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Usar um flash manual barato + Godox XPro | Material básico de iluminação


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17 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 Kehr

Kehr

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Publicado 25 Abril 2020 - 21:00

Não andava actualmente à procura, mas vi um bom negócio para um Godox XPro usado para a Olympus, que irei usar para controlar um TT350o fora da máquina.

 

Até hoje praticamente só usei flashes na sapata da máquina e fiz algumas experiências com disparos por simpatia. Perdoem-me por isso a ignorância em relação ao funcionamento deste material.

 

Talvez pense em adquirir mais algumas coisas para ir aprendendo melhor a usar luz artificial em casa, Uma das questões que me surgiu é se arranjo algum conjunto low cost para poder controlar 1 segundo flash fora da máquina. A ideia seria um flash baratucho e julgo que precisaria de um receiver. Quando olhei para a Godox, parece-me óbvio que deveria ir para um TT600, no entanto, não quero dar 50 ou 60€ para fazer umas experiências sem, para já, grande utilidade para além de alguma aprendizagem prática (prefiro comprar tripés, difusores e sombrinhas).

 

A minha questão então é:

Quais opções baratinhas para brincar tenho? Para trabalhar com o XPro teria de ser um receiver/flash godox ou outros flashes/receivers wireless trabalhariam?

 

Desde já obrigado.


Editado por Kehr, 26 Abril 2020 - 09:14 .



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Partilhar Post #2 Lyp

Lyp

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Publicado 25 Abril 2020 - 21:09

Se é para disparar com mais um flash em simultâneo, porque não disparar por simpatia? É assim que faço cá em casa.

 

Tenho um flash principal, que uso com emissor/receptor, e depois tenho um Neweer TT560 (~30€) que disparo por simpatia.

 

O flash é do mais básico que há, tens apenas o regulador para a carga e pouco mais... Mas é robusto, tendo em conta o preço.

 

Atenção que regula a carga (vulgo potência) apenas em stops completos de luz, não regula terços de stop. Mas para mim não faz diferença.

 

Fui ver agora, e está a 27€ na Amazon espanhola. Acima de 30€ não pagas portes, pelo que se juntares algo baratinho, os portes ficam de borla... Ou então comprar o kit que tem como opção com o mesmo flash, por 35€.


Editado por Lyp, 25 Abril 2020 - 21:14 .



IT Partilhar Post #3 Kehr

Kehr

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Publicado 25 Abril 2020 - 21:51

E nesse caso vais sempre ao flash ajustar a potencia, fotografas, se não estiver bom voltas ao flash para ajustar, e assim sucessivamente, certo?

 

Para condições mais ou menos estáveis de estúdio, parece-me bem, mas queria ver se conseguia uma coisa mais user friendly, aproveitando o Godox XPro. 

 

O que eu não percebo é:

XPro comunica com flashes wireless Godox - Mas têm de ser flashes para a mesma marca, neste caso, Olympus, porque o XPro é Olympus, certo?

XPro comunica com um receiver/triger Godox? Se sim, apenas com Godox? É possivel encaixar um flash qualquer (sem ser Godox) em cima de um destes receivers (provavelmente não, como não podemos meter um flash Nikon, numa máquina Olympus).

O XPro comunica com qualquer outro equipamento que não seja da Godox?

 

O que me parece é que a única solução para o que quero passará mesmo por ter de comprar um outro flash Godox, certo?


Editado por Kehr, 25 Abril 2020 - 22:28 .



Partilhar Post #4 Lyp

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Publicado 25 Abril 2020 - 22:23

Sim, na segunda luz tens que ajustar no próprio flash, obviamente. Mas se é para usar em casa, não vejo problema.

 

No entanto, naturalmente que teres tudo na ponta do dedo é melhor. Não sei é se consegues pelo preço que pretendes.




IT Partilhar Post #5 Kehr

Kehr

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Publicado 26 Abril 2020 - 09:12

Parece que não consigo. Também não é o mais importante nesta fase. Passo ao plano B e invisto antes em sombrinha tipo softbox, um suporte Bowens (acho que é assim que se chama?!), background preto e branco e um tripé baratucho para o flash.

