Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Antigamente fotografava com película II

• Por favor inicie sessão para responder
21 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 Pentaxian

Pentaxian

• Membro
  • Registo: 15/06/2018
    • Local: Dubrovnik

Publicado 19 Maio 2020 - 22:16

Mais uma dos anos 70 do século passado:

49913603138_32a6842a42_k.jpgmulheres copy by Manoel Oliveira, no Flickr

Anúncios

Partilhar Post #2 MJsilva

MJsilva

• Membro
  • Registo: 24/11/2018
    • Local: Póvoa de Varzim

Publicado 20 Maio 2020 - 07:45

Esta fotografia é na sequência da outra,nesta noto nas pessoas algum receio/preocupação,deve provavelmente ter sido capturada momentos antes da outra talvez....

Quanto à parte estética, esta já parece que foi 'misturado um bocado de preto no cinza 50% na pintura' :)

IT Partilhar Post #3 Pentaxian

Pentaxian

• Membro

Publicado 20 Maio 2020 - 13:13

Esta fotografia é na sequência da outra,nesta noto nas pessoas algum receio/preocupação,deve provavelmente ter sido capturada momentos antes da outra talvez....

Quanto à parte estética, esta já parece que foi 'misturado um bocado de preto no cinza 50% na pintura' :)

Marco, isto resultou de uma digitalização manhosa feita há muito tempo atrás. A edição foi a possível. Se visses a foto impressa em papel fotográfico da época, embra já um tudo ou nada amarelecido, ias gostar mais. Abraço e obrigado pelo teu cuidado de vires comentar e criticar que é aquilo que se deve fazer aqui sem receios. 

Partilhar Post #4 MJsilva

MJsilva

• Membro

Publicado 20 Maio 2020 - 13:25

Esqueci-me de referir, esta edição/digitalização , manhosa ou não, está, aos meus olhos, muito melhor que a outra capturada no mesmo dia/momento, até acho que deveriam estar as duas no mesmo tópico para maior facilidade de avaliação, sem necessidade de andar a saltar de tópico em tópico.

Abraço.

IT Partilhar Post #5 Pentaxian

Pentaxian

• Membro

Publicado 20 Maio 2020 - 15:20

Então aqui vai a outra com um pequeno toque de edição:

49916390026_cd4c64a65e_k.jpgmanif75 2 by Manoel Oliveira, no Flickr

Partilhar Post #6 MJsilva

MJsilva

• Membro

Publicado 20 Maio 2020 - 15:29

Já está visualmente mais impactante,com mais "volume" e contraste,agora não sei se em termos de leitura da imagem para fazer passar a mensagem, se esta versão é melhor ou não,não sei.

Abraço.

Partilhar Post #7 iMarco

iMarco

• Membro
  • Vencedor do mês +
  • Registo: 12/09/2014
    • Local: Viseu

Publicado 20 Maio 2020 - 20:49

https://live.staticflickr.com/65535/4991...manif75 2 by Manoel Oliveira, no Flickr

A avaliar pelo punho direito erguido, presumo que fosse algum comício do PC ou então algum movimento sindical.

Esses tempos eram bravos, e impróprios para cardíacos. Quando, afinal, lutar por ideais, ainda fazia sentido!

É partilhares...estas vale bem a pena ver.

Obrigado !

Partilhar Post #8 luísmiguel

luísmiguel

• Membro
  • Registo: 27/01/2008
    • “The only photographer you should compare yourself to is the one you used to be.”

Publicado 21 Maio 2020 - 13:37

A foto da senhora tb está porreira principalmente pela expressão.

Como diz o MJsilva, ficava bem no mesmo tópico da outra da mesma manifestação.

Na edição, e esta é a minha opiniao que vale o que vale, eu prefiro sinceramente olhar para a foto "original", e ao contrário do que vê o MJsilva, com esta edição, como tem mais contraste e como nas áreas de sombra se perdeu informação, eu vejo que a consequência foi precisamente a perda de volume.
Resumindo, na 1ª aos meus olhos há aquele feeling do filme... Mas na edição penso que se perdeu.

Acredito que no papel esteja algo de "intermédio" entre estas 2 versões🤔

👍

Partilhar Post #9 MJsilva

MJsilva

• Membro

Publicado 21 Maio 2020 - 16:57

@luismiguel, eu acho que se tem mais contraste, inevitavelmente tem mais volume que reforça 'os punhos cerrados' das pessoas mas, consequentemente, neste caso em particular,perdes as sombras, e fica uma imagem 'incorrecta'para o histograma, mas não para os meus olhos, isto na parte estética da imagem,que é a que soa melhor para mim, agora como referi, como foto da época e para leitura da imagem talvez seja melhor a primeira versão mais 'cinza', não sei....

