Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Cartão de memória não pode ser utilizado...

• Por favor inicie sessão para responder
4 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 Tuqui is in Panic!

Tuqui is in Panic!

• Novo Membro
  • Registo: 21/05/2018
    • Local: Chaves

Publicado 17 Fevereiro 2020 - 01:12

Boa noite!!! Tenho uma Nikon d3300 e muitas más experiências com o armazenamento de fotos. A cerca de três anos um disco rígido onde tinha ingenuamente todas as fotos que tinha tirado até á data, sem qualquer copia de segurança em lado algum,caiu ao chão por um despiste e deixou de ser reconhecido pelo PC, levei a um informático mas até á data ainda guardo o disco na esperança de algum dia poder reaver as minhas fotos ... Desde então ,acho que fiquei um bocado traumatizada, e agora faço sempre duas e três cópias de tudo. Apesar desse cuidado á cerca de um ano novamente perco outras fotos. Desta vez um cartão de memória corrompido. Felizmente a história terminou melhor apesar de ter perdido alguns videos recuperei a maior parte das fotos graças a um programa que arranjei na NET. Estes problemas anteriores aconteceram com outras máquinas, e agora que tenho a nikon já com três cartões de memória diz não os poder utilizar por estarem corrompidos ou danificados... não sei se sou eu que estrago os cartões ou se é a máquina que tem algum problema... Se me pudessem dar dicas e cuidados a ter com os cartões SD, e porque razão se estragam tanto... e o melhor local para guardar cartões extra. ( Se alguém me puder ajudar com o disco rígido ou lhe tiver acontecido algo semelhante e conseguiu recuperar as fotos que me ajude por favor!!!) Desculpem o texto tão grande. 😅 Obrigada e agradecia sugestões!!!

Anúncios

Partilhar Post #2 miguelbarroso

miguelbarroso

• Membro
  • Registo: 02/09/2008
    • Local: Lx
    • A pedalar se vai ao longe

Publicado 17 Fevereiro 2020 - 12:49

Já tive um episódio semelhante a esse do disco rigido, mas com um final mais feliz - embora dispendioso. O método de recuperação de dados passa por simplesmente desmontar os discos por completo, voltar a montar noutra electrónica completamente nova, recuperando assim os dados. Já não me lembro quanto paguei (foi caro), nem o contacto da pessoa, pois foi há muito tempo (mais de 15 anos). Mas ainda assim uma fração do que se paga normalmente, já que o técnico habituado a fazer este serviço para empresas (a quem cobrava bastante mais), se compadeceu com a minha desgraça e me fez o serviço por menos de metade de todos os orçamentos que na altura me deram em vários locais. Se procurares por recuperação de dados certamente encontras várias empresas a prestar esse serviço - mas bem caro!

Quanto aos SD cards, melhor qualidade, mais fiabilidade. Mas mesmo o melhor SD card pode avariar na mesma. Back-up, back-up, back-up. Por isso muitas máquinas agora têm dual slot, podendo ter um deles a funcionar sempre como back-up do outro.

Partilhar Post #3 _jn_

_jn_

• Membro
  • Registo: 12/02/2010
    • Local: Estoril

Publicado 17 Fevereiro 2020 - 19:17

3 cartões estragados? não é normal. Formata os cartões na máquina e volta a usálos. Se continuar ´´e problema da máquina e não dos cartões.

A melhor segurança é alugar espaço no google, dropbox, etc.

Eu copio todas as fotos para o google fotos, é grátis desde que te sujeites a redução de tamanho que eles impoem.

Partilhar Post #4 Kehr

Kehr

• Membro
  • Registo: 04/08/2015

Publicado 01 Março 2020 - 15:15

Quais as marcas dos cartões, só para perceber se são "marcas brancas" ou marcas prestigiadas. Tens comprado sempre em lojas "normais"? Já comprei cartões contrafeitos em marketplaces semelhantes ao ebay (embalagem aparentemente original da SanDisk e mesmo olhando lado a lado com outro original que tinha "igual", foi muito dificil encontrar diferenças). Desde aí compro sempre em locais "oficiais".

Assim de repente, parece-me que tem algo a ver com a tua máquina.

Consegues usar os cartões normalmente num PC?

Partilhar Post #5 MLopes

MLopes

• Membro
  • Registo: 20/09/2009

Publicado 06 Março 2020 - 17:03

às vezes as coisas não correm mesmo bem e é uma chatice. lamento :(

eu, felizmente, tenho a situação completamente oposta: nunca tive uma avaria num único cartão desde compact flash a sd. tudo originais e todos sandisk.

já tive uma avaria num disco de um volume raid 1 mas consegui recuperar o raid sem queimar o segundo disco e tinha backups caso fosse preciso. também já formatei inadvertidamente um disco mas consegui recuperar quase, quase tudo.

as sugestões que me lembro de momento:

disco rígido:

- se for um problema mecânico, eletrónico ou de desmagnetizado, a recuperação é super dispendiosa e fazer ou não depende de uma análise custo/benefício estritamente pessoal;

- se fôr uma formatação inadvertida utilizar, por exemplo, o photorec (também funciona com os cartões).

- comprar discos com prazos de garantia elevados e privilegiar a fiabilidade face à performance.

- ter sempre 3 backups de tudo tendo sempre um fora do local fisico onde estão os outros;

- não guardar os backups em armários/cofres com fechaduras magnéticas (pode parecer estúpido referir isto mas já me foi relatado o caso de uma empres que o fez e...foram-se os bakups);

- raid 1 não é backup.

cartões:

- utilizar cartões da sandisk originais. para ter a certeza de que são originais comprar sempre em lojas de confiança (estudio.pt, niobo, colorfoto, etc);

- quando em viagem, pensar em fazer backups dos cartões para uma pen ou um ssd utilizando um dispositivo como por exemplo o ravpower filehub ac750 (que tem um powerbank incluido para se alimentar a ele mesmo e ao cartão e pen/ssd);

- guardar o backup em local diferente dos cartões;

- guardar os cartões em local não humido ou muito quente: um armário para equipamento fotográfico é uma boa ideia mas um armário desumidificado diy sai muito mais barato;

- em viagem, se fôr possível e prático, recorrer a uma caixa tipo peli 0915.

quando em viagem, nunca enviar discos, pens, cartões, sistemas de backup, etc em bagagem despachada. levar sempre na bagagem de mão.