 

Tripé mandei vir um Neewer Stainless Stell Light Stand usado como novo por 13€. Preferia um de alumínio com acabamento a preto, mas pelo preço, fui para este.

 

Alguma recomendação low cost para o resto? Não me importo de mandar vir da China e esperar um mês, não tenho pressa...






Partilhar Post #6 Lyp

Lyp

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Publicado 26 Abril 2020 - 11:20

Eu tenho uma sombrinha translucida (branca) que te vai dar luz mais difusa, e outra preta reflectora, que funciona ao contrário e te direcciona melhor a luz.

 

Vê aqui: https://pt.aliexpres...e=1&groupsort=1

 

Por pouco mais de 10€ mandas vir as 2 (portes grátis).

 

Depois tens uma infinidade de suportes. espreita aqui: https://pt.aliexpres...e=1&groupsort=1

 

Eu tenho um ou dois destes, e são robustinhos, mas há mais barato um pedaço, e provavelmente cumprem a sua função : https://pt.aliexpres...earchweb201603_

 

Espreita isto, para começar.


Editado por Lyp, 26 Abril 2020 - 11:21 .



Partilhar Post #7 luísmiguel

luísmiguel

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Publicado 26 Abril 2020 - 13:31



O que eu não percebo é:
1- XPro comunica com flashes wireless Godox - Mas têm de ser flashes para a mesma marca, neste caso, Olympus, porque o XPro é Olympus, certo?
2~ XPro comunica com um receiver/triger Godox? Se sim, apenas com Godox? É possivel encaixar um flash qualquer (sem ser Godox) em cima de um destes receivers (provavelmente não, como não podemos meter um flash Nikon, numa máquina Olympus).
3- O XPro comunica com qualquer outro equipamento que não seja da Godox?

4-O que me parece é que a única solução para o que quero passará mesmo por ter de comprar um outro flash Godox, certo?

1- Não, pode ser um flash godox de qualquer mount.

2- Sim, comunica apenas com receivers Godox(internos ou externos). Sim é possivel encaixar qualquer flash sem ser godox nestes receivers(nos que tem sapata claro) perdes, á semelhança do que acontece quando montas um flash nikon numa maquina olympus, duas coisas, A possibilidade de usar automatismos(tipo TTL/zoom/compensação etc... e a capacidade de controlo sem fios.

3- A resposta Sim e Não.....Sim se incluirmos no campo "qualquer outro equipamento" marcas como a neewer/flashpoint/pixapro/cheethalight . Não, se assumirmos que essas "marcas" no fundo são apenas equipamentos godox mas com outro nome(para outros mercados).

4- Se a solucão que buscas é total controlo, através do Xpro, sim tem de ser godox.


Não existe solução para o que queres sem gastar pelo menos 80 Euros , para manter tudo "o que tens direito"(TTL/HSS/Wireless SLAVE/MASTER ETC...) é outro Godox TT350o.
Não é o speedlight mais potente do mundo é um facto... mas por 80 euros é uma pechincha!

Abraço

Editado por luísmiguel, 26 Abril 2020 - 20:11 .



IT Partilhar Post #8 Kehr

Kehr

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Publicado 26 Abril 2020 - 20:51

Eu tenho uma sombrinha translucida (branca) que te vai dar luz mais difusa, e outra preta reflectora, que funciona ao contrário e te direcciona melhor a luz.

 

Vê aqui: https://pt.aliexpres...e=1&groupsort=1

 

Por pouco mais de 10€ mandas vir as 2 (portes grátis).

 

Depois tens uma infinidade de suportes. espreita aqui: https://pt.aliexpres...e=1&groupsort=1

 

Eu tenho um ou dois destes, e são robustinhos, mas há mais barato um pedaço, e provavelmente cumprem a sua função : https://pt.aliexpres...earchweb201603_

 

Espreita isto, para começar.

