Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Manter a chama acesa

• Por favor inicie sessão para responder
67 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #21 ruicarv79

ruicarv79

• Membro
  • Registo: 04/02/2011
    • Local: Porto

Publicado 20 Julho 2020 - 16:17

acho interessante a opção de colocar um terceiro elemento (o senhor do lado direito) mas neste caso ele não está a acrescentar mais nada à foto, é uma camada que, neste caso, não considero particularmente necessária.. parece-me que, pelo que vejo, a situação por si seria suficiente para fazer a foto, mas talvez com um enquadramento mais do teu lado esquerdo. Seria uma situação a insistir, a continuar a fotografar, sem qualquer vergonha que a situação por si é cómica e não é desrespeitosa para as pessoas em questão :)

Concordo. Aquele terceiro elemento não acrescenta nada de especial infelizmente. Apenas estava lá e achei que acabava por equilibrar, do ponto de vista da composição, a foto.

Anúncios

IT Partilhar Post #22 ruicarv79

ruicarv79

• Membro

Publicado 20 Julho 2020 - 16:20

verdade, esta também não está lá, mas tem uma vantagem... é que conheces o sítio e sempre podes lá voltar. procurar outra luz e esperar mais vezes, até conseguires o que pretendes. a vantagem deste cenário e desta situação é que desde que hajam lá pessoas, ela vai-se repetir ad eternum :)

No fim, bons exercícios, é verdade que (como foi também discutido no tópico de marrocos)mais tempo é necessário e muitas vezes não há esse tempo, pelo que a continuação é sempre um ponto importante. Podes experimentar, se for possível e não querendo meter-me demasiado na tua vida pessoal, combinares com a tua companheira e em função da vossa vida, tirar uma tarde ou uma manhã, semana sim semana não (por exemplo) para teres tempo para ti e para fotografares :)

Pois.  ^_^  Essa é a parte em que tenho de confessar que começo a ter menos paciência. Mas tenho noção de que a paciÊncia e a perserverança são fundamentais para se conseguir bons resultados.

Muito obrigado pelo teu feedback, mesmo.  :th_up:

Partilhar Post #23 Pentaxian

Pentaxian

• Em Validação
  • Registo: 15/06/2018
    • Local: Dubrovnik

Publicado 20 Julho 2020 - 19:21

há aqui a natural ligação cromática, que apesar de ser uma mais valia, não faz a foto por si só, que eleve mais a foto, como tu próprio reconheces desde início.

edit: não faltam necessariamente mais camada, que há profundidade suficiente, fala é um elemento que destaque e que faça sentido ao cenário.

já que esta foi aqui também colocada, pessoalmente ocnsidero esta fotografia mazinha... má fotometria (repara nos brancos estourados), mau enquadramento (demasiados elementos mal organizados, cortes desnecessários e injustificados) e o tema per si também não é particularmente relevante..

acho interessante a opção de colocar um terceiro elemento (o senhor do lado direito) mas neste caso ele não está a acrescentar mais nada à foto, é uma camada que, neste caso, não considero particularmente necessária.. parece-me que, pelo que vejo, a situação por si seria suficiente para fazer a foto, mas talvez com um enquadramento mais do teu lado esquerdo. Seria uma situação a insistir, a continuar a fotografar, sem qualquer vergonha que a situação por si é cómica e não é desrespeitosa para as pessoas em questão :)

verdade, esta também não está lá, mas tem uma vantagem... é que conheces o sítio e sempre podes lá voltar. procurar outra luz e esperar mais vezes, até conseguires o que pretendes. a vantagem deste cenário e desta situação é que desde que hajam lá pessoas, ela vai-se repetir ad eternum :)

No fim, bons exercícios, é verdade que (como foi também discutido no tópico de marrocos)mais tempo é necessário e muitas vezes não há esse tempo, pelo que a continuação é sempre um ponto importante. Podes experimentar, se for possível e não querendo meter-me demasiado na tua vida pessoal, combinares com a tua companheira e em função da vossa vida, tirar uma tarde ou uma manhã, semana sim semana não (por exemplo) para teres tempo para ti e para fotografares :)

