Guimarães

Publicado 14 Julho 2020 - 21:26

Vou meter os meus 5 cêntimos.

O trabalho dos mestres pode ter outros objectivos, como por exemplo fazer dinheiro (que inesperado!) e nesses casos são usados vários métodos e abordagens diferentes de um "turista com a câmara" 

Por exemplo, eu acredito que algumas das imagens que foram publicados pelo @ruicarv79 foram "posed". Não estou dizer que é mau, mas acho que perde um pouco de toque pessoal da fotografia da rua e aquela sensação da historia por detrás das fotografias. 

Ao meu ver mais vale ter imagens que digam algo a mim, mesmo sendo fracas do que ter imagens que despertam ideias nas mentes dos outros, mas que no fundo não têm nada por detrás. Se calhar por isso nunca vou ser mestre xD

IT Partilhar Post #17 deim

deim

• Membro
    • Não é o equipamento...

Publicado 14 Julho 2020 - 22:04

É uma questão interessante. Será que é melhor ter uma fotografia icónica ou autêntica? E até que ponto é que certos ícones não perpetuam estereótipos de lugares, que quando visitados não são nada do que era esperado.

Partilhar Post #18 ruicarv79

ruicarv79

• Membro

Publicado 14 Julho 2020 - 22:06

Vou meter os meus 5 cêntimos.

O trabalho dos mestres pode ter outros objectivos, como por exemplo fazer dinheiro (que inesperado!) e nesses casos são usados vários métodos e abordagens diferentes de um "turista com a câmara"

Por exemplo, eu acredito que algumas das imagens que foram publicados pelo @ruicarv79 foram "posed". Não estou dizer que é mau, mas acho que perde um pouco de toque pessoal da fotografia da rua e aquela sensação da historia por detrás das fotografias.

Ao meu ver mais vale ter imagens que digam algo a mim, mesmo sendo fracas do que ter imagens que despertam ideias nas mentes dos outros, mas que no fundo não têm nada por detrás. Se calhar por isso nunca vou ser mestre xD

A questão da "validade" de uma foto encenada é, por si só, um debate. Mas eu não tenho essa percepção em relação às fotos que partilhei. E esta minha percepção só é reforçada por saber da forte cultura e deontologia que reina no seio da agência Magnum, de onde fui buscar estes exemplos.
E, claro, fotografa aquilo que te diga alguma coisa, longe de mim sugerir outra coisa. Só não concordo que estas imagens não têm nada por detrás.

Enviado do meu SM-G975F através do Tapatalk

Partilhar Post #19 Eyes2eyes

Eyes2eyes

• Membro
  • Registo: 15/12/2017
    • Local: Guimarães

Publicado 14 Julho 2020 - 22:31

Compreendo o seu ponto de vista mas ao meu ver a imagem só tem algo por detrás quando aparece numa serie, ai acredito que seja possível apanhar a mensagem. Claro que nem todos os géneros da fotografia precisam de ter "objectivo" ou "ideia por detrás" etc. (sem ironia, as vezes só valorizamos a parte visual).

Eu pessoalmente desconheço imagens que partilhou, dai o único valor que elas trazem para mim é meramente visual , são bonitas vá. Mas pouco mais. 

Para melhor demonstrar o meu ponto de vista, as imagens que autor do tópico partilhou contam uma historia de uma viagem, vemos transporte, vemos alguém a ficar impressionado com as cores e pessoas, vemos mudança dos cenários. Enquanto as imagens dos mestres do Magnum (novamente não sei se é da mesma pessoa ou se fazem parte da serie apenas focam-se na parte estética.

Claro a composição é muito boa la, as cores são espectaculares, mas não consigo perder a sensação que houve um fotografo atrás da camara a gritar "olha, agora para ai e baixa a cabeça". 

Editado por Eyes2eyes, 14 Julho 2020 - 22:33 .

Partilhar Post #20 nbplopes

nbplopes

• Membro

Publicado 15 Julho 2020 - 07:45

Após inúmeros debates cheguei á conclusão que a apreciação de uma peça fotográfica por comparação com outras de outros autores durante uma troca de impressões sobre ume peça nunca dá bom resultado. Pode ser injusto para todos os autores e normalmente o autor do objecto em apreciação sente-se injustiçado porque lhe estão a impor uma "lente", uma forma de ver, para chegar á qualidade. E isso pode ser muito redutor.

A busca de inspiração é algo muito pessoal.

@Deim,

Não estava a pensar as coisas em termos de clichê. Um tipo com chapéu ... etc etc. Gosto mais da segunda com as pessoas na carrinha verde por exemplo.

Serendipity. 

EDIT: Se um fotógrafo chega á conclusão que transmite melhor a sua experiência orquestrando a cena, não vejo qualquer mal nisso. Como não vejo mal o não encenar. O que interessa é o que o "texto" desperta a par de se manter verdadeiro com a sua arte e o leitor. Na pintura a encenação é algo perfeitamente normal, mas há quem encene e quem encene, quem pinte e quem pinte. O mesmo acontece na fotografia.

Portanto encenação ou não encenação como elemento de apreciação de ser ou não ser genuíno é uma falsa questão. Até porque a encenação começa logo pela escolha do recorte da lente, passa pelo enquadramento ... 

Editado por nbplopes, 15 Julho 2020 - 08:18 .