Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Light leaks

• Por favor inicie sessão para responder
16 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 nbplopes

nbplopes

• Membro
  • Registo: 12/07/2012

Publicado 20 Março 2020 - 20:24

14264179_1799434440300077_58926237094615

12747544_1714101612166694_45131205142355

Anúncios

Partilhar Post #2 FotoKhan

FotoKhan

• Membro
  • Registo: 30/01/2013

Publicado 20 Março 2020 - 21:15

Muito bom :th_up:

Partilhar Post #3 Pentaxian

Pentaxian

• Em Validação
  • Registo: 15/06/2018
    • Local: Dubrovnik

Publicado 20 Março 2020 - 22:34

A primeira imagem está bem fixe. A segunda não me agrada, demasiados elementos, composição falhada no meu modesto entender.

Mas vamos lá a colocar aqui mais fotos. Todos os que participamos. Nesta altura dá para combater o tédio. Força!

Partilhar Post #4 miguelbarroso

miguelbarroso

• Membro
  • Registo: 02/09/2008
    • Local: Lx
    • A pedalar se vai ao longe

Publicado 20 Março 2020 - 23:28

1ª muito boa, 2ª nem por isso!

IT Partilhar Post #5 nbplopes

nbplopes

• Membro

Publicado 22 Março 2020 - 14:06

Obrigado pela vossa apreciação.

Partilhar Post #6 _jn_

_jn_

• Membro
  • Registo: 12/02/2010
    • Local: Estoril

Publicado 23 Março 2020 - 10:27

A primeira parece-me uma foto pensada que resultou muito bem. O angulo e a composição foram bem escolhidos.

A segunda pareceme um pouco ao calhas, para ver o que resulta. Não me parece que haja uma ideia inicial e o resultado ficou sem sentido, pelo menos para mim.

Obrigado pela partilha.

IT Partilhar Post #7 nbplopes

nbplopes

• Membro

Publicado 24 Março 2020 - 10:38

Obrigado pela vossa apreciação.

@_jn_

Concordo com todos os comentários relativamente á segunda, excepto o ser ao calhas. Há alguns elementos que certamente reconhecerá que apontam para o contrário. Dito isto, como alguém disse "Fotografo para descobrir como algo fica fotografado".

Partilhar Post #8 _jn_

_jn_

• Membro
  • Registo: 12/02/2010
    • Local: Estoril

Publicado 24 Março 2020 - 18:16

Eu disse parece-me.

Não tenho nada contra o fotografar para ver como fica fotografado, eu próprio uso muito esse conceito. O termo que usei "ao calhas" queria dizer mesmo "ver como fica".

Mas se se mostra, publica para a crítica tem de se achar que calhou :) . Eu nessa foto não acho porque calhou.

IT Partilhar Post #9 nbplopes

nbplopes

• Membro

Publicado 24 Março 2020 - 18:52

Se eu disse-se que tentei explorar aquela moldura de madeira, apesar do ambiente caótico, e que até aparece um tipo com os cabelos no ar a puxar do cigarro da boca, “O ao calhas” não se aplica bem. Sendo que continua sempre a ser “ver como fica fotografado”

Neste caso, concordando no resto contigo, ficou fotografado com pouca síntese. A moldura não é suficiente, nem mesmo a personagem para mim algo interessante resolve a síntese.

Em todo o caso “ao calhas” pode ser entendido como “para ver como fica”. Mas aí diria que peca por redundância, pois não acredito que alguém fotografe sem depois ir ver como ficou com curiosidade (directa ou indirecatamebte). Nem mesmo em estúdio. É algo que só a seleção resolve, mas tem como base obit ver como ficou.

Apenas a explicar porque discordo do uso do termo. Se calhar é uma questão de mera semântica.

Editado por nbplopes, 24 Março 2020 - 19:48 .

Partilhar Post #10 miguelbarroso

miguelbarroso

• Membro
  • Registo: 02/09/2008
    • Local: Lx
    • A pedalar se vai ao longe

Publicado 24 Março 2020 - 19:07

Para a moldura funcionar com esse fundo tão caotico, precisavas de muito menos profundidade de campo para o fundo ficar desfocado

IT Partilhar Post #11 nbplopes

nbplopes

• Membro

Publicado 24 Março 2020 - 19:36

Creio que o problema não é o fundo mas o primeiro plano. A estrutura rectangular dos edifícios até condizem com a moldura. O resto não consegui resolver.

Um exemplo como “o resto” se torna fundamental.

Editado por nbplopes, 24 Março 2020 - 19:49 .

Partilhar Post #12 MJsilva

MJsilva

• Membro
  • Registo: 24/11/2018
    • Local: Póvoa de Varzim

Publicado 30 Março 2020 - 12:41

É engraçado como este estilo de fotografia causa tanta divergência de opiniões e cada um vê uma história diferente na mesma imagem. Quando vi este tópico fiquei curioso para ver o que se ia falar destas imagens, gosto de estar de fora so a observar este estilo e ver as opiniões.