Tinha jurado não mais voltar a colocar aqui o que quer que seja ou responder em tópicos deste fórum. Contudo a curiosidade - defeito muito humano, convenhamos - fez-me vir aqui ler este post do pdro e veio-me a vontade de pôr mesmo um ponto final neste tópico (e neste fórum). pdro, sejas lá tu quem fores, fica desde já ciente que eu não vim aqui criticar a fotografia inicial deste tópico do ruicarv79, embora não fosse difícil dizer que aquilo que ele mostrou aqui era medíocre para não dizer pior. Vim, erradamente o reconheço, dar um apoio ao ricarv79 que, aparentemente, queria ressuscitar o fórum. Enganei-me. E, pior, publiquei neste mesmo fórum algumas fotos, também elas sem pretensões, para ajudar a esse ressuscitar. Pois fui logo investido por um daqueles "profissionais" dos casamentos e dos baptizados que não deve gostar nada de mim - embora eu nunca tenha sido cliente dele, cruzes canhoto. Como reagi vieram logo outros, os Bolinhas deste fórum, todos muito amiguinhos uns dos outros mesmo que se não conheçam em carne e osso, dar-me porrada. Só deverias faltar tu, pdro.

Fica descansado que eu aceito o que disseste da minha foto feita "à la sauvette" na Londres de 2009 com uma pequena compacta de bolso, mas isso tu não sabes. Está mázinha, está. Mas, mesmo assim mázinha, diz-nos a todos - pelo menos aqueles que sabem ver - mais alguma coisa do que aquela foto do ruicarv79, da porta de um estacionamento sem elemento algum com interesse, nem mesmo aquela viatura desfocada em 1º plano. Aquilo é que não é nada, mesmo nada do ponto de vista fotográfico porque não nos conta história alguma, não nos mostra episódio algum e não tem qualquer valor estético. É um snapshot de alguém que está à espera de algo que não acontece. A minha foto, por muito má que seja, por muito má que esteja a fotometria, conta-nos algo, mostra-nos a relação de um ser humano com o seu cão. É uma banal fotografia de rua mas é uma fotografia de rua, ao contrário da do ruicarv79 que nem é uma fotografia de arquitectura nem é uma fotografia de rua nem, no fundo, é alguma coisa que preste. E, contudo, eu não lhe disse nada disto que estou a dizer agora.

O post já vai longo e espero que o leias até ao fim e que medites, não tanto naquilo que à primeira vista pode parecer uma defesa - mas eu não me estou a defender de nada e muito menos como fotógrafo me comparo com o ruicarv79, senão há muito que teria deixado de fotografar - mas sobretudo nas atitudes que vocês, os Bolinhas como vos chamo, têm aqui neste fórum. A vossa intolerância, a vossa agressividade e a vossa incapacidade de aceitar os outros levará inexoravelmente à extinção do Fórum.

Mas isso já nem me irá aquecer ou arrefecer.

Fica bem.

Partilhar Post #24 miguelbarroso

miguelbarroso

• Membro
  • Registo: 02/09/2008
    • Local: Lx
    • A pedalar se vai ao longe

Publicado 20 Julho 2020 - 23:25

Pentaxian... o teu problema nunca foi o conteúdo (ou seja, a qualidade das fotos - ou falta dela). O teu problema foi sempre na forma, na maneira como comunicas com os outros. Baralhando e voltando a dar, deixo-te aqui duas dicas para refletires. Já és bem crescido e como sou mais novo, longe de mim dar conselhos. Mas pensa nisto:

• o modo agressivo (para não falar mal educado) com que escreves para os outros;
  • a incapacidade de aceitar críticas, quem nem um puto no liceu "ai, ai, escolheram-no para a equipa da bola e a mim não, e logo eu que jogo melhor do que ele".

Tens outro problema, mas no meu entender bem menor do que estes dois que enumerei. Digo menor pois a ignorância per se não me ofende. Mais uma vez, ofende apenas quando a tentas esfregar na cara dos teus interlocutores, cruzada com os dois problemas que enumerei. Assim um pouco em jeito de Dunning-Kruger. Não entendes composição, jogos de cor, intenções. Mas podes sempre aprender e facilmente superar este problema. Já os outros dois, esses tens de os assumir e fazer um esforço interior para mudar.