Editado por MJsilva, 21 Maio 2020 - 16:58 .

IT Partilhar Post #10 Pentaxian

Pentaxian

• Membro

Publicado 21 Maio 2020 - 18:39

Muito obrigado a todos. Pessoalmente gosto mais da primeira versão da foto da manifestação - já agora era um comício do PCP e tenho aqui umas fotos do Cunhal que colocarei se o desejarem. Mas é sempre bom comparar formas de editar. O ideal seria agarrar no negativo e no ampliador e fazer uma nova foto química mas isso, embora possível, já não é para mim. O meu Durst foi para o meu sobrinho e nem sei se ainda existe, teria de refazer aqui na minha casa uma câmara escura, comprar tinas e produtos, tudo uma despesa e uma trapalhada. Digitalizar de novo o negativo? Sim, mas cadê o scanner em condições para o fazer? Assim rrestam-me estes pobres ficheiros jpeg de há mais de 15 anos, feitos num scanner da Epson que já cá não mora. Abraços. 

Partilhar Post #11 luísmiguel

luísmiguel

• Membro
    • “The only photographer you should compare yourself to is the one you used to be.”

Publicado 21 Maio 2020 - 22:32

@luismiguel, eu acho que se tem mais contraste, inevitavelmente tem mais volume que reforça 'os punhos cerrados' das pessoas mas, consequentemente, neste caso em particular,perdes as sombras, e fica uma imagem 'incorrecta'para o histograma, mas não para os meus olhos, isto na parte estética da imagem,que é a que soa melhor para mim, agora como referi, como foto da época e para leitura da imagem talvez seja melhor a primeira versão mais 'cinza', não sei....

Eu não acho que a foto editada esteja mal, acho que devido ao contraste acrescido resultaram dois aspetos positivos, a foto ganhou nitidez perceptível e a "carga dramática" foi de certa maneira acentuada .
Apenas discordo que devido a estar mais contrastada a foto tenha ganho volume, e em relação a isso como disse, é a minha opiniao, que é diferente da tua, provavelmente apenas porque a tua definição/percepção do que é Volume pode ser diferente da minha.
Tu dizes que + contraste e - informação nas sombras dão inevitavelmente mais volume.
Eu não vejo isso dessa forma, ou pelo menos de forma tão linear e não nesta foto.
Para mim o que acentua a percepção de volume é precisamente a diversidade tonal que há na transição das zonas de luz para as zonas de sombra, coisa que se perdeu precisamente com o aumento do contraste.

Talvez para exemplificar melhor o que quero dizer:
Em qual destas fotos consegues perceber mais volume? 4edc32720d04b3c7399e7148b9221159.jpgda50ed84d10fb8bd57fec1bec7acc574.jpg

Enviado do meu EML-L09 através do Tapatalk

Partilhar Post #12 MJsilva

MJsilva

• Membro

Publicado 22 Maio 2020 - 06:56

Viva @uísmiguel,sim, nós todos temos visões e maneiras diferentes de interpretar as coisas, não se pode dizer que alguem esta certo e o outro está errado, na fotografia não é assim,assim que me lembro a única coisa que é 'certa' ou 'errada' é o horizonte alinhado, se estiver de 'nível' está alinhado, se estiver a gota do nível descaída mais para um lado já não está alinhado, e nem isto é certo ou errado, porque para a pessoa que o deixou desnivelado pode estar certo e para outros errado!!! Isto é apenas uma introdução, como aliaz sempre faço quando emito a minha opinião, e ainda assim sou mal interpretado. Portanto no meu comentário seguinte à tua questão, porque não gosto de deixar ninguem sem resposta quando me fazem uma pergunta normal e direta, tendo em conta o contexto da conversa, vou ser o mais breve possível.

