Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Confinados ao Corona

• Por favor inicie sessão para responder
38 respostas a este tópico

Partilhar Post #21 Lyp

Lyp

• Membro
  • Registo: 05/02/2012

Publicado 11 Abril 2020 - 09:58

Da minha janela, não há grande coisa para fotografar... Como acredito que seja o caso de uma boa parte dos membros. A ideia do Pentaxian faz todo o sentido.

Porque não até fazer umas brincadeiras em casa, já que na labuta diária não há tempo, ou até pachorra para tal?

Quem fizer, acho que se enquadra bem neste tema do confinamento.

Para já, e da janela, a única coisa de jeito que vejo é o Monte Crasto.

Esta foi feita há pouco.

[/url]Monte Crasto - Gondomar by Pedro Filipe Faria, no Flickr">http://49760102911_392a6c58ec_b.jpgMonte Crasto - Gondomar by Pedro Filipe Faria, no Flickr

Anúncios

Partilhar Post #22 Pentaxian

Pentaxian

• Em Validação
  • Registo: 15/06/2018
    • Local: Dubrovnik

Publicado 11 Abril 2020 - 21:10

Gosto bastante. Tens uma bela vista da tua janela.

Partilhar Post #23 Lyp

Lyp

• Membro

Publicado 11 Abril 2020 - 21:14

Gosto bastante. Tens uma bela vista da tua janela.

Nem por isso, Pentaxian...

Esta foi sacada com a Tele, e a 45º. Em frente, só tenho mato :)

Obrigado :th_up:

Partilhar Post #24 Lyp

Lyp

• Membro

Publicado 13 Abril 2020 - 20:47

Bem, continuo confinado.

O meu falecido sogro, tinha um Banjo... Dos tempos de solteiro dele.

Ora, foi oferecido ao meu pequeno pela sua avó.

Aproveitei estes dias para o desmontar, limpa-lo, e livrar-me da ferrugem que algumas peças tinham. Falta encomendar um jogo de cordas, e os respectivos "afinadores".

Se alguém perceber alguma coisa do assunto, agradeço a ajuda. Gostava de o pôr, no mínimo, funcional.

Bem, mas o que me fez postar, foi umas fotos que lhe fiz. Montei aqui os flashs, e andei entretido de tarde.

[/url]Old Banjoby Pedro Filipe Faria, no Flickr">http://49771065557_ee06d28e9f_b.jpgOld Banjo by Pedro Filipe Faria, no Flickr

[/url]Old Banjo 4 by Pedro Filipe Faria, no Flickr">http://49770182728_7bfdf40280_b.jpgOld Banjo 4 by Pedro Filipe Faria, no Flickr

[/url]Old Banjo 3 by Pedro Filipe Faria, no Flickr">http://49770711831_f626365a07_b.jpgOld Banjo 3 by Pedro Filipe Faria, no Flickr

[/url]Old Banjo 2 by Pedro Filipe Faria, no Flickr">http://49771039787_38087c8bcc_b.jpgOld Banjo 2 by Pedro Filipe Faria, no Flickr

Editado por Lyp, 13 Abril 2020 - 20:52 .

Partilhar Post #25 Pentaxian

Pentaxian

• Em Validação

Publicado 13 Abril 2020 - 21:18

Estão boas, em particular a primeira e a última. Espero que arranjes esse belo instrumento de cordas. 

Partilhar Post #26 Lyp

Lyp

• Membro

Publicado 13 Abril 2020 - 21:25

Obrigado, @Pentaxian.

É minha intenção pô-lo no mínimo funcional.

Primeiro, por vir de quem vem. Depois, porque me parece que o meu herdeiro tem alguma ligação com a música... Apesar da idade ainda muito tenra, noto um clara inclinação para a música.

Vamos ver o que o futuro reserva.

Partilhar Post #27 MJsilva

MJsilva

• Membro
  • Registo: 24/11/2018
    • Local: Póvoa de Varzim

Publicado 14 Abril 2020 - 08:26

@lyp, acho melhor tirares fotos a objetos dentro de casa ,a tua vista da janela não ajuda em nada,mas olha que a minha é muito pior ,a unica foto que acho decente a tirar á  janela,só se for uma macro nas gotas de agua no vidro!!

Destas fotos do Banjo gosto particularmente da ultima pela luz no pormenor dos fios,gostei! As outras tambem estão bem.

Bem,mais logo a ver se deixo aqui uma ou outra foto neste topico,para não dizerem que so venho cá mandar "bitaites"  :D

Partilhar Post #28 MJsilva

MJsilva

• Membro

Publicado 14 Abril 2020 - 12:59

Aqui fica a minha particação neste tópico com uma fotografia ,não me deu prazer nenhum realizar esta foto,isto não me desafia,foi as 3 pancadas,é mais para dar continuidade a este tópico a ver se não morre tão cedo,visto que o confinamento ainda deve durar pelo menos mais umas semanas...