Considero a fotografia do Rui que deu origem a este post relativamente fraca. Mas entendo a intenção, consigo perceber o que está ali, e é por isso que a fotografia de rua é tão difícil. Eu confesso que tenho imenso "medo" de a fazer... Vou tentando, mas sem grande sucesso. 99% da fotografia de rua que se vê por aí é fraca. Muitas simplesmente não estão "lá", ou seja, nem sequer são fotografias de rua, são fotografias tiradas na rua, que é algo completamente diferente. Outras são como a do Rui, percebe-se a intenção, mas não conseguem chegar a ser boas. Mas quando as coisas resultam, nos tais 1%, então acontece magia. Pensa nisto.

Partilhar Post #25 pdro

pdro

• Membro
  • Registo: 23/08/2012

Publicado 21 Julho 2020 - 11:53

Tinha jurado não mais voltar a colocar aqui o que quer que seja ou responder em tópicos deste fórum. Contudo a curiosidade - defeito muito humano, convenhamos - fez-me vir aqui ler este post do pdro e veio-me a vontade de pôr mesmo um ponto final neste tópico (e neste fórum). pdro, sejas lá tu quem fores, fica desde já ciente que eu não vim aqui criticar a fotografia inicial deste tópico do ruicarv79, embora não fosse difícil dizer que aquilo que ele mostrou aqui era medíocre para não dizer pior. Vim, erradamente o reconheço, dar um apoio ao ricarv79 que, aparentemente, queria ressuscitar o fórum. Enganei-me. E, pior, publiquei neste mesmo fórum algumas fotos, também elas sem pretensões, para ajudar a esse ressuscitar. Pois fui logo investido por um daqueles "profissionais" dos casamentos e dos baptizados que não deve gostar nada de mim - embora eu nunca tenha sido cliente dele, cruzes canhoto. Como reagi vieram logo outros, os Bolinhas deste fórum, todos muito amiguinhos uns dos outros mesmo que se não conheçam em carne e osso, dar-me porrada. Só deverias faltar tu, pdro.

Fica descansado que eu aceito o que disseste da minha foto feita "à la sauvette" na Londres de 2009 com uma pequena compacta de bolso, mas isso tu não sabes. Está mázinha, está. Mas, mesmo assim mázinha, diz-nos a todos - pelo menos aqueles que sabem ver - mais alguma coisa do que aquela foto do ruicarv79, da porta de um estacionamento sem elemento algum com interesse, nem mesmo aquela viatura desfocada em 1º plano. Aquilo é que não é nada, mesmo nada do ponto de vista fotográfico porque não nos conta história alguma, não nos mostra episódio algum e não tem qualquer valor estético. É um snapshot de alguém que está à espera de algo que não acontece. A minha foto, por muito má que seja, por muito má que esteja a fotometria, conta-nos algo, mostra-nos a relação de um ser humano com o seu cão. É uma banal fotografia de rua mas é uma fotografia de rua, ao contrário da do ruicarv79 que nem é uma fotografia de arquitectura nem é uma fotografia de rua nem, no fundo, é alguma coisa que preste. E, contudo, eu não lhe disse nada disto que estou a dizer agora.

O post já vai longo e espero que o leias até ao fim e que medites, não tanto naquilo que à primeira vista pode parecer uma defesa - mas eu não me estou a defender de nada e muito menos como fotógrafo me comparo com o ruicarv79, senão há muito que teria deixado de fotografar - mas sobretudo nas atitudes que vocês, os Bolinhas como vos chamo, têm aqui neste fórum. A vossa intolerância, a vossa agressividade e a vossa incapacidade de aceitar os outros levará inexoravelmente à extinção do Fórum.

Mas isso já nem me irá aquecer ou arrefecer.

Fica bem.

escrevi algumas coisas e que nem sei porquê, não foram enviadas.. de qualquer forma, resumirei o que disse: interessa-me pouco as considerações pessoais e ideias que teces sobre a minha pessoa, pelo que nem me vou dar ao trabalho de alimentar essa parte da conversa. mais ainda, muitas vezes hesito em responder-te e a tópicos teus, que é fácil cair no azedume e perder o rasto do que realmente interessa - e esta resposta, mais uma vez, cai nessa "esparrela". mais ainda, a partir do momento em que é colocada uma fotografia num tópico (seja para ajudar ou que motivo for) ela pode ser alvo de comentários, é algo com o qual nos temos que sujeitar quando expomos algo. Talvez tenha sido errado fazê-lo, mas como há exposição assumo que possa haver resposta. Quanto ao restante, ao que se passou anteriormente, não acompanhei pelo que não tenho nem comentários a fazer nem nada a haver com o assunto.

