Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Convento de Cristo

• Por favor inicie sessão para responder
9 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 serrasdiogo

serrasdiogo

• Membro
  • Registo: 14/03/2014
    • Local: Vila de Rei

Publicado 12 Maio 2020 - 20:21

Enquanto vou lendo mais sobre a temática da fotografia, mais penso nos sítios que tenho de revisitar para fazer melhor. 

Ainda assim, deixar mais aqui umas fotografias para vossa apreciação desta vez remontam a 2015 a uma visita feita ao Convento de Cristo na cidade Templária de Tomar.

Em auto-critica dizer que a luz não era a melhor e que a composição e técnica poderia ter sido melhor, nesta data ainda usava uma Canon 100D. 

Foto 1 

49888257267_f3dc45945f_b.jpgConvento de Cristo 4 by SerrasDiogo, no Flickr

Foto 2

49887429408_1e24c425ff_b.jpgConvento de Cristo 3 by SerrasDiogo, no Flickr

Foto 3

49887429483_bff26c9404_b.jpgConvento de Cristo 5 by SerrasDiogo, no Flickr

Foto 4

49887944691_47fc83f3b9_b.jpgConvento de Cristo by SerrasDiogo, no Flickr

Cumps

Anúncios

Partilhar Post #2 pdro

pdro

• Membro
  • Registo: 23/08/2012

Publicado 12 Maio 2020 - 21:04

como tu próprio já o exprimiste, as fotos podiam estar bem melhores, tanto em termos de luz como de enquadramentos. a primeira ainda transparece algo mais, com um enquadramento dentro de um enquadramento. mas, o que me motiva mesmo a comentar é a ideia (que transparece das tuas palavras) de como tinhas uma 100D as fotos não seriam nada de jeito.. claro que isto é um disparate, sabes isso, não sabes? :)

IT Partilhar Post #3 serrasdiogo

serrasdiogo

• Membro

Publicado 12 Maio 2020 - 21:49

Claro que é um disparate. A máquina precisa sempre de alguém que a saiba utilizar devidamente. Se é isso que transparece, não era a ideia. Apenas o referi porque agora utilizo outra máquina com a qual já tirei fotos em que fiz também aqui um post, ou seja, era uma ressalva sobre o equipamento e nada mais.

Partilhar Post #4 pdro

pdro

• Membro

Publicado 12 Maio 2020 - 21:52

O equipamento é irrelevante e tu sabes isso ;)

Abraço e boas fotos

Partilhar Post #5 Pentaxian

Pentaxian

• Membro
  • Registo: 15/06/2018
    • Local: Dubrovnik

Publicado 12 Maio 2020 - 22:09

Gosto da primeira, das outras nem tanto. De facto a luminosidade não era a melhor mas isso pode ser melhorado na edição. Ah, permito-me discordar dessa de o equipamento ser irrelevante. Não o é embora o elemento mais importante na fotografia é o fotógrafo. Mas com um equipamento medíocre - e não estou a dizer que essa Canon o seja - não se fazem lá grandes imagens. As qualidades da superfície sensível (sensor) e da objectiva utilizada contam imenso, bem como o tratamento do ficheiro, quer directamente na máquina se feito em jpeg, quer no computador se feito em raw. Antigamente apenas escolhíamos o tipo de película (filme) e a objectiva e qualquer reflex fazia fotos com qualidade idêntica desde que usássemos a mesma lente e o mesmo filme. Agora não é assim.

Partilhar Post #6 Pentaxian

Pentaxian

• Membro

Publicado 12 Maio 2020 - 22:45

E vais-me permitir colocar também aqui neste tópico que é teu eu sei, umas imagens que também fiz quando visitei o Convento de Cristo. Não é para comparar com as tuas, é só porque mas fizeste ir buscar ao disco rígido. Grande abraço.

49887857428_f5d9965de6_k.jpgTHOMAR 161 copy by Manoel Oliveira, no Flickr

49888685727_eae969a2d5_k.jpgTHOMAR 163 copy by Manoel Oliveira, no Flickr

49888376106_286d9eca2e_k.jpgTHOMAR 147 copy by Manoel Oliveira, no Flickr

49887857513_d5d52f0e02_k.jpgTHOMAR 131 copy by Manoel Oliveira, no Flickr

49887857548_9d286fac03_k.jpgTHOMAR 105 copy by Manoel Oliveira, no Flickr

Partilhar Post #7 pdro

pdro

• Membro

Publicado 13 Maio 2020 - 09:52

Gosto da primeira, das outras nem tanto. De facto a luminosidade não era a melhor mas isso pode ser melhorado na edição. Ah, permito-me discordar dessa de o equipamento ser irrelevante. Não o é embora o elemento mais importante na fotografia é o fotógrafo. Mas com um equipamento medíocre - e não estou a dizer que essa Canon o seja - não se fazem lá grandes imagens. As qualidades da superfície sensível (sensor) e da objectiva utilizada contam imenso, bem como o tratamento do ficheiro, quer directamente na máquina se feito em jpeg, quer no computador se feito em raw. Antigamente apenas escolhíamos o tipo de película (filme) e a objectiva e qualquer reflex fazia fotos com qualidade idêntica desde que usássemos a mesma lente e o mesmo filme. Agora não é assim.

não que queira alongar-me muito sobre este tópico, que acho um pouco irrelevante (no sentido de mais do mesmo, uma discussão igual a tantas outras já tidas neste fórum), mas o que é uma "grande imagem" para ti? se for "grande" em termos de impressão, o grande formato é muito anterior ao advento digital e já fazia imagens "grandes". outro sentido é estético, uma máquina qualquer faz imagens esteticamente apelativas. e este é o ponto mais importante de todos, estética - não uma propensa qualidade da imagem quando se está apenas a aprender a fotografar. o resto, vem com o tempo e por acréscimo. (até podia por aí uns vídeos de "grandes" fotógrafos a fazerem ótimas imagens com toy cameras, mas não me parece que possa ser algo a que dês importância).

