Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Veneza monocromática

• Por favor inicie sessão para responder
8 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 Pentaxian

Pentaxian

• Membro
  • Registo: 15/06/2018
    • Local: Dubrovnik

Publicado 05 Maio 2020 - 15:18

49859668002_a778abe689_k.jpgITALIA II 178 copy by Manoel Oliveira, no Flickr

Anúncios

Partilhar Post #2 MJsilva

MJsilva

• Membro
  • Registo: 24/11/2018
    • Local: Póvoa de Varzim

Publicado 05 Maio 2020 - 15:47

Pelo que vi das outras suas fotos a cores ,e pelo que conheço de Veneza ( apenas fotografias ) ,acho que resulta melhor a cores do que P&B,pelos seus lindos canais e arquitetura.

Partilhar Post #3 serrasdiogo

serrasdiogo

• Membro
  • Registo: 14/03/2014
    • Local: Vila de Rei

Publicado 05 Maio 2020 - 17:56

Gosto. O sujeito na foto a passear, no sentido de leitura de uma foto faz-me gostar um pouco mais. Aquilo que me pergunto é: como ficaria uma composição feita pelos pilares da ponte. 

Partilhar Post #4 alfsa

alfsa

• Membro
  • Registo: 07/07/2015
    • Local: Braga

Publicado 05 Maio 2020 - 20:02

sorry.... i think colors is the way in Veneza  :D

IT Partilhar Post #5 Pentaxian

Pentaxian

• Membro

Publicado 05 Maio 2020 - 22:14

Obrigado a todos. Fui ver o original e não é lá grande coisa. Tentei dar-lhe alguma graça e escolhi o p&b. Tenho andado a rever as centenas de fotos que fiz das 3 vezes que fui a Veneza e a esmagadora maioria não presta e as poucas que se salvam também não deslumbram. Para se fotografar relativamente bem um lugar é preciso ter tempo, escolher a hora do dia e estar sozinho sem ninguém a pressionar. ora isso é quase impossível quando se viaja. 

Partilhar Post #6 alfsa

alfsa

• Membro
  • Registo: 07/07/2015
    • Local: Braga

Publicado 05 Maio 2020 - 22:17

Obrigado a todos. Fui ver o original e não é lá grande coisa. Tentei dar-lhe alguma graça e escolhi o p&b. Tenho andado a rever as centenas de fotos que fiz das 3 vezes que fui a Veneza e a esmagadora maioria não presta e as poucas que se salvam também não deslumbram. Para se fotografar relativamente bem um lugar é preciso ter tempo, escolher a hora do dia e estar sozinho sem ninguém a pressionar. ora isso é quase impossível quando se viaja. 

ora aqui está uma grande verdade, fotografar, fazer turismo e ainda por cima com companhia não é fácil :) queremos fazer tudo ao mesmo tempo e a correr e depois dá m*rda

IT Partilhar Post #7 Pentaxian

Pentaxian

• Membro

Publicado 06 Maio 2020 - 21:38

Veneza também se presta ao preto e branco. Senão vejamos:

49864482146_3bb095263e_k.jpgITALIA III 138 copy by Manoel Oliveira, no Flickr

49863946278_8dcb6ffd67_k.jpgITALIA III 169 copy by Manoel Oliveira, no Flickr

49863946188_abdb3669c0_k.jpgITALIA III 196 copy by Manoel Oliveira, no Flickr

Partilhar Post #8 MJsilva

MJsilva

• Membro
  • Registo: 24/11/2018
    • Local: Póvoa de Varzim

Publicado 07 Maio 2020 - 08:45

Composições que não apareçam céu nem água, admito que também funcionem e gosto de ver a P&B, neste caso em particular de Veneza, o que acho, e não só nestas fotos, mas no geral dos P&B que tens vindo a partilhar é que são P&B muito 'cinza' que em outras situações também funcionam bem l, não sei se é limitação do equipamento com que foram capturadas o que não me parece, não sei se é do programa de edição que utilizas que por exemplo não tenha disponivel ajustes de 'curvas', acho que é mesmo gosto teu pessoal, mas quando falas que gostas dos meus P&B fico a pensar 'então porque não fazes igual?' Não é assim tão difícil por os pretos mais pretos e os brancos mais brancos!! É o que acho nesta última foto dessa' cara', isso mais preto e mais branco e com uma pincelada de dodge&burn era a cereja no topo do bolo.

IT Partilhar Post #9 Pentaxian

Pentaxian

• Membro

Publicado 07 Maio 2020 - 12:46

Composições que não apareçam céu nem água, admito que também funcionem e gosto de ver a P&B, neste caso em particular de Veneza, o que acho, e não só nestas fotos, mas no geral dos P&B que tens vindo a partilhar é que são P&B muito 'cinza' que em outras situações também funcionam bem l, não sei se é limitação do equipamento com que foram capturadas o que não me parece, não sei se é do programa de edição que utilizas que por exemplo não tenha disponivel ajustes de 'curvas', acho que é mesmo gosto teu pessoal, mas quando falas que gostas dos meus P&B fico a pensar 'então porque não fazes igual?' Não é assim tão difícil por os pretos mais pretos e os brancos mais brancos!! É o que acho nesta última foto dessa' cara', isso mais preto e mais branco e com uma pincelada de dodge&burn era a cereja no topo do bolo.

Uso o Photoshop Elemments e poderia aumentar facilmente o contraste mas não gosto do resultado. Eu ainda sou do tempo da fotografia química que eu fazia na minha cozinha com um ampliador Durst e os banhos ali todos na bancada, porta fechada, janela tapada com panos pretos, etc. Gostava do preto e branco suave, com muitas tonalidades de cinzento. O digital veio por esse tipo de estética em crise. Sabes, há uns tempos atrás experimentei uma Leica Monochrome e fiquei siderado com a qualidade dos ficheiros que eram obrigatoriamente a P&b, tal como eu via os meus negativos do tempo do Tri-X e do HP4. Saiam logo assim da máquina mas o problema era só um: € 7500! Só o corpo! E desisti. Mas julgo que agora as Fuji que tenho se aproximam desse resultado e evitam que tenha de estar no PS a converter os ficheiros. Ainda irei colocar aqui algumas fotografias feitas em película nesses anos gloriosos, apesar da digitalização estar uma m$rda.