resumindo e concluindo apenas vou responder ao sublinhado. é muito mais interessante a ideia de estar "à espera de algo que não se vê".  muito mais interessante quando uma fotografia nos mostra mais para além do que vemos no imediato, que nos faz extrapolar para fora dela, que nos cria alguma tensão, curiosidade e, acima de tudo que nos coloca questões. Tudo isto nos leva à oposição da forma como definiste tua fotografia, que em termos de tema é desinteressante, não cria expectativa, não nos faz sair para além da foto, cujo o tema se esgota imediatamente na forma como é vista: um homem e um cão. Ainda por cima, a fotometria é má, independentemente do instrumento usado (isso não pode ser desculpa, uma fotometria errada é uma fotometria errada). Na fotografia a luz é essencial, ao ponto de poder arruinar uma foto potencialmente boa.

Dito isto, não sendo este post longo, espero que reflictas no que disse, que resumo aqui novamente: a Fotografia, hoje, já não se resume à ideia de uma fotografia conta uma história. Já não se pensa a fotografia nestes moldes. Hoje, é muito mais interessante uma fotografia (ou um conjunto de fotografias) que nos cria tensão, que nos faz levantar questões e que nos fazer querer saber mais do que uma imediata, que se esgota logo na observação.

IT Partilhar Post #26 ruicarv79

ruicarv79

• Membro

Publicado 22 Julho 2020 - 13:43

Mais duas imagens, de hoje de manhã. Mais duas fotos aquém. Se calhar é melhor mudar o título para "o diário dos falhanços"  ^_^

86yzimU.jpg

yPumplD.jpg

Na minha opinião, a primeira até nem tem uma má composição, mas o assunto não tem força suficiente.

A segunda tem algum desequilíbrio na composição. Ainda esperei algum tempo para ver se obtinha mais silhuetas e, acima de tudo, distribuídas de forma mais harmoniosa no frame, mas não consegui. Apesar de tudo, gosto da silhueta do meio. E silhuetas é sempre aquela fórmula que resulta de alguma forma, embora de forma muito incipiente, parece-me.

Partilhar Post #27 Pentaxian

Pentaxian

• Em Validação

Publicado 22 Julho 2020 - 18:03

Mais duas imagens, de hoje de manhã. Mais duas fotos aquém. Se calhar é melhor mudar o título para "o diário dos falhanços"  ^_^

https://i.imgur.com/86yzimU.jpg...

https://i.imgur.com/yPumplD.jpg...

Na minha opinião, a primeira até nem tem uma má composição, mas o assunto não tem força suficiente.

A segunda tem algum desequilíbrio na composição. Ainda esperei algum tempo para ver se obtinha mais silhuetas e, acima de tudo, distribuídas de forma mais harmoniosa no frame, mas não consegui. Apesar de tudo, gosto da silhueta do meio. E silhuetas é sempre aquela fórmula que resulta de alguma forma, embora de forma muito incipiente, parece-me.

Ai, devo pedir-vos já desculpas! Nem mais. pdro, miguelbarroso, ruicarv79 e mais outros, as minhas mais sinceras desculpas. Só após ter tido o privilégio de ver aqui estas duas fotografias - fotografias não, obras primas, sim - do Rui Carvalho, nascido com toda a certeza em 1979 - é que eu percebi finalmente quão ignorante sou, quão burro sou por não entender nada sobre estética, composição e, principalmente , pdro, principalmente sobre fotometria. Só o percebi depois de ter visto, melhor dizendo, depois de ter examinado com todo o respeito, toda a veneração esta última obra prima do nosso grande Mestre Rui Carvalho, colheita de 1979, se assim posso dizer sem lhe faltar ao devido respeito e com a devida vénia, está claro. Esta última imagem do grande fotógrafo Rui Carvalho de 1979 merece ser cuidadosamente salvaguardada, impressa em grande formato - porventura em A1 - e exposta no Museu Nacional de Arte Moderna (isso existe?)