IT Partilhar Post #8 serrasdiogo

serrasdiogo

• Membro

Publicado 13 Maio 2020 - 11:27

O equipamento é irrelevante e tu sabes isso ;)

Abraço e boas fotos

Sem dúvida @pdro. Volto a dizer que não queria de todo enviar desculpas para cima do equipamento. 

Abraço

Obrigado @Pentaxian. A questão da edição ainda sou muito verde, tenho que aprender a denominar bastante melhor o equipamento e o técnica, e depois claro a edição, para coisas pontuais. Quanto ao equipamento, se o fotógrafo não for de qualidade não é a máquina que vai fazer milagres. 

Quanto ás fotos que colocou gosto bastante em especial da 2ª e da 3ª. E esteja à vontade para colocar as suas fotos nos meus posts, não tem qualquer problema, aliás fico de certo modo contente por o ter feito revisitar essas fotos e essa viagem até Tomar. 

Abraço

Partilhar Post #9 Pentaxian

Pentaxian

• Membro

Publicado 13 Maio 2020 - 13:47

não que queira alongar-me muito sobre este tópico, que acho um pouco irrelevante (no sentido de mais do mesmo, uma discussão igual a tantas outras já tidas neste fórum), mas o que é uma "grande imagem" para ti? se for "grande" em termos de impressão, o grande formato é muito anterior ao advento digital e já fazia imagens "grandes". outro sentido é estético, uma máquina qualquer faz imagens esteticamente apelativas. e este é o ponto mais importante de todos, estética - não uma propensa qualidade da imagem quando se está apenas a aprender a fotografar. o resto, vem com o tempo e por acréscimo. (até podia por aí uns vídeos de "grandes" fotógrafos a fazerem ótimas imagens com toy cameras, mas não me parece que possa ser algo a que dês importância).

@pdro: eu não falei de "grandes imagens". Disse apenas que nos tempos do digital a qualidade do equipamento - câmara digital - é relevante. Os grandes fotógrafos escolhem cuidadosamente o material com que fotografam. mesmo os amadores experts o fazem. E porquê? Por puro consumismo? Não, porque entendem que a qualidade do material se reflecte na qualidade das imagens que produzem. Claro que um macaco com uma Canon EOS 1D não fará boas fotos mas não são a esses extremos que pretendemos chegar. Dou-te um exemplo: queres fazer fotografia nocturna, boa fotografia e sentes-te capaz disso. Escolhes um Sony Cybershot de 2001 ou uma Nikon D850? Queres fazer retrato. Escolhes um zoom de plástico 18-55 daqueles que vêm quase de borla em kit ou uma boa 85mm luminosa? Entendeste agora o que eu quis dizer? O material é relevante, sim.

Partilhar Post #10 pdro

pdro

• Membro

Publicado 13 Maio 2020 - 15:20

@pdro: eu não falei de "grandes imagens". Disse apenas que nos tempos do digital a qualidade do equipamento - câmara digital - é relevante. Os grandes fotógrafos escolhem cuidadosamente o material com que fotografam. mesmo os amadores experts o fazem. E porquê? Por puro consumismo? Não, porque entendem que a qualidade do material se reflecte na qualidade das imagens que produzem. Claro que um macaco com uma Canon EOS 1D não fará boas fotos mas não são a esses extremos que pretendemos chegar. Dou-te um exemplo: queres fazer fotografia nocturna, boa fotografia e sentes-te capaz disso. Escolhes um Sony Cybershot de 2001 ou uma Nikon D850? Queres fazer retrato. Escolhes um zoom de plástico 18-55 daqueles que vêm quase de borla em kit ou uma boa 85mm luminosa? Entendeste agora o que eu quis dizer? O material é relevante, sim.

tinha escrito um texto mais completo para como resposta, mas decidi apagar para não alimentar em demasia o off-topic. Resumo apenas dizendo que os "grandes" fotógrafos que conheço (seja lá o que isso for), reconhecem que o equipamento é uma ferramenta para a criatividade e este é o aspeto mais importante, a par de de outros aspetos menos técnicos. Como ressalva final, citei em aspas as palavras "grandes imagens", porque foi uma expressão  usada.  Agora referes "boas imagens", presumo que falemos mais coisa menos coisa, do mesmo.

E concluo dizendo que antes de haver toda esta parafernália tecnológica, já se faziam ótimas fotografias noturnas.  Aliás, uma das primeiras utilizações da fotografia, aquando da sua invenção, foi mesmo a astrofotografia. Claro que agora pode-se dizer que é mais fácil e acessível, mas isso não é sinónimo nem de "boas" nem de "grandes" imagens. E é este o meu ponto.