 

Estava a pensar mais em sombrinha reflectora com pano difusor, para conseguir fazer retratos com uma luz bem suave. São todos bem caros (preços idênticos à Amazon), sendo este o mais barato que vi. Será que a qualidade varia muito? Talvez acabe por ir para algo da Amazon, que chega muito mais rápido e tem muitas reviews...




IT Partilhar Post #9 Kehr

Kehr

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Publicado 26 Abril 2020 - 20:58

1- Não, pode ser um flash godox de qualquer mount.

2- Sim, comunica apenas com receivers Godox(internos ou externos). Sim é possivel encaixar qualquer flash sem ser godox nestes receivers(nos que tem sapata claro) perdes, á semelhança do que acontece quando montas um flash nikon numa maquina olympus, duas coisas, A possibilidade de usar automatismos(tipo TTL/zoom/compensação etc... e a capacidade de controlo sem fios.

3- A resposta Sim e Não.....Sim se incluirmos no campo "qualquer outro equipamento" marcas como a neewer/flashpoint/pixapro/cheethalight . Não, se assumirmos que essas "marcas" no fundo são apenas equipamentos godox mas com outro nome(para outros mercados).

4- Se a solucão que buscas é total controlo, através do Xpro, sim tem de ser godox.


Não existe solução para o que queres sem gastar pelo menos 80 Euros , para manter tudo "o que tens direito"(TTL/HSS/Wireless SLAVE/MASTER ETC...) é outro Godox TT350o.
Não é o speedlight mais potente do mundo é um facto... mas por 80 euros é uma pechincha!

Abraço

 

O que procuro é apenas controlar a potencia manualmente com o XPro, não preciso de TTL. Se arranjar um receiver godox, posso por exemplo controlar a potencia disto ?




Partilhar Post #10 luísmiguel

luísmiguel

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Publicado 26 Abril 2020 - 21:08

O que procuro é apenas controlar a potencia manualmente com o XPro, não preciso de TTL. Se arranjar um receiver godox, posso por exemplo controlar a potencia disto ?


Não.
Consegues disparar, mas qualquer ajuste terá de ser manual.
Infelizmente não há grande solução, sem ser outro tt350 só me estou a lembrar do V850(1ª versão) usado e respetivo receptor xtr-16. Se conseguires arranjar calculo que sej marginalmente mais barato.


IT Partilhar Post #11 Kehr

Kehr

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Publicado 26 Abril 2020 - 22:27

@luismiguel obrigado. Para disparar só, não me interessa, queria poder regular a potencia do modo manual.

 

Acho que o melhor seria mesmo um TT600 (66€ novo) que podia controlar em simultâneo com o TT350 pelo Xpro, sem precisar de receivers dedicados. Acho que esclareci as minhas dúvidas neste campo. Vai ficar sem efeito esta hipótese. Acho mais interessante arranjar um bom setup para retrato ou foto de produto, usando o TT350 com acessórios para trabalhar melhor a luz, acima de tudo torná-la bem mais suave.




Partilhar Post #12 luísmiguel

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Publicado 26 Abril 2020 - 22:58

@luismiguel obrigado. Para disparar só, não me interessa, queria poder regular a potencia do modo manual.

 

Acho que o melhor seria mesmo um TT600 (66€ novo) que podia controlar em simultâneo com o TT350 pelo Xpro, sem precisar de receivers dedicados. Acho que esclareci as minhas dúvidas neste campo. Vai ficar sem efeito esta hipótese. Acho mais interessante arranjar um bom setup para retrato ou foto de produto, usando o TT350 com acessórios para trabalhar melhor a luz, acima de tudo torná-la bem mais suave.

 

Sim, tens razao o TT600 passou-me ao lado, referiste no teu 1º post e n sei porquê assumi que não estava nas tuas opcões(li na diagonal).




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Kehr

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Publicado 30 Abril 2020 - 10:27

Chegou-me o tripé para o flash e enquanto não chega o XPro andei a fazer uns testes por simpatia e ao tapar o flash da máquina com a mão consegui que quase só o flash no tripé influenciasse a cena e há efeitos de luz e sombra que só assim se conseguem... Quero essencialmente treinar uns retratos BW/PB com iluminação mais lateral e fundo negro e com o flash da máquina a disparar não consigo o resultado que quero. Eu acho que o disparo por simpatia é bom quando se quer uma cena iluminada de forma mais uniforme, mas de facto isso não serve o meu propósito.