Não pensem que estou a ser irónico, isso não! Depois de ver estas duas últimas imagens do grande Mestre Rui Carvalho, nascido em 1979, fiquei absolutamente esclarecido e rendido, desde já o digo, à sua grande capacidade de criar tesão - perdão, tensão - nas fotos que nos mostra aqui. Não é assim, pdro? 

Perdoará, pdro, eu não ter captado desde logo o que me tentaram tão generosamente ensinar. Foi só depois de ver, de observar  e de estudar este portento do Mestre Rui Carvalho de 1979 que fui capaz de me libertar dos conceitos arcaicos que me tolhiam a visão.

Muito obrigado, Rui Carvalho de 1979 por me ter mostrado o caminho, a luz, enfim o mantra da verdadeira fotografia de rua, ou melhor, da verdadeira "street photo" God bless you.

Editado por Pentaxian, 22 Julho 2020 - 18:05 .

Partilhar Post #28 zyThuM

zyThuM

• Membro
  • Registo: 10/12/2016

Publicado 23 Julho 2020 - 10:46

https://i.imgur.com/86yzimU.jpg...

https://i.imgur.com/yPumplD.jpg...

Estas fotos merecem estar não só no Museu Nacional de Arte Moderna, mas talvez mesmo no MOMA em Nova Iorque.  :lol:

Agora a sério, mais uns registos, esboços de fotografias, tentativas. Dá para perceber o que andavas à procura, mas que não conseguiste encontrar. Continua a procurar e a partilhar as tuas descobertas.

Partilhar Post #29 pdro

pdro

• Membro
  • Registo: 23/08/2012

Publicado 23 Julho 2020 - 11:00

Agora a sério, mais uns registos, esboços de fotografias, tentativas. Dá para perceber o que andavas à procura, mas que não conseguiste encontrar. Continua a procurar e a partilhar as tuas descobertas.

também é um bocadinho por aqui que me situo. acho que o enquadramento da 1ª ficou demasiado fechado (embora se perceba porquê) e a acção totalmente manhosa. na próxima sorri, mostra que estás a falar, se for preciso pergunta, conversa e tira mais umas. depois podes mostrar e tal e segues a tua vida :)

IT Partilhar Post #30 ruicarv79

ruicarv79

• Membro

Publicado 23 Julho 2020 - 17:39

Uma de há minutos.

Menos elaboração na composição e mais no momento.

RIGcy4s.jpg

E um "remake". Um pouco melhor, mas ainda bastante aquém (irrita-me aquele saco perdido, mas paciência). Tinha de perder muuuuito tempo ali. Não deu.

DejE1vL.jpg

Partilhar Post #31 nbplopes

nbplopes

• Membro
  • Registo: 12/07/2012

Publicado 25 Julho 2020 - 10:09

Oi Rui,

Neste último cenário, se possível tentaria encontrar a expressão tendo pessoas do lado de cá e do lado de lá dos pilares. Apenas ume sugestão. Podes demorar meses até encontrar isso.

Também tenho estado numa fase com falta de apetite de ir ao encontro das pessoas, Fica aqui uma em que esse encontro não se deu..

093-B7-D85-EAC3-4-B7-A-A263-31-D3052-B2-

Editado por nbplopes, 25 Julho 2020 - 14:29 .

Partilhar Post #32 Eyes2eyes

Eyes2eyes

• Membro
  • Registo: 15/12/2017
    • Local: Guimarães

Publicado 25 Julho 2020 - 13:25

@ruicarv79

A do senhor a apanhar sol esta engraçada, pessoalmente eu dedicava mais tempo a edição, mas esta fixe!

Em relação as anteriores, sugiro evitar inclusão das marcas nas fotografias. Há algumas que resultam bem mas é muito raro.

@nbplopes

Está muito fixe, ao inicio parece algo banal mas ao ver a imagem toda fico confuso e acho que algo irreal esta acontecer. Muito engraçado! 

Editado por Eyes2eyes, 25 Julho 2020 - 13:26 .

Partilhar Post #33 Eyes2eyes

Eyes2eyes

• Membro

Publicado 25 Julho 2020 - 13:57

Por amor de Deus, como se faz upload de uma imagem pelo imbBB? 

Partilhar Post #34 nbplopes

nbplopes

• Membro
  • Registo: 12/07/2012

Publicado 25 Julho 2020 - 14:28

Por amor de Deus, como se faz upload de uma imagem pelo imbBB? 