Existe muitas maneiras de gerar contraste e volume, para ser breve vou falar apenas de luz e sombra que é o que estamos a discutir, o exemplo que deste, dessa duas bolas, não faz sentido nenhum para a minha cabeça, claro. Nem uma nem outra tem volume embora a segunda tenha mais contraste, o único volume que essas bolas têm, é o volume físico que ocupam no planeta Terra. Nao se pode comparar estas bolas com a imagem do tópico, são 'formas' completamente diferentes, uma bola é redonda, não tem formas, altos e baixos ou até relevo(nesta bola) para ser gerado volume com luz e sombra, é como comparares a barriga dum barrigudo com a barriga dum bodybuilder.... Para te dar um exemplo concreto de volume de luz e sombra, e como estamos num tópico iniciado pelo Manoel, da uma olhadela no tópico dele da famosa menina do Burger King e vê se aos teus olhos a menina tem mais 'volume' na versão cinza do Manoel,onde o histograma deve estar 'correcto' ou na minha versão com o histograma mais descaído para a esquerda.

Abraço.

Editado por MJsilva, 22 Maio 2020 - 06:58 .

Partilhar Post #13 nbplopes

nbplopes

• Membro
  • Registo: 12/07/2012

Publicado 22 Maio 2020 - 10:07

https://live.staticflickr.com/65535/4991...manif75 2 by Manoel Oliveira, no Flickr

Espero que não leve a mal. Mas para mim algo como isto seria capa de revista ou mesmo um quadro:

IMG-0194.png

A expressão do senhor ao meio, olhar intenso e mão baixa a contrastar com o mar de sinais de esperança ao redor é o Punctum. Em todo o caso já o original é notável.

Editado por nbplopes, 22 Maio 2020 - 10:08 .

Partilhar Post #14 luísmiguel

luísmiguel

• Membro

Publicado 22 Maio 2020 - 10:15

Viva @uísmiguel,sim, nós todos temos visões e maneiras diferentes de interpretar as coisas, não se pode dizer que alguem esta certo e o outro está errado, na fotografia não é assim,assim que me lembro a única coisa que é 'certa' ou 'errada' é o horizonte alinhado, se estiver de 'nível' está alinhado, se estiver a gota do nível descaída mais para um lado já não está alinhado, e nem isto é certo ou errado, porque para a pessoa que o deixou desnivelado pode estar certo e para outros errado!!! Isto é apenas uma introdução, como aliaz sempre faço quando emito a minha opinião, e ainda assim sou mal interpretado. Portanto no meu comentário seguinte à tua questão, porque não gosto de deixar ninguem sem resposta quando me fazem uma pergunta normal e direta, tendo em conta o contexto da conversa, vou ser o mais breve possível.

Existe muitas maneiras de gerar contraste e volume, para ser breve vou falar apenas de luz e sombra que é o que estamos a discutir, o exemplo que deste, dessa duas bolas, não faz sentido nenhum para a minha cabeça, claro. Nem uma nem outra tem volume embora a segunda tenha mais contraste, o único volume que essas bolas têm, é o volume físico que ocupam no planeta Terra. Nao se pode comparar estas bolas com a imagem do tópico, são 'formas' completamente diferentes, uma bola é redonda, não tem formas, altos e baixos ou até relevo(nesta bola) para ser gerado volume com luz e sombra, é como comparares a barriga dum barrigudo com a barriga dum bodybuilder.... Para te dar um exemplo concreto de volume de luz e sombra, e como estamos num tópico iniciado pelo Manoel, da uma olhadela no tópico dele da famosa menina do Burger King e vê se aos teus olhos a menina tem mais 'volume' na versão cinza do Manoel,onde o histograma deve estar 'correcto' ou na minha versão com o histograma mais descaído para a esquerda.

Abraço.

Peço desculpa desde já pela resposta curta,  mas só para responder  rápidamente a isto: 

......., o exemplo que deste, dessa duas bolas, não faz sentido nenhum para a minha cabeça, claro. Nem uma nem outra tem volume embora a segunda tenha mais contraste...

A tua resposta é antagónica.  

Se tivesses dito que "eses dois circulos" não tem volume eu entenderia o teu argumento... no entanto percebes e defines como  bolas em vez de círculos, o que  por si só  é a prova que percebes volume nestas imagens.....  A partir daqui, ainda que digas que não tem volume, o que me parece é que entendes o que é volume de forma diferente da que eu entendo( não discuto).

Abraço

Partilhar Post #15 MJsilva

MJsilva

• Membro

Publicado 22 Maio 2020 - 11:38

Luís, acho que mesmo com a minha introdução fui mal interpretado,parece ser obviamente um problema meu de comunicação, já que não é a primeira vez,já aconteceu em outros tópicos, vou mudar a partir deste comentário,a minha maneira de comunicar no fórum, vou passar a dizer só 'gosto' ou 'não gosto' por exemplo, em vez de entrar em detalhes mais 'tecnicos', penso ser o melhor para todos.

