Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Epson V500 vs A7RIII

• Por favor inicie sessão para responder
4 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 deim

deim

• Membro
  • Registo: 19/02/2008
    • Local: Londres
    • Não é o equipamento...

Publicado 21 Março 2020 - 15:00

Já que não é boa altura para ir fotografar, aproveitei para fazer um teste. Digitalizar negativos com scanner ou com a A7RIII. 

Setup utilizado:

SCANNER: 
V500 com os suportes para negativos originais. 
4800DPI (O scanner em teoria consegue 6400dpi)

VueScan DNG e Negative lab pro

Máquina:
A7RIII RAW (Não utilizei o modo alta resolução, mas é possível que faça outro teste)
90mm Macro
Negative Holders https://www.thingive...m/thing:3985120
Mesa de luz
Conversão com o Negative Lab Pro

Fiz o teste com dois negativos. Um 120 (fuji pro 400H) e um 35mm (Kodak ektar 100)

35mm

Imagem completa:
HRz9Pnp.jpg

35mm crop a 100% (A imagem da máquina e do scanner têm resoluções semelhantes)

1zwwDLA.jpg

120 (Médio formato, 6x9)

Imagem completa

lZ8JUIs.jpg

Crop a 100%. 
O scanner em teoria faz 200mp com esta imagem.

4eGspyj.jpg

Resize da imagem do scanner para ficar com a mesma resolução que a imagem da máquina:

tDUiUTx.jpg

Como é óbvio, estes são apenas os meus resultados com a pouca experiência que tenho. Se calhar com outros suportes para os negativos no scanner conseguiria melhores resultados. Se calhar há alguma opção no vuescan que me está a passar ao lado. Se calhar em modo alta resolução na máquina conseguiria ter mais detalhe. Mas fica o resultado do meu teste rápido. 

Se alguém tiver ideias do que posso estar a fazer mal com o scanner ou com o vuescan, ideias são bem vindas.

Anúncios

Partilhar Post #2 MMorgado

MMorgado

• Membro
  • Registo: 11/02/2012
    • Local: Vila do Conde · Portugal

Publicado 04 Julho 2020 - 10:51

Eu também já fiz isto. com uma fuji e uma objectiva macro Nikon e comparativamente com um epson v550. Tive de facto melhores resultados, como os teus aqui apresentados com a camara+objectiva macro. Nunca consegui ter resultados satisfatórios com o v550  :th_up:

Partilhar Post #3 miguelbarroso

miguelbarroso

• Membro
  • Registo: 02/09/2008
    • Local: Lx
    • A pedalar se vai ao longe

Publicado 04 Julho 2020 - 13:16

Muito bom... para não falar que a digitalização com a máquina é muito mais rápida.

Tenho de fazer experiências com a A7 III, pois ainda tenho a Micro-Nikkor 55mm/2.8 e o fole PB-6 com suporte de transparências PB-6M.

Tenho muita coisa que gostava de digitalizar e ando há anos a deixar para depois. Com outras máquinas de sensor mais pequeno não dava pois o crop era muito grande, mas com a A7 III creio que é possível.

IT Partilhar Post #4 deim

deim

• Membro
  • Registo: 19/02/2008
    • Local: Londres
    • Não é o equipamento...

Publicado 06 Julho 2020 - 10:36

Eu também já fiz isto. com uma fuji e uma objectiva macro Nikon e comparativamente com um epson v550. Tive de facto melhores resultados, como os teus aqui apresentados com a camara+objectiva macro. Nunca consegui ter resultados satisfatórios com o v550  :th_up:

Pois, não sei do que será, mas realmente a máquina faz melhor serviço.

Muito bom... para não falar que a digitalização com a máquina é muito mais rápida.

Tenho de fazer experiências com a A7 III, pois ainda tenho a Micro-Nikkor 55mm/2.8 e o fole PB-6 com suporte de transparências PB-6M.

Tenho muita coisa que gostava de digitalizar e ando há anos a deixar para depois. Com outras máquinas de sensor mais pequeno não dava pois o crop era muito grande, mas com a A7 III creio que é possível.

Sim, é muito mais rápido. Podes ter de perder mais tempo a limpar pó de algumas fotos, mas sabendo que a maioria são apenas para recordação, nem vale a pena perder tempo nisso. 

Para mim, 35mm ganhou nova vida. Afinal tem muito mais detalhe do que o scanner me dava. Passa a valer muito mais a pena fotografar em 35mm neste caso.  

Partilhar Post #5 miguelbarroso

miguelbarroso

• Membro
  • Registo: 02/09/2008
    • Local: Lx
    • A pedalar se vai ao longe

Publicado 06 Julho 2020 - 11:33

Para mim vai ser particularmente útil numa situação em particular: tive a sorte de no final do meu curso (arquitetura) ter feito uma viagem de finalistas fora do normal. Em vez de ir para Cancum ou outro destino estereotipado aturar bêbados e afins, fui com um grupo pequeno fazer uma viagem de 1 mês pela África do Sul. Éramos 6, todos bastante entusiastas da fotografia, e fotografámos muito em slide. No final fizemos uma seleção das fotos melhores de cada um, e preparámos uma apresentação para os amigos e família, com dois projetores, sempre a combinar fotografias dos locais com fotografias connosco.

Ainda hoje temos essa seleção montada em carrinhos de projeção, e a ideia é digitalizar tudo, para poder manter os "pares" de fotografias num site, e podermos reaver os nossos slides (a seleção tem circulado entre nós ao longo dos anos).