Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

A minha nova câmara-super-Meh!

• Por favor inicie sessão para responder
95 respostas a este tópico

Partilhar Post #41 Pentaxian

Pentaxian

• Membro
  • Registo: 15/06/2018
    • Local: Dubrovnik

Publicado 25 Fevereiro 2020 - 23:47

Mas alguém que goste e perceba alguma coisa de fotografia irá comprar um zoom desses que na maior distância focal só abra a F/7.1?

Isso é uma bodega sem nome, seja Canon, Nikon, ou que for.

Mil vezes uma boa APS-c com objectivas de qualidade e luminosas.

Julgo que actualmente a maioria das objectivas que aparecem para os sensores ditos full frame, ou são estupidamente caras e enormes - já viram as 35mm f/1.8 que parecem zooms 24-70 e que custam € 1k? -, ou são essas bodegas que para serem menos caras e menores em tamanho acabam por só abrir a F/6.3 ou agora - horror! - a F/7.1.

Há 30 anos atrás ninguém compraria uma trampa dessas.  Mas agora atrevem-se fiados na possibilidade dos sensores irem até iso infinitos.

Anúncios

Partilhar Post #42 luísmiguel

luísmiguel

• Membro
  • Registo: 27/01/2008
    • Local: Viseu
    • “The only photographer you should compare yourself to is the one you used to be.”

Publicado 25 Fevereiro 2020 - 23:58

Mas alguém que goste e perceba alguma coisa de fotografia irá comprar um zoom desses que na maior distância focal só abra a F/7.1?
Isso é uma bodega sem nome, seja Canon, Nikon, ou que for.

Mil vezes uma boa APS-c com objectivas de qualidade e luminosas.

Julgo que actualmente a maioria das objectivas que aparecem para os sensores ditos full frame, ou são estupidamente caras e enormes - já viram as 35mm f/1.8 que parecem zooms 24-70 e que custam € 1k? -, ou são essas bodegas que para serem menos caras e menores em tamanho acabam por só abrir a F/6.3 ou agora - horror! - a F/7.1.

Há 30 anos atrás ninguém compraria uma trampa dessas. Mas agora atrevem-se fiados na possibilidade dos sensores irem até iso infinitos.

Um flagelo!!

Partilhar Post #43 joserocha

joserocha

• Membro
  • Registo: 11/05/2012
    • Local: Vila Nova de Gaia

Publicado 26 Fevereiro 2020 - 06:11

Alguém percebe o porquê de a Canon ter lançado ainda há pouco tempo a EF 24-105 f/3.5-5.6 STM, que até tem um tamanho e peso muito razoáveis, e agora virem com esta nova aberração que provavelmente será mais cara que a primeira?
Por muito boa que até possa ser opticamente, admira-me bastante que haja aqui pessoas que achem isso normal.

Se eu até nas lojas vejo a RP a ser vendida com a lente de kit RF 24-105mm f/4 L, não percebo porque razão a nova objectiva não podia ser f/5.6 nos 105mm, não percebo...

Editado por joserocha, 26 Fevereiro 2020 - 06:13 .

Partilhar Post #44 deim

deim

• Membro
  • Registo: 19/02/2008
    • Local: Londres
    • Não é o equipamento...

Publicado 26 Fevereiro 2020 - 07:59

És um snob.

Um dos "pontos chave" desta lente é a capacidade de fazer macro... Mas um macro especial em que, segundo a própria canon, só o centro é que fica focado e o resto fica desfocado. Eles chamam "Centre Focus Macro". Um snob como eu provavelmente chamaria outra coisa bem diferente... 

Partilhar Post #45 iMarco

iMarco

• Membro
  • Vencedor do mês +
  • Registo: 12/09/2014

Publicado 26 Fevereiro 2020 - 08:39

Não, não se percebe. Talvez, porque ainda não esteja no mercado, e não saibamos mais do que isso.

Talvez o preço explique tudo. Talvez a qualidade óptica. Talvez seja gratuita...

Como fazem uma RF 24-240 f4-6.3 e não façam o mesmo, ou 5.6 nesta, tem que haver uma explicação que ultrapassa a discussão que estamos aqui a ter...é esperar!

Partilhar Post #46 deim

deim

• Membro
    • Não é o equipamento...

Publicado 26 Fevereiro 2020 - 08:57

Não, não se percebe. Talvez, porque ainda não esteja no mercado, e não saibamos mais do que isso.

Talvez o preço explique tudo. Talvez a qualidade óptica. Talvez seja gratuita...

Como fazem uma RF 24-240 f4-6.3 e não façam o mesmo, ou 5.6 nesta, tem que haver uma explicação que ultrapassa a discussão que estamos aqui a ter...é esperar!

$400 se não me engano.