Não tem grandes segredos,placa do fogão como base de reflexo,fundo foi uma travesseira do sofá preta,iluminação foi a lanterna do telemovel (não tenho flash externo). 

49773386217_d214029bc0_k.jpgAF-S NIKKOR 35mm 1.8G by Marco Silva, no Flickr

Partilhar Post #29 Pentaxian

Pentaxian

• Em Validação

Publicado 14 Abril 2020 - 16:05

Não saiu nada mal. Até a podes vender à Nikon para o anúncio. Gosto do reflexo. Há muitos anos tinha eu material Nikon e tive uma nikkor ai-s 35mm f/2 que era excelente. Que tal é essa?

Partilhar Post #30 MJsilva

MJsilva

• Membro

Publicado 14 Abril 2020 - 17:51

@Pentaxian,esta é muito boa relação qualidade /preço , é desenhada para corpos DX(tambem pode ser usada em corpos FX, mudando a área de imagem de FX para DX ),mas logicamente as 35mm de linha dourada são outra qualidade óptica, outro peso e outro preço, comprei com a finalidade de retratos de família em particular do meu filho,é a melhor lente em qualidade óptica que tenho no meu kit, também a mais rápida na focagem,mas por outro lado não é a mais versátil, em F1.8 a nitidez está mais no centro do quadro e não é tão afiada, as aberrações cromáticas em áreas de elevado contraste também são mais evidentes, a partir de f2.2 até f5.6 é excelente e afiada no quadro todo,aberrações cromáticas não existem especialmente se fotografar em jpeg que o processamento da camera já faz essa correção, fechando mais o F que 5.6 vai começando a perder qualidade em tudo até chegar em F22 que não dá para usar, é horrível, mas também não foi para usar essas aberturas que a comprei.

Resumindo, para quem tem corpos nikon DX e precisa de abertura F1. 8 é excelente preço/qualidade, recomendo principalmente em retratos, isto claro, se gostarem da prespectiva que os 35mm geram ,eu adoro,mas há quem goste mais de 85mm por exemplo, isto falando de lentes fixas.

Editado por MJsilva, 14 Abril 2020 - 17:56 .

Partilhar Post #31 Lyp

Lyp

• Membro

Publicado 14 Abril 2020 - 22:55

Ficou bem boa, @MJsilva. Boa definição, e boas ideias para a concretização. Ficou uma bela fotografia de produto.

Foi às 3 pancadas, mas houve cuidado. O resultado foi bem bom!

Eu costumo fazer algo idêntico na mesa da Sala (falando de reflexos). Vou tentar fazer algo com o Banjo.

Essa 35mm é bem boa, para o preço que custa. Já tive uma.

Faz lá mais algumas, mesmo que não te desafiem... Inventa :)

Partilhar Post #32 MJsilva

MJsilva

• Membro

Publicado 15 Abril 2020 - 13:50

Obg @Lyp, na realidade ás 3 pancadas foi a captura,não estive na placa do fogão mais que 5 min,fico mais tempo lá quando estou a tratar do tacho ,e geralmente nessas situações costuma fazer mais fumo!! :D 

Perdi algum tempo sim,mas na edição,mas nada além de 15min...em cada imagem...!

Pronto, já que pedis-te, então tens aqui mais esta, ainda do mesmo dia,da mesma fornada!!! Mas não me peças mais.  :lol:

49776489373_4dde4f2afb_k.jpgAF-S NIKKOR 35mm 1.8G by Marco Silva, no Flickr

Partilhar Post #33 JLopes

JLopes

• Membro
  • Registo: 01/12/2015
    • Local: Agueda

Publicado 15 Abril 2020 - 16:44

Esses reflexos no diafragma da lente é que estão a mais, estou-me a referir aqueles que estão nas lâminas, os outros que estão fora parecem-me bem.

Partilhar Post #34 Pentaxian

Pentaxian

• Em Validação

Publicado 15 Abril 2020 - 17:03

Esses reflexos no diafragma da lente é que estão a mais, estou-me a referir aqueles que estão nas lâminas, os outros que estão fora parecem-me bem.

X2

Partilhar Post #35 MJsilva

MJsilva

• Membro

Publicado 15 Abril 2020 - 21:08

Esses reflexos nas laminas na lente vem dos reflexos da luz da lanterna do telemovel a bater no vidro da lente,não me preocupei minimamente com isso na captura e tambem não me encomodam,alias,até foi por eles que adicionei o overlay de luzes na direita,achei que condizia com os reflexos do vidro da lente e preenchia aquela area vazia preta da imagem na direita,mas este overlay tambem foi o primeiro que me apareceu no Google,so mudei a matiz dele pa ficar com os tons parecidos com os do reflexo da lente.

