Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

O filme The Favourite

• Por favor inicie sessão para responder
9 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 Azathoth

Azathoth

• Membro
  • Registo: 02/09/2012
    • Local: Funchal

Publicado 06 Maio 2020 - 23:47

Estive hoje a ver na TV o filme The Favourite. Deu por volta das 20h no canal 81 da NOS. Não sei alguém viu...

E surpreendeu-me nalgumas coisas (pela positiva e pela negativa)

- o uso exagerado de grandes angulares e lentes fish-eye que onde é completamente visível a distorção dos edifícios.

- Nalgumas cenas era visível uma vinheta nos cantos da imagem;

- colocação da câmara a filmar os atores abaixo do nível da cintura;

- uso primordial da luz natural e da luz das velas nas cenas nocturnas.

Alguém viu?

O trailer está aqui:

O exemplo de uma cena:

Fisheye.jpg

Anúncios

Partilhar Post #2 MJsilva

MJsilva

• Membro
  • Registo: 24/11/2018
    • Local: Póvoa de Varzim

Publicado 07 Maio 2020 - 07:54

Não sou grande apreciador de filmes, o último que me lembro de assistir até ao fim foi o Titanic. 😁

Pelo trailer que partilhaste, tendo em conta o estilo do filme,pelas vestimentas das personagens e os locais de gravações que se desenrolam as cenas, as tonalizaçoes de cores,'opacidade', prespectiva de grande angular e, não menos importante, o áudio , encaixa tudo que nem uma luva na minha opinião.

Se quem assistir ao filme não gostar do filme, nao me parece que vá ser por essas razões.

Editado por MJsilva, 07 Maio 2020 - 07:55 .

Partilhar Post #3 FotoKhan

FotoKhan

• Membro
  • Registo: 30/01/2013

Publicado 07 Maio 2020 - 13:13

De modo geral, quando se nota algum aspecto técnico de uma produção, isso não é bom.

As opções técnicas, incluindo as objectivas usadas, quer sejam decisão do realizador, quer do director de fotografia,devem ser "transparentes" na narrativa.

Quando emergem dessa narrativa como algo que o espectador nota, devem ser opções intencionais, para reforçar a própria narrativa (...por exemplo, a cena agora apelidada de "bullet time", no "The Matrix").

Dito isto, neste filme, especificamente, pode ter-se tratado de um imposição de orçamento de produção.

Dada a temática do filme, os cenários tinham que ser os referenciáveis à época e, não havendo orçamento para construir todos os "sets" necessários, pode ter sido decidido filmar algumas cenas em interiores históricos, nos quais o Reino Unido é pródigo.

Filmando nesses interiores, para colocar em campo todos os elementos requeridos numa cena, poderão ter sido aquelas objectivas a única opção.

Só uma entrevista ao realizador poderá esclarecer se realmente se tratou de tal limitação.

FK

Partilhar Post #4 deim

deim

• Membro
  • Registo: 19/02/2008
    • Local: Londres
    • Não é o equipamento...

Publicado 07 Maio 2020 - 18:01

Pela apresentação do filme, parece-me que a escolha de ângulos e objectivas é intencional Procura criar uma tensão em certas cenas de confronto, dar um ar mais caótico numa cena em que parece que a personagem principal está a sentir-se desconfortável. 

Mas isto é da apresentação. No filme pode não se traduzir tão bem, especialmente se este tipo de elementos for usado repetidamente. 

IT Partilhar Post #5 Azathoth

Azathoth

• Membro

Publicado 07 Maio 2020 - 22:04

Pela apresentação do filme, parece-me que a escolha de ângulos e objectivas é intencional Procura criar uma tensão em certas cenas de confronto, dar um ar mais caótico numa cena em que parece que a personagem principal está a sentir-se desconfortável. 

Mas isto é da apresentação. No filme pode não se traduzir tão bem, especialmente se este tipo de elementos for usado repetidamente. 