Partilhar Post #47 iMarco

iMarco

• Membro
  • Vencedor do mês +

Publicado 26 Fevereiro 2020 - 11:27

$400 se não me engano.

Essa 24-105 7.1 nos $400 ??? Não há nada novo a esse preço para FF pois não?

Partilhar Post #48 luísmiguel

luísmiguel

• Membro
    • “The only photographer you should compare yourself to is the one you used to be.”

Publicado 26 Fevereiro 2020 - 12:24

Um dos "pontos chave" desta lente é a capacidade de fazer macro... Mas um macro especial em que, segundo a própria canon, só o centro é que fica focado e o resto fica desfocado. Eles chamam "Centre Focus Macro". Um snob como eu provavelmente chamaria outra coisa bem diferente...

A mim o nome center focus macro parece-me adequado... Se magnifica e foca ao centro🤔

Deim, quanto á 24-105 eu entendo as "beiças tortas" que "toda" a gente faz a estas aberturas.
É uma lente que eu não usaria no tipo de trabalho que faço, também eu ,para isso, lhe torço o nariz....
Mas se for para levar para uma viagem de ferias, para o futebol do miúdo, para o parque aos domingos á tarde(ou mesmo para ter como extra na mala para scouting por exemplo) qual é o problema?
Aliás será para isto que a lente servirá, não acho que a canon esteja a pensar vender esta lente nem a profissionais/prossumers ou mesmo a amadores avançados.

Explica-me a diferença entre levar para férias uma Sony 28-70mm 3.5-5.6 ou esta 24-105mm 4-7.1?? (que com toda a certeza fecha a 5.6 á passagem pelos 70mm)...há uma diferença... Pelo menos na canon tem-se mais 35mm de tele(escuros mas estão lá!!!)
Se a lente sair pelos 400€ e a qualidade de imagem for boa não vejo que mal trará ao mundo.

Partilhar Post #49 miguelbarroso

miguelbarroso

• Membro
  • Registo: 02/09/2008
    • Local: Lx
    • A pedalar se vai ao longe

Publicado 26 Fevereiro 2020 - 13:34

Como já referi essa Sony 28-70 custa pouco mais de 100€ quando comprada em kit. Esta 24-105 da Canon provavelmente irá custar o mesmo... ou seja, kits RP + 24-105/4-7.1 por 1000€

Partilhar Post #50 deim

deim

• Membro
    • Não é o equipamento...

Publicado 26 Fevereiro 2020 - 14:05

A mim o nome center focus macro parece-me adequado... Se magnifica e foca ao centro🤔

Deim, quanto á 24-105 eu entendo as "beiças tortas" que "toda" a gente faz a estas aberturas.
É uma lente que eu não usaria no tipo de trabalho que faço, também eu ,para isso, lhe torço o nariz....
Mas se for para levar para uma viagem de ferias, para o futebol do miúdo, para o parque aos domingos á tarde(ou mesmo para ter como extra na mala para scouting por exemplo) qual é o problema?
Aliás será para isto que a lente servirá, não acho que a canon esteja a pensar vender esta lente nem a profissionais/prossumers ou mesmo a amadores avançados.

Viste exemplos do tipo de macro que a lente vai fazer?

De resto, resumiste muito bem. Não é uma lente sequer para um amador avançado. O problema é que estamos a falar de uma lente para full frame, que são máquinas para amadores avançados e superiores. Nem uma 24-240 tem uma abertura de 7.1

Partilhar Post #51 luísmiguel

luísmiguel

• Membro

Publicado 26 Fevereiro 2020 - 14:17

Viste exemplos do tipo de macro que a lente vai fazer?

De resto, resumiste muito bem. Não é uma lente sequer para um amador avançado. O problema é que estamos a falar de uma lente para full frame, que são máquinas para amadores avançados e superiores. Nem uma 24-240 tem uma abertura de 7.1

Vi é o tipo de macro que todos os amadores e até alguns profissionais aceitam como macro.

Quanto ao FF ser para amadores avançados e superiores.... Há 10 anos atrás se calhar era mais assim do que é hoje.
Não vejo grandes movimentações da Canon nem no mount EF-M nem vejo grande vontade em fazer uma APS com Mont RF....
Olhando para este tipo de oferta de objetivas(baratas/compactas/polivalentes) não me é difícil assumir que a canon lance uma FF abaixo da RP e que tente tornar o mount RF num "one to serve it all", com ofertas quer de preço quer de qualidade/s bastante diferenciadas.

Partilhar Post #52 deim

deim

• Membro
    • Não é o equipamento...

Publicado 26 Fevereiro 2020 - 19:34

Vi é o tipo de macro que todos os amadores e até alguns profissionais aceitam como macro.