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Publicado 30 Abril 2020 - 10:59

Chegou-me o tripé para o flash e enquanto não chega o XPro andei a fazer uns testes por simpatia e ao tapar o flash da máquina com a mão consegui que quase só o flash no tripé influenciasse a cena e há efeitos de luz e sombra que só assim se conseguem... Quero essencialmente treinar uns retratos BW/PB com iluminação mais lateral e fundo negro e com o flash da máquina a disparar não consigo o resultado que quero. Eu acho que o disparo por simpatia é bom quando se quer uma cena iluminada de forma mais uniforme, mas de facto isso não serve o meu propósito.

Penso que o que procuras é um estilo de retrato low key,que por sinal gosto muito,no entanto não tens necessáriamente de ter um flash,precisas é de um fundo escuro de preferencia e uma fonte de luz , eu fiz parecido com isso mas num objecto aqui https://www.forumfot...orona/?p=493084, usei o flash da lanterna do telemovel,naturalmente num retrato a fonte de luz tem de ser maior e mais forte,pode ser por exemplo um bastão led,existe até de várias cores se quiseres ser criativo.

 

NOTA: Não estou  muito a vontade no que toca a iluminção artificial,até porque os unicos flashs que tive até hoje foram os pop up da camera,no entanto penso que não estarei a falar nenhuma asneira,mas se sim ,não faltará cá quem me possa corrigir,nomeadamente o @Lyp que ja percebi pelo que vou vendo pelo forum que tem e usa bastante equipamento de iluminação artificial.




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Lyp

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Publicado 30 Abril 2020 - 20:37

Chegou-me o tripé para o flash e enquanto não chega o XPro andei a fazer uns testes por simpatia e ao tapar o flash da máquina com a mão consegui que quase só o flash no tripé influenciasse a cena e há efeitos de luz e sombra que só assim se conseguem... Quero essencialmente treinar uns retratos BW/PB com iluminação mais lateral e fundo negro e com o flash da máquina a disparar não consigo o resultado que quero. Eu acho que o disparo por simpatia é bom quando se quer uma cena iluminada de forma mais uniforme, mas de facto isso não serve o meu propósito.

Pelo que percebi da tua descrição, estás a fazer retrato com a luz (flash externo mais tripé) a 45º, e usas o flash da máquina para disparar o externo por simpatia.

 

Achas que está a vazar muita luz para a parede (que querias manter escura), luz essa vinda do flash externo, ou do flash da máquina?

 

Eu não sei qual o teu conhecimento neste tema, mas parto do princípio que saibas que, na máquina, é a abertura que influencia/controla a luz criada pelo flash, sendo que a velocidade de obturação não vai influenciar a luz criada pelo flash... A velocidade de obturação apenas vai influenciar a luz ambiente.

 

Partindo do princípio que é a luz do tripé que está a vazar para a parede, tens algumas maneiras de o contornar...

 

- Afastar o modelo da parede

 

- Se o retratado já estiver afastado da parede, e esta não for influenciada pela luz do flash, podes aumentar a velocidade de obturação (vais escurecer a luz ambiente).

 

- Se não estiver a vazar muita luz, uma destas "redes"  https://www.ebay.co....tm/254451425365 evita que "espirre" tanta luz, direccionando-a mais para onde se pretende. No entanto, creio que só há para soft box.

 

O facto de estares a disparar por simpatia, ou com emissor/receptor, obviamente não vai influenciar nada em termos de luz. Vai apenas facilitar a operação, sem teres que ir ao flash alterara a carga. O resultado prático é o mesmo.

 

 

Se queres que a luz do flash da máquina influencie o mínimo possível a luz do retratado, podes colocar o flash da máquina em modo manual, e defines na máquina a potência mínima, que seja suficiente para que o flash do tripé receba o sinal para disparar.