Eu vejo ali duas 'bolas', não vejo dois 'círculos',uma bola para mim é por exemplo uma bola de futebol que normalmente tem textura e relevo na capa e nas costuras, um balão já não por exemplo,(também não conheco todos os tipos de bolas nem balões), e um círculo é por exemplo uma jante dum carro. Na primeira 'bola' como tem mais sombras reveladas a única coisa que altera aos meus olhos é a percepção do fundo. Em termos de 'volume', 'textura' na 'bola' não me faz diferença nenhuma uma imagem para a outra, a não ser na segunda que por ter mais contraste está mais escura , porque essa 'bola' ou 'balao' (não consigo mesmo saber o que é pela imagem, não estou a ser irónico) não tem textura /relevo etc para gerar luz e sombra e consequentemente 'volume'.

Dei o exemplo da menina do Burger King porque estamos a discutir este tema dentro dum tópico que tem imagens com pessoas.

Abraço.

Partilhar Post #16 luísmiguel

luísmiguel

• Membro

Publicado 22 Maio 2020 - 13:13

Luís, acho que mesmo com a minha introdução fui mal interpretado,parece ser obviamente um problema meu de comunicação, já que não é a primeira vez,já aconteceu em outros tópicos, vou mudar a partir deste comentário,a minha maneira de comunicar no fórum, vou passar a dizer só 'gosto' ou 'não gosto' por exemplo, em vez de entrar em detalhes mais 'tecnicos', penso ser o melhor para todos.

Eu vejo ali duas 'bolas', não vejo dois 'círculos',uma bola para mim é por exemplo uma bola de futebol que normalmente tem textura e relevo na capa e nas costuras, um balão já não por exemplo,(também não conheco todos os tipos de bolas nem balões), e um círculo é por exemplo uma jante dum carro. Na primeira 'bola' como tem mais sombras reveladas a única coisa que altera aos meus olhos é a percepção do fundo. Em termos de 'volume', 'textura' na 'bola' não me faz diferença nenhuma uma imagem para a outra, a não ser na segunda que por ter mais contraste está mais escura , porque essa 'bola' ou 'balao' (não consigo mesmo saber o que é pela imagem, não estou a ser irónico) não tem textura /relevo etc para gerar luz e sombra e consequentemente 'volume'.

Dei o exemplo da menina do Burger King porque estamos a discutir este tema dentro dum tópico que tem imagens com pessoas.

Abraço.

Boas Marco. 

Eu não acho de maneira nenhuma que devas reduzir os teus comentarios parao nível  "facebook" ou "olhares"! Não é esse o propósito desta plantaforma, muito pelo contrário.

A falar é que nos entendemos, e  é dessa forma que ,eu pelo menos,  também aprendo .

Em relação á menina do BurguerKing ... provavelmente foi ao Macdonalds porque já não a encontro lá :D (a original).... no entanto não é determinante para o que estou a tentar dizer, dado que o "principio" é aplicavel á fotografia em geral,  seja de bolas seja de outro motivo qualquer

Para explicar melhor o meu uso do termo, quando digo volume refiro-me a uma reprodução em 2D(que é o exemplo da fotografia) de um objeto/pessoa  onde eu consiga , além da altura e da largura, também perceber profundidade. 

Um circulo é um circulo e até pode ter textura, mas nunca vai ter profundidade porque é um circulo, uma esfera(vamos usar este termo para generalizar a forma e não diversificar para balões ou bolas ou cabeças ou berlindes)....mesmo que não tenha nem relevo nem textura é um "corpo" 3D, com volume, e esse volume pode ser  mais ou menos percepcionado (quando representado numa superficie 2D) consoante a LUZ  que recebe/reflete, mais especificamente, mediante a diferença que há entre altas luzes e sombras percetivel .   Quanto maior for a gradação de tons, mais fácil é perceber o Volume.

Uma coisa é Textura, outra é Relevo e outra é volume,  mas isto é a minha interpretação apenas.  

IT Partilhar Post #17 Pentaxian

Pentaxian

• Membro

Publicado 22 Maio 2020 - 13:30

Espero que não leve a mal. Mas para mim algo como isto seria capa de revista ou mesmo um quadro:

https://i.ibb.co/JxFb5F4/IMG-0194.png...