Quanto ao FF ser para amadores avançados e superiores.... Há 10 anos atrás se calhar era mais assim do que é hoje.
Não vejo grandes movimentações da Canon nem no mount EF-M nem vejo grande vontade em fazer uma APS com Mont RF....
Olhando para este tipo de oferta de objetivas(baratas/compactas/polivalentes) não me é difícil assumir que a canon lance uma FF abaixo da RP e que tente tornar o mount RF num "one to serve it all", com ofertas quer de preço quer de qualidade/s bastante diferenciadas.

Opa, eu não acho que aquilo seja um macro minimamente aceitável. É tipo aqueles adaptadores macro + wide angle que se vendem por 15€.

Pode ser que seja opticamente excelente de ponta a ponta e que seja F4 até aos 70mm e apenas depois baixe para f7.1

Partilhar Post #53 Camara Lenta

Camara Lenta

• Membro
  • Registo: 28/09/2014

Publicado 27 Fevereiro 2020 - 00:18

não vi fotos ... só o que li aqui...center focus macro ... parece-me aquilo que a gente na macro chama .. "má cobertura do sensor"... e costuma ser uma deficiencia da lente a evitar... ou aquilo que se fazia (e faz) com um bocado de vaselina num filtro UV baratucho deixando um bocadinho do cento limpo... ou um dioptro com um buraquinho no centro.. (tenho um) ...

deve ser bom.. para macro à "olhares" ou "Macro Cinderella" a la 1x.com

Editado por Camara Lenta, 27 Fevereiro 2020 - 00:23 .

Partilhar Post #54 deim

deim

• Membro
    • Não é o equipamento...

Publicado 27 Fevereiro 2020 - 00:41

não vi fotos ... só o que li aqui...center focus macro ... parece-me aquilo que a gente na macro chama .. "má cobertura do sensor"... e costuma ser uma deficiencia da lente a evitar... ou aquilo que se fazia (e faz) com um bocado de vaselina num filtro UV baratucho deixando um bocadinho do cento limpo... ou um dioptro com um buraquinho no centro.. (tenho um) ...

deve ser bom.. para macro à "olhares" ou "Macro Cinderella" a la 1x.com

Há um exemplo no site da canon. Acho que vais gostar...
https://www.canon.co...-1-is-stm-lens/

Tentei colocar um link para a imagem directamente mas deu erro. :\ 

E estava-me a perguntar se haveria mais alguma lente moderna cuja abertura máxima em algum ponto fosse f7.1. E descobri que esta canon não vai ser a única...
Canon RF 100-500mm F4.5-7.1L a caminho... 

Partilhar Post #55 luísmiguel

luísmiguel

• Membro

Publicado 27 Fevereiro 2020 - 10:05

Há um exemplo no site da canon. Acho que vais gostar...
https://www.canon.co...-1-is-stm-lens/

Tentei colocar um link para a imagem directamente mas deu erro. :\
E estava-me a perguntar se haveria mais alguma lente moderna cuja abertura máxima em algum ponto fosse f7.1. E descobri que esta canon não vai ser a única...
Canon RF 100-500mm F4.5-7.1L a caminho...

Sim, e até me parece uma boa proposta da canon.
Sim não é tão luminosa como a 200-600 da Sony e tem menos 100mm, mas parece-me que não será bem do mesmo segmento e depois o tamanho parece metade, e como sabes o tamanho é aquela coisa importantíssima para alguns quando se fala em mirrorless!! Ao ponto de se discutir na casa dos meios centimetros e das 3 gramas!!!

Esta 100-50mm é como se tivesses Uma 100-400mm com um conversor 1.25x em tele...
O utilizador tipo desta lente já anda habituado a f/8s e f/11s com converssores(e sem) há muito.

Além disso muito provavelmente vai haver mais oferta nestas focais, e mais luminosas conceterza.
E convém não esquecer que existem opções EF (Desde os anos 90 se não me falha a memoria😁) para montar montar em RF.

E não se pode estar sempre a falar na mesma coisa. 7.1/7.1/7.1....
Tens que te perguntar também por lentes modernas f/1.2 e por zooms modernos f/2...
Vais ver que também encontras umas coisita interessantes!

IT Partilhar Post #56 FotoKhan

FotoKhan

• Membro
  • Registo: 30/01/2013

Publicado 27 Fevereiro 2020 - 10:53

Sim, e até me parece uma boa proposta da canon.
Sim não é tão luminosa como a 200-600 da Sony e tem menos 100mm, mas parece-me que não será bem do mesmo segmento e depois o tamanho parece metade, e como sabes o tamanho é aquela coisa importantíssima para alguns quando se fala em mirrorless!! Ao ponto de se discutir na casa dos meios centimetros e das 3 gramas!!!

Esta 100-50mm é como se tivesses Uma 100-400mm com um conversor 1.25x em tele...
O utilizador tipo desta lente já anda habituado a f/8s e f/11s com converssores(e sem) há muito.