 

 

Imagina que começas em 1/64 (potência do flash da máquina), mas o flash do tripé não recebe luz suficiente para disparar... passas para 1/32... Até chegares ao ponto que o flash externo dispare.

 

Estando o externo a disparar, desligas o externo e fazes uma foto ao retratado só com a luz do flash da máquina. Se estiver a aparecer luz do flash da máquina no retratado, basta fechares o diafragma até não teres luz (a profundidade de campo neste caso não é importante, creio eu).

 

Depois, ligas o flash externo, e ajustas a carga deste para iluminares como quiseres o teu retratado. Desta forma, não precisas de estar a tapar a luz do flash da máquina, nem te vai influenciar o resultado.

 

 

Disparar com flash, é completamente diferente de disparar com luz permanente, como uma luz led, por exemplo.

 

Eu faria da forma que te indiquei. Eu dou uns toques aqui com os meus flashs, e modificadores de luz... Com o meu puto. Mas não sou nenhum expert, como pensa o @MJsilva ;)


Editado por Lyp, 30 Abril 2020 - 20:41 .



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Publicado 30 Abril 2020 - 22:29

Chegou-me o tripé para o flash e enquanto não chega o XPro andei a fazer uns testes por simpatia e ao tapar o flash da máquina com a mão consegui que quase só o flash no tripé influenciasse a cena e há efeitos de luz e sombra que só assim se conseguem... Quero essencialmente treinar uns retratos BW/PB com iluminação mais lateral e fundo negro e com o flash da máquina a disparar não consigo o resultado que quero. Eu acho que o disparo por simpatia é bom quando se quer uma cena iluminada de forma mais uniforme, mas de facto isso não serve o meu propósito.

 

Pelo que percebi estás a usar o flash embutido da máquina como triger óptico, é isso?

Se assim é  realmente não tens possibilidade , como sugeriu o Lyp e bem,  de justar a potencia  nem direcionar fisicamente do flash interno (corrige-me se estiver errado porque não conheço a olympus)

 

Como medida de desenrasque (até que chegue o triger) podes tentar redirecionar a flashada com recurso a um espelho ou a um "card board"... e jogar com a colocação do flash escravo(falo do corpo do flash e não do posicionamento da luz) de maneira a ter a "célula" escrava o mais possivel alinhada com o feixe do "master" e o mais desviado possível do eixo da objectiva.

Ou seja, em vez de usares o flash na posição normal, rodas o corpo do flash(mantendo obviamente a direção da cabeça) de maneira a que a célula fique o mais exposta possível na direção do feixe de luz que vem da máquina(estando este o mais desviado possível do teu assunto)....Obviamente esta é uma medida de recurso

Tudo isto podes somar á indicação do Lyp de usar a velocidade maxima de syncronismo possivel para eliminar qualquer outro tipo de luz continua que possa estar a contaminar a cena.

 

Chegado o triger e tendo resolvido este "problema".. podes realmente deparar-te com outros problemas de controlo de luz desta vez do teu flash principal, mas isso já tens +- controlado por agora pelo que dizes,  e como vais adquirir modificadores vais aprendendo á medida que vais precisando.

 

Abraço




IT Partilhar Post #17 Kehr

Kehr

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Publicado 04 Maio 2020 - 21:24

Pelo que percebi da tua descrição, estás a fazer retrato com a luz (flash externo mais tripé) a 45º, e usas o flash da máquina para disparar o externo por simpatia.

 

Achas que está a vazar muita luz para a parede (que querias manter escura), luz essa vinda do flash externo, ou do flash da máquina?

 

Eu não sei qual o teu conhecimento neste tema, mas parto do princípio que saibas que, na máquina, é a abertura que influencia/controla a luz criada pelo flash, sendo que a velocidade de obturação não vai influenciar a luz criada pelo flash... A velocidade de obturação apenas vai influenciar a luz ambiente.

 

Partindo do princípio que é a luz do tripé que está a vazar para a parede, tens algumas maneiras de o contornar...