A expressão do senhor ao meio, olhar intenso e mão baixa a contrastar com o mar de sinais de esperança ao redor é o Punctum. Em todo o caso já o original é notável.

Boas Nuno. Gosto bastante desta tua edição. É uma outra visão deste momento. Obrigado.

Partilhar Post #18 MJsilva

MJsilva

• Membro

Publicado 22 Maio 2020 - 15:21

Luís, vamos esclarecer isto, claro que é a falar que os humanos se entendem...

Eu comecei por comentar a imagem do Manoel(Pentaxian) num outro tópico com o mesmo título deste mas a versão 1,pois este é a versão 2, a primeira versão desta segunda que ele cá partilhou neste topico eu falei em termos estéticos que estava um pouco cinza a imagem, não falei em volume, depois ele criou outro tópico com o título 'mais fotografia vintage' e aí eu referi que a imagem desse tópico soava melhor aos meus olhos pois aí sim tinha mais volume, apartir desse ele publicou cá esta primeira imagem neste tópico, já esteticamente para os meus olhos com mais volume, mas eu não lhe disse nada, não falei com ele em privado, ele fez a edição que bem entendeu,eu vi a imagem e comentei que agora soa melhor aos meus olhos porque tem mais volume 'parece que foi misturado preto na tinta cinza', depois tu e que vieste com bolas ou balões para fazeres passar e muito bem a tua ideia/opinião, mas que não é a minha, agora já estás a falar em 2d e 3d, isso para mim nao é volume, é profundidade, e nesse exemplo de bolas não é pela maior tonalizaçao de tons cinzas que consegues ver que tem mais profundidade, é apenas por teres visível a linha que separa provavelmente o chão da parede, uma fotografia em estudio com fundo branco sem vinco no chão fica ideia de infinito, se tiver uma vinca a separar chão de parede já tens noção de profundidade, e não volume no objecto/pessoa que esta fotografado. Esta é a minha visão,não é claramente a tua, já deu para perceber mas obviamente que te respeito.

Agora percebes que neste tópico, como noutros se apenas tivesse dito 'gosto' não tinha gerado isto? Como em outros tópicos quaisquer que dei sempre a minha opinião sincera e de forma educada, e ainda assim tem quem venha dizer pelo que está escrito, sem me conhecer pessoalmente, que sou uma pessoa 'lamentável e mal educada'.

Não vejo outro problema que não seja má comunicação de minha parte quando dou a minha opinião, sendo assim, só tenho duas hipóteses, comento apenas breves frases sem grandes explicações técnicas ou então termino sessão e volta tudo como estava antes de novembro 2018, que foi a data da minha chegada cá ao fórum. Como gosto de apreciar fotografia, vou optar pela primeira opção das que referi.

Quanto à menina do Burger King não sei o que é feito dela, se foi ao Macdonald's, na minha opinião, foi com uma aparencia, volume e maquilhagem bastante melhor do que aquela que vi quando estava no burger King. :)

Abraço.

Partilhar Post #19 luísmiguel

luísmiguel

• Membro

Publicado 22 Maio 2020 - 18:19

Luís, vamos esclarecer isto, claro que é a falar que os humanos se entendem...

Eu comecei por comentar a imagem do Manoel(Pentaxian) num outro tópico com o mesmo título deste mas a versão 1,pois este é a versão 2, a primeira versão desta segunda que ele cá partilhou neste topico eu falei em termos estéticos que estava um pouco cinza a imagem, não falei em volume, depois ele criou outro tópico com o título 'mais fotografia vintage' e aí eu referi que a imagem desse tópico soava melhor aos meus olhos pois aí sim tinha mais volume, apartir desse ele publicou cá esta primeira imagem neste tópico, já esteticamente para os meus olhos com mais volume, mas eu não lhe disse nada, não falei com ele em privado, ele fez a edição que bem entendeu,eu vi a imagem e comentei que agora soa melhor aos meus olhos porque tem mais volume 'parece que foi misturado preto na tinta cinza', depois tu e que vieste com bolas ou balões para fazeres passar e muito bem a tua ideia/opinião, mas que não é a minha, agora já estás a falar em 2d e 3d, isso para mim nao é volume, é profundidade, e nesse exemplo de bolas não é pela maior tonalizaçao de tons cinzas que consegues ver que tem mais profundidade, é apenas por teres visível a linha que separa provavelmente o chão da parede, uma fotografia em estudio com fundo branco sem vinco no chão fica ideia de infinito, se tiver uma vinca a separar chão de parede já tens noção de profundidade, e não volume no objecto/pessoa que esta fotografado. Esta é a minha visão,não é claramente a tua, já deu para perceber mas obviamente que te respeito.

