Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Gerês

• Por favor inicie sessão para responder
8 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 MJsilva

MJsilva

• Membro
  • Registo: 24/11/2018
    • Local: Póvoa de Varzim

Publicado 07 Maio 2020 - 12:09

Como o titulo indica ,quero-vos mostrar uma vista do Gerês a P&B,uma foto de 2016 que descobri nos confins do meu disco rigido! :D

49858547126_594dee8e09_k.jpgGerês by Marco Silva, no Flickr

Anúncios

Partilhar Post #2 Cosmic

Cosmic

• Membro
  • Registo: 13/09/2016
    • Local: Nassau

Publicado 07 Maio 2020 - 17:25

Uma paisagem bonita a P&B! Não gosto.

Prefiro a cores :)

Tens aí umas nuvens porreiras, mais uma razão para cores nas fotos de paisagem, é o meu gosto claro.

Partilhar Post #3 alfsa

alfsa

• Membro
  • Registo: 07/07/2015
    • Local: Braga

Publicado 07 Maio 2020 - 19:21

Uma paisagem bonita a P&B! Não gosto.

Prefiro a cores :)

Tens aí umas nuvens porreiras, mais uma razão para cores nas fotos de paisagem, é o meu gosto claro.

também acho que a cor ficava melhor, gosto do caminho/estradão aos ziguezagues, encaminha o olhar...

Partilhar Post #4 zyThuM

zyThuM

• Membro
  • Registo: 10/12/2016

Publicado 07 Maio 2020 - 20:13

Não me importo com o P&B, talvez falta aí uns tons mais cinzentos, um bocadinho de nada. 

A meu ver, e como já foi dito, a parte interessante da foto é a estrada aos ziguezagues. Para mim o enquadramento que escolheste não deixa essa parte brilhar por si só e acaba por ficar um bocado perdida na foto. Não tens nada com outro enquadramento?

Partilhar Post #5 Pentaxian

Pentaxian

• Membro
  • Registo: 15/06/2018
    • Local: Dubrovnik

Publicado 07 Maio 2020 - 20:45

Para mim a conversão de paisagens deste tipo em preto e branco raramente funciona bem já que muitos já terão visto o local ao vivo ou pelo menos em fotografia a cores e a comparação resulta sempre desfavorável à monocromia. Dito isto, abstraindo-me do facto de já ter estado neste local (mais ou menos) gosto bastante da foto. Gostaria de a apreciar impressa, num formato maior, para ver se tem detalhe suficiente já que aqui me parece que lhe falta isso. O enquadramento e o céu estão muito bem, assim como a inevitável longa exposição para alisar as águas, moda que já não aprecio tanto e que poderá estar na origem de uma verta falta de nitidez na vegetação.

IT Partilhar Post #6 MJsilva

MJsilva

• Membro

Publicado 08 Maio 2020 - 15:59

Boa tarde a todos.

"Uma paisagem bonita a P&B! Não gosto.

Prefiro a cores  :)

Tens aí umas nuvens porreiras, mais uma razão para cores nas fotos de paisagem, é o meu gosto claro."

- sim Marco(cosmic),eu também prefiro paisagens a cores,e se for um pôr do sol então, diria que era quase "proibido" passar para P&B,no entanto esta imagem em particular não tem grandes cores,pela estação do ano que foi,pela luz que estava,teria cinzas e alguns verdes e amarelos mas muito mortos,dar-lhes saturação em edição com a luz que eles estão a receber fica artificial,então acabei por fazer uma versão P&B para tambem variar um pouco.

"gosto do caminho/estradão aos ziguezagues, encaminha o olhar..."

- sim Ângelo(alfsa), o caminho aos ziguezagues é um ponto interessante da composição,mas acaba por guiar o olhar para nada,porque realmente não tem nada naquele POV.

"Não me importo com o P&B, talvez falta aí uns tons mais cinzentos, um bocadinho de nada. 

A meu ver, e como já foi dito, a parte interessante da foto é a estrada aos ziguezagues. Para mim o enquadramento que escolheste não deixa essa parte brilhar por si só e acaba por ficar um bocado perdida na foto. Não tens nada com outro enquadramento?"

- sim zyThuM, tons cinza medios neste P&B não existem praticamente,com as nuvens que estava não resisti  :D . Não tenho mais nada deste POV,a foto é de 2016,mas é um local relativamente perto que irei assim que tiver oportunidade voltar lá,porque agora olhando para a foto,já imagino outras composições que possam ter mais interesse.

"Para mim a conversão de paisagens deste tipo em preto e branco raramente funciona bem já que muitos já terão visto o local ao vivo ou pelo menos em fotografia a cores e a comparação resulta sempre desfavorável à monocromia. Dito isto, abstraindo-me do facto de já ter estado neste local (mais ou menos) gosto bastante da foto. Gostaria de a apreciar impressa, num formato maior, para ver se tem detalhe suficiente já que aqui me parece que lhe falta isso. O enquadramento e o céu estão muito bem, assim como a inevitável longa exposição para alisar as águas, moda que já não aprecio tanto e que poderá estar na origem de uma verta falta de nitidez na vegetação."

- Manoel(pentaxian) ,o seu primeiro paragrafo funciona para todos os locais do mundo,porque os humanos não tem capacidade de ver as coisas a P&B. Não sei como ficaria impressa,não tenho costume de imprimir muitas fotos,não tenho conhecimento acerca disso,até mesmo  formatos de exportação com finalidade de impressão ,tipos de papel etc acredito que tudo influencie na qualidade final da impressão,mas não posso falar do que não sei. Falta de nitidez em monitores,não sei em que monitor está a visualizar a imagem,no meu os meus olhos vêm nitidez QB,tendo em conta o POV, 18mm aps-c com um primeiro plano a +/-  100metros distancia num sensor de 24mp,não é a mesma nitidez que um primeiro plano a 2 metros de distancia,para não falar da luz que os elementos estão a receber que tambem em nada ajudam,a exposição não foi assim tão longa, foi o suficiente para congelar o movimento das arvores,a agua alisada não é da exposição,é que de facto estava calma e tambem do POV "aereo",quando andamos de avião por cima de mar tambem parece que o mar está parado,e no entanto tem muita ondulação.

Obrigado a todos pelas opiniões/criticas  :th_up:

Partilhar Post #7 deim

deim

• Membro
  • Registo: 19/02/2008
    • Local: Londres
    • Não é o equipamento...

Publicado 23 Maio 2020 - 13:05

Acho interessante que se refira o Ansel Adams ainda como referência no mundo das paisagens mas depois uma paisagem a preto e branco ainda seja algo "estranho". 

Quanto à foto, o enquadramento parece-me desequilibrado. Do lado esquerdo da foto tens uma área sem grande interesse visual, apenas uma mancha escura. Do lado oposto tens o rio e o tal caminho que acabam por ser o ponto principal de interesse não só pela forma mas pelo conteúdo e pela luz. Parece-me que poderias ter explorado essa zona da imagem melhor. 

Mas em relação à escolha pelo P&B, não me incomoda.

IT Partilhar Post #8 MJsilva

MJsilva

• Membro

Publicado 23 Maio 2020 - 16:15

@deim, obrigado pelo comentário/crítica.

IT Partilhar Post #9 MJsilva

MJsilva

• Membro

Publicado 24 Maio 2020 - 10:29

49928994413_8b5bf4f10a_z.jpgCaptura-de-Ecrã-(117) by Marco Silva, no Flickr