No site, depois do upload podes escolher BBCode. Copia e cola aqui.

Partilhar Post #35 Eyes2eyes

Eyes2eyes

• Membro

Publicado 25 Julho 2020 - 14:31

Obrigado @nbplopes! Estava a ser complicado, também queria contribuir para o tópico:

untitled-05972.jpg 

IT Partilhar Post #36 ruicarv79

ruicarv79

• Membro

Publicado 01 Agosto 2020 - 22:45

Oi Rui,

Neste último cenário, se possível tentaria encontrar a expressão tendo pessoas do lado de cá e do lado de lá dos pilares. Apenas ume sugestão. Podes demorar meses até encontrar isso.

Também tenho estado numa fase com falta de apetite de ir ao encontro das pessoas, Fica aqui uma em que esse encontro não se deu..

https://i.ibb.co/f402T8K/093-B7-D85-EAC3...

Lopes, esta tua foto parece-me que está uns furos acima das que apresentei até agora. Pode não ser uma das tuas melhores fotos, mas tem muito mais ingredientes conjugados do que as minhas fotos. Gostei muito da forma como aproveitaste o espelho, e a composição está lá.  :th_up:

IT Partilhar Post #37 ruicarv79

ruicarv79

• Membro

Publicado 01 Agosto 2020 - 22:46

Obrigado @nbplopes! Estava a ser complicado, também queria contribuir para o tópico:

https://i.ibb.co/N2dRqp6/untitled-05972....

Gostei do momento. E gosto do facto de haver uma certa ligação entre as duas personagens através da cor azul.

IT Partilhar Post #38 ruicarv79

ruicarv79

• Membro

Publicado 01 Agosto 2020 - 22:50

Obrigado a todos que estão a participar positivamente neste tópico. Não se coímbam de colocar aqui as vossas fotos e os vossos comentários. Quem vem por bem é sempre bem-vindo.  :th_up:

Hoje voltei a fotografar.

Partilho convosco aquilo que me saiu.

L9YdQgO.jpg

gvJhf2b.jpg

QtyTbqo.jpg

Partilhar Post #39 Pentaxian

Pentaxian

• Em Validação

Publicado 02 Agosto 2020 - 12:29

Obrigado a todos que estão a participar positivamente neste tópico. Não se coímbam de colocar aqui as vossas fotos e os vossos comentários. Quem vem por bem é sempre bem-vindo.  :th_up:

Hoje voltei a fotografar.

Partilho convosco aquilo que me saiu.

https://i.imgur.com/L9YdQgO.jpg...

https://i.imgur.com/gvJhf2b.jpg...

https://i.imgur.com/QtyTbqo.jpg...

Aqui estou eu, de boa-fé e com sentimentos positivos. Dito isto vamos ao que interessa:

A primeira imagem é...um horror! Revela, desculparás mas é o que sinto - um voyeurismo insuportável. Eticamente é o exemplo acabado daquilo que se não deve fazer e muito menos mostrar neste género de fotografia. Nem interessa aqui analisar a qualidade técnica da foto - que, por acaso, também é má - mas outrossim a intenção do fotógrafo. E essa é para esquecer. Aconselho-te muito sinceramente a apagar a foto e eu também virei aqui apagar este meu comentário.

A segunda imagem, do ponto de vista da composição, não está nada má. Gosto.

A terceira é um daqueles contra-luz que à partida nada nos diz mas que visto com mais atenção tem algum interesse. Não sei se me soube explicar.

Em resumo: apaga já a primeira para não te envergonhares e deixa as outras duas para os outros users comentarem. Como vês vim aqui de boa-fé e com um espírito de contribuição bastante positivo. Atitude que eu teria apreciado muito da tua parte na altura devida. Tem um resto de bom fim de semana.

Partilhar Post #40 Pentaxian

Pentaxian

• Em Validação

Publicado 04 Agosto 2020 - 20:37

Como deves ter reparado mais ninguém ligou peva às tuas fotos. Ou porque no fundo me dão razão, em particular quanto à primeira, e lhes falta aquilo que tu sabes para o dizerem, ou porque se estão positivamente borrifando para o que os outros users aqui colocam. Assim, desfruta e partilha e está tudo bem.