 

- Afastar o modelo da parede

 

- Se o retratado já estiver afastado da parede, e esta não for influenciada pela luz do flash, podes aumentar a velocidade de obturação (vais escurecer a luz ambiente).

 

- Se não estiver a vazar muita luz, uma destas "redes"  https://www.ebay.co....tm/254451425365 evita que "espirre" tanta luz, direccionando-a mais para onde se pretende. No entanto, creio que só há para soft box.

 

O facto de estares a disparar por simpatia, ou com emissor/receptor, obviamente não vai influenciar nada em termos de luz. Vai apenas facilitar a operação, sem teres que ir ao flash alterara a carga. O resultado prático é o mesmo.

 

 

Se queres que a luz do flash da máquina influencie o mínimo possível a luz do retratado, podes colocar o flash da máquina em modo manual, e defines na máquina a potência mínima, que seja suficiente para que o flash do tripé receba o sinal para disparar.

 

 

Imagina que começas em 1/64 (potência do flash da máquina), mas o flash do tripé não recebe luz suficiente para disparar... passas para 1/32... Até chegares ao ponto que o flash externo dispare.

 

Estando o externo a disparar, desligas o externo e fazes uma foto ao retratado só com a luz do flash da máquina. Se estiver a aparecer luz do flash da máquina no retratado, basta fechares o diafragma até não teres luz (a profundidade de campo neste caso não é importante, creio eu).

 

Depois, ligas o flash externo, e ajustas a carga deste para iluminares como quiseres o teu retratado. Desta forma, não precisas de estar a tapar a luz do flash da máquina, nem te vai influenciar o resultado.

 

 

Disparar com flash, é completamente diferente de disparar com luz permanente, como uma luz led, por exemplo.

 

Eu faria da forma que te indiquei. Eu dou uns toques aqui com os meus flashs, e modificadores de luz... Com o meu puto. Mas não sou nenhum expert, como pensa o @MJsilva ;)

 

A luz que estava a incomodar é a que sai do flash integrado da máquina, não quero nenhum tipo de iluminação frontal no sujeito, apenas lateral. A profundidade de campo é relevante para o desempenho da lente, que não é igual em todo o intervalo de abertura. Desfocar um pouco o fundo também será algo a testar, trabalhando o afastamento do fundo do modelo também.

 

Obrigado pela explicação, mas neste momento já tenho o XPro e já posso fazer o que quero sem usar o flash integrado da máquina.

 

@luísmiguel em relação aos problemas que terei, ainda estarão muitos por chegar, a ideia é aprender um pouco mais a trabalhar com o flash...


Editado por Kehr, 04 Maio 2020 - 21:26 .



Partilhar Post #18 Lyp

Lyp

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Publicado 04 Maio 2020 - 21:37

A luz que estava a incomodar é a que sai do flash integrado da máquina, não quero nenhum tipo de iluminação frontal no sujeito, apenas lateral. A profundidade de campo é relevante para o desempenho da lente, que não é igual em todo o intervalo de abertura. Desfocar um pouco o fundo também será algo a testar, trabalhando o afastamento do fundo do modelo também.

Obrigado pela explicação, mas neste momento já tenho o XPro e já posso fazer o que quero sem usar o flash integrado da máquina.

@luísmiguel em relação aos problemas que terei, ainda estarão muitos por chegar, a ideia é aprender um pouco mais a trabalhar com o flash...

Bom, se já não precisas de utilizar o flash pop up, já pouco interessa o que expliquei.

No entanto, é um bom exercicio que poderás fazer, pois ajuda-te a perceber e evoluir nesta questão.

Não sei se chegaste a experimentar, mas quando digo fechar o diafragma, não seria necessário fechares de forma exagerada. Com pouca potência no pop up (a estritamente necessária para disparar o outro flash), era fácil eliminares a luz do mesmo fechando pouco o diafragma. Dizia eu que a profundidade de campo seria pouco relevante, porque querias o fundo preto... Mas lá saberás as tuas ideias.

Dá-lhe aí nos flashes, e depois se assim entenderes, partilha ;)