Mas nem assim esta foto tem interesse para mim! Como já referi ,fiz estas duas imagens apenas com o objetivo de participar com imagens neste tópico em vez de andar só a mandar bitaites, e esta segunda até só editei e partilhei cá porque o @Lyp pediu. :D

De qualquer das formas obrigado pela apreciação,ao Pentaxian tambem.

Partilhar Post #36 Lyp

Lyp

• Membro

Publicado 16 Abril 2020 - 15:00

Obg @Lyp, na realidade ás 3 pancadas foi a captura,não estive na placa do fogão mais que 5 min,fico mais tempo lá quando estou a tratar do tacho ,e geralmente nessas situações costuma fazer mais fumo!! :D

Perdi algum tempo sim,mas na edição,mas nada além de 15min...em cada imagem...!

Pronto, já que pedis-te, então tens aqui mais esta, ainda do mesmo dia,da mesma fornada!!! Mas não me peças mais.  :lol:

https://live.staticflickr.com/65535/4977...AF-S NIKKOR 35mm 1.8G by Marco Silva, no Flickr

Também gostei desta. Acho que podias fazer mais :D

Partilhar Post #37 Lyp

Lyp

• Membro

Publicado 16 Abril 2020 - 15:01

Mais duas do Banjo, agora com reflexos:

49781310927_ebc3c03b20_b.jpgOld Banjo 5 by Pedro Filipe Faria, no Flickr

[/url]Old Banjo 6 by Pedro Filipe Faria, no Flickr">http://49780441308_4499876741_b.jpgOld Banjo 6 by Pedro Filipe Faria, no Flickr

Partilhar Post #38 MJsilva

MJsilva

• Membro

Publicado 16 Abril 2020 - 17:17

Boa @Lyp,acho que resultou melhor a composição com reflexos especialmente na #2, só no pormenor do banjo em que não há tanto fundo com distrações e devido ao POV o reflexo ficou mais evidente, mas particularmente gosto mais de reflexos em bases pretas ou brancas.

Na foto do banjo completo, o fundo não é muito bom, é o que tinhas, mas pelo menos tirava aquele fiozinho castanho que nesse POV que usaste parece que faz parte do banjo mas não, parece algo na parede!

Já sabemos que este tópico não é para fazer 'fotões', principalmente se for com vistas da janela, no entanto objetos, com alguma criatividade e paciência dá para fazer fotos bastante interessantes!

Abraço.

Editado por MJsilva, 16 Abril 2020 - 17:21 .

Partilhar Post #39 Lyp

Lyp

• Membro

Publicado 16 Abril 2020 - 18:15

Boa @Lyp,acho que resultou melhor a composição com reflexos especialmente na #2, só no pormenor do banjo em que não há tanto fundo com distrações e devido ao POV o reflexo ficou mais evidente, mas particularmente gosto mais de reflexos em bases pretas ou brancas.

Na foto do banjo completo, o fundo não é muito bom, é o que tinhas, mas pelo menos tirava aquele fiozinho castanho que nesse POV que usaste parece que faz parte do banjo mas não, parece algo na parede!

Já sabemos que este tópico não é para fazer 'fotões', principalmente se for com vistas da janela, no entanto objetos, com alguma criatividade e paciência dá para fazer fotos bastante interessantes!

Abraço.

Obrigado pelo feedback :th_up:

Eu gostava de ter o fundo mais escuro, mas isto foi feito na mesa da Sala... O que limita logo à partida em vários aspectos.

Limita quer no fundo possível, quer na distância à parede... Quer no tamanho da "base"...

Para ter o fundo totalmente preto, precisava de afastar bem a mesa da parede (neste caso, a luz que se vê na parede, é luz que vaza do flash). Assim, eliminava também possíveis distracções.

No entanto, isto parece mais simples que o que é, logo porque tenho um puto com 4 anos a correr o dia todo, e andar com "mudanças" na sala, onde ele está mais tempo, pareceu-me pouco razoável.

Portanto, onde estava a mesa, foi onde ficou, e com as opções que me pareceram melhores.

E também não é tão fácil iluminar objectos maiores, em comparação com pequenos. Isto foi feito com 2 pontos de luz (dois flashs), e para a coisa ficar difusa e com a luz bem orientada, ainda é preciso perder tempo, e fazer testes... Com luz contínua será mais fácil. Isto para um amador como eu, naturalmente.

Mas gosto de perder tempo com isto, perceber o que funciona melhor, mandar a luz mais de cima ou mais de baixo, mais lateral para fazer sobressair as texturas... e por aí fora.

É um bom exercício.

Na #1, à direita usei um flash com softbox, com luz bem lateral, e do lado esquerdo, outro flash com uma folha branca a difundir a luz. Depois foi encontrar um equilíbrio entre os dois.

Na #2, foi só com a softbox.