Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Mais fotografia "vintage"

• Por favor inicie sessão para responder
9 respostas a este tópico

Partilhar Post #1 Guest_Pentaxian_*

Guest_Pentaxian_*

• Visitante
  • Registo: --

Publicado 14 maio 2020 - 19:23

Mais uma dos saudosos anos 70 do século passado (Leica M3 e Summicron 50mm f/2, Kodak Tri-x)

49895553997_fbcae0464d_h.jpgvintage copy by Manoel Oliveira, no Flickr

Anúncios

Partilhar Post #2 luísmiguel

luísmiguel

• Membro
  • Registo: 27/01/2008
    • Local: Viseu
    • “The only photographer you should compare yourself to is the one you used to be.”

Publicado 14 maio 2020 - 19:58

Gosto muito, tal como da outra da manifestação no Alentejo.

No entanto, a senhora do lado esquerdo no mesmo plano (e em foco) que está cortada a meio "puxa-me o olhar".
Calculo que tenha feito um crop, dado que essa proporção não é a do 35mm, pergunto se não haveria outra opção de corte? 🤔

Partilhar Post #3 Guest_Pentaxian_*

Guest_Pentaxian_*

• Visitante

Publicado 14 maio 2020 - 20:44

Obrigado pelo comentário. Quanto ao crop: este ficheiro resultou da digitalização de uma fotografia no formato de 18X24cm e não do negativo que tenho guardado algures e que na altura em que me pus a digitalizar as fotos antigas me pareceu em mau estado. Aliás grande parte das minhas fotos desse tempo foram digitalizadas a partir das ampliações que então fiz eu próprio, em minha casa e a qualidade naturalmente não é a melhor. Vou procurar o negativo mas não sei bem o que fazer já que o meu scanner de negativos já foi, isto é, faleceu. Abraço e boa noite.

Partilhar Post #4 zyThuM

zyThuM

• Membro
  • Registo: 10/12/2016

Publicado 15 maio 2020 - 07:37

Leica M3, eu ainda tenho cá por casa uma M6, nunca usei a M3 mas é uma máquina com muita historia, então com essa 50mm, passaram por muito fotógrafos do século XX. O filme Tri-X também é um dos melhores (que experimentei), aquele grão é tão bom.

Partilho a opinião a mesma  opinião do @luísmiguel, mas tirando a senhora do lado esquerdo, gosto bastante da foto. A única coisa (mas lá está muito dificil de controlar) era ter tido o homem do cigarro mais para o lado direito, assim para além de não surgir da cabeça do senhor do boné ficava ali a ocupar aquele espaço vazio. Mas isso são coisas que nos fogem do nosso controlo.

Partilhar Post #5 nbplopes

nbplopes

• Membro
  • Registo: 12/07/2012

Publicado 18 maio 2020 - 22:58

Gosto. Os cabelos da senhora a rasar o rosto do senhor distrai um pouco. No entanto creio que a foro está lá.

Partilhar Post #6 MJsilva

MJsilva

• Membro
  • Registo: 24/11/2018

Publicado 19 maio 2020 - 08:11

Manoel, esta digitalização está de 'origem' ou foi editada a posteriori?

Do que tem publicado a P&B é das melhores que já publicou aos meus olhos, está com um 'volume' muito bom, muito melhor que a outra da mesma época que parece que virou uma lata de tinta cinza 50% por cima da imagem.

Partilhar Post #7 Guest_Pentaxian_*

Guest_Pentaxian_*

• Visitante

Publicado 19 maio 2020 - 13:31

Manoel, esta digitalização está de 'origem' ou foi editada a posteriori?

Do que tem publicado a P&B é das melhores que já publicou aos meus olhos, está com um 'volume' muito bom, muito melhor que a outra da mesma época que parece que virou uma lata de tinta cinza 50% por cima da imagem.

Foi re-editada a posteriori, claro. A digitalização estava fraquita, sem texturas visíveis nem contraste.

Partilhar Post #8 MJsilva

MJsilva

• Membro
  • Registo: 24/11/2018

Publicado 19 maio 2020 - 13:42

Pentaxian, tem muitas fotos tuas que se fizesses a edição que fizeste nesta melhoravam muito (aos meus olhos), a última que me lembro é aquela escultura em Veneza.

Editado por MJsilva, 19 maio 2020 - 14:19 .

Partilhar Post #9 Guest_Pentaxian_*

Guest_Pentaxian_*

• Visitante

Publicado 20 maio 2020 - 17:09

Muito grato a todo os que comentaram. Abraços.

Partilhar Post #10 iMarco

iMarco

• Membro
  • Registo: 12/09/2014
    • Local: Viseu

Publicado 20 maio 2020 - 20:43

Um “belo” retrato do “velho” Portugal, que é afinal, a nossa entidade.

Obrigado pelos partilha  :th_up: