Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Abandonado....

• Por favor inicie sessão para responder
24 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 MJsilva

MJsilva

• Membro
  • Registo: 24/11/2018
    • Local: Póvoa de Varzim

Publicado 26 Março 2020 - 21:34

Não "podendo" sair de casa devido ao virus,e para fazer o gosto ao dedo, hoje experimentei uma coisa nova,nunca antes tinha feito este tipo de fotografia,é uma casa abandonada a poucos metros de minha casa ,fui la de bicicleta ,demora uns 2min a chegar lá.

Já passei la varias vezes em outras alturas mas nunca me deu vontade de ir fotografrar!!

Provavelmente tenho muita coisa a melhorar,no entanto aqui ficam os 2 primeiros registos!

Agora é ganhar coragem e voltar la para entrar nas outras divisões,hoje só fiquei pelo exterior e á porta da cozinha!! :o

49701186111_1287076b19_k.jpgAbandonado....... by Marco Silva, no Flickr

49701400832_d5fb45f4a0_k.jpgAbandonado....... by Marco Silva, no Flickr

Anúncios

Partilhar Post #2 Pentaxian

Pentaxian

• Membro
  • Registo: 15/06/2018
    • Local: Dubrovnik

Publicado 26 Março 2020 - 23:17

Isto por aqui está a modos que moribundo, não está? Gosto da primeira foto, menos da foto do interior. Também já tentei este tema mas abandonei-o rapidamente pelos riscos que se corre. Venham mais. Mas cuidado.

Partilhar Post #3 iMarco

iMarco

• Membro
  • Vencedor do mês +
  • Registo: 12/09/2014
    • Local: Viseu

Publicado 27 Março 2020 - 08:48

Viva...tem cuidado que com o bicho do "Urbex" pica, e normalmente, deixa marcas :lol:

Gosto das fotos, sobretudo do interior.Mas não gosto do tratamento.

Na do interior tinhas, apesar de todo o lixo e não haver nada interessante, aquelas duas santinhas que podias ter usado para uns detalhes engraçados ao estilo dos "Fallen Angels" :) 

A luz do interior, estava bem boa, e admito que com outro tratamento, mais "honesto e próximo da realidade" era uma boa foto.

É continuar, mas recomendo que não entres à toa sozinho nos abandonadas. Sendo sozinho, o telemóvel deve estar sempre num sitio onde possas aceder-lhe fácil e rapidamente.

É continuar.

IT Partilhar Post #4 MJsilva

MJsilva

• Membro

Publicado 27 Março 2020 - 10:29

Isto por aqui está a modos que moribundo, não está? Gosto da primeira foto, menos da foto do interior. Também já tentei este tema mas abandonei-o rapidamente pelos riscos que se corre. Venham mais. Mas cuidado.

Sim,está um pouco parado,discute-se mais equipamento do que propriamente fotografia em si!

Os riscos que se correm faz parte,faz parte do desafio,é ter cuidado,ja cai a fotografar uma cascata,num sitio normal, escorreguei numa pedra com musgo!

Obg pela apreciação.

IT Partilhar Post #5 MJsilva

MJsilva

• Membro

Publicado 27 Março 2020 - 10:47

Viva...tem cuidado que com o bicho do "Urbex" pica, e normalmente, deixa marcas :lol:

Gosto das fotos, sobretudo do interior.Mas não gosto do tratamento.

Na do interior tinhas, apesar de todo o lixo e não haver nada interessante, aquelas duas santinhas que podias ter usado para uns detalhes engraçados ao estilo dos "Fallen Angels" :)

A luz do interior, estava bem boa, e admito que com outro tratamento, mais "honesto e próximo da realidade" era uma boa foto.

É continuar, mas recomendo que não entres à toa sozinho nos abandonadas. Sendo sozinho, o telemóvel deve estar sempre num sitio onde possas aceder-lhe fácil e rapidamente.

É continuar

Sim,aquelas santinhas vão ficar para a proxima ,tambem reparei nelas e uma esta decapitada ,da uma foto sorreal so esse pormenor,assim como as outras divisões tambem irei entrar a ver no que dá.

Foi a primeira vez,admito que tive medo ,mal cheguei perto apanhei logo um susto com um monte de pombos a sair de lá de dentro.

A edição andei a ver por alto pela internet para ter ideias e notei pelo que vi que a  maioria anda pelos tons frios nas sombras e cores "mortas",a prioridade esta em manter os realces equilibrados  deixando as sombras mais sombrias....foi por ai que fui andando na edição....achei que ficou mais assustador....

O que recomendas em termos de edição?não alterar as cores ? Reparei que fazes este tipo de fotografia.....muito boas fotos :th_up:

IT Partilhar Post #6 MJsilva

MJsilva

• Membro

Publicado 27 Março 2020 - 10:58

Ainda do mesmo dia ,tenho esta composição...

49703385318_da6c4b0f1e_k.jpgAbandonado...... by Marco Silva, no Flickr

Partilhar Post #7 iMarco

iMarco

• Membro
  • Vencedor do mês +

Publicado 27 Março 2020 - 11:06

Sim,aquelas santinhas vão ficar para a proxima ,tambem reparei nelas e uma esta decapitada ,da uma foto sorreal so esse pormenor,assim como as outras divisões tambem irei entrar a ver no que dá.

Foi a primeira vez,admito que tive medo ,mal cheguei perto apanhei logo um susto com um monte de pombos a sair de lá de dentro.

A edição andei a ver por alto pela internet para ter ideias e notei pelo que vi que a  maioria anda pelos tons frios nas sombras e cores "mortas",a prioridade esta em manter os realces equilibrados  deixando as sombras mais sombrias....foi por ai que fui andando na edição....achei que ficou mais assustador....

O que recomendas em termos de edição?não alterar as cores ? Reparei que fazes este tipo de fotografia.....muito boas fotos :th_up:

Em termos de edição aconselho-te o que sempre me aconselharam a mim...tentar ser o mais honesto possível, mexer um pouco nas curvas...normalmente, opto por tons mais frios, pois a luz, habitualmente é mais fria dentro dos abandonadas. Puxo pouco pelas sombras e faço frequentemente dodge e burn. Não tenho uma edição perfeita, nem uso sequer um preset para as edições. Como edito muito pouco e raramente, tento, na edição, reviver o dia daquela foto para "imprimir" a ideia que tive do dia, e talvez o estado de espírito (ainda que este, quando saio para o Urbex, está sempre em altas :lol: )

Não há formulas secretas, e a edição, é sempre ao gosto de quem a faz. Depois, eu, posso gostar ou não, mas o importante é que tu gostes!

Esta ultima do exterior, a usar os ramos para arranjar o frame, também me parece bem em termos de composição. Eu talvez tivesse baixado mais o pov para não ter ramos a bater na casa.

É continuar!

EDIT:

Habitualmente, neste tipo de fotos, faz-se HDR com 3 ou mais exposições. Se optares por montar HDR no Photomatix, tenta dar um look real à coisa...há malta que exagera :lol:

Editado por iMarco, 27 Março 2020 - 11:12 .

IT Partilhar Post #8 MJsilva

MJsilva

• Membro

Publicado 27 Março 2020 - 11:20

Sim, obg pelas dicas, foi isso k fiz, tons frios e sombras escuras, já no momento da captura foi com compensaçao de exposicao um ponto para negativo para priorizar os realces, dodge&burn tb fiz na área da banca e teto, mas lá está, vai sempre depender do gosto de cada um como em qualquer outro tipo de fotografia,vejo algumas também a preto e branco mas prefiro a cores.

A foto #3 não dava para baixar mais, já aparecia um muro,daquele enquadramento tem um muro, fui para o lado de dentro e já não aparecia galhos quase nenhuns para criar a "moldura",com 18mm aps-c não dá!!

Edit:pensei em HDR, mas como a ideia era priorizar os realces e deixar as sombras escuras achei que não era necessário.

Editado por MJsilva, 27 Março 2020 - 11:23 .

Partilhar Post #9 JLopes

JLopes

• Membro
  • Registo: 01/12/2015
    • Local: Agueda

Publicado 27 Março 2020 - 17:12

Ora aqui está um tópico interessante e de acordo com o deveria ser o espírito deste fórum.Mostra, critica detalhada e construtiva.

Este forum está a morrer porque as pessoas (algumas) tem um ego do tamanho da lua e insultam-se constantemente umas às outras.

(mesmo com razão devemos tentar manter a classe- admiro quem critica e que justifica as suas razões sempre com classe, existem aqui alguns assim e é por eles que ainda continuo a vir aqui.

Já ando aqui à alguns anos e já vi muitas pessoas chegar e outras a partir e é pena que algumas tenham partido ou pelo menos evitam comentar pois era com esses (que sabem da poda e são humildes) que dá gosto aprender.

Parabéns ao iMarco (user da velha guarda) por não ter problema em partilhar o que sabe com os outros (eu ainda me lembro dos comentários dele no início da sua actividade aqui no forum, entretanto evolui e partilha e apoia quem precisa.

Parabéns ao MJsilva por não ter medo de mostrar e de se aventurar em areas diferentes e distintas.

IT Partilhar Post #10 MJsilva

MJsilva

• Membro

Publicado 28 Março 2020 - 16:30

Voltei ao local,não tem muita coisa a nao ser lixo,o andar de cima não tem nada ,esperava ver divisões de quartos etc...

Ficam aqui os registos deste local,gostei da experiencia e ja tenho tenho outros locais em mente!! :)

49707938238_c5144dcc84_k.jpgAbandonado...... by Marco Silva, no Flickr

49707938353_e92b404da0_k.jpgAbandonado...... by Marco Silva, no Flickr

49708794087_6cab4c07bb_k.jpgAbandonado...... by Marco Silva, no Flickr

49707938193_4fae544283_k.jpgAbandonado...... by Marco Silva, no Flickr

49707938143_6f37b8dc50_k.jpgAbandonado...... by Marco Silva, no Flickr

49708793872_831cfb3f51_k.jpgAbandonado...... by Marco Silva, no Flickr

49707937943_2a4c6d4f28_k.jpgAbandonado...... by Marco Silva, no Flickr

49707938013_06895ca900_k.jpgAbandonado...... by Marco Silva, no Flickr

Editado por MJsilva, 28 Março 2020 - 16:33 .

Partilhar Post #11 Pentaxian

Pentaxian

• Membro
  • Registo: 15/06/2018
    • Local: Dubrovnik

Publicado 29 Março 2020 - 01:24

Estão mais interessantes, em particular a segunda. Boa!

Partilhar Post #12 iMarco

iMarco

• Membro
  • Vencedor do mês +

Publicado 29 Março 2020 - 10:10

Mais um a achar que a #5 está no ponto.  :th_up:

O Urbex, é uma “disciplina” fotográfica muito interessante. Permite viajar, contar histórias e deixar que o “espectador” viaje e crie, ele próprio a história.

Esse “pardieiro” deu pelo menos duas fotos boas (a #10, também está boa) o que é muito bom. Agora imagina quando entras numa casa com móveis, com muita história para contar  ;)

É continuar!

IT Partilhar Post #13 MJsilva

MJsilva

• Membro

Publicado 29 Março 2020 - 11:00

Estão mais interessantes, em particular a segunda. Boa!

Obg  :th_up:

IT Partilhar Post #14 MJsilva

MJsilva

• Membro

Publicado 29 Março 2020 - 11:03

Mais um a achar que a #5 está no ponto.  :th_up:

O Urbex, é uma “disciplina” fotográfica muito interessante. Permite viajar, contar histórias e deixar que o “espectador” viaje e crie, ele próprio a história.

Esse “pardieiro” deu pelo menos duas fotos boas (a #10, também está boa) o que é muito bom. Agora imagina quando entras numa casa com móveis, com muita história para contar  ;)

É continuar!

Sim,obg pelo feedback,claramente que o local tem de ter historia para contar ,moveis etc....imaginar o que seria aquilo quando tinha "vida"....

É para continuar.....sempre que possivel...... :)

IT Partilhar Post #15 MJsilva

MJsilva

• Membro

Publicado 29 Março 2020 - 11:11

Ora aqui está um tópico interessante e de acordo com o deveria ser o espírito deste fórum.Mostra, critica detalhada e construtiva.

Este forum está a morrer porque as pessoas (algumas) tem um ego do tamanho da lua e insultam-se constantemente umas às outras.

(mesmo com razão devemos tentar manter a classe- admiro quem critica e que justifica as suas razões sempre com classe, existem aqui alguns assim e é por eles que ainda continuo a vir aqui.

Já ando aqui à alguns anos e já vi muitas pessoas chegar e outras a partir e é pena que algumas tenham partido ou pelo menos evitam comentar pois era com esses (que sabem da poda e são humildes) que dá gosto aprender.

Parabéns ao iMarco (user da velha guarda) por não ter problema em partilhar o que sabe com os outros (eu ainda me lembro dos comentários dele no início da sua actividade aqui no forum, entretanto evolui e partilha e apoia quem precisa.

Parabéns ao MJsilva por não ter medo de mostrar e de se aventurar em areas diferentes e distintas.

Obg,eu não tenho medo de mostrar as minhas fotografias para critica,fotofrafo e edito a minha maneira,é um hoby,divirto-me com isto,não tenho que agradar a ninguem,não estou a ser renumerado,quem gostar,gosta,quem nao gostar critica e da a sua opinião em relação ao que acha que podia eventualmente melhorar..... nem tenho medo de experimentar outros estilos de fotografia,desde que me atraiam......

Editado por MJsilva, 29 Março 2020 - 11:12 .

Partilhar Post #16 JLopes

JLopes

• Membro
  • Registo: 01/12/2015
    • Local: Agueda

Publicado 29 Março 2020 - 12:05

Reparei agora que na #4 ainda está uma pomba em cima da santa. :) 

Também gosto da #5.

Noutras fotos (ex #6,8,9) se reparares,em que é preciso grande gama dinâmica as sombras estão muito escuras, aqui talvez se aplicasse aquela técnica já apontada pelo iMarco de sobreposição de 3 fotos com diferentes exposições (sombras, tons médios e zonas de mais luz), mas  nada de exagerado. Os nossos olhos tem a capacidade de corrigir. O objectivo aqui seria colocar numa foto o que os nossos olhos veriam olhando para essas 3 zonas.Mas como sempre é muito mais fácil dizer do que fazer...

IT Partilhar Post #17 MJsilva

MJsilva

• Membro

Publicado 29 Março 2020 - 12:56

Sim, o pombo estava lá, foi a primeira foto mal cheguei, não deu tempo de compor melhor, foi o que deu e ele já voou, é um pombo novo, os pais já voaram antes de eu entrar.

Nas fotos que falas em gama dinâmica, foi propositado, achei que assim ficava mais sombrio, se reparares nessas fotos nas zonas escuras ao fundo tem alguma luz lá, aumentei sombras localizadas apenas para revelar um pouco do que pode estar ali criando a ideia de mais assustador, mas lá está, vai sempre depender do gosto de cada um,eu achei assim, outra pessoa com a mesma foto fazia de outra maneira e até já a tinha capturado de outra maneira..... e pela pouca experiência que tenho neste estilo de fotografia já percebi que fico sempre muito indeciso nos tons que quero, é difícil escolher, tem muitas escolhas que se pode obter, tanto na tonalizaçao dividida quanto na curva de tons,o que em outras fotos que faço por exemplo numa praia ao pôr do sol não acontece essa indecisão!!

Na #11 já achei que devia revelar tanto sombras quanto realces e deixar mais equilibrado, daí ter feito BKT de 5 exposições com intervalo de 2 pontos de luz.

Obg pelo feedback :)

Partilhar Post #18 _jn_

_jn_

• Membro
  • Registo: 12/02/2010
    • Local: Estoril

Publicado 29 Março 2020 - 13:23

Eu gosto do urbex quando se consegue destinguir da foto reportagem. Isso tem começar logo na execução das fotografias e não apenas na edição. Não é fácil mas quando resulta é muito bom.

Estas fotos são boas fotos de reportagem.

IT Partilhar Post #19 MJsilva

MJsilva

• Membro

Publicado 29 Março 2020 - 14:05

É um ponto de vista interessante, nunca me passou pela cabeça essa ideia!!

Na tua opinião então qual seria a "solução" de captura/edição para estas fotos se distinguirem de foto reportagem?

Partilhar Post #20 _jn_

_jn_

• Membro
  • Registo: 12/02/2010
    • Local: Estoril

Publicado 29 Março 2020 - 16:44

Eu nã posso ver uma solução nestas fotos. Elas foram feitas com um propósito e dentro desse propósito estão muito boas. Já o disse.

Não falo destas fotos em particular mas no tema em si. Acho que se deve ir além do mostrar a degradação ou o abandono. Deve-se enfatizar aspectos que contêm histórias ou ajudem o espectador a inventar uma história, um drama. 

O urbex é muito bom a provocar emoções, mas não é em qualquer cenário, tipo esse onde tudo já foi mexido, vandalizado e poluído com objectos fora do contexto.