Mas o problema é esse, o uso de uma ultra-grande angular é usado mesmo muitas vezes.E o propósito parece-se basicamente: estes edifícios têm tetos muito bonitos, logo temos de incluí-los na filmagem. E é usado não apenas quando aparece um grupo de pessoas mas num diálogo entre duas pessoas. Já vi montes de filmes mas nada assim. 

IT Partilhar Post #6 Azathoth

Azathoth

• Membro

Publicado 07 Maio 2020 - 22:09

Filmando nesses interiores, para colocar em campo todos os elementos requeridos numa cena, poderão ter sido aquelas objectivas a única opção.

Com aqueles adereços todos não me parece que tenha faltado dinheiro para as lentes. Parece-me mesmo uma escolha deliberada. 

IT Partilhar Post #7 Azathoth

Azathoth

• Membro

Publicado 07 Maio 2020 - 22:15

Não sou grande apreciador de filmes, o último que me lembro de assistir até ao fim foi o Titanic.

Pelo trailer que partilhaste, tendo em conta o estilo do filme,pelas vestimentas das personagens e os locais de gravações que se desenrolam as cenas, as tonalizaçoes de cores,'opacidade', prespectiva de grande angular e, não menos importante, o áudio , encaixa tudo que nem uma luva na minha opinião.

Se quem assistir ao filme não gostar do filme, nao me parece que vá ser por essas razões.

Acho preferível ver o filme todo e depois concluir se tudo encaixou tudo que nem uma luva ou não.

Mas atenção eu até gostei bastante do filme. Apenas achei bastante peculiar e um bocado exagerado o uso de uma grande angular.

E o uso de apenas da luz das velas completamente fabuloso, coisa que hoje em dia é bastante mais fácil com a câmaras mais modernas.

Há uns anos atrás seria necessário lentes exóticas para se filmar estas cenas como aconteceu no filme Barry Lyndon do Kubrick onde se usou uma Zeiss f0.7.

IT Partilhar Post #8 Azathoth

Azathoth

• Membro

Publicado 07 Maio 2020 - 22:17

Encontrei isto na Wikipedia:

Lanthimos encouraged Ryan to use fisheye and wide-angle lenses for a majority of the shots, which Ryan believed contributed significantly to the story: The wide lens is twofold. By showing you the whole room and also isolating the character in a small space ... you get a feeling of no escape. I think one of the critiques of the film believed it was like a playground that turns into a battleground that turns into a prison. I think that's a very good explanation of what the film tries to get across with these characters. I think the wide lenses are pretty integral to that, as well.

Editado por Azathoth, 07 Maio 2020 - 22:17 .

Partilhar Post #9 FotoKhan

FotoKhan

• Membro
  • Registo: 30/01/2013

Publicado 07 Maio 2020 - 22:42

Com aqueles adereços todos não me parece que tenha faltado dinheiro para as lentes. Parece-me mesmo uma escolha deliberada. 

Não me devo ter explicado bem...

A limitação, nas objetivas, seriam as impostas pelos espaços físicos vs. o que incluir em cada cena. Seria uma limitação de especificação óptica, não de dinheiro.

A limitação orçamental seria a que ditaria o uso de tais espaços, em vez da construção dos "sets" que os substituíssem (...se fossem "sets" construídos de raiz, permitiriam outras soluções ópticas, para as mesmas cenas.).

FK

Partilhar Post #10 miguelbarroso

miguelbarroso

• Membro
  • Registo: 02/09/2008
    • Local: Lx
    • A pedalar se vai ao longe

Publicado 09 Maio 2020 - 04:33

Encontrei isto na Wikipedia:

Eu vi o filme e adorei...

E esta opção da grande angular não foi "inocente" na minha avaliação do filme - contribuiu muito para o meu veredicto, concordando plenamente com essa análise descrita na wikipedia.

EDIT: ah... e porque gosto muito da Ema Stone! :blush:  :P  :D (e da Rachel Weisz também... mas não tanto)

Editado por miguelbarroso, 09 Maio 2020 - 04:37 .