Chegou-me o tripé para o flash e enquanto não chega o XPro andei a fazer uns testes por simpatia e ao tapar o flash da máquina com a mão consegui que quase só o flash no tripé influenciasse a cena e há efeitos de luz e sombra que só assim se conseguem... Quero essencialmente treinar uns retratos BW/PB com iluminação mais lateral e fundo negro e com o flash da máquina a disparar não consigo o resultado que quero. Eu acho que o disparo por simpatia é bom quando se quer uma cena iluminada de forma mais uniforme, mas de facto isso não serve o meu propósito.
Pelo que percebi da tua descrição, estás a fazer retrato com a luz (flash externo mais tripé) a 45º, e usas o flash da máquina para disparar o externo por simpatia.
Achas que está a vazar muita luz para a parede (que querias manter escura), luz essa vinda do flash externo, ou do flash da máquina?
Eu não sei qual o teu conhecimento neste tema, mas parto do princípio que saibas que, na máquina, é a abertura que influencia/controla a luz criada pelo flash, sendo que a velocidade de obturação não vai influenciar a luz criada pelo flash... A velocidade de obturação apenas vai influenciar a luz ambiente.
Partindo do princípio que é a luz do tripé que está a vazar para a parede, tens algumas maneiras de o contornar...
- Afastar o modelo da parede
- Se o retratado já estiver afastado da parede, e esta não for influenciada pela luz do flash, podes aumentar a velocidade de obturação (vais escurecer a luz ambiente).
- Se não estiver a vazar muita luz, uma destas "redes" https://www.ebay.co....tm/254451425365 evita que "espirre" tanta luz, direccionando-a mais para onde se pretende. No entanto, creio que só há para soft box.
O facto de estares a disparar por simpatia, ou com emissor/receptor, obviamente não vai influenciar nada em termos de luz. Vai apenas facilitar a operação, sem teres que ir ao flash alterara a carga. O resultado prático é o mesmo.
Se queres que a luz do flash da máquina influencie o mínimo possível a luz do retratado, podes colocar o flash da máquina em modo manual, e defines na máquina a potência mínima, que seja suficiente para que o flash do tripé receba o sinal para disparar.
Imagina que começas em 1/64 (potência do flash da máquina), mas o flash do tripé não recebe luz suficiente para disparar... passas para 1/32... Até chegares ao ponto que o flash externo dispare.
Estando o externo a disparar, desligas o externo e fazes uma foto ao retratado só com a luz do flash da máquina. Se estiver a aparecer luz do flash da máquina no retratado, basta fechares o diafragma até não teres luz (a profundidade de campo neste caso não é importante, creio eu).
Depois, ligas o flash externo, e ajustas a carga deste para iluminares como quiseres o teu retratado. Desta forma, não precisas de estar a tapar a luz do flash da máquina, nem te vai influenciar o resultado.
Disparar com flash, é completamente diferente de disparar com luz permanente, como uma luz led, por exemplo.
Eu faria da forma que te indiquei. Eu dou uns toques aqui com os meus flashs, e modificadores de luz... Com o meu puto. Mas não sou nenhum expert, como pensa o @MJsilva 
Editado por Lyp, 30 Abril 2020 - 20:41 .