É incrível, o que eu vejo na primeira foto foi tirar o telemóvel do bolso e ter a camera ligada sem querer, na segunda um homem a ir ao caixote do lixo aproveitar uma moldura de madeira.

IT Partilhar Post #13 nbplopes

nbplopes

• Membro

Publicado 30 Março 2020 - 14:32

Tipicamente não causa tanta divergência assim. A minha experiência é que o palco de maior divergência é até este forum. Daí ser para mm tão interessante, o palco.

Algumas questões para tentar perceber o seu raciocínio olhando para esta imagem:

"tirar o telemóvel do bolso e ter a camera ligada sem querer"

Não é assim tão complicado. È a mesma coisa que fotografar um carocol ou um avião a levantar voo. Ser como telemóvel ou um máquina dedicada não altera o processo.

Editado por nbplopes, 30 Março 2020 - 14:32 .

Partilhar Post #14 ruicarv79

ruicarv79

• Membro
  • Registo: 04/02/2011
    • Local: Porto

Publicado 30 Março 2020 - 14:57

Também vou mandar o meu bitaite.

E faço-o especialmente porque os participantes nesta discussão criticaram muito a segunda foto e eu gosto muito da segunda foto. Há uma diferença muito grande de complexidade entre a primeira e a segunda foto. A primeira foto, que também gosto, tem menos elementos e uma composição mais simples. Provavelmente é mais fácil de digerir aos olhos. Porém a segunda é muito mais audaciosa, no sentido de ser muito mais complexa e caótica. E eu gosto dessa "audácia". Porque tem o condão de tentar transformar esse aparente caos em alguma coisa com um determinado sentido, uma visão particular do fotógrafo. Por isso não acho nada que seja "ao calhas". Naquela foto vejo as formas geométricas (quase) harmoniosamente distribuidas (quadrados, retangulos, ...) e o inusitado caixilho (também com os seus ângulos de 90 graus) do homem do cigarro. Gostei desta "audácia" e desta visão particular do fotógrafo. Isto, para mim, é mais excitante de ver do que uma foto mais certinha mas menos "rica".

Partilhar Post #15 MJsilva

MJsilva

• Membro
  • Registo: 24/11/2018
    • Local: Póvoa de Varzim

Publicado 30 Março 2020 - 15:37

@nbplopes,acho que percebeu mal o meu raciocínio, essa minha frase que sitou, eu referi o telemóvel saiu do bolso e tirou a foto sem querer,foi o que me veio a cabeça no momento, mas tambem podia ter sido" a maquina fotográfica ao pescoço e ao pegar nela disparou sem querer", foi nesse sentido, não no sentido de dizer que se foi com o telemóvel a foto não tem valor, se fosse com uma camera dedicada já tinha.

Não é o equipamento que faz a foto,é o fotografo.

Foi essa a minha visão, e como disse, gosto de observar este estilo de fotografia de fora,este último comentário do user @ruicarv79 já vai no sentido oposto total dos outros comentários. É isto que acho interessante.

Partilhar Post #16 zyThuM

zyThuM

• Membro
  • Registo: 10/12/2016

Publicado 30 Março 2020 - 15:42

E eu venho cá deixar o meu bitaite, eu acho que as 2 fotos são uns bons ensaios mas longe de um produto acabado.

A primeira tem uma composição interessante mas acaba por faltar algo mais para arrematar a composição. A segunda embora como o Rui diz acaba por ser mais interessante, têm elementos que tornam a leitura da foto muito dificil, tem elementos no fundo que distraiem, mas tem um sujeito principal que por si mesmo é bastante interessante, parece que está a leva a frame, mas de facto só levar uma tábua debaixo do braço. Aqui notasse que o Nuno esperou por aquele momento para tirar a foto.

Ou seja se tivesses uma foto com a composição limpa de cima com a dinamica e o sujeito de baixo tinhas uma foto 5 estrelas. Mas essa é a minha opinião ;-)

IT Partilhar Post #17 nbplopes

nbplopes

• Membro

Publicado 30 Março 2020 - 22:49

@RuiCarv,

Eu gosto da segunda foto por aquilo que aponta que poderia ser. Mas uma boa foto é no mínimo mais que isso.

@MJSilva,

Eu acho que percebi. O MJSilva é que parece não me ter percebido.

Se quiser desafiar o seu raciocino sobre essa imagem, sugiro que aplique essa técnica para a reproduzir (algo que fique próximo). Depois veja se obtêm resultados semelhantes com alguma consensualidade. Penso que só assim poderá verificar a eficácia do seu raciocino sobre a execução. Se quiser até pode partilhar nesta thread.

De resto, encontro raciocínios diametralmente opostos sobre tudo e sobre nada. Pelo que a controversa por si só não é necessariamente algo que acarrete alguma significancia.

@zyThuM

Pessoalmente gosto mais da primeira, apesar de menos sofisticada, tem o mérito de ser o que poderia ser. A segunda o meu parecer é o que respondi ao Rui.

Obrigado aos 3 pelo por partilharem o vosso parecer.

Editado por nbplopes, 31 Março 2020 - 19:09 .