Além disso muito provavelmente vai haver mais oferta nestas focais, e mais luminosas conceterza.
E convém não esquecer que existem opções EF (Desde os anos 90 se não me falha a memoria) para montar montar em RF.

E não se pode estar sempre a falar na mesma coisa. 7.1/7.1/7.1....
Tens que te perguntar também por lentes modernas f/1.2 e por zooms modernos f/2...
Vais ver que também encontras umas coisita interessantes!

Sinceramente, Luís, acho que não vale a pena.

Uma marca lança um mar de objectivas de elevadíssima qualidade óptica...? "Ah!..mas e os 7.1?" é que é...

(...Na 24-105 são servidos por um motor STM, apontando-a a vídeo e garantem um valor de venda imbatível para um zoom FF dessa gama focal. Assobia-se para o lado, faz-se de conta que não se percebe...Na 100-500, percebe-se e bem demais, assustando até um bocadinho se os 7.1 aparecerem só a partir dos 400m e a ausência de prurido em os especificar representar uma pista relativamente à performance dos novos sensores a ISOs elevados.)

A linha de narrativa está há muito bem definida: "Good?-Meh!-Bad.", depois é só baralhar e fazer "spinning" destas 3 partículas para acalmar a alma relativamente a (perfeitamente legítimas) opções.

FK

Editado por FotoKhan, 27 Fevereiro 2020 - 11:27 .

Partilhar Post #57 deim

deim

• Membro
    • Não é o equipamento...

Publicado 27 Fevereiro 2020 - 13:25

Estou a aprender muito. Parece que há um factor canon que tenho que interiorizar.

Portanto se a objectiva canon for mais luminosa e pesada, vale todo o dinheiro que pedirem porque é essencial.
Se a objectiva canon for menos luminosa, as pessoas já estão habituadas e o peso e tamanho justificam a decisão.

Sempre a aprender. ;)

IT Partilhar Post #58 FotoKhan

FotoKhan

• Membro
  • Registo: 30/01/2013

Publicado 27 Fevereiro 2020 - 14:47

Estou a aprender muito. Parece que há um factor canon que tenho que interiorizar.

Portanto se a objectiva canon for mais luminosa e pesada, vale todo o dinheiro que pedirem porque é essencial.
Se a objectiva canon for menos luminosa, as pessoas já estão habituadas e o peso e tamanho justificam a decisão.

Sempre a aprender. ;)

Está a aprender mal e cuidado porque depois há teste ;)

Se a objectiva de qualquer marca for mais luminosa e pesada, vale o dinheiro que tiver que valer porque essas coisas pagam-se e pesam, assim o dita a Física Óptica e o mercado.

Se a objectiva de qualquer marca for menos luminosa, as pessoas decidirão se dela precisam para a função para a qual foi desenhada e o peso, tamanho e, principalmente, o preço justificarão tal decisão.

FK

Editado por FotoKhan, 27 Fevereiro 2020 - 14:48 .

Partilhar Post #59 iMarco

iMarco

• Membro
  • Vencedor do mês +

Publicado 27 Fevereiro 2020 - 16:51

Está a aprender mal e cuidado porque depois há teste ;)

Se a objectiva de qualquer marca for mais luminosa e pesada, vale o dinheiro que tiver que valer porque essas coisas pagam-se e pesam, assim o dita a Física Óptica e o mercado.

Se a objectiva de qualquer marca for menos luminosa, as pessoas decidirão se dela precisam para a função para a qual foi desenhada e o peso, tamanho e, principalmente, o preço justificarão tal decisão.

FK

Completamente em desacordo!

Só a Canon faz lentes (fundo de garrafa), grandes, excelentes opticamente, pesadas e super caras, que não servem mais do que preencher egos e lançar o caos nos adeptos fervorosos da marca das torradeiras...

Depois há marcas (de torradeiras)  que fazem (quando não são os "third party" a fazer em BOM) lentes enormes, boas opticamente, pesadas e super caras, para serem o santo graal da óptica fotográfica, sem o qual, nenhum fotografo que se preze, poderá algum dia prescindir, se almejar (ora bem) ser um fotografo de mão cheia ! 

Partilhar Post #60 Pentaxian

Pentaxian

• Membro
  • Registo: 15/06/2018
    • Local: Dubrovnik

Publicado 27 Fevereiro 2020 - 19:27

Bem, eu que me estou nas tintas para a Canon, para a Nikon, para a Fuji, para a Sony e tutti quanti, digo-vos que o futuro zoom a ser lançado por um deles será um fantástico 17-300mm F/6.3-11!!! E esta, heim?

Esses zooms que abrem a F/7.1 nem para pisa papéis me serviriam.

Editado por Pentaxian, 27 Fevereiro 2020 - 19:28 .