Agora percebes que neste tópico, como noutros se apenas tivesse dito 'gosto' não tinha gerado isto? Como em outros tópicos quaisquer que dei sempre a minha opinião sincera e de forma educada, e ainda assim tem quem venha dizer pelo que está escrito, sem me conhecer pessoalmente, que sou uma pessoa 'lamentável e mal educada'.

Não vejo outro problema que não seja má comunicação de minha parte quando dou a minha opinião, sendo assim, só tenho duas hipóteses, comento apenas breves frases sem grandes explicações técnicas ou então termino sessão e volta tudo como estava antes de novembro 2018, que foi a data da minha chegada cá ao fórum. Como gosto de apreciar fotografia, vou optar pela primeira opção das que referi.

Quanto à menina do Burger King não sei o que é feito dela, se foi ao Macdonald's, na minha opinião, foi com uma aparencia, volume e maquilhagem bastante melhor do que aquela que vi quando estava no burger King. :)

Abraço.

Boas Marco, já que fizeste uma "revisão da timeline" dos acontecimentos/comentarios, deixa-me só acrescentar ai,  já que (por lapso calculo) te esqueceste  de umas "linhas":  nada de especial... no entanto quem ler assim de "esguelha" o que escreveste em cima fica com a sensação que eu comecei a "soltar Bolas" assim do nada, e não foi isso que aconteceu.

Portanto:

Eu comecei por comentar a imagem do Manoel(Pentaxian) num outro tópico com o mesmo título deste mas a versão 1,pois este é a versão 2, a primeira versão desta segunda que ele cá partilhou neste topico eu falei em termos estéticos que estava um pouco cinza a imagem, não falei em volume, depois ele criou outro tópico com o título 'mais fotografia vintage' e aí eu referi que a imagem desse tópico soava melhor aos meus olhos pois aí sim tinha mais volume, apartir desse ele publicou cá esta primeira imagem neste tópico, já esteticamente para os meus olhos com mais volume, mas eu não lhe disse nada, não falei com ele em privado, ele fez a edição que bem entendeu,eu vi a imagem e comentei que agora soa melhor aos meus olhos porque tem mais volume 'parece que foi misturado preto na tinta cinza', ........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

Neste momento representado pelos pontinhos,  respondendo eu "ao tópico" e não a ti(embora te tenha feito referencia)  e disse o seguinte, passo a citar-me : 

e ao contrário do que vê o MJsilva, com esta edição, como tem mais contraste e como nas áreas de sombra se perdeu informação, eu vejo que a consequência foi precisamente a perda de volume.

Ao que tu respondes:

@luismiguel, eu acho que se tem mais contraste, inevitavelmente tem mais volume .......

E Aqui é que eu dei o exemplo das Bolas, para exemplificar o que tinha dito.

Não concordas, ou não vês o mesmo que eu!!! Amigos na mesma.

Quanto á menina a do Burguer king tenha ela ido para onde quer que tenha ido,  também concordo que mais volume levava de certeza......    

mas para o perder tem pelo menos duas hipóteses : 

ou Faz uma LIPO :D  Ou aumenta o contraste :lol:

abraço :th_up:

Partilhar Post #20 MJsilva

MJsilva

• Membro

Publicado 22 Maio 2020 - 18:39

Quanto à menina do Burger King,eu referi que ela saiu com mais volume na 'cara', mas esquecime de referir como referiste e bem que também deve ter saido com mais volume abdominal,pela refeição que deve ter feito lá, mas isto já é outro volume diferente e para perder ou ganhar já é preciso outras coisas, e no caso duma imagem, também consigo com edição. 😁

Para concluir e resumir, e vais-me dar razão acho eu, enchemos uns bons pares de chouriços desde ontem até agora, e no final tu ficaste com a tua ideia e eu com a minha, e isto só começou porque eu sou, como já tinha referido, mau a comunicar, só que hoje teve uma particularidade diferente e que acho a correcta : não disseste que sou lamentavel nem mal educado, se noutros tópicos eu já tivesse tido a atitude que vou ter daqui para a frente,comentar apenas breves frases, se calhar nunca tinha visto nada escrito parecido com isso, o que na realidade também nunca ninguém me disse tal coisa.

Abraço :)

Editado por MJsilva, 22 Maio 